GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL


O Amazonas é um dos estados brasileiros que pertence à Região Norte do Brasil. Diante dos estudos realizados sobre esse estado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas. 

(    ) O estado possui 62 municípios registrados e sua capital é Porto Velho. 

(    ) O PIB per capita do estado do Amazonas é o maior da Região Norte.

(    ) O Pico da Neblina localiza-se na Serra do Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, que está localizado no estado do Amazonas.

(    ) O turismo é uma atividade econômica muito expressiva para o estado do Amazonas.

(    ) Além da capital do Amazonas, os municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal são importantes para o desenvolvimento do estado.

Marque a alternativa correta: 



V, V, V, F, F. 


F, V, F, V, F. 


F, F, F, V, F. 


F, V, V, V, F.


V, V, V, V, V. 

O desenvolvimento do Ciclo do Ouro foi de fundamental importância para a Região Sul, pois a partir do século XVIII a região começou a se integrar ao restante da colônia, uma vez que havia uma significativa distância entre as jazidas de mineração do interior de Minas Gerais e o porto do Rio de Janeiro. Para que o transporte dessa mercadoria fosse realizado, a solução passou a ser a aquisição do gado muar. 

Sobre as características do gado muar, marque a alternativa correta:



É um típico animal de carga, dotado pela sua beleza, mas sem nenhuma resistência do peso que transporta.


É um típico animal de carga, dotado de grande pouca resistência, com uma criação expressiva no Rio de Janeiro.


É um típico animal de carga, dotado de grande resistência, criado especificamente no Pantanal Matogrossense.


É um típico animal de carga, dotado de grande resistência, criado nos campos sulinos.


O animal escolhido para esse tipo de transporte poderia ser utilizado somente pelos indígenas que ocupavam a região.

A partir de seus estudos sobre a região sudeste do Brasil, pode-se destacar São Paulo e Rio de Janeiro como as cidades mais importantes dessa região, principalmente pelos seus aspectos socioeconômicos e influência internacional. Sabendo disso e com base em seus estudos sobre essa região sudeste, leia com atenção as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.

O Rio de Janeiro, por exemplo, se torna sede do governo português com a chegada da família real ao Brasil em 1808, e como centro político do país concentra os movimentos abolicionistas e republicanos, se tornando ainda mais respeitável.

As principais atividades econômicas de São Paulo eram a produção canavieira e cafeeira, sendo atualmente “substituída” por atividades como a exportação de petróleo, produção siderúrgica, de automóveis, alimentos e petroquímicos.

A atividade turística no Rio de Janeiro é uma das que mais crescem e trazem grande lucratividade para a região.

As atividades econômicas de São Paulo são diversificadas, mas se destacam dentre elas o agronegócio, a exportação de peças e veículos, aviões, helicópteros e aeropeças, além de ter eficácia na indústria siderúrgica e metalúrgica e destaque no setor de informação e serviços.

 


Estão corretas as afirmações 1,2,4. 


Estão corretas as afirmações 1,4. 


Estão corretas as afirmações 1,3,4. 


Estão corretas as afirmações 1,2,3,4. 


Estão corretas as afirmações 1,3. 

Os estudos sobre a Região Nordeste revelam as gritantes diferenças físicas e sociais, envolvidas em um contexto histórico, que possibilitaram a divisão em sub-regiões, ou seja, áreas menores que possuem uma série de características comuns. Sobre as sub-regiões Nordestinas, assinale a opção correta:


O Agreste é a sub-região caracterizada pela monocultura de café destinada à exportação.


A Zona da Mata ou litoral apresenta a maior densidade demográfica regional em virtude da sua recente ocupação.


Quando se fala na existência da indústria da seca evidencia-se que ela produz vantagens para algumas pessoas sendo um produto do poder político dos "coronéis" nordestinos.


O Meio-Norte é a porção territorial com maior densidade demográfica e dinamismo econômico.


O clima predominante na Zona da Mata é o tropical semiárido com chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

Ao se estudar o complexo regional do Nordeste, percebemos gritantes diferenças físicas e sociais, envolvidas em um contexto histórico, que possibilitaram dividi-lo em sub-regiões. Analise corretamente o mapa que segue referente as sub-regiões do Nordeste e em seguida, marque a alternativa correta que melhor expressa a posição geográfica de cada uma delas. 


1: Meio Norte; 2: Sertão; 3: Agreste; 4: Zona da Mata.


1: Agreste; 2: Zona da Mata; 3: Sertão; 4: Meio Norte.


1: Sertão; 2: Meio Norte; 3: Zona da Mata; 4: Agreste.


1: Meio Norte; 2: Zona da Mata; 3: Sertão; 4: Agreste.


1: Meio Norte; 2: Agreste; 3: Sertão; 4: Zona da Mata

A Amazônia  representa o complexo regional  com maior porção territorial e menor densidade demográfica. A presença marcante da Floresta Amazônica, a oferta de produtos oriundos do extrativismo vegetal, a ocorrência de recursos minerais e energéticos e a recente expansão da fronteira agrícola, conferem singular notoriedade à região. De acordo com os estudos realizados sobre o assunto, marque a opção correta:


O Polo Petroquímico de Camaçari em Manaus corresponde a maior área de exploração petróleo e gás natural do país.


 A região amazônica apresenta a distribuição equitativa de terras com predomínio das lavouras milho e feijão.


 O relevo da região é, na sua maioria, de baixa altitude, em razão das planícies fluviais dos rios Amazonas e Araguaia.


A vegetação amazônica  é fortemente influenciada pelo clima subtropical e pela  vasta drenagem constituída por canais fluviais  intermitentes.


 O fenômeno da friagem ocorre na Amazônia oriental no período do verão, particularmente no Maranhão.

Segundo os estudos sobre as regiões geoeconômicas do Brasil, nota-se que existem diferentes formas e critérios de se propor uma divisão regional. Um tipo de regionalização mais atual é a proposta de Milton Santos e Maria Laura Silveira, que divide o país em quatro partes. Com base nessas informações e seus estudos sobre o assunto, julgue-as em verdadeiras ou falsas e em seguida, marque a alternativa correta:

 I. Os complexos regionais e os quatro brasis se assemelham por seguir os limites político-administrativos dos estados e por não considerar fronteiras naturais em suas divisões.

 II. Milton Santos e Maria Silveira dividem o Brasil em quatro partes, sendo elas representadas por uma Região Concentrada, Região Amazônica, Região Centro-Oeste e Região Nordeste.

III. De acordo com a divisão feita por Santos e Silveira, o Centro-Oeste possui como característica uma baixa densidade populacional e técnica.

IV. A Região Concentrada envolve os estados do Sul e Sudeste do Brasil, apresentando como características a maior infraestrutura do país em transportes, indústria e serviços.

V. A Região do Nordeste segundo ainda os autores, apresenta uma agricultura moderna e bastante articulada com o comércio externo, possibilitando nos últimos anos um grande crescimento econômico.

A alternativa correta está contida em:



III, IV, V. 


I, V. 


I, II, III, IV, V, 


II, IV, V. 


II, IV.

De acordo com seus estudos sobre a região Sul, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas de acordo com seu contexto de ocupação e assinale a alternativa correta.

1 - A região Sul teve sua ocupação promovida primeiramente pelo interesse de Portugal quanto a suas áreas cultiváveis, sobretudo para as plantações de tabaco.

2 - Os jesuítas tiveram grande importância no processo de ocupação da região Sul, pois contribuíam com um modelo de estruturação urbana, apesar de colaborarem com a perda da identidade cultural dos índios.

3 - A ocupação sulina por imigrantes foi uma estratégia do governo brasileiro para implantação de novas técnicas de cultivo que funcionam até os dias atuais: os imigrantes entram com o conhecimento da técnicas e o governo com ferramentas e dinheiro para a produção.

 


Estão corretas apenas as assertivas 1,3.


Estão corretas apenas as assertivas 1,2.


Está correta apenas a assertiva 1.


Estão corretas apenas as assertivas 2,3.


Estão corretas apenas as assertivas 1,2,3.

De acordo com seus estudos sobre as questões econômicas da região Sudeste do Brasil, julguem verdadeiras ou falsas as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

  1. No campo econômico, São Paulo se destaca industrialmente por não haver possibilidade de produção agrícola, devido ao seu solo arenoso e infértil.
  2. O Rio de Janeiro se destaca pelas paisagens naturais e turismo, mas também tem grande importância econômica por meio da indústria siderúrgica e petrolífera.
  3. Rio de Janeiro e São Paulo se destacaram em meados dos anos de 1930 por dividirem o governo do país na chamada república do café com leite.
  4. São Paulo é um dos principais polos industriais do Brasil, onde na região metropolitana estão concentradas mais de cinquenta por cento das indústrias paulistas.
  5. São Paulo e Rio de Janeiro são as duas principais megalópoles do Brasil, tendo influencia nacional e internacional em relação ao agronegócio.



Estão corretas as assertivas 2, 4.


Estão corretas as assertivas 1, 2, 4.


Estão corretas as assertivas 2, 3, 4.


Estão corretas as assertivas 3, 4, 5.


Estão corretas as assertivas 2, 4, 5.

Com base nos estudos sobre a região Sudeste do Brasil, leiam as afirmações, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta quanto suas relações com o estado de Minas Gerais.

1. É o maior estado da região Sudeste e principal produtor de café e leite do país

2. As riquezas minerais desse Estado tinham o ouro como principal atividade mineradora, o que atraiu aventureiros de diversas partes do mundo

3. O Estado é líder em agronegócios e responsável por um terço do PIB agroindustrial do Brasil

 

 


Estão corretas apenas as afirmações 1,2.


Estão corretas apenas as afirmações 1,3.


Está correta apenas a afirmação 3.


Estão corretas as afirmações 1,2,3.


Estão corretas apenas as afirmações 2,3.

Páginas: 1234