GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


A civilização islâmica se expandiu a partir da Península Arábica no século VII d.C. O profeta Maomé fundou essa, que é também uma religião, monoteísta, e a divulgou, expandindo suas ideias principalmente para a Ásia e África. Na foto abaixo uma das cidades sagradas da religião islâmica: Meca.

Al Masjid Al-Haram (Mesquita Sagrada) e o centro de Meca

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Makkahi_mukarramah.jpg, acessado em 05/08/2011.

 

Considerando seus conhecimentos sobre a civilização islâmica analise as afirmativas abaixo

I) Os islâmicos são conhecidos pelo desprezo por com o qual tratam as classes sociais supostamente inferiores, consideradas impuras.

II) A civilização islâmica também pode ser chamada de muçulmana ou maometana. Ela é predominante no Oriente Médio e norte africano.

III) A civilização islâmica também se expandiu para a Europa, especialmente para a Península Balcânica, onde estão a Bósnia, Albânia e Kosovo.

IV) O islamismo é uma civilização, mas não uma religião. Assim, partem dela várias correntes de pensamento, como o confucionismo, por exemplo.

V) O islamismo abrange a região ao sul do Deserto do Saara. Produzida por povos negros do continente, os islâmicos cultuam a família.

 

É CORRETO o que se afirma em

 


IV e V, apenas.
III e IV, apenas
I e II, apenas.
II e III, apenas
III e V, apenas.

Para tentar explicar o crescimento populacional e apontar seus problemas e soluções, algumas teorias demográficas foram desenvolvidas ao longo do tempo. A esse respeito leia e julgue as assertivas abaixo:

01. Os neomalthusianos surgiram no século XX, em função da crise econômica mundial, reavivando as ideias do economista inglês Thomas Robert Malthus

02. Para Malthus deveria existir uma restrição moral aos nascimentos, limitando, por exemplo, o número de filhos por casal entre as populações mais pobres.

04. Os chamados reformistas argumentam que a miséria que assola os países pobres é responsável pelo crescimento populacional, e não o contrário.

08. Os reformistas são a favor da qualidade de vida das populações mais carentes, defendendo, por isso, a proibição do casamento entre os muito jovens.

16. É correto afirmar que tanto a teoria malthusiana, como a neomalthusiana caracterizam a pobreza como consequência do crescimento populacional.

A soma das corretas está contida em:


24
22
23
17
13

Segundo seus conhecimentos sobre a distribuição da população no mundo leia com atenção as assertivas a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.

A distribuição da população pelo globo está relacionada à qualidade de vida da mesma, tendo como norteadores as condições espaciais, climáticas, sociais e econômicas. O povoamento nas regiões árticas da Terra é menor que em outras zonas climáticas devido ao intenso frio, que dificulta a produção de alimentos e criação de animais. O povoamento das áreas temperadas se deve, principalmente, ao processo histórico que envolveu os países dessa região ou zona climática. Nos continentes asiático, africano e sul-americano, a concentração populacional se dá, especialmente, por falta de políticas que diminuam os altos índices de natalidade. A aceleração dos mecanismos de industrialização e de crescimento do capitalismo é um dos fatores de limitação do povoamento de um lugar.

É correto afirmar que:


Estão corretas as assertivas I, II, III, IV.
Estão corretas as assertivas I, II, III.
Estão corretas as assertivas I, III, V.
Estão corretas as assertivas III, IV, V.
Estão corretas as assertivas II, III, IV, V.

De acordo com SETI (et. all, 1999), “O estudo da dinâmica populacional é importante por dar cunho específico à configuração de uma sociedade e às questões pertinentes aos seus múltiplos aspectos, sejam econômicos, políticos ou socioculturais.” Sobre a dinâmica populacional, leia as assertivas e marque a alternativa correta. 


Os países europeus apresentam alta taxa de natalidade, fato que tem levado os governos daquele continente a criar drásticos programas de controle de nascimento, como a esterilização obrigatória das mulheres que têm dois ou mais filhos.
A cultura (considerando o modo de vida, a religião, as crenças, etc.) não exerce nenhum tipo de influência sobre a natalidade e a longevidade da população.
A China, a Índia e o Japão não aplicam nenhum tipo de programa de controle de natalidade, tendo em vista que tais países são pouco populosos, apresentam baixas taxas de natalidade e dispõem de um amplo território totalmente desabitado.
O crescimento anual vegetativo é dado pelo número de nascimentos multiplicado ao número de óbitos em determinada área. Para efetuar tal cálculo, devem ser utilizados apenas os dados dos nascimentos e óbitos dos meses de janeiro e fevereiro de cada ano.
As taxas de mortalidade e de natalidade são resultado de uma relação entre os números de óbitos e nascimentos de determinado lugar.

Vimos em nossos estudos sobre as teorias demográficas que na contramão do pensamento neomalthusiano, os reformistas argumentam que é a miséria que assola os países pobres a responsável pelo crescimento populacional. Para os reformistas o acesso à educação permitiria aos mais pobres assimilar diferentes formas de planejamento familiar.

 

Com base nisso, suponha que um político proferisse em um discurso a seguinte frase:

“Sou um político que trabalha na linha reformista ou marxista e diante de situações como essas, apresentarei agora qual será minha primeira ação de governo”.

Diante do discurso acima, é CORRETO afirmar que a primeira ação de governo desse político deve ser:


A vacinação das crianças com até cinco anos de idade.
A ampliação de investimentos na redistribuição de renda. 
O fechamento de lixões e criação de aterros sanitários.
A criação de uma bolsa pobreza para ajudar as famílias.
A esterilização das mulheres pobres.

Através da analise de uma pirâmide etária é possível retirar importantes informações sobre as transformações populacionais de um país. Analisando a pirâmide abaixo pode-se concluir:

Fonte:IBGE/Censo 2010, http://fernandonogueiracosta.wordpress.com.


A taxa de natalidade representada é muito alta ultrapassando a população de adultos. 
A pirâmide etária demonstra que a expectativa de vida das mulheres é maior que a dos homens.
A mortalidade infantil foi muito alta em 2010, morrendo mais homens que mulheres. 
O envelhecimento da população favoreceu a diminuição da expectativa de vida.
A pirâmide etária do Brasil de 2010 revela que ocorreu um crescimento constante da taxa de natalidade.

As pessoas migram por diferentes motivos. Mas, o que mais motiva uma população a migrar é a busca por uma condição de vida considerada melhor. No entanto, o que encontra, nem sempre é o esperado. Diferente do século XIX, quando a necessidade de mão de obra fazia com que os países mais desenvolvidos incentivassem as migrações, atualmente os países do Norte têm contido o enorme fluxo migratório para suas regiões. Considerando essa situação, avalie as afirmativas abaixo.

 

I- O desemprego estrutural dos países ricos tem feito com que os naturais destes países disputem empregos e espaço.

 

II- A mão de obra barata não é mais bem-vinda nos países ricos, pois atualmente as vagas de emprego são exportadas onde o lucro será maior.

 

III- As empresas dos países ricos se instalam, em lugares em que não terão responsabilidade sobre a seguridade social dos trabalhadores.

 

É correto que se afirma apenas em:


I, II e III
II e III
II
III
I
Páginas: 123456