GEOGRAFIA AGRÁRIA
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola brasileira – relações de trabalho e produção no campo”.
O feudalismo foi o sistema social, econômico e político da Idade Média. A agricultura era a atividade econômica mais importante desse período histórico. Algumas características do feudalismo e da prática agrícola desse período estão destacadas corretamente dentre as afirmações abaixo. Identifique-as:
I – A produção agrícola não tinha fim comercial no período feudal, e seu excedente era voltado ao mercado de trocas.
II – Existiam três estamentos no feudalismo: o clero, a nobreza e os servos. Este último era o responsável pela produção agrícola.
III – Entre as técnicas utilizadas visando o aumento da produção nos feudos, se destacou o sistema de rotação de culturas.
IV – Os servos tinham direito à uma área dentro do feudo, na qual produziam para si próprios e comercializavam livremente.
V – O feudo era um minifúndio, portanto, uma pequena propriedade rural, em que a nobreza era mão de obra principal.
Pode-se afirmar que estão corretas as afirmativas:
I, II e III
III e IV
II e V
I, III e IV
II, III e V
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
Vimos que o agronegócio pode ser definido como um sistema integrado que agrega operações, produtos e serviços produzidos no meio rural. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que fazem parte do agronegócio:
A agricultura, a pecuária e os esportes náuticos.
A agroindústria, a canoagem e as atividades sucroalcooleiras.
O turismo rural, a agricultura e a agroindústria.
O turismo rural, o mergulho e a agroindústria.
A pecuária leiteira, a indústria de queijos e o alpinismo.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Ao longo dos séculos, a estrutura econômica do Brasil foi se modificando, de acordo com as necessidades da Coroa portuguesa. Foi assim que as chamadas “produções típicas” fizeram a frente de cada período histórico brasileiro. Conforme o assunto, leia as assertivas a seguir, e julgue-as como verdadeiras ou falsas:
( ) Desde o período colonial a agricultura brasileira sempre visou o abastecimento do mercado interno, priorizando gêneros alimentícios que fazem parte da cultura do país, em detrimento de outros tipos de produção.
( ) Desde a República Velha o Brasil planeja a economia em ciclos, para que haja maior lucratividade para a sociedade, como um todo, e que se aproveite o potencial do momento, visando investir em industrialização.
( ) Os ciclos econômicos mais importantes do Brasil podem ser resumidos numa lista de seis produtos agropecuários ou extrativistas: pau-brasil, cana-de-açúcar, gado e couro, mineração, borracha e café.
( ) Os objetivos dos ciclos econômicos foram de atender os interesses da balança comercial, visando as importações de manufaturados, especialmente, durante o Império e a República Velha.
( ) No Brasil a grande lavoura e a agricultura familiar caminharam em lados opostos, já que a primeira visa o mercado externo, sobretudo, enquanto a segunda, produz gêneros para o consumo interno.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VFVFV
VFFFF
FFVVV
FFFVV
VVVFF
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
A modernização conservadora que ocorreu no Brasil a partir da década de 1960 resultou na formação dos complexos agroindustriais. A respeito do assunto, leia com atenção as afirmações a seguir e assinale a correta:
Os CAIs podem ser definidos como um conjunto de atividades agropecuárias realizadas exclusivamente em fazendas modelo, rigidamente inspecionadas pelo Ministério da Agricultura.
Os complexos agroindustriais são um conjunto de fazendas geridas pela União, altamente mecanizadas e interligadas às universidades e indústrias, que trabalham em conjunto.
O estado foi fundamental no processo da chamada “modernização conservadora”, que resultou na integração agricultura/indústria e o desenvolvimento dos CAIs.
Por serem resultado de parceria público-privada os complexos agroindustriais são fazendas cujas atividades realizadas atendem, exclusivamente, os interesses do mercado interno.
Os complexos agroindustriais são associações de grandes indústrias de atacado e varejo com as fazendas produtoras de alimentos, sejam eles vegetais ou animais.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Atualmente vivenciamos a fase da Revolução Verde em que as grandes empresas da biotecnologia e da nanotecnologia passaram a desenvolver experimentos tecnológicos com a utilização de material biológico de plantas e animais. Até chegar a esse nível de desenvolvimento tecnológico, desde a década de 1940 pesquisas e experimentos foram sendo desenvolvidos na área. Observe o gráfico e veja os resultados obtidos pela "Revolução Verde".
A partir de seus conhecimentos e dos resultados demonstrados no gráfico, é possível afirmar:
I. O principal objetivo proposto pela "Revolução Verde" era aumentar a produção mundial de alimentos e a produtividade agrícola com o uso intensivo de fertilizantes e de sementes para erradicar a fome no mundo.
II. No gráfico, o aumento do consumo de cereais indica que houve crescimento da produção agrícola entre 1960 e 1980; como a superfície cultivada permaneceu estável no mesmo período, é possível concluir que o uso de fertilizantes resultou no aumento da produtividade.
III. O gráfico mostra que o consumo de fertilizantes se deu em ritmo muito mais acelerado que o consumo de cereais, permitindo concluir que os grandes beneficiários do processo foram as grandes empresas químicas produtoras de insumos.
IV. O gráfico prova que entre 1960 e 1980 houve aumento vertiginoso da superfície agrícola cultivada, e que cereais, como milho, trigo, sorgo e cevada, foram os cultivos que obtiveram maior êxito de produtividade.
Está (ão) correta (s):
Apenas I e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I e II.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Atualmente o agronegócio representa um dos principais propulsores da economia brasileira, destacando o país no comércio mundial. Isso se deve graças à modernização do campo brasileiro e suas consequências. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir e utilize a criticidade para julgá-las como corretas ou incorretas. Em seguida, assinale a assertiva que indica as corretas.
1. A concentração de terras no Brasil, além de histórica, está ligada também ao processo de modernização no campo, já que os grandes latifúndios se destinam exclusivamente à monocultura mecanizada e irrigada, sobrepondo-se aos pequenos produtores e suas propriedades.
2. A modernização do campo promoveu a expansão de lavouras de interesse mercantil. Desta forma, além de pressionar os preços dos alimentos, em razão da redução de terras destinadas a esse fim, mesmo os produtos da monocultura têm seus preços regulados pelo mercado internacional.
3. A modernização ocorrida no campo brasileiro foi fundamental para a democratização do acesso aos bens gerados pela terra. Influenciou a consolidação da reforma agrária de 1964 e promoveu a redução das desigualdades e dos conflitos no campo.
Pode-se dizer que:
As afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
As afirmações 1 e 3 estão corretas.
As afirmações 2 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Vimos em nossos estudos sobre a modernização no campo brasileiro, que esse processo se estabeleceu em decorrência de um modelo político e econômico que está intimamente relacionado à história do nosso país. Pensando nesse modelo de modernização, considere certas ou erradas as afirmativas a seguir:
I – Os agronegócios vem ganhando importância como fator de fixação do homem no campo, na medida em que aumenta o número de estabelecimentos rurais onde se desenvolvem atividades econômicas diversificadas.
II - A mecanização da agricultura implicou mudanças no modo de produzir e nas relações sociais de trabalho. Se por um lado a produtividade foi incentivada, por outro, acentuaram-se as desigualdades sociais.
III – Os trabalhadores agrícolas dispensados pela mecanização das lavouras migram para as cidades, devido a oportunidades de emprego geradas no setor secundário (indústria) da economia.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
As afirmativas II e III são verdadeiras.
As afirmativas I e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Somente a partir da década de 1960 é que o governo brasileiro passa, de fato, a atribuir importância significativa às atividades agrícolas, em razão, por exemplo, da necessidade de abastecimento da indústria, que passava a exigir gêneros agrícolas em grandes quantidades. De acordo com os estudos realizados sobre a modernização do campo no Brasil, leia as afirmações a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas e assinale a correta quanto a utilização de tecnologias inovadoras a partir da década de 1960.
O desenvolvimento das novas tecnologias permitiu a concentração de práticas agrícolas conservadoras, apesar de caracterizar a diminuição de mão de obra humana.
A utilização de tecnologias inovadoras possibilitou o desenvolvimento de práticas agrícolas em áreas remotas, como o sertão nordestino, batizado de “milagre econômico”.
A tecnificação agrícola promoveu o aumento da produção agrícola no Brasil, aumentando a renda e o investimento dos produtores do país, inclusive pela desigualdade social que gerou.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmação 3 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre agronegócio, turismo e pluriatividade.
O agronegócio pode ser definido como um sistema integrado, onde pesquisa, ciência, tecnologia e negócios estão aliados. Com base em nossos estudos sobre o assunto, leia as assertivas abaixo e veja quais das atividades podem ser consideradas integrantes dos agronegócios:
I) Indústria de lâmpadas.
II) Turismo rural.
III) Agroindústria.
IV) Comércio de sementes.
V) Curso de moda.
São atividades do agronegócio:
I, II e III
III e IV
II e V
I, III e IV
II, III e V
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
Vimos que o agronegócio pode ser definido como um sistema integrado que agrega operações, produtos e serviços produzidos no meio rural. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que fazem parte do agronegócio:
A agricultura, a pecuária e os esportes náuticos.
A agroindústria, a canoagem e as atividades sucroalcooleiras.
O turismo rural, a agricultura e a agroindústria.
O turismo rural, o mergulho e a agroindústria.
A pecuária leiteira, a indústria de queijos e o alpinismo.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Ao longo dos séculos, a estrutura econômica do Brasil foi se modificando, de acordo com as necessidades da Coroa portuguesa. Foi assim que as chamadas “produções típicas” fizeram a frente de cada período histórico brasileiro. Conforme o assunto, leia as assertivas a seguir, e julgue-as como verdadeiras ou falsas:
( ) Desde o período colonial a agricultura brasileira sempre visou o abastecimento do mercado interno, priorizando gêneros alimentícios que fazem parte da cultura do país, em detrimento de outros tipos de produção.
( ) Desde a República Velha o Brasil planeja a economia em ciclos, para que haja maior lucratividade para a sociedade, como um todo, e que se aproveite o potencial do momento, visando investir em industrialização.
( ) Os ciclos econômicos mais importantes do Brasil podem ser resumidos numa lista de seis produtos agropecuários ou extrativistas: pau-brasil, cana-de-açúcar, gado e couro, mineração, borracha e café.
( ) Os objetivos dos ciclos econômicos foram de atender os interesses da balança comercial, visando as importações de manufaturados, especialmente, durante o Império e a República Velha.
( ) No Brasil a grande lavoura e a agricultura familiar caminharam em lados opostos, já que a primeira visa o mercado externo, sobretudo, enquanto a segunda, produz gêneros para o consumo interno.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VFVFV
VFFFF
FFVVV
FFFVV
VVVFF
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
A modernização conservadora que ocorreu no Brasil a partir da década de 1960 resultou na formação dos complexos agroindustriais. A respeito do assunto, leia com atenção as afirmações a seguir e assinale a correta:
Os CAIs podem ser definidos como um conjunto de atividades agropecuárias realizadas exclusivamente em fazendas modelo, rigidamente inspecionadas pelo Ministério da Agricultura.
Os complexos agroindustriais são um conjunto de fazendas geridas pela União, altamente mecanizadas e interligadas às universidades e indústrias, que trabalham em conjunto.
O estado foi fundamental no processo da chamada “modernização conservadora”, que resultou na integração agricultura/indústria e o desenvolvimento dos CAIs.
Por serem resultado de parceria público-privada os complexos agroindustriais são fazendas cujas atividades realizadas atendem, exclusivamente, os interesses do mercado interno.
Os complexos agroindustriais são associações de grandes indústrias de atacado e varejo com as fazendas produtoras de alimentos, sejam eles vegetais ou animais.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Atualmente vivenciamos a fase da Revolução Verde em que as grandes empresas da biotecnologia e da nanotecnologia passaram a desenvolver experimentos tecnológicos com a utilização de material biológico de plantas e animais. Até chegar a esse nível de desenvolvimento tecnológico, desde a década de 1940 pesquisas e experimentos foram sendo desenvolvidos na área. Observe o gráfico e veja os resultados obtidos pela "Revolução Verde".
A partir de seus conhecimentos e dos resultados demonstrados no gráfico, é possível afirmar:
I. O principal objetivo proposto pela "Revolução Verde" era aumentar a produção mundial de alimentos e a produtividade agrícola com o uso intensivo de fertilizantes e de sementes para erradicar a fome no mundo.
II. No gráfico, o aumento do consumo de cereais indica que houve crescimento da produção agrícola entre 1960 e 1980; como a superfície cultivada permaneceu estável no mesmo período, é possível concluir que o uso de fertilizantes resultou no aumento da produtividade.
III. O gráfico mostra que o consumo de fertilizantes se deu em ritmo muito mais acelerado que o consumo de cereais, permitindo concluir que os grandes beneficiários do processo foram as grandes empresas químicas produtoras de insumos.
IV. O gráfico prova que entre 1960 e 1980 houve aumento vertiginoso da superfície agrícola cultivada, e que cereais, como milho, trigo, sorgo e cevada, foram os cultivos que obtiveram maior êxito de produtividade.
Está (ão) correta (s):
Apenas I e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I e II.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Atualmente o agronegócio representa um dos principais propulsores da economia brasileira, destacando o país no comércio mundial. Isso se deve graças à modernização do campo brasileiro e suas consequências. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir e utilize a criticidade para julgá-las como corretas ou incorretas. Em seguida, assinale a assertiva que indica as corretas.
1. A concentração de terras no Brasil, além de histórica, está ligada também ao processo de modernização no campo, já que os grandes latifúndios se destinam exclusivamente à monocultura mecanizada e irrigada, sobrepondo-se aos pequenos produtores e suas propriedades.
2. A modernização do campo promoveu a expansão de lavouras de interesse mercantil. Desta forma, além de pressionar os preços dos alimentos, em razão da redução de terras destinadas a esse fim, mesmo os produtos da monocultura têm seus preços regulados pelo mercado internacional.
3. A modernização ocorrida no campo brasileiro foi fundamental para a democratização do acesso aos bens gerados pela terra. Influenciou a consolidação da reforma agrária de 1964 e promoveu a redução das desigualdades e dos conflitos no campo.
Pode-se dizer que:
As afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
As afirmações 1 e 3 estão corretas.
As afirmações 2 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Vimos em nossos estudos sobre a modernização no campo brasileiro, que esse processo se estabeleceu em decorrência de um modelo político e econômico que está intimamente relacionado à história do nosso país. Pensando nesse modelo de modernização, considere certas ou erradas as afirmativas a seguir:
I – Os agronegócios vem ganhando importância como fator de fixação do homem no campo, na medida em que aumenta o número de estabelecimentos rurais onde se desenvolvem atividades econômicas diversificadas.
II - A mecanização da agricultura implicou mudanças no modo de produzir e nas relações sociais de trabalho. Se por um lado a produtividade foi incentivada, por outro, acentuaram-se as desigualdades sociais.
III – Os trabalhadores agrícolas dispensados pela mecanização das lavouras migram para as cidades, devido a oportunidades de emprego geradas no setor secundário (indústria) da economia.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
As afirmativas II e III são verdadeiras.
As afirmativas I e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Somente a partir da década de 1960 é que o governo brasileiro passa, de fato, a atribuir importância significativa às atividades agrícolas, em razão, por exemplo, da necessidade de abastecimento da indústria, que passava a exigir gêneros agrícolas em grandes quantidades. De acordo com os estudos realizados sobre a modernização do campo no Brasil, leia as afirmações a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas e assinale a correta quanto a utilização de tecnologias inovadoras a partir da década de 1960.
O desenvolvimento das novas tecnologias permitiu a concentração de práticas agrícolas conservadoras, apesar de caracterizar a diminuição de mão de obra humana.
A utilização de tecnologias inovadoras possibilitou o desenvolvimento de práticas agrícolas em áreas remotas, como o sertão nordestino, batizado de “milagre econômico”.
A tecnificação agrícola promoveu o aumento da produção agrícola no Brasil, aumentando a renda e o investimento dos produtores do país, inclusive pela desigualdade social que gerou.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmação 3 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre agronegócio, turismo e pluriatividade.
O agronegócio pode ser definido como um sistema integrado, onde pesquisa, ciência, tecnologia e negócios estão aliados. Com base em nossos estudos sobre o assunto, leia as assertivas abaixo e veja quais das atividades podem ser consideradas integrantes dos agronegócios:
I) Indústria de lâmpadas.
II) Turismo rural.
III) Agroindústria.
IV) Comércio de sementes.
V) Curso de moda.
São atividades do agronegócio:
A agricultura, a pecuária e os esportes náuticos.
A agroindústria, a canoagem e as atividades sucroalcooleiras.
O turismo rural, a agricultura e a agroindústria.
O turismo rural, o mergulho e a agroindústria.
A pecuária leiteira, a indústria de queijos e o alpinismo.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Ao longo dos séculos, a estrutura econômica do Brasil foi se modificando, de acordo com as necessidades da Coroa portuguesa. Foi assim que as chamadas “produções típicas” fizeram a frente de cada período histórico brasileiro. Conforme o assunto, leia as assertivas a seguir, e julgue-as como verdadeiras ou falsas:
( ) Desde o período colonial a agricultura brasileira sempre visou o abastecimento do mercado interno, priorizando gêneros alimentícios que fazem parte da cultura do país, em detrimento de outros tipos de produção.
( ) Desde a República Velha o Brasil planeja a economia em ciclos, para que haja maior lucratividade para a sociedade, como um todo, e que se aproveite o potencial do momento, visando investir em industrialização.
( ) Os ciclos econômicos mais importantes do Brasil podem ser resumidos numa lista de seis produtos agropecuários ou extrativistas: pau-brasil, cana-de-açúcar, gado e couro, mineração, borracha e café.
( ) Os objetivos dos ciclos econômicos foram de atender os interesses da balança comercial, visando as importações de manufaturados, especialmente, durante o Império e a República Velha.
( ) No Brasil a grande lavoura e a agricultura familiar caminharam em lados opostos, já que a primeira visa o mercado externo, sobretudo, enquanto a segunda, produz gêneros para o consumo interno.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VFVFV
VFFFF
FFVVV
FFFVV
VVVFF
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
A modernização conservadora que ocorreu no Brasil a partir da década de 1960 resultou na formação dos complexos agroindustriais. A respeito do assunto, leia com atenção as afirmações a seguir e assinale a correta:
Os CAIs podem ser definidos como um conjunto de atividades agropecuárias realizadas exclusivamente em fazendas modelo, rigidamente inspecionadas pelo Ministério da Agricultura.
Os complexos agroindustriais são um conjunto de fazendas geridas pela União, altamente mecanizadas e interligadas às universidades e indústrias, que trabalham em conjunto.
O estado foi fundamental no processo da chamada “modernização conservadora”, que resultou na integração agricultura/indústria e o desenvolvimento dos CAIs.
Por serem resultado de parceria público-privada os complexos agroindustriais são fazendas cujas atividades realizadas atendem, exclusivamente, os interesses do mercado interno.
Os complexos agroindustriais são associações de grandes indústrias de atacado e varejo com as fazendas produtoras de alimentos, sejam eles vegetais ou animais.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Atualmente vivenciamos a fase da Revolução Verde em que as grandes empresas da biotecnologia e da nanotecnologia passaram a desenvolver experimentos tecnológicos com a utilização de material biológico de plantas e animais. Até chegar a esse nível de desenvolvimento tecnológico, desde a década de 1940 pesquisas e experimentos foram sendo desenvolvidos na área. Observe o gráfico e veja os resultados obtidos pela "Revolução Verde".
A partir de seus conhecimentos e dos resultados demonstrados no gráfico, é possível afirmar:
I. O principal objetivo proposto pela "Revolução Verde" era aumentar a produção mundial de alimentos e a produtividade agrícola com o uso intensivo de fertilizantes e de sementes para erradicar a fome no mundo.
II. No gráfico, o aumento do consumo de cereais indica que houve crescimento da produção agrícola entre 1960 e 1980; como a superfície cultivada permaneceu estável no mesmo período, é possível concluir que o uso de fertilizantes resultou no aumento da produtividade.
III. O gráfico mostra que o consumo de fertilizantes se deu em ritmo muito mais acelerado que o consumo de cereais, permitindo concluir que os grandes beneficiários do processo foram as grandes empresas químicas produtoras de insumos.
IV. O gráfico prova que entre 1960 e 1980 houve aumento vertiginoso da superfície agrícola cultivada, e que cereais, como milho, trigo, sorgo e cevada, foram os cultivos que obtiveram maior êxito de produtividade.
Está (ão) correta (s):
Apenas I e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I e II.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Atualmente o agronegócio representa um dos principais propulsores da economia brasileira, destacando o país no comércio mundial. Isso se deve graças à modernização do campo brasileiro e suas consequências. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir e utilize a criticidade para julgá-las como corretas ou incorretas. Em seguida, assinale a assertiva que indica as corretas.
1. A concentração de terras no Brasil, além de histórica, está ligada também ao processo de modernização no campo, já que os grandes latifúndios se destinam exclusivamente à monocultura mecanizada e irrigada, sobrepondo-se aos pequenos produtores e suas propriedades.
2. A modernização do campo promoveu a expansão de lavouras de interesse mercantil. Desta forma, além de pressionar os preços dos alimentos, em razão da redução de terras destinadas a esse fim, mesmo os produtos da monocultura têm seus preços regulados pelo mercado internacional.
3. A modernização ocorrida no campo brasileiro foi fundamental para a democratização do acesso aos bens gerados pela terra. Influenciou a consolidação da reforma agrária de 1964 e promoveu a redução das desigualdades e dos conflitos no campo.
Pode-se dizer que:
As afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
As afirmações 1 e 3 estão corretas.
As afirmações 2 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Vimos em nossos estudos sobre a modernização no campo brasileiro, que esse processo se estabeleceu em decorrência de um modelo político e econômico que está intimamente relacionado à história do nosso país. Pensando nesse modelo de modernização, considere certas ou erradas as afirmativas a seguir:
I – Os agronegócios vem ganhando importância como fator de fixação do homem no campo, na medida em que aumenta o número de estabelecimentos rurais onde se desenvolvem atividades econômicas diversificadas.
II - A mecanização da agricultura implicou mudanças no modo de produzir e nas relações sociais de trabalho. Se por um lado a produtividade foi incentivada, por outro, acentuaram-se as desigualdades sociais.
III – Os trabalhadores agrícolas dispensados pela mecanização das lavouras migram para as cidades, devido a oportunidades de emprego geradas no setor secundário (indústria) da economia.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
As afirmativas II e III são verdadeiras.
As afirmativas I e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Somente a partir da década de 1960 é que o governo brasileiro passa, de fato, a atribuir importância significativa às atividades agrícolas, em razão, por exemplo, da necessidade de abastecimento da indústria, que passava a exigir gêneros agrícolas em grandes quantidades. De acordo com os estudos realizados sobre a modernização do campo no Brasil, leia as afirmações a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas e assinale a correta quanto a utilização de tecnologias inovadoras a partir da década de 1960.
O desenvolvimento das novas tecnologias permitiu a concentração de práticas agrícolas conservadoras, apesar de caracterizar a diminuição de mão de obra humana.
A utilização de tecnologias inovadoras possibilitou o desenvolvimento de práticas agrícolas em áreas remotas, como o sertão nordestino, batizado de “milagre econômico”.
A tecnificação agrícola promoveu o aumento da produção agrícola no Brasil, aumentando a renda e o investimento dos produtores do país, inclusive pela desigualdade social que gerou.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmação 3 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre agronegócio, turismo e pluriatividade.
O agronegócio pode ser definido como um sistema integrado, onde pesquisa, ciência, tecnologia e negócios estão aliados. Com base em nossos estudos sobre o assunto, leia as assertivas abaixo e veja quais das atividades podem ser consideradas integrantes dos agronegócios:
I) Indústria de lâmpadas.
II) Turismo rural.
III) Agroindústria.
IV) Comércio de sementes.
V) Curso de moda.
São atividades do agronegócio:
VFVFV
VFFFF
FFVVV
FFFVV
VVVFF
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
A modernização conservadora que ocorreu no Brasil a partir da década de 1960 resultou na formação dos complexos agroindustriais. A respeito do assunto, leia com atenção as afirmações a seguir e assinale a correta:
Os CAIs podem ser definidos como um conjunto de atividades agropecuárias realizadas exclusivamente em fazendas modelo, rigidamente inspecionadas pelo Ministério da Agricultura.
Os complexos agroindustriais são um conjunto de fazendas geridas pela União, altamente mecanizadas e interligadas às universidades e indústrias, que trabalham em conjunto.
O estado foi fundamental no processo da chamada “modernização conservadora”, que resultou na integração agricultura/indústria e o desenvolvimento dos CAIs.
Por serem resultado de parceria público-privada os complexos agroindustriais são fazendas cujas atividades realizadas atendem, exclusivamente, os interesses do mercado interno.
Os complexos agroindustriais são associações de grandes indústrias de atacado e varejo com as fazendas produtoras de alimentos, sejam eles vegetais ou animais.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Atualmente vivenciamos a fase da Revolução Verde em que as grandes empresas da biotecnologia e da nanotecnologia passaram a desenvolver experimentos tecnológicos com a utilização de material biológico de plantas e animais. Até chegar a esse nível de desenvolvimento tecnológico, desde a década de 1940 pesquisas e experimentos foram sendo desenvolvidos na área. Observe o gráfico e veja os resultados obtidos pela "Revolução Verde".
A partir de seus conhecimentos e dos resultados demonstrados no gráfico, é possível afirmar:
I. O principal objetivo proposto pela "Revolução Verde" era aumentar a produção mundial de alimentos e a produtividade agrícola com o uso intensivo de fertilizantes e de sementes para erradicar a fome no mundo.
II. No gráfico, o aumento do consumo de cereais indica que houve crescimento da produção agrícola entre 1960 e 1980; como a superfície cultivada permaneceu estável no mesmo período, é possível concluir que o uso de fertilizantes resultou no aumento da produtividade.
III. O gráfico mostra que o consumo de fertilizantes se deu em ritmo muito mais acelerado que o consumo de cereais, permitindo concluir que os grandes beneficiários do processo foram as grandes empresas químicas produtoras de insumos.
IV. O gráfico prova que entre 1960 e 1980 houve aumento vertiginoso da superfície agrícola cultivada, e que cereais, como milho, trigo, sorgo e cevada, foram os cultivos que obtiveram maior êxito de produtividade.
Está (ão) correta (s):
Apenas I e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I e II.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Atualmente o agronegócio representa um dos principais propulsores da economia brasileira, destacando o país no comércio mundial. Isso se deve graças à modernização do campo brasileiro e suas consequências. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir e utilize a criticidade para julgá-las como corretas ou incorretas. Em seguida, assinale a assertiva que indica as corretas.
1. A concentração de terras no Brasil, além de histórica, está ligada também ao processo de modernização no campo, já que os grandes latifúndios se destinam exclusivamente à monocultura mecanizada e irrigada, sobrepondo-se aos pequenos produtores e suas propriedades.
2. A modernização do campo promoveu a expansão de lavouras de interesse mercantil. Desta forma, além de pressionar os preços dos alimentos, em razão da redução de terras destinadas a esse fim, mesmo os produtos da monocultura têm seus preços regulados pelo mercado internacional.
3. A modernização ocorrida no campo brasileiro foi fundamental para a democratização do acesso aos bens gerados pela terra. Influenciou a consolidação da reforma agrária de 1964 e promoveu a redução das desigualdades e dos conflitos no campo.
Pode-se dizer que:
As afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
As afirmações 1 e 3 estão corretas.
As afirmações 2 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Vimos em nossos estudos sobre a modernização no campo brasileiro, que esse processo se estabeleceu em decorrência de um modelo político e econômico que está intimamente relacionado à história do nosso país. Pensando nesse modelo de modernização, considere certas ou erradas as afirmativas a seguir:
I – Os agronegócios vem ganhando importância como fator de fixação do homem no campo, na medida em que aumenta o número de estabelecimentos rurais onde se desenvolvem atividades econômicas diversificadas.
II - A mecanização da agricultura implicou mudanças no modo de produzir e nas relações sociais de trabalho. Se por um lado a produtividade foi incentivada, por outro, acentuaram-se as desigualdades sociais.
III – Os trabalhadores agrícolas dispensados pela mecanização das lavouras migram para as cidades, devido a oportunidades de emprego geradas no setor secundário (indústria) da economia.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
As afirmativas II e III são verdadeiras.
As afirmativas I e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Somente a partir da década de 1960 é que o governo brasileiro passa, de fato, a atribuir importância significativa às atividades agrícolas, em razão, por exemplo, da necessidade de abastecimento da indústria, que passava a exigir gêneros agrícolas em grandes quantidades. De acordo com os estudos realizados sobre a modernização do campo no Brasil, leia as afirmações a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas e assinale a correta quanto a utilização de tecnologias inovadoras a partir da década de 1960.
O desenvolvimento das novas tecnologias permitiu a concentração de práticas agrícolas conservadoras, apesar de caracterizar a diminuição de mão de obra humana.
A utilização de tecnologias inovadoras possibilitou o desenvolvimento de práticas agrícolas em áreas remotas, como o sertão nordestino, batizado de “milagre econômico”.
A tecnificação agrícola promoveu o aumento da produção agrícola no Brasil, aumentando a renda e o investimento dos produtores do país, inclusive pela desigualdade social que gerou.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmação 3 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre agronegócio, turismo e pluriatividade.
O agronegócio pode ser definido como um sistema integrado, onde pesquisa, ciência, tecnologia e negócios estão aliados. Com base em nossos estudos sobre o assunto, leia as assertivas abaixo e veja quais das atividades podem ser consideradas integrantes dos agronegócios:
I) Indústria de lâmpadas.
II) Turismo rural.
III) Agroindústria.
IV) Comércio de sementes.
V) Curso de moda.
São atividades do agronegócio:
Os CAIs podem ser definidos como um conjunto de atividades agropecuárias realizadas exclusivamente em fazendas modelo, rigidamente inspecionadas pelo Ministério da Agricultura.
Os complexos agroindustriais são um conjunto de fazendas geridas pela União, altamente mecanizadas e interligadas às universidades e indústrias, que trabalham em conjunto.
O estado foi fundamental no processo da chamada “modernização conservadora”, que resultou na integração agricultura/indústria e o desenvolvimento dos CAIs.
Por serem resultado de parceria público-privada os complexos agroindustriais são fazendas cujas atividades realizadas atendem, exclusivamente, os interesses do mercado interno.
Os complexos agroindustriais são associações de grandes indústrias de atacado e varejo com as fazendas produtoras de alimentos, sejam eles vegetais ou animais.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Atualmente vivenciamos a fase da Revolução Verde em que as grandes empresas da biotecnologia e da nanotecnologia passaram a desenvolver experimentos tecnológicos com a utilização de material biológico de plantas e animais. Até chegar a esse nível de desenvolvimento tecnológico, desde a década de 1940 pesquisas e experimentos foram sendo desenvolvidos na área. Observe o gráfico e veja os resultados obtidos pela "Revolução Verde".
A partir de seus conhecimentos e dos resultados demonstrados no gráfico, é possível afirmar:
I. O principal objetivo proposto pela "Revolução Verde" era aumentar a produção mundial de alimentos e a produtividade agrícola com o uso intensivo de fertilizantes e de sementes para erradicar a fome no mundo.
II. No gráfico, o aumento do consumo de cereais indica que houve crescimento da produção agrícola entre 1960 e 1980; como a superfície cultivada permaneceu estável no mesmo período, é possível concluir que o uso de fertilizantes resultou no aumento da produtividade.
III. O gráfico mostra que o consumo de fertilizantes se deu em ritmo muito mais acelerado que o consumo de cereais, permitindo concluir que os grandes beneficiários do processo foram as grandes empresas químicas produtoras de insumos.
IV. O gráfico prova que entre 1960 e 1980 houve aumento vertiginoso da superfície agrícola cultivada, e que cereais, como milho, trigo, sorgo e cevada, foram os cultivos que obtiveram maior êxito de produtividade.
Está (ão) correta (s):
Apenas I e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I e II.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Atualmente o agronegócio representa um dos principais propulsores da economia brasileira, destacando o país no comércio mundial. Isso se deve graças à modernização do campo brasileiro e suas consequências. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir e utilize a criticidade para julgá-las como corretas ou incorretas. Em seguida, assinale a assertiva que indica as corretas.
1. A concentração de terras no Brasil, além de histórica, está ligada também ao processo de modernização no campo, já que os grandes latifúndios se destinam exclusivamente à monocultura mecanizada e irrigada, sobrepondo-se aos pequenos produtores e suas propriedades.
2. A modernização do campo promoveu a expansão de lavouras de interesse mercantil. Desta forma, além de pressionar os preços dos alimentos, em razão da redução de terras destinadas a esse fim, mesmo os produtos da monocultura têm seus preços regulados pelo mercado internacional.
3. A modernização ocorrida no campo brasileiro foi fundamental para a democratização do acesso aos bens gerados pela terra. Influenciou a consolidação da reforma agrária de 1964 e promoveu a redução das desigualdades e dos conflitos no campo.
Pode-se dizer que:
As afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
As afirmações 1 e 3 estão corretas.
As afirmações 2 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Vimos em nossos estudos sobre a modernização no campo brasileiro, que esse processo se estabeleceu em decorrência de um modelo político e econômico que está intimamente relacionado à história do nosso país. Pensando nesse modelo de modernização, considere certas ou erradas as afirmativas a seguir:
I – Os agronegócios vem ganhando importância como fator de fixação do homem no campo, na medida em que aumenta o número de estabelecimentos rurais onde se desenvolvem atividades econômicas diversificadas.
II - A mecanização da agricultura implicou mudanças no modo de produzir e nas relações sociais de trabalho. Se por um lado a produtividade foi incentivada, por outro, acentuaram-se as desigualdades sociais.
III – Os trabalhadores agrícolas dispensados pela mecanização das lavouras migram para as cidades, devido a oportunidades de emprego geradas no setor secundário (indústria) da economia.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
As afirmativas II e III são verdadeiras.
As afirmativas I e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Somente a partir da década de 1960 é que o governo brasileiro passa, de fato, a atribuir importância significativa às atividades agrícolas, em razão, por exemplo, da necessidade de abastecimento da indústria, que passava a exigir gêneros agrícolas em grandes quantidades. De acordo com os estudos realizados sobre a modernização do campo no Brasil, leia as afirmações a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas e assinale a correta quanto a utilização de tecnologias inovadoras a partir da década de 1960.
O desenvolvimento das novas tecnologias permitiu a concentração de práticas agrícolas conservadoras, apesar de caracterizar a diminuição de mão de obra humana.
A utilização de tecnologias inovadoras possibilitou o desenvolvimento de práticas agrícolas em áreas remotas, como o sertão nordestino, batizado de “milagre econômico”.
A tecnificação agrícola promoveu o aumento da produção agrícola no Brasil, aumentando a renda e o investimento dos produtores do país, inclusive pela desigualdade social que gerou.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmação 3 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre agronegócio, turismo e pluriatividade.
O agronegócio pode ser definido como um sistema integrado, onde pesquisa, ciência, tecnologia e negócios estão aliados. Com base em nossos estudos sobre o assunto, leia as assertivas abaixo e veja quais das atividades podem ser consideradas integrantes dos agronegócios:
I) Indústria de lâmpadas.
II) Turismo rural.
III) Agroindústria.
IV) Comércio de sementes.
V) Curso de moda.
São atividades do agronegócio:
Apenas I e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I e II.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Atualmente o agronegócio representa um dos principais propulsores da economia brasileira, destacando o país no comércio mundial. Isso se deve graças à modernização do campo brasileiro e suas consequências. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir e utilize a criticidade para julgá-las como corretas ou incorretas. Em seguida, assinale a assertiva que indica as corretas.
1. A concentração de terras no Brasil, além de histórica, está ligada também ao processo de modernização no campo, já que os grandes latifúndios se destinam exclusivamente à monocultura mecanizada e irrigada, sobrepondo-se aos pequenos produtores e suas propriedades.
2. A modernização do campo promoveu a expansão de lavouras de interesse mercantil. Desta forma, além de pressionar os preços dos alimentos, em razão da redução de terras destinadas a esse fim, mesmo os produtos da monocultura têm seus preços regulados pelo mercado internacional.
3. A modernização ocorrida no campo brasileiro foi fundamental para a democratização do acesso aos bens gerados pela terra. Influenciou a consolidação da reforma agrária de 1964 e promoveu a redução das desigualdades e dos conflitos no campo.
Pode-se dizer que:
As afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
As afirmações 1 e 3 estão corretas.
As afirmações 2 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Vimos em nossos estudos sobre a modernização no campo brasileiro, que esse processo se estabeleceu em decorrência de um modelo político e econômico que está intimamente relacionado à história do nosso país. Pensando nesse modelo de modernização, considere certas ou erradas as afirmativas a seguir:
I – Os agronegócios vem ganhando importância como fator de fixação do homem no campo, na medida em que aumenta o número de estabelecimentos rurais onde se desenvolvem atividades econômicas diversificadas.
II - A mecanização da agricultura implicou mudanças no modo de produzir e nas relações sociais de trabalho. Se por um lado a produtividade foi incentivada, por outro, acentuaram-se as desigualdades sociais.
III – Os trabalhadores agrícolas dispensados pela mecanização das lavouras migram para as cidades, devido a oportunidades de emprego geradas no setor secundário (indústria) da economia.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
As afirmativas II e III são verdadeiras.
As afirmativas I e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Somente a partir da década de 1960 é que o governo brasileiro passa, de fato, a atribuir importância significativa às atividades agrícolas, em razão, por exemplo, da necessidade de abastecimento da indústria, que passava a exigir gêneros agrícolas em grandes quantidades. De acordo com os estudos realizados sobre a modernização do campo no Brasil, leia as afirmações a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas e assinale a correta quanto a utilização de tecnologias inovadoras a partir da década de 1960.
O desenvolvimento das novas tecnologias permitiu a concentração de práticas agrícolas conservadoras, apesar de caracterizar a diminuição de mão de obra humana.
A utilização de tecnologias inovadoras possibilitou o desenvolvimento de práticas agrícolas em áreas remotas, como o sertão nordestino, batizado de “milagre econômico”.
A tecnificação agrícola promoveu o aumento da produção agrícola no Brasil, aumentando a renda e o investimento dos produtores do país, inclusive pela desigualdade social que gerou.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmação 3 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre agronegócio, turismo e pluriatividade.
O agronegócio pode ser definido como um sistema integrado, onde pesquisa, ciência, tecnologia e negócios estão aliados. Com base em nossos estudos sobre o assunto, leia as assertivas abaixo e veja quais das atividades podem ser consideradas integrantes dos agronegócios:
I) Indústria de lâmpadas.
II) Turismo rural.
III) Agroindústria.
IV) Comércio de sementes.
V) Curso de moda.
São atividades do agronegócio:
As afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
As afirmações 1 e 3 estão corretas.
As afirmações 2 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
Vimos em nossos estudos sobre a modernização no campo brasileiro, que esse processo se estabeleceu em decorrência de um modelo político e econômico que está intimamente relacionado à história do nosso país. Pensando nesse modelo de modernização, considere certas ou erradas as afirmativas a seguir:
I – Os agronegócios vem ganhando importância como fator de fixação do homem no campo, na medida em que aumenta o número de estabelecimentos rurais onde se desenvolvem atividades econômicas diversificadas.
II - A mecanização da agricultura implicou mudanças no modo de produzir e nas relações sociais de trabalho. Se por um lado a produtividade foi incentivada, por outro, acentuaram-se as desigualdades sociais.
III – Os trabalhadores agrícolas dispensados pela mecanização das lavouras migram para as cidades, devido a oportunidades de emprego geradas no setor secundário (indústria) da economia.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
As afirmativas II e III são verdadeiras.
As afirmativas I e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Somente a partir da década de 1960 é que o governo brasileiro passa, de fato, a atribuir importância significativa às atividades agrícolas, em razão, por exemplo, da necessidade de abastecimento da indústria, que passava a exigir gêneros agrícolas em grandes quantidades. De acordo com os estudos realizados sobre a modernização do campo no Brasil, leia as afirmações a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas e assinale a correta quanto a utilização de tecnologias inovadoras a partir da década de 1960.
O desenvolvimento das novas tecnologias permitiu a concentração de práticas agrícolas conservadoras, apesar de caracterizar a diminuição de mão de obra humana.
A utilização de tecnologias inovadoras possibilitou o desenvolvimento de práticas agrícolas em áreas remotas, como o sertão nordestino, batizado de “milagre econômico”.
A tecnificação agrícola promoveu o aumento da produção agrícola no Brasil, aumentando a renda e o investimento dos produtores do país, inclusive pela desigualdade social que gerou.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmação 3 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre agronegócio, turismo e pluriatividade.
O agronegócio pode ser definido como um sistema integrado, onde pesquisa, ciência, tecnologia e negócios estão aliados. Com base em nossos estudos sobre o assunto, leia as assertivas abaixo e veja quais das atividades podem ser consideradas integrantes dos agronegócios:
I) Indústria de lâmpadas.
II) Turismo rural.
III) Agroindústria.
IV) Comércio de sementes.
V) Curso de moda.
São atividades do agronegócio:
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
As afirmativas II e III são verdadeiras.
As afirmativas I e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Somente a partir da década de 1960 é que o governo brasileiro passa, de fato, a atribuir importância significativa às atividades agrícolas, em razão, por exemplo, da necessidade de abastecimento da indústria, que passava a exigir gêneros agrícolas em grandes quantidades. De acordo com os estudos realizados sobre a modernização do campo no Brasil, leia as afirmações a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas e assinale a correta quanto a utilização de tecnologias inovadoras a partir da década de 1960.
O desenvolvimento das novas tecnologias permitiu a concentração de práticas agrícolas conservadoras, apesar de caracterizar a diminuição de mão de obra humana.
A utilização de tecnologias inovadoras possibilitou o desenvolvimento de práticas agrícolas em áreas remotas, como o sertão nordestino, batizado de “milagre econômico”.
A tecnificação agrícola promoveu o aumento da produção agrícola no Brasil, aumentando a renda e o investimento dos produtores do país, inclusive pela desigualdade social que gerou.
Pode-se dizer que:
Apenas a afirmação 3 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre agronegócio, turismo e pluriatividade.
O agronegócio pode ser definido como um sistema integrado, onde pesquisa, ciência, tecnologia e negócios estão aliados. Com base em nossos estudos sobre o assunto, leia as assertivas abaixo e veja quais das atividades podem ser consideradas integrantes dos agronegócios:
I) Indústria de lâmpadas.
II) Turismo rural.
III) Agroindústria.
IV) Comércio de sementes.
V) Curso de moda.
São atividades do agronegócio:
Apenas a afirmação 3 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmação 2 está correta.
Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmação 1 está correta.