GENÉTICA


Em uma aula de Genética, o professor fez a seguinte observação:

 

“Variações determinadas geneticamente entre grupos de uma mesma população, em que ocorrem vários fenótipos diferentes por causa da presença de alelos diferentes corresponde ao que se chama de ________________________________”.

 

O termo que deve completar o trecho acima, que se refere ao nome da definição dada pelo professor é:


seleção natural
deriva genética
fluxo gênico
polimorfismo genético
mutação genética

As alterações estruturais dos cromossomos geralmente envolvem quebras e rearranjos nos mesmos. Entre os rearranjos cromossômicos, estão aqueles que envolvem apenas alteração na localização dos genes, sem que sejam perdidas partes dos cromossomos, sendo chamados de rearranjos balanceados. Esse tipo de rearranjo (rearranjo balanceado) está mencionado em:

 

 

  


inversões e duplicações
inversões e translocações
deleções e duplicações
translocações e duplicações
translocações e deleções

Considerando a determinação do sexo em diferentes grupos,  analise os itens abaixo classificando-os em verdadeiros (V) ou falsos (F):

 

(I) Em aves, o Sistema de determinação do sexo é o ZW e são os machos que definem o sexo da prole, pois seu genótipo é ZW.

(II) Em mamíferos, a determinação do sexo é pelo Sistema XY, sendo que o genótipo das fêmeas é XX e o dos machos é XY.

(III) No Sistema XY, são os machos que determinam o sexo da prole, pois seu genótipo é XY.

 

A sequência de classificação dos itens acima em verdadeiros (V) ou falsos (F) está contida em:

 

  


V-V-F
F-V-F
V-F-F
F-F-V
F-V-V

A hemofilia é uma doença na qual a coagulação sanguínea está alterada, sendo ocasionada por um gene localizado no cromossomo X. O alelo dominante deste gene é denominado H e condiciona a coagulação normal enquanto o alelo recessivo h está relacionado à hemofilia. Nos homens, a presença do alelo h é suficiente para que a hemofilia se manifeste já nas mulheres é necessária a presença dos dois alelos recessivos para que uma mulher seja hemofílica.

Considerando as informações acima, analise a seguinte situação:

Um homem hemofílico casa-se com uma mulher normal, filha de pai hemofílico. Entre as filhas que esse casal venha a ter, a probabilidade que elas sejam hemofílicas deve ser de:


75%
25%
50%
100%
0%

Durante o período de vida de uma célula eucariótica, ocorre um ciclo de condensação e de descondensação dos cromossomos, no qual os cromossomos atingem a condensação máxima numa fase chamada de __________________, ficando num estado de descondensação num período denominado de _______________________.

 

As palavras que completam corretamente os espaços no trecho mencionado são respectivamente:


telófase – anáfase
intérfase – metáfase
metáfase - anáfase
prófase – metáfase
metáfase – intérfase

Além da mutação, outro fator também altera a estrutura genética das populações ao longo do tempo, portanto esses dois fatores são capazes de alterar a frequência com que um gene aparece em uma população.

Esse outro fator mencionado acima deve ser:


Deriva genética
Fluxo gênico
Evolução
Migração
Seleção

O sistema sanguíneo MN, descrito em 1927 por Landstein e Levine, já foi muito utilizado em processos de identificação de paternidade antes do desenvolvimento e implantação da técnica de análise do DNA. Um casal que seja formado por dois indivíduos do tipo MN, pode ter filhos do tipo M com qual frequência?


33%
50%
25%
0%
75%

Um criador de coelhos deseja obter um grande número de coelhos brancos para comercializar, uma vez que essa cor de animais é muito procurada. Sabe-se que a determinação da cor da pelagem em coelhos envolve a relação entre dois pares de genes, sendo que a presença do alelo C (nos genótipos CC ou C_) determina a expressão da cor da pelagem enquanto que o alelo c quando presente em dose dupla (no genótipo cc) impede a expressão da cor. O gene B determina o aparecimento da cor do pigmento, onde o alelo B indica a cor preta e o alelo b, a cor marrom.

No cruzamento de um coelho preto (BbCc) com uma coelha albina (bbcc), qual deve ser a frequência esperada de indivíduos albinos na F1?


50%
25%
75%
0%
12,5%

Desejando estudar a cor da semente e a característica da mesma em ervilhas, um pesquisador cruzou plantas de sementes amarelas lisas (VvRr) com plantas de sementes verdes lisas (vvRr). As proporções de plantas AMARELAS RUGOSAS e VERDES RUGOSAS deve ser, respectivamente, de:


3/8 e 1/8
1/8 e 1/8
¼ e ¼
1/8 e 3/8
3/8 e 3/8

Analise as informações contidas nos itens abaixo:

 

(I) Compreende variações determinadas geneticamente, entre grupos da mesma população, nos quais ocorrem diferentes fenótipos.

(II) Ocorre quando a alteração na frequência dos genes é causada pelo acaso, normalmente atingindo populações pequenas.

(III) Os grupos sanguíneos do Sistema ABO são exemplos desse fator genético, uma vez que são determinados por alelos diferentes.

(IV) Esse fator é caracterizado pelo favorecimento dos organismos extremos em detrimento dos organismos intermediários.

 

Os itens que se referem ao polimorfismo genético estão contidos em:


I e IV
II e IV
II e III
I e III
I e II
Páginas: 1234