FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, os textos abaixo:

 

A natureza do homem, na sua dupla estrutura corpórea e espiritual, cria condições especiais para a manutenção e transmissão da sua forma particular e exige organizações físicas e espirituais, ao conjunto das quais damos o nome de educação. Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo. É nela, porém, que essa força atinge o seu mais alto grau de intensidade, através do esforço consciente do conhecimento e da vontade dirigida para a consecução de um fim (BRANDÃO, 1981, p. 14-15).

 

Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber (BRANDÃO, 1981, p. 16).

 

Partindo da leitura dos textos acima, analise as seguintes afirmações:

 

I A educação é um processo de abertura consciente do conhecimento; na educação atua a força criadora e plástica presente na condição humana.

II Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.

III Educar é mais que formar; a natureza da ação educativa possibilita que o homem chegue cada vez mais perto da sua condição de humano.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


I e II.


III, somente.


I e III.


I, II e III.

Leia, com atenção, as assertivas abaixo:

 

O fenômeno da urbanização acelerada, decorrente da expansão do capitalismo industrial, ampliou as expectativas com respeito aos objetivos da escola e às práticas de ensino.

PORQUE

Na medida em que o capitalismo foi se consolidando, as diversas transformações vinculadas à Revolução Industrial atingiram amplos setores da economia, tencionando não só a reorganização das relações de trabalho e produção, como a determinação de novos arranjos sociais e culturais.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:


As duas asserções são proposições falsas.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.

Leia, com atenção, o texto abaixo:

 

Razão é um termo muito pouco adequado para abranger as formas da vida cultural do homem em toda a sua riqueza e variedade. Mas todas essas formas são simbólicas. Portanto, em lugar de definir o homem como um animal rationale [racional], deveríamos defini-lo como um animal symbolicum [simbólico]. Desse modo, podemos designar sua diferença específica, e podemos compreender o novo caminho aberto ao homem: o da civilização (CASSIER, 1977, p. 51).

 

Sobre a concepção de cultura presente no texto acima, é CORRETO inferir que:


A complexidade dos elementos culturais define o homem apenas como um animal racional, diferenciando-o dos demais animais.


A cultura é um termo plurissemântico e, por isso, não há consenso quanto à natureza da produção cultural e, tampouco, da sua função no desenvolvimento da civilização.


A cultura diz respeito somente aos elementos concretos uma comunidade humana – técnica e trabalho – e, por isso, não possui propriedades simbólicas.


O homem, por meio da cultura, significa a sua existência criando um complexo conjunto de símbolos que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, as leis, os costumes e hábitos adquiridos na vida em sociedade.


A cultura é uma dimensão artificial da vida humana, não representando, portanto, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.

Páginas: 12345678