FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA


Este capítulo, entre outras sugestões, propõe que para superar problemas ocorridos no mundo esportivo, deveríamos:

I – Alargar o conceito de esporte, deixando de entende-lo apenas como sinônimo de alto rendimento e possível de ser praticado apenas por super-atletas.

II – Associar, com intensidade cada vez maior, o esporte de performance com o esporte educacional, desenvolvendo valores adequados para sua prática.

III – Aumentar a participação do jogo no âmbito do esporte, pois no jogo a competição está presente com um significado mais de convivência e de diálogo pacífico.

IV – Qualificar melhor o profissional da Educação Física e do Esporte, dando maior espaço em sua formação acadêmica ao conhecimento de disciplinas que extrapolem a área biológica, como Filosofia, Sociologia e outras, sempre em consonância com pressupostos pedagógicos adequados.

A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:

 


I e IV apenas


III e IV apenas


I, II, III e IV


II, III e IV apenas


I, II e III apenas

Sobre uma Abordagem Desenvolvimentista da Educação Física escolar, é possível afirmar:

l. A área base é a Psicologia.

ll. Apresenta como temática principal a Aprendizagem Motora.

lll. A estratégia metodológica perspectiva a estimulação das capacidades perceptivo-motoras.

lV. A avaliação privilegia a mensuração da performance alcançada.

 

Estão corretos apenas os itens:


I e IV


II e IV


I e III


l e ll


II e III

Quando adentramos na história da Educação Física nos Estados Unidos da América, identificamos duas vertentes principais: a presença dos exercícios calistênicos e a contribuição da YMCA para a prática de atividades físicas. Esta afirmação e o estudado no capítulo podem nos levar a afirmar que:
I – Quanto à calistenia, seus exercícios destinavam-se aos corpos não atléticos, fracos e debilitados, bem como às mulheres e jovens de todas as idades.
II – Já a importância da YMCA deu-se por associar o exercício físico à prática de esportes, inclusive com o aparecimento do voleibol e do basquetebol nessa instituição.
III – Recomendava-se a utilização da calistenia para treinamento dos militares e dos atletas de alto rendimento.
IV – Na YMCA eram praticadas atividades físicas visando a incorporação dos princípios cristãos, considerando que o bem estar físico poderia gerar o bem estar moral.A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:


I, II e IV apenas


I e III apenas


I e II apenas


II, III e IV apenas


I, II e III apenas

Quando falamos em educação do movimento, ideia esta constante dos primeiros métodos ginásticos, necessitamos reconhecer a importância de Rousseau (1712-1778), filósofo social suíço e um dos principais nomes do Iluminismo. Isso porque:
I – Defendia propostas da Educação Física que reconhecessem o homem como um ser prioritariamente biológico.
II – Mesmo reconhecendo a prevalência do espírito, este só poderia ser bem cuidado através de um corpo forte e vigoroso.
III – Acreditava que o desenvolvimento da razão, através da educação na escola, seria mais fácil exercitando continuamente o corpo.
IV – Defendia uma Educação Física na escola com o sentido utilitarista para o alcance de melhor performance nos movimentos ginásticos.

A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:


II e III apenas


I e IV apenas


II, III e IV apenas


I, II e III apenas


I e III apenas

Em relação às práticas corporais em Esparta e Atenas, analise as afirmações colocando V para as questões verdadeiras e F para as questões falsas:

(   ) Em Atenas, a educação corporal apresentava lugar de evidência, adquirindo padrões de eficiência educacional, fisiológica, terapêutica, estética e morais, de acordo com as limitações da época.

(   ) Em Atenas, as crianças que nasciam defeituosas eram sacrificadas, e as sadias eram habituadas aos exercícios violentos e militares, como atirar de canhão.

(   ) Em Esparta, após os sete anos os meninos eram entregues ao Estado e aos dozes anos executavam exercícios militares.

(    ) A Educação Física na Grécia caracterizava-se pelo seu utilitarismo guerreiro.


F, F, V, V


V, F, V, V


F, V, V, V


V, V, V, F


V, F, V, F

O Renascimento foi um movimento intelectual, estético e social que representou uma reação à decadente estrutura feudal do século XIV. Representou uma nova concepção do mundo e do homem, havendo um redescobrimento da individualidade, do espírito crítico e da liberdade no ser humano. No que tange à Educação Física, podemos afirmar:


I.    Os exercícios físicos eram praticados com vistas exclusivamente à preparação militar e guerreira;
II.    Existia uma preocupação com a valorização do belo retomando a importância do corpo, inspirada na Antiguidade Clássica;
III.    A Educação Física reintroduz-se nos círculos elitistas, onde os exercícios físicos vão se constituir em prioridade para o ideal da educação cortesã;
IV.    Neste período surgiram os grandes pensadores do campo educacional, dentre eles Locke, na Inglaterra e Rousseau na suíça, os quais deram grande valor aos exercícios físicos como parte da educação integral e que podem ser considerados verdadeiros pilares da educação física moderna.


Estão corretos os itens:


I e II apenas


II, III e IV apenas


I e III apenas


I, II e III apenas


II e IV apenas

Páginas: 123456