FUNDAMENTOS DE TEORIA DA CONTABILIDADE


As demonstrações contábeis, quando corretamente elaboradas, satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles as utilizam para a tomada de decisões de ordem econômicas. Sob esse aspecto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO contenha um objetivo dos usuários das demonstrações contábeis ao analisa-las:


Fiscalizar a lisura dos atos administrativos.


Regulamentar as atividades das entidades.


Determinar a distribuição de lucros e dividendos.


Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios.


Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações.

A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. Dentre as finalidades da Estrutura Conceitual está a de dar suporte ao desenvolvimento de novos Pronunciamentos Técnicos e à revisão de Pronunciamentos existentes quando necessário. De acordo com a definição de Ativo, presente na NBC TG Estrutura Conceitual, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

 

I. Um bem do imobilizado que não tenha mais condição de ser usado e nenhum interesse do mercado por sua aquisição, sob qualquer forma, deve ser mantido no Ativo até que seja descartado fisicamente.

 

II. Bens sob arrendamento financeiro não devem ser reconhecidos nas demonstrações do arrendatário, mas nas demonstrações do arrendador, devido ao fato de não haver ocorrido a transferência legal do bem, sendo facultado ao arrendatário apenas o seu uso e, não, a possibilidade de vendê-lo até que se obtenha a propriedade.

 

III. A alteração no uso de um ativo pode provocar alteração na sua capacidade de geração de fluxos de caixa futuros. Esse fato, todavia, não deve ensejar revisão de seu valor recuperável, uma vez que não lhe foi provocado nenhum dano, e os ativos são mensurados com base no custo histórico.

 

IV. Considerando-se que um dos principais recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros são os conhecimentos das pessoas e ainda que, atualmente, há possibilidade de se reconhecerem ativos intangíveis. Se uma determinada empresa tiver desenvolvido uma equipe com forte capacidade de sinergia com o mercado, que lhe permita gerar diferencial competitivo, deve reconhecer esse item em seu ativo, já que é resultado de eventos passados.

 

A sequência CORRETA é:


F, V, F, V.


V, V, V, V.


V, V, F, F.


F, F, F, F.


V, F, V, F.

As demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis. Sobre a estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, julgue os itens abaixo e em seguida assinale a alternativa que contenha apenas os corretos.

 

I. A estrutura conceitual aplica-se à forma e ao conteúdo das informações adicionais fornecidas para atender às necessidades da administração da empresa.

 

II. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.

 

III. As demonstrações contábeis são preparadas com base no pressuposto de que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações.

 

IV. As informações sobre assuntos complexos que dificultam a compreensibilidade para alguns usuários da contabilidade devem ser excluídas das demonstrações contábeis.

 

Está correto o que se afirma APENAS em:


II, III e IV.


I e II.


I, II e III.


III e IV.


II e III.

A contabilidade permite aos seus usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade. O processo decisório pode decorrer das informações contábeis, pois possibilitam análise profunda e demarcação de tendências. Sendo então, a contabilidade uma valorosa ferramenta, as informações contábeis não ficam restritas apenas aos limites internos da empresa.

 

Assinale abaixo a alternativa que contenha apenas usuários externos utilizam-se das informações contábeis para tomada de decisão fora dos limites da empresa:


Clientes, Alunos em processo de aprendizagem, Funcionários e Diversos Institutos.


Analista Financeiro interno, Clientes, Perito, Auditor Interno e Auditor Externo.


Funcionários, Receita Federal, Consultores, Empresas Financeiras e Auditores.


Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos e Clientes.


Funcionários, Investidores, Advogados, Clientes e Fornecedores.

O Brasil vem se destacando no cenário internacional quanto à implementação das Normas Contábeis. Neste processo alguns órgãos atuam fortemente no apoio aos Contadores e/ou regulação das práticas contábeis. Assinale abaixo a alternativa que NÃO CONTENHA um órgão apoiador ou regulador das práticas contábeis internacionais, no Brasil.


Comite de Pronunciamentos Contábeis (CPC).


Conselho Regional de Contabilidade (CRC).


International Accounting Standards - IASB


Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (SINDIFISCO)


Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das seguintes entidades: ABRASCA, APIMEC NACIONAL, BOVESPA, Conselho Federal de Contabilidade, FIPECAFI e IBRACON em função das necessidades de convergência internacional das normas contábeis, centralização na emissão de normas dessa natureza, representação e processo democrático na produção dessas informações.

 

Neste contexto, quais são os produtos do CPC?


Pronunciamentos técnicos, orientações e demonstrações contábeis das empresas privadas.


Pronunciamentos técnicos, orientações e interpretações acerca exclusivamente das empresas públicas brasileiras.


Pronunciamentos técnicos, atendimento individuais e presenciais ao contadores e interpretações gerais.


Pronunciamentos técnicos, orientações e interpretações.


Pronunciamentos técnicos, orientações e demonstrações contábeis das empresas públicas brasileiras.

O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, que por sua vez compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros. Já o Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação e por fim, o Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Considerando que a melhor situação financeira para uma entidade é não possuir dívida  e embasado nos procedimentos de elaboração do balanço, assinale a opção, que descreve corretamente a situação mais favorável para uma empresa, do ponto de vista estritamente financeiro


 ativo - passivo - patrimônio líquido = 0


 ativo - patrimônio líquido = 0


 patrimônio líquido = 0


 ativo - passivo = 0


 passivo - patrimônio líquido = 0

O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. No Balanço Patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e são agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Sabendo que patrimônio de uma empresa é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de sua propriedade, dividindo - se em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, assinale a alternativa que NÃO é sinônimo de Ativo:  


Patrimônio Bruto.


Aplicação dos Recursos.


Capital de Terceiros.


Capital Aplicado.


Lucro liquido

Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. Com base nessa observação, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

(   )  Estão fora do alcance da Estrutura Conceitual informações financeiras elaboradas para fins exclusivamente fiscais.

(   )  Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Por esta razão, informações sobre assuntos complexos devem ser excluídas por serem de difícil entendimento para usuários que não conheçam as particularidades do negócio.

(   )  Regime de Competência e Continuidade são apresentados na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis como pressupostos básicos.

(  ) Compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade são apresentadas na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis como pressupostos básicos.

 

A sequência CORRETA é:


F, F, V, F.


F, F, F, F.


V, F, V, F.


V, V, F, F.


V, V, V, F.

O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. Sabendo que os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido, é correto afirmar que:


Ativo é a entrada ou aumento de recursos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido.


Passivo é a redução de recursos que resultam em acréscimo do patrimônio líquido.


Patrimônio Líquido é uma obrigação presente da Entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade.


Passivo é o valor residual dos ativos da Entidade depois de deduzidos todos os componentes do patrimônio líquido.


Ativo é um recurso controlado pela Entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.

Páginas: 123456