FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

Orogênese é o processo de formação de montanhas, especialmente por dobramentos e falhas. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre o assunto, julgue as alternativas abaixo como verdadeiras e falsas:

(  ) São exemplos de montanhas formadas por movimentos orogenéticos os Andes, os Alpes, o Himalaia, entre outros.

(  ) A orogênese é um processo que acontece quando as placas se deslocam por movimento vertical, resultando em planaltos.

(  ) A orogênese ocorre onde há áreas de separação de placas tectônicas, liberando o magma das profundezas do manto para a superfície.

(  ) Os processos orogenéticos ocorrem quando há uma margem continental ativa em interação constante com uma placa descendente.

(  ) As bacias são produtos típicos dos movimentos orogenéticos. Elas formam a base para a acumulação de sedimentos.

A sequência que preenche CORRETAMENTE a lacuna acima é:


VFFVF


VVFVF


VFVVV 


FFFVF


VFVFV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

As forças endógenas da Terra são capazes de formar relevos por meio de dois processos: epirogenia e orogenia, ambos articulados com o movimento da deriva continental. Sobre esses processos julgue como verdadeiras ou falsas as seguintes sentenças:

(  ) Tanto a epirogenia quanto a orogenia são processos ligados aos movimentos de placas tectônicas, consequência da atuação de agentes ou forças internas do Planeta.

(  ) A orogênese pode ser traduzida como a formação de montanhas em razão da movimentação horizontal de placas tectônicas.

(  ) As montanhas dificilmente são criadas em conjunto, ou seja, como cordilheiras, pois os processos que as originam são pontuais, como o são os vulcões, por exemplo.

(  ) A epirogênese resulta do soerguimento de placas tectônicas, que formam depressões onde serão depositados sedimentos que se transformarão em rochas.

(  ) A epirogênese designa um fenômeno geológico em que as placas tectônicas apresentam movimento descendente ou ascendente, portanto, vertical.

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


VVFFF


VFVFV


VVFFV


FVFVV


FVFFV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

A Deriva Continental foi uma teoria proposta em 1912 por Alfred Wegener para explicar a semelhança entre as bordas dos continentes, sugerindo a representação de um quebra-cabeças. Os fósseis e as formações geológicas encontrados em partes diferentes do globo corroboraram com a ideia de que todos os continentes já estiveram unidos. Com base nos estudos da sobre esse assunto, leia e julgue as assertivas a seguir.

01) A explicação proposta pelo alemão Alfred Wegener, que envolve a movimentação das massas continentais, também é conhecida com “teoria da translação dos continentes”.

02) As placas tectônicas continentais são sempre mais densas do que as placas oceânicas. Por este motivo as placas continentais tendem a se subjazer às oceânicas.

04) As zonas de subdução são aquelas localizadas nas bordas das placas oceânicas, que são “sugadas” para o interior da crosta onde são novamente derretidas, g raças às elevadas temperaturas.

08) Segundo a Teoria de Wegener os continentes atuais estiveram unidos em torno de três grandes blocos, que foram denominados Pangeia, Laurásia e Gondwana.

16) Há uma lista de evidências comprobatórias da união remota dos continentes atuais. Entre elas podemos citar a semelhança entre as cadeias de montanhas da Serra do Cabo e da Sierra de la Ventana. 

A soma dos números correspondentes às assertivas corretas é:


21


14


15


23


28

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.

A Terra tem, em média, 6.400 km de diâmetro. O conhecimento de seu interior se baseia em métodos diretos e indiretos, já que as sondagens diretas mais profundas não são capazes de ultrapassar muito mais de 10.000 metros de escavação.

Considerando a divisão interna é correto afirmar que a camada intermediária da Terra tem espessura de, aproximadamente, 2.900 km e é denominada:


Manto.


Núcleo.


Crosta.


Litosfera.


Magma.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.

A Geologia nos auxilia a compreender uma série de eventos que ocorreram e ocorrem com e na Terra, influenciando a dinâmica natural dos ecossistemas. Com base em seus estudos e conhecimentos sobre o planeta Terra, sua história, elementos e dinâmica, leias as afirmativas abaixo, analise-as, e assinale a seguir a alternativa que indica somente as frases CORRETAS.

 

I)Estima-se que a idade da Terra seja de, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos.

II)Embora não haja, comumente, a representação do formato real da Terra, sua forma pode ser comparada a um elipsoide, ou seja, é achatada nos polos.

III)Muitos meteoritos encontrados foram de grande utilidade para determinar aspectos e elementos relativos à constituição mineralógica da Terra, sua idade, densidade, etc.

IV)O planeta Terra é dividido em camadas: núcleo, manto e crosta, sendo esta última a mais densa, por ser constituída por minerais mais pesados.

V)Segundo a escala do tempo geológico os mamíferos teriam surgido na era Paleozoica, palavra que significa “vida antiga”.

 

Estão corretas as frases identificadas pelos números:


II, IV e V.
III, IV e V.
II, III, e IV.
I, II, III e IV.
I, II e III.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.

As rochas expostas à ação do clima e dos seres vivos sofrem intemperismo e erosão. Sobre esse fenômeno e as formações que dele podem resultar, observe a imagem abaixo e assinale a alternativa que se refere a tal formação.   

Fonte: Acervo EAD.


Os diques são formações de rochas que se solidificam em uma rocha pré-existente (encaixante). Portanto, se referem à uma formação magmática, sempre mais jovem do que a rocha encaixante


As falésias são escarpas situadas à beira-mar, originadas da ação erosiva das ondas do mar sobre o litoral, cujas costas são elevadas. Essas elevações estão constantemente sujeitas à ação abrasiva do mar.


Os rifts são feições de partes do globo em que houve uma fratura acompanhada de um afastamento, em direções opostas. O resultado são escarpas de falhas, em zonas de graben ou horst.  


A maioria dos desertos é formada pela acumulação de areia. Costumam apresentar pouca ou nenhuma vegetação. Nos desertos há importante participação da erosão eólica, ou seja, provocada pelo vento. 


Sedimentos clásticos são acumulações de fragmentos de rochas transportados fisicamente, produzidos pelo intemperismo de rochas. No caso da imagem, trata-se de acumulações depositadas por água ou vento. 

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.

 As formas de relevo elaboradas por processos internos à Terra são constantemente modificadas pelos agentes externos, que “desenham” as formas de relevo e são conhecidos como modeladores deste. Podem ser considerados agentes modeladores do relevo terrestre:

 I)             A ação dos oceanos e das geleiras.

 II)            A ação das águas doces e dos ventos.

 III)           A ação das falésias e dos fiordes.

 IV)          A ação dos clastos e da ablação.

 Completam corretamente a frase as opções:


I e III


III e IV


I e II


II e III


I e IV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.

A ação dos agentes internos ou forças endógenas são responsáveis por mudanças históricas na configuração dos continentes. Esta teoria, denominada “Deriva dos Continentes”, foi elaborada por Alfred Wegener, que se apoiou em evidências geofísicas, geológicas, paleontológicas, paleoclimáticas e geodésicas para comprovar sua tese.


“A primeira ideia de translações continentais veio-me ao espírito em 1910. Ao considerar o mapa do globo, fui subitamente atingido pela concordância das costas do Atlântico, mas ao princípio não me detive, pois achava semelhantes translações inverosímeis. No Outono de 1911, tive conhecimento de conclusões paleontológicas que admitiam a existência de uma antiga ligação por terra entre o Brasil e a África. Isto levar-me-ia a fazer um exame prévio e sumário dos resultados relacionados com o problema das translações”. (in WEGENER, A., A Gênese dos continentes e dos oceanos. Teoria das Translações Continentais, 1912).

 

Com base em seus conhecimentos sobre o assunto e o texto de Wegener, leia atentamente as afirmativas abaixo. Posteriormente, some os números correspondentes às sentenças corretas e assinale a alternativa que a apresente:

 

(01) um dos fatores que mais dificultam a comprovação do movimento das placas tectônicas é a inexistência de registros fósseis de fauna ou flora comuns em diferentes continentes.

 (02) as pressões exercidas pelos movimentos convectivos do manto geram as perturbações geológicas que atingem a crosta, como os terremotos e o vulcanismo.

(04) o território brasileiro, por se localizar em uma região afastada das zonas de convergência ou afastamento das placas, apresenta relativa estabilidade tectônica.

(08) a área de expansão do assoalho oceânico do Atlântico correlaciona-se com a geração de montanhas, no caso, a Cordilheira Mesoatlântica.

(16) Já no século XX Wegener afirmava que evidências paleontológicas registravam uma antiga ligação territorial entre o continente sul-americano e o continente africano.

 

O resultado da soma referente às alternativas corretas é igual a:


30


15


28


14


31

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.

A erosão é um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície, que pode ocorrer por ação de fenômenos da natureza ou do ser humano. De acordo com nossos estudos sobre erosão, julgue as sentenças a seguir como verdadeiras ou falsas:


(  ) No que se refere às ações da natureza podemos citar o mar como principal causador da erosão. Ao atingir o solo em forma de tsunamis, tão frequentes em qualquer lugar do mundo, provoca mudanças na consistência do terreno.

(  ) O ser humano pode ser um importante agente provocador das erosões. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo.

( ) A erosão tem provocado vários problemas para o ser humano. Constantemente ocorrem deslizamentos de terras em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas.

(  ) Não retirar coberturas vegetais de solos, planejar qualquer tipo de construção, monitorar as mudanças que ocorrem no solo e realizar o reflorestamento de áreas devastadas são algumas formas de evitar a erosão.

(  ) O relevo brasileiro é constituído, especialmente, por formas erodidas há milhares de anos por geleiras da última Era Glacial. Constata-se tal afirmação pela presença de fiordes no litoral do país.


A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


FVVVF


FFVVV


VVVVF


VVFVF


FVVVV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.

Por meio das formações rochosas é possível estudar e compreender o passado geológico da Terra. O mesmo acontece com o modelado terrestre, cuja interpretação revela as semelhanças e distinções entre os tipos de rochas, o clima e os processos geológicos relacionados à região onde se localizam determinadas formações geomorfológicas.

De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre rochas e formas de relevo, avalie as sentenças abaixo, julgando-as como verdadeiras e falsas:

I) O passado geológico da Terra se manifesta nas estruturas, composição e formas das rochas. As rochas indicam as condições que existiram no ambiente no passado.

II) A Geomorfologia é a ciência que se ocupa do estudo dos fósseis e busca acompanhar a evolução das espécies vivas. Portanto, as rochas fossilíferas são fundamentais para esse ramo da Geologia.

III) A história geológica da Terra se originou há 4,5 bilhões de anos. O calendário geológico é organizado em eras: proterozoica, paleozoica, mesozoica e cenozoica.

IV) Pelo movimento das placas tectônicas pode-se compreender a origem das formas da Terra. O tectonismo e o vulcanismo são processos formadores do relevo.

V) O relevo varia em função do tipo de rocha. Outros fatores, como o clima, não influenciam na forma externa da Terra. Há apenas dois tipos de relevo: montanhas e planícies.

Estão corretas as alternativas:


II, III, IV.


I, III, IV.


I, III, V.


III, IV, V.


I, II, III.

Páginas: 123456789