FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.

Conforme nossos estudos sobre tectônica global vimos que no encontro das placas tectônicas são formados três tipos de limites: convergentes, divergentes e transformantes.

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de limite de placas da imagem acima, associado corretamente à consequência do movimento exercido pelas placas:


Convergente, formando cadeias montanhosas, como a dos Andes e do Himalaia.


Divergente, formando dorsais oceânicas como entre as placas Sul-americana e Africana.


Divergente, formando cadeias montanhosas, como a dos Andes e do Himalaia.


Convergente, causando tsunamis e erupções vulcânicas no fundo dos oceanos.


Transformante, formando rift-valleys como no norte da África.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas te ctônicas”.

Vimos que a Terra está em constante transformação, tanto pela dinâmica dos fenômenos internos quanto pelos externos a ela. O seu dinamismo interno é refletido em sua configuração externa. As assertivas que seguem dizem respeito aos processos geodinâmicos internos e externos da Terra. Assinale a correta:  


As correntes de convecção do manto atuam diretamente no centro da Terra, e o deslocamento de massas produz, continuamente crateras em seu núcleo sólido. 


As forças endógenas do planeta estão relacionadas à toda forma de energia produzida no interior da Terra, responsáveis pela estruturação do relevo. 


Vulcanismo, terremoto, orogênese e epirogênese são exemplos de movimentos da crosta terrestre provocados por alterações climáticas recentes.


Os processos geológicos que atuam no interior da Terra dependem da energia atuante sobre sua superfície. Esses processos internos são denominados exogenéticos. 


Os agentes internos do relevo estão relacionados à toda forma de energia atuando sobre a superfície terrestre, cuja propulsora é a água, em seus movimentos. 

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.

A compreensão das Eras Geológicas favorece a percepção dos tipos de terrenos de cada região, bem como o seu possível aproveitamento econômico. Sobre o assunto, assinale a opção correta:


As bacias sedimentares são terrenos datados do Pré-cambriano.


As montanhas recentes são oriundas da Era Cenozoica do Período Terciário.


Na Escala Geológica do Tempo há apenas Eras e Tempo.


A separação da Pangeia ocorreu na era Pré-cambriana.


O tempo geológico equivale ao tempo cronológico normal.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.


A litosfera é fragmentada, em média, em doze placas que podem deslizar, convergir ou separar umas das outras à medida que se movimentam sobre a astenosfera. Analise as sentenças a seguir e veja quais alternativas estão verdadeiras e quais estão falsas.


(  ) Os movimentos de placas tectônicas são denominados divergentes quando ocorrem em locais de choque das mesmas, originando montanhas.

(  ) As atividades vulcânicas estão associadas aos dutos vulcânicos formados pelas pressões do manto e às linhas de falhas ou fraturas da crosta.

(  ) As tensões geológicas se tornam mais evidentes em áreas próximas aos limites entre placas tectônicas, onde as atividades sísmica e vulcânica são periódicas.

(  ) As chamadas zonas de subducção são resultantes do choque de placas tectônicas de densidades diferentes, o que acontece entre placas continentais e oceânicas.

(  ) Movimentos convergentes de placas tectônicas são caracterizados pelo afastamento dos blocos envolvidos. São processos exógenos que atuam na formação dos relevos terrestres.


A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


VVFVF


FFVVV


VFVVF


FVVVF


FVVFV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.


O intemperismo e a erosão são processos geológicos fundamentais no ciclo das rochas. Atuam em conjunto com o tectonismo e vulcanismo, já que transformam os materiais rochosos em sedimentos e solos. Sobre intemperismo e erosão assinale o que estiver correto: 


O vento é um agente de deposição. Capta os sedimentos extraídos por agentes erosivos e age apenas em processos construtivos de depósitos de detritos. 


O ser humano não pode ser considerado um agente modificador do relevo já que, quando destituído de tecnologias, não é capaz de grandes ações transformadoras. 


As ações do clima e do tempo, a presença ou ausência de solo, e as propriedades da rocha-matriz são fatores determinantes na meteorização das rochas.


As águas fluviais escavam vales em processo abrupto de rompimento. Sua ação destrói continuamente depósitos de barras fluviais e de planícies de inundação.  


A erosão marinha não pode ser considerada destrutiva, mas apenas construtiva. Isso acontece graças à acumulação marinha, que resulta nas restingas e nos recifes. 

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.

Os vulcões são formados por lavas e material piroclástico e constituem feições morfológicas altamente suscetíveis à ação de agentes externos à crosta terrestre. Sobre o tema vulcanismo, assinale a opção correta:


O Cinturão de Fogo do Pacífico é um dos locais onde ocorrem as principais concentrações de vulcões. 


Os vulcões estão dissociados da formação de ilhas de montanhas. O que explica essas formações são apenas os dobramentos modernos. 


O fenômeno vulcanismo está relacionado ao movimento de placas tectônicas que afundam por sobrecarga de material em sua superfície. 


As depressões vulcanotectônicas podem ser criadas a partir de cones vulcânicos, campos de escórias e corridas de lavas. 


As rochas vulcânicas são escassas na superfície terrestre, já que o vulcanismo é um fenômeno interno ao planeta.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.

As rochas são agregados naturais constituídos por minerais. Algumas são formadas por um único mineral, como o calcário (sedimentar); outras, por vários minerais, como o granito (foto abaixo). Vimos também que, conforme a gênese, a rocha pode ser inclusa em três grandes grupos.


Rocha: granito, rocha ígnea
 
Fonte: fotografado por Fonseca, 2010

 

Desta forma, analise as afirmações abaixo, sobre tipos de rochas, e veja quais estão corretase quais estão incorretas:

 

(  ) As rochas ígneas ou magmáticas se formam a partir da solidificação do magma dentro (plutônicas) ou fora (vulcânicas) da crosta. Ex.: basalto e granito.

                                                  

(  ) As rochas metamórficas são formadas a partir de uma pré-existente. As altas pressões e temperaturas as metamorfizam. Ex.: gnaisse e mármore.

 

(  ) As rochas sedimentares são formadas a partir da deposição de sedimentos, seguida de processos de cimentação que os transformaram em rocha. Ex.: arenito e calcário.

 

(  ) As rochas magmáticas ou metamórficas se formam pela sedimentação de materiais provenientes de rochas pre-existentes. Ex.: varvito e ardósia.

 

(  ) As rochas ígneas são as mais raras de serem encontradas na crosta terrestre, já que os processos vulcânicos ocorrem em áreas suboceânicas. Ex.: diabásio e diorito.

 

 A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


FFVVV


FVVFF


FVFVF


VVVFF


VVFFV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”. 

As rochas sedimentares apresentam origem relacionada aos processos externos que atuam na litosfera. A esse respeito e de acordo com seus estudos, assinale a opção correta:


As rochas sedimentares se dividem em químicas, magmáticas e ígneas.


As rochas sedimentares classificam-se em plutônica e abissal.


As rochas sedimentares são resultantes de um processo de metamorfismo.


As rochas sedimentares podem ser mecânicas, orgânicas e químicas.


As rochas sedimentares podem ser efusivas e abissais.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”. 

As rochas apresentam valor econômico, sendo empregadas em atividades diversas. De acordo com seus estudos, assinale a opção correta:


O mármore é uma rocha sedimentar utilizada para fazer cimento.


A ardósia é uma rocha magmática utilizada para fazer brita.


O basalto é uma rocha sedimentar empregada na produção de telhas.


O calcário é uma rocha sedimentar utilizada na produção de cimento.


O arenito é uma e rocha magmática empregada na produção de areia.

Páginas: 123456789