FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
Conforme Jurandir Ross (1995) a rigidez da superfície terrestre pode ser aparente, mas não é real. Sua dinâmica, em verdade, resulta da atuação antagônica de forças cujas fontes energéticas são distintas. Com base nessa temática assinale a opção correta:
O intemperismo é um exemplo de processo exógeno.
A orogênese modela o relevo, sendo um processo escultural.
A erosão é um dos processos endógenos de maior atuação.
A sedimentação é um tipo de processo endógeno.
A epirogênese é um processo que esculpe o relevo terrestre.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
O relevo é formado por processos decorrentes do interior do planeta, a partir de agentes endógenos. Os agentes exógenos, no entanto, são os grandes responsáveis pelo intemperismo das rochas e modelamento do relevo.
Leia as assertivas abaixo, que discorrem sobre os principais agentes do modelamento terrestre, e a assinale o que estiver CORRETO:
O ser humano, embora possa, por meio de diversos meios tecnológicos, interferir na natureza, não pode ser considerado um agente exógeno de atuação no relevo, pois sua ação não é natural, mas artificial.
A água é um importante agente exógeno que atua no relevo. Quando a água que trabalha a rocha é marinha, o sal associado à água desempenha importante papel destrutivo, denominado abrasão.
Por meio do processo de deflação o gelo é capaz de modelar o relevo. Pode-se afirmar que seu trabalho é mais intenso do que o realizado por rios e pelo vento. Tal tipo de erosão é denominado glaciária.
O vento é o principal agente geológico de modelamento dos relevos. A erosão eólica erode e esculpe escarpas, formando vales como o Grand Canyon, além de depositar importantes quantidades de sedimentos.
O vento é um importante agente exógeno de transformação do relevo, por sua ação na deposição de detritos. No entanto, sua força é muito sutil para que seja capaz de erodir uma rocha.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
As montanhas são chamadas de acidentes geográficos. São formadas por processos diversos e, geralmente, se apresentam em cadeias ou cordilheiras. De acordo com nossos estudos sobre a origem das montanhas leia as assertivas abaixo e veja quais estão corretas:
I) As cadeias de montanhas mais famosas do mundo estão em áreas sujeitas à complexas perturbações, como dobramentos e atividade vulcânica.
II) As montanhas de origem vulcânica são formadas pelo acúmulo de material que as partes profundas da crosta expelem.
III) As montanhas produzidas por falhamentos são resultado da erosão. Suas bordas são trabalhadas por esse processo, apresentando-se escarpadas.
IV) As montanhas podem ser de origem vulcânica, produzidas por dissecação erosiva, produzidas por falhamentos ou produzidas por dobramentos.
V) As montanhas brasileiras são exemplos de montanhas produzidas por dobramentos, por isso há grandes elevações no país.
Estão CORRETAS as alternativas:
III, IV e V
II, IV e V
I, II e III
I, II e IV
II, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre Teoria da deriva continental e placas tectônicas.
A Teoria da Tectônica de Placas procura explicar a formação dos continentes e dos oceanos, bem como do relevo submarino. Entre as proposições sobre esta teoria, considere as seguintes:
I. A Cordilheira ou Dorsal Meso-oceânica do Atlântico é formada a partir do afastamento de apenas duas placas tectônicas: norte-americana e africana.
II. A Cordilheira dos Andes, bem como a do Himalaia são formadas a partir do afastamento de duas placas tectônicas.
III. O vulcanismo e os terremotos podem ser consequências diretas da movimentação das placas tectônicas.
Com relação às assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
Apenas a assertiva I é verdadeira.
As assertivas II e III são verdadeiras.
Apenas a assertiva II é verdadeira.
Apenas a assertiva III é verdadeira.
As assertivas I e II são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.
A Geomorfologia é uma disciplina de apoio à Geografia na interpretação das condições do espaço geográfico, para o planejamento urbano e regional, análise ambiental, entre outros. Neste sentido, está correto afirmar que a Geomorfologia:
Estuda as formas do relevo terrestre e os diferentes processos erosivos e deposicionais.
Avalia as características, a qualidade e quantidade de minerais disponíveis nas rochas.
Pesquisa as diferentes formações vegetais e sua distribuição no espaço.
Analisa as condições de oscilações de temperatura e distribuição das chuvas.
Contribui para a identificação e quantificação dos mananciais de águas subterrâneas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
As rochas expostas à ação do clima e dos seres vivos sofrem intemperismo e erosão. Sobre esse fenômeno e as formações que dele podem resultar, OBSERVE A IMAGEM abaixo e assinale a alternativa QUE SE REFERE A TAL FORMAÇÃO:
Fonte: Acervo EAD.
A maioria dos desertos é formada pela acumulação de areia. Costumam apresentar pouca ou nenhuma vegetação. Nos desertos há importante participação da erosão eólica, ou seja, provocada pelo vento.
Sedimentos clásticos são acumulações de fragmentos de rochas transportados fisicamente, produzidos pelo intemperismo de rochas. No caso da imagem, trata-se de acumulações depositadas por água ou vento.
Os rifts são feições de partes do globo em que houve uma fratura acompanhada de um afastamento, em direções opostas. O resultado são escarpas de falhas, em zonas de graben ou horst.
As falésias são escarpas situadas à beira-mar, originadas da ação erosiva das ondas do mar sobre o litoral, cujas costas são elevadas. Essas elevações estão constantemente sujeitas à ação abrasiva do mar.
Os diques são formações de rochas que se solidificam em uma rocha pré-existente (encaixante). Portanto, se referem à uma formação magmática, sempre mais jovem do que a rocha encaixante.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
A atuação dos agentes internos à crosta é responsável por modificar a superfície do planeta, produzindo soerguimentos e falhas em rochas mais frágeis. Além disso, são as forças que vêm do interior da Terra que provocam os estragos relacionados aos terremotos, vulcanismo e tsunamis. A origem de vários fenômenos percebidos na crosta terrestre é explicada pela Teoria de Placas Tectônicas. Considerando esse fato, avalie os itens seguintes:
I. As zonas de contato de placas são as regiões mais sensíveis e vulneráveis à ocorrência de abalos sísmicos e vulcanismo, bem como aparecimento de dobras e fraturas.
II. As grandes dorsais meso-oceânicas são formadas nas zonas de divergência de placas no fundo dos oceanos, pelos “vazamentos” de lava e depósitos que originam rochas magmáticas.
III. A origem da Cordilheira do Himalaia está associada à divergência ou separação das placas Indo-Australiana e Euro-Asiática, em direção ao Leste e Oeste, respectivamente.
IV. A ocorrência de subducção no contato entre placas de Nazca e Sul-Americana, a primeira mergulhando sob a segunda, explica a formação e a contínua elevação da Cordilheira dos Andes.
V. Quando as rochas são maleáveis, as pressões internas dão origem às fraturas ou falhas. Quando as rochas são rígidas levam à formação de dobramentos.
Todas as informações estão corretas em:
I, II e IV
I, II e V
II, III e IV
I, III e V
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
O relevo apresenta formas e feições capazes de individualizar um ambiente. Embora sejam constantemente alteradas, essas formas são promovidas por eventos que ocorrem em escalas espaciais e temporais variadas. Sobre as formas e unidades de relevo assinale a opção correta:
As planícies são terrenos inclinados localizados em formações geológicas cristalinas.
As cuestas são formas de relevos localizadas em terrenos cristalinos, onde inexiste erosão.
Nos planaltos os processos transformadores predominantes são de deposição de sedimentos.
As planícies são áreas submetidas ao predomínio da erosão e não da sedimentação.
As cuestas representam cristas assimétricas que se formam pela inclinação e erosão de uma sequência de camadas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Sobre o assunto, assinale a opção correta:
As rochas são agregados de uma ou mais espécies de minerais.
As rochas sedimentares vieram lentamente do interior da Terra.
As rochas sedimentares foram submetidas a altas pressões e temperaturas.
As rochas metamórficas são imutáveis e isentas da meteorização.
As rochas magmáticas intrusivas são oriundas da sedimentação.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
Vimos em nossos estudos que as elevações e rebaixamentos da superfície da crosta terrestre são denominadas relevo. A formação do relevo se dá, especialmente, pelas pressões exercidas pelo magma na parte inferior da crosta. Observe a imagem:
Fonte: Acervo EAD
Nas regiões aonde o magma vem à superfície submersa da Terra, pelos interstícios, cria extensas formações do relevo, conhecidas como:
O intemperismo é um exemplo de processo exógeno.
A orogênese modela o relevo, sendo um processo escultural.
A erosão é um dos processos endógenos de maior atuação.
A sedimentação é um tipo de processo endógeno.
A epirogênese é um processo que esculpe o relevo terrestre.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
O relevo é formado por processos decorrentes do interior do planeta, a partir de agentes endógenos. Os agentes exógenos, no entanto, são os grandes responsáveis pelo intemperismo das rochas e modelamento do relevo.
Leia as assertivas abaixo, que discorrem sobre os principais agentes do modelamento terrestre, e a assinale o que estiver CORRETO:
O ser humano, embora possa, por meio de diversos meios tecnológicos, interferir na natureza, não pode ser considerado um agente exógeno de atuação no relevo, pois sua ação não é natural, mas artificial.
A água é um importante agente exógeno que atua no relevo. Quando a água que trabalha a rocha é marinha, o sal associado à água desempenha importante papel destrutivo, denominado abrasão.
Por meio do processo de deflação o gelo é capaz de modelar o relevo. Pode-se afirmar que seu trabalho é mais intenso do que o realizado por rios e pelo vento. Tal tipo de erosão é denominado glaciária.
O vento é o principal agente geológico de modelamento dos relevos. A erosão eólica erode e esculpe escarpas, formando vales como o Grand Canyon, além de depositar importantes quantidades de sedimentos.
O vento é um importante agente exógeno de transformação do relevo, por sua ação na deposição de detritos. No entanto, sua força é muito sutil para que seja capaz de erodir uma rocha.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
As montanhas são chamadas de acidentes geográficos. São formadas por processos diversos e, geralmente, se apresentam em cadeias ou cordilheiras. De acordo com nossos estudos sobre a origem das montanhas leia as assertivas abaixo e veja quais estão corretas:
I) As cadeias de montanhas mais famosas do mundo estão em áreas sujeitas à complexas perturbações, como dobramentos e atividade vulcânica.
II) As montanhas de origem vulcânica são formadas pelo acúmulo de material que as partes profundas da crosta expelem.
III) As montanhas produzidas por falhamentos são resultado da erosão. Suas bordas são trabalhadas por esse processo, apresentando-se escarpadas.
IV) As montanhas podem ser de origem vulcânica, produzidas por dissecação erosiva, produzidas por falhamentos ou produzidas por dobramentos.
V) As montanhas brasileiras são exemplos de montanhas produzidas por dobramentos, por isso há grandes elevações no país.
Estão CORRETAS as alternativas:
III, IV e V
II, IV e V
I, II e III
I, II e IV
II, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre Teoria da deriva continental e placas tectônicas.
A Teoria da Tectônica de Placas procura explicar a formação dos continentes e dos oceanos, bem como do relevo submarino. Entre as proposições sobre esta teoria, considere as seguintes:
I. A Cordilheira ou Dorsal Meso-oceânica do Atlântico é formada a partir do afastamento de apenas duas placas tectônicas: norte-americana e africana.
II. A Cordilheira dos Andes, bem como a do Himalaia são formadas a partir do afastamento de duas placas tectônicas.
III. O vulcanismo e os terremotos podem ser consequências diretas da movimentação das placas tectônicas.
Com relação às assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
Apenas a assertiva I é verdadeira.
As assertivas II e III são verdadeiras.
Apenas a assertiva II é verdadeira.
Apenas a assertiva III é verdadeira.
As assertivas I e II são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.
A Geomorfologia é uma disciplina de apoio à Geografia na interpretação das condições do espaço geográfico, para o planejamento urbano e regional, análise ambiental, entre outros. Neste sentido, está correto afirmar que a Geomorfologia:
Estuda as formas do relevo terrestre e os diferentes processos erosivos e deposicionais.
Avalia as características, a qualidade e quantidade de minerais disponíveis nas rochas.
Pesquisa as diferentes formações vegetais e sua distribuição no espaço.
Analisa as condições de oscilações de temperatura e distribuição das chuvas.
Contribui para a identificação e quantificação dos mananciais de águas subterrâneas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
As rochas expostas à ação do clima e dos seres vivos sofrem intemperismo e erosão. Sobre esse fenômeno e as formações que dele podem resultar, OBSERVE A IMAGEM abaixo e assinale a alternativa QUE SE REFERE A TAL FORMAÇÃO:
Fonte: Acervo EAD.
A maioria dos desertos é formada pela acumulação de areia. Costumam apresentar pouca ou nenhuma vegetação. Nos desertos há importante participação da erosão eólica, ou seja, provocada pelo vento.
Sedimentos clásticos são acumulações de fragmentos de rochas transportados fisicamente, produzidos pelo intemperismo de rochas. No caso da imagem, trata-se de acumulações depositadas por água ou vento.
Os rifts são feições de partes do globo em que houve uma fratura acompanhada de um afastamento, em direções opostas. O resultado são escarpas de falhas, em zonas de graben ou horst.
As falésias são escarpas situadas à beira-mar, originadas da ação erosiva das ondas do mar sobre o litoral, cujas costas são elevadas. Essas elevações estão constantemente sujeitas à ação abrasiva do mar.
Os diques são formações de rochas que se solidificam em uma rocha pré-existente (encaixante). Portanto, se referem à uma formação magmática, sempre mais jovem do que a rocha encaixante.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
A atuação dos agentes internos à crosta é responsável por modificar a superfície do planeta, produzindo soerguimentos e falhas em rochas mais frágeis. Além disso, são as forças que vêm do interior da Terra que provocam os estragos relacionados aos terremotos, vulcanismo e tsunamis. A origem de vários fenômenos percebidos na crosta terrestre é explicada pela Teoria de Placas Tectônicas. Considerando esse fato, avalie os itens seguintes:
I. As zonas de contato de placas são as regiões mais sensíveis e vulneráveis à ocorrência de abalos sísmicos e vulcanismo, bem como aparecimento de dobras e fraturas.
II. As grandes dorsais meso-oceânicas são formadas nas zonas de divergência de placas no fundo dos oceanos, pelos “vazamentos” de lava e depósitos que originam rochas magmáticas.
III. A origem da Cordilheira do Himalaia está associada à divergência ou separação das placas Indo-Australiana e Euro-Asiática, em direção ao Leste e Oeste, respectivamente.
IV. A ocorrência de subducção no contato entre placas de Nazca e Sul-Americana, a primeira mergulhando sob a segunda, explica a formação e a contínua elevação da Cordilheira dos Andes.
V. Quando as rochas são maleáveis, as pressões internas dão origem às fraturas ou falhas. Quando as rochas são rígidas levam à formação de dobramentos.
Todas as informações estão corretas em:
I, II e IV
I, II e V
II, III e IV
I, III e V
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
O relevo apresenta formas e feições capazes de individualizar um ambiente. Embora sejam constantemente alteradas, essas formas são promovidas por eventos que ocorrem em escalas espaciais e temporais variadas. Sobre as formas e unidades de relevo assinale a opção correta:
As planícies são terrenos inclinados localizados em formações geológicas cristalinas.
As cuestas são formas de relevos localizadas em terrenos cristalinos, onde inexiste erosão.
Nos planaltos os processos transformadores predominantes são de deposição de sedimentos.
As planícies são áreas submetidas ao predomínio da erosão e não da sedimentação.
As cuestas representam cristas assimétricas que se formam pela inclinação e erosão de uma sequência de camadas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Sobre o assunto, assinale a opção correta:
As rochas são agregados de uma ou mais espécies de minerais.
As rochas sedimentares vieram lentamente do interior da Terra.
As rochas sedimentares foram submetidas a altas pressões e temperaturas.
As rochas metamórficas são imutáveis e isentas da meteorização.
As rochas magmáticas intrusivas são oriundas da sedimentação.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
Vimos em nossos estudos que as elevações e rebaixamentos da superfície da crosta terrestre são denominadas relevo. A formação do relevo se dá, especialmente, pelas pressões exercidas pelo magma na parte inferior da crosta. Observe a imagem:
Fonte: Acervo EAD
Nas regiões aonde o magma vem à superfície submersa da Terra, pelos interstícios, cria extensas formações do relevo, conhecidas como:
O ser humano, embora possa, por meio de diversos meios tecnológicos, interferir na natureza, não pode ser considerado um agente exógeno de atuação no relevo, pois sua ação não é natural, mas artificial.
A água é um importante agente exógeno que atua no relevo. Quando a água que trabalha a rocha é marinha, o sal associado à água desempenha importante papel destrutivo, denominado abrasão.
Por meio do processo de deflação o gelo é capaz de modelar o relevo. Pode-se afirmar que seu trabalho é mais intenso do que o realizado por rios e pelo vento. Tal tipo de erosão é denominado glaciária.
O vento é o principal agente geológico de modelamento dos relevos. A erosão eólica erode e esculpe escarpas, formando vales como o Grand Canyon, além de depositar importantes quantidades de sedimentos.
O vento é um importante agente exógeno de transformação do relevo, por sua ação na deposição de detritos. No entanto, sua força é muito sutil para que seja capaz de erodir uma rocha.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
As montanhas são chamadas de acidentes geográficos. São formadas por processos diversos e, geralmente, se apresentam em cadeias ou cordilheiras. De acordo com nossos estudos sobre a origem das montanhas leia as assertivas abaixo e veja quais estão corretas:
I) As cadeias de montanhas mais famosas do mundo estão em áreas sujeitas à complexas perturbações, como dobramentos e atividade vulcânica.
II) As montanhas de origem vulcânica são formadas pelo acúmulo de material que as partes profundas da crosta expelem.
III) As montanhas produzidas por falhamentos são resultado da erosão. Suas bordas são trabalhadas por esse processo, apresentando-se escarpadas.
IV) As montanhas podem ser de origem vulcânica, produzidas por dissecação erosiva, produzidas por falhamentos ou produzidas por dobramentos.
V) As montanhas brasileiras são exemplos de montanhas produzidas por dobramentos, por isso há grandes elevações no país.
Estão CORRETAS as alternativas:
III, IV e V
II, IV e V
I, II e III
I, II e IV
II, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre Teoria da deriva continental e placas tectônicas.
A Teoria da Tectônica de Placas procura explicar a formação dos continentes e dos oceanos, bem como do relevo submarino. Entre as proposições sobre esta teoria, considere as seguintes:
I. A Cordilheira ou Dorsal Meso-oceânica do Atlântico é formada a partir do afastamento de apenas duas placas tectônicas: norte-americana e africana.
II. A Cordilheira dos Andes, bem como a do Himalaia são formadas a partir do afastamento de duas placas tectônicas.
III. O vulcanismo e os terremotos podem ser consequências diretas da movimentação das placas tectônicas.
Com relação às assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
Apenas a assertiva I é verdadeira.
As assertivas II e III são verdadeiras.
Apenas a assertiva II é verdadeira.
Apenas a assertiva III é verdadeira.
As assertivas I e II são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.
A Geomorfologia é uma disciplina de apoio à Geografia na interpretação das condições do espaço geográfico, para o planejamento urbano e regional, análise ambiental, entre outros. Neste sentido, está correto afirmar que a Geomorfologia:
Estuda as formas do relevo terrestre e os diferentes processos erosivos e deposicionais.
Avalia as características, a qualidade e quantidade de minerais disponíveis nas rochas.
Pesquisa as diferentes formações vegetais e sua distribuição no espaço.
Analisa as condições de oscilações de temperatura e distribuição das chuvas.
Contribui para a identificação e quantificação dos mananciais de águas subterrâneas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
As rochas expostas à ação do clima e dos seres vivos sofrem intemperismo e erosão. Sobre esse fenômeno e as formações que dele podem resultar, OBSERVE A IMAGEM abaixo e assinale a alternativa QUE SE REFERE A TAL FORMAÇÃO:
Fonte: Acervo EAD.
A maioria dos desertos é formada pela acumulação de areia. Costumam apresentar pouca ou nenhuma vegetação. Nos desertos há importante participação da erosão eólica, ou seja, provocada pelo vento.
Sedimentos clásticos são acumulações de fragmentos de rochas transportados fisicamente, produzidos pelo intemperismo de rochas. No caso da imagem, trata-se de acumulações depositadas por água ou vento.
Os rifts são feições de partes do globo em que houve uma fratura acompanhada de um afastamento, em direções opostas. O resultado são escarpas de falhas, em zonas de graben ou horst.
As falésias são escarpas situadas à beira-mar, originadas da ação erosiva das ondas do mar sobre o litoral, cujas costas são elevadas. Essas elevações estão constantemente sujeitas à ação abrasiva do mar.
Os diques são formações de rochas que se solidificam em uma rocha pré-existente (encaixante). Portanto, se referem à uma formação magmática, sempre mais jovem do que a rocha encaixante.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
A atuação dos agentes internos à crosta é responsável por modificar a superfície do planeta, produzindo soerguimentos e falhas em rochas mais frágeis. Além disso, são as forças que vêm do interior da Terra que provocam os estragos relacionados aos terremotos, vulcanismo e tsunamis. A origem de vários fenômenos percebidos na crosta terrestre é explicada pela Teoria de Placas Tectônicas. Considerando esse fato, avalie os itens seguintes:
I. As zonas de contato de placas são as regiões mais sensíveis e vulneráveis à ocorrência de abalos sísmicos e vulcanismo, bem como aparecimento de dobras e fraturas.
II. As grandes dorsais meso-oceânicas são formadas nas zonas de divergência de placas no fundo dos oceanos, pelos “vazamentos” de lava e depósitos que originam rochas magmáticas.
III. A origem da Cordilheira do Himalaia está associada à divergência ou separação das placas Indo-Australiana e Euro-Asiática, em direção ao Leste e Oeste, respectivamente.
IV. A ocorrência de subducção no contato entre placas de Nazca e Sul-Americana, a primeira mergulhando sob a segunda, explica a formação e a contínua elevação da Cordilheira dos Andes.
V. Quando as rochas são maleáveis, as pressões internas dão origem às fraturas ou falhas. Quando as rochas são rígidas levam à formação de dobramentos.
Todas as informações estão corretas em:
I, II e IV
I, II e V
II, III e IV
I, III e V
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
O relevo apresenta formas e feições capazes de individualizar um ambiente. Embora sejam constantemente alteradas, essas formas são promovidas por eventos que ocorrem em escalas espaciais e temporais variadas. Sobre as formas e unidades de relevo assinale a opção correta:
As planícies são terrenos inclinados localizados em formações geológicas cristalinas.
As cuestas são formas de relevos localizadas em terrenos cristalinos, onde inexiste erosão.
Nos planaltos os processos transformadores predominantes são de deposição de sedimentos.
As planícies são áreas submetidas ao predomínio da erosão e não da sedimentação.
As cuestas representam cristas assimétricas que se formam pela inclinação e erosão de uma sequência de camadas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Sobre o assunto, assinale a opção correta:
As rochas são agregados de uma ou mais espécies de minerais.
As rochas sedimentares vieram lentamente do interior da Terra.
As rochas sedimentares foram submetidas a altas pressões e temperaturas.
As rochas metamórficas são imutáveis e isentas da meteorização.
As rochas magmáticas intrusivas são oriundas da sedimentação.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
Vimos em nossos estudos que as elevações e rebaixamentos da superfície da crosta terrestre são denominadas relevo. A formação do relevo se dá, especialmente, pelas pressões exercidas pelo magma na parte inferior da crosta. Observe a imagem:
Fonte: Acervo EAD
Nas regiões aonde o magma vem à superfície submersa da Terra, pelos interstícios, cria extensas formações do relevo, conhecidas como:
III, IV e V
II, IV e V
I, II e III
I, II e IV
II, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre Teoria da deriva continental e placas tectônicas.
A Teoria da Tectônica de Placas procura explicar a formação dos continentes e dos oceanos, bem como do relevo submarino. Entre as proposições sobre esta teoria, considere as seguintes:
I. A Cordilheira ou Dorsal Meso-oceânica do Atlântico é formada a partir do afastamento de apenas duas placas tectônicas: norte-americana e africana.
II. A Cordilheira dos Andes, bem como a do Himalaia são formadas a partir do afastamento de duas placas tectônicas.
III. O vulcanismo e os terremotos podem ser consequências diretas da movimentação das placas tectônicas.
Com relação às assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
Apenas a assertiva I é verdadeira.
As assertivas II e III são verdadeiras.
Apenas a assertiva II é verdadeira.
Apenas a assertiva III é verdadeira.
As assertivas I e II são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.
A Geomorfologia é uma disciplina de apoio à Geografia na interpretação das condições do espaço geográfico, para o planejamento urbano e regional, análise ambiental, entre outros. Neste sentido, está correto afirmar que a Geomorfologia:
Estuda as formas do relevo terrestre e os diferentes processos erosivos e deposicionais.
Avalia as características, a qualidade e quantidade de minerais disponíveis nas rochas.
Pesquisa as diferentes formações vegetais e sua distribuição no espaço.
Analisa as condições de oscilações de temperatura e distribuição das chuvas.
Contribui para a identificação e quantificação dos mananciais de águas subterrâneas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
As rochas expostas à ação do clima e dos seres vivos sofrem intemperismo e erosão. Sobre esse fenômeno e as formações que dele podem resultar, OBSERVE A IMAGEM abaixo e assinale a alternativa QUE SE REFERE A TAL FORMAÇÃO:
Fonte: Acervo EAD.
A maioria dos desertos é formada pela acumulação de areia. Costumam apresentar pouca ou nenhuma vegetação. Nos desertos há importante participação da erosão eólica, ou seja, provocada pelo vento.
Sedimentos clásticos são acumulações de fragmentos de rochas transportados fisicamente, produzidos pelo intemperismo de rochas. No caso da imagem, trata-se de acumulações depositadas por água ou vento.
Os rifts são feições de partes do globo em que houve uma fratura acompanhada de um afastamento, em direções opostas. O resultado são escarpas de falhas, em zonas de graben ou horst.
As falésias são escarpas situadas à beira-mar, originadas da ação erosiva das ondas do mar sobre o litoral, cujas costas são elevadas. Essas elevações estão constantemente sujeitas à ação abrasiva do mar.
Os diques são formações de rochas que se solidificam em uma rocha pré-existente (encaixante). Portanto, se referem à uma formação magmática, sempre mais jovem do que a rocha encaixante.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
A atuação dos agentes internos à crosta é responsável por modificar a superfície do planeta, produzindo soerguimentos e falhas em rochas mais frágeis. Além disso, são as forças que vêm do interior da Terra que provocam os estragos relacionados aos terremotos, vulcanismo e tsunamis. A origem de vários fenômenos percebidos na crosta terrestre é explicada pela Teoria de Placas Tectônicas. Considerando esse fato, avalie os itens seguintes:
I. As zonas de contato de placas são as regiões mais sensíveis e vulneráveis à ocorrência de abalos sísmicos e vulcanismo, bem como aparecimento de dobras e fraturas.
II. As grandes dorsais meso-oceânicas são formadas nas zonas de divergência de placas no fundo dos oceanos, pelos “vazamentos” de lava e depósitos que originam rochas magmáticas.
III. A origem da Cordilheira do Himalaia está associada à divergência ou separação das placas Indo-Australiana e Euro-Asiática, em direção ao Leste e Oeste, respectivamente.
IV. A ocorrência de subducção no contato entre placas de Nazca e Sul-Americana, a primeira mergulhando sob a segunda, explica a formação e a contínua elevação da Cordilheira dos Andes.
V. Quando as rochas são maleáveis, as pressões internas dão origem às fraturas ou falhas. Quando as rochas são rígidas levam à formação de dobramentos.
Todas as informações estão corretas em:
I, II e IV
I, II e V
II, III e IV
I, III e V
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
O relevo apresenta formas e feições capazes de individualizar um ambiente. Embora sejam constantemente alteradas, essas formas são promovidas por eventos que ocorrem em escalas espaciais e temporais variadas. Sobre as formas e unidades de relevo assinale a opção correta:
As planícies são terrenos inclinados localizados em formações geológicas cristalinas.
As cuestas são formas de relevos localizadas em terrenos cristalinos, onde inexiste erosão.
Nos planaltos os processos transformadores predominantes são de deposição de sedimentos.
As planícies são áreas submetidas ao predomínio da erosão e não da sedimentação.
As cuestas representam cristas assimétricas que se formam pela inclinação e erosão de uma sequência de camadas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Sobre o assunto, assinale a opção correta:
As rochas são agregados de uma ou mais espécies de minerais.
As rochas sedimentares vieram lentamente do interior da Terra.
As rochas sedimentares foram submetidas a altas pressões e temperaturas.
As rochas metamórficas são imutáveis e isentas da meteorização.
As rochas magmáticas intrusivas são oriundas da sedimentação.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
Vimos em nossos estudos que as elevações e rebaixamentos da superfície da crosta terrestre são denominadas relevo. A formação do relevo se dá, especialmente, pelas pressões exercidas pelo magma na parte inferior da crosta. Observe a imagem:
Fonte: Acervo EAD
Nas regiões aonde o magma vem à superfície submersa da Terra, pelos interstícios, cria extensas formações do relevo, conhecidas como:
II. A Cordilheira dos Andes, bem como a do Himalaia são formadas a partir do afastamento de duas placas tectônicas.
III. O vulcanismo e os terremotos podem ser consequências diretas da movimentação das placas tectônicas.
Com relação às assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
Apenas a assertiva I é verdadeira.
As assertivas II e III são verdadeiras.
Apenas a assertiva II é verdadeira.
Apenas a assertiva III é verdadeira.
As assertivas I e II são verdadeiras.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.
A Geomorfologia é uma disciplina de apoio à Geografia na interpretação das condições do espaço geográfico, para o planejamento urbano e regional, análise ambiental, entre outros. Neste sentido, está correto afirmar que a Geomorfologia:
Estuda as formas do relevo terrestre e os diferentes processos erosivos e deposicionais.
Avalia as características, a qualidade e quantidade de minerais disponíveis nas rochas.
Pesquisa as diferentes formações vegetais e sua distribuição no espaço.
Analisa as condições de oscilações de temperatura e distribuição das chuvas.
Contribui para a identificação e quantificação dos mananciais de águas subterrâneas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
As rochas expostas à ação do clima e dos seres vivos sofrem intemperismo e erosão. Sobre esse fenômeno e as formações que dele podem resultar, OBSERVE A IMAGEM abaixo e assinale a alternativa QUE SE REFERE A TAL FORMAÇÃO:
Fonte: Acervo EAD.
A maioria dos desertos é formada pela acumulação de areia. Costumam apresentar pouca ou nenhuma vegetação. Nos desertos há importante participação da erosão eólica, ou seja, provocada pelo vento.
Sedimentos clásticos são acumulações de fragmentos de rochas transportados fisicamente, produzidos pelo intemperismo de rochas. No caso da imagem, trata-se de acumulações depositadas por água ou vento.
Os rifts são feições de partes do globo em que houve uma fratura acompanhada de um afastamento, em direções opostas. O resultado são escarpas de falhas, em zonas de graben ou horst.
As falésias são escarpas situadas à beira-mar, originadas da ação erosiva das ondas do mar sobre o litoral, cujas costas são elevadas. Essas elevações estão constantemente sujeitas à ação abrasiva do mar.
Os diques são formações de rochas que se solidificam em uma rocha pré-existente (encaixante). Portanto, se referem à uma formação magmática, sempre mais jovem do que a rocha encaixante.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
A atuação dos agentes internos à crosta é responsável por modificar a superfície do planeta, produzindo soerguimentos e falhas em rochas mais frágeis. Além disso, são as forças que vêm do interior da Terra que provocam os estragos relacionados aos terremotos, vulcanismo e tsunamis. A origem de vários fenômenos percebidos na crosta terrestre é explicada pela Teoria de Placas Tectônicas. Considerando esse fato, avalie os itens seguintes:
I. As zonas de contato de placas são as regiões mais sensíveis e vulneráveis à ocorrência de abalos sísmicos e vulcanismo, bem como aparecimento de dobras e fraturas.
II. As grandes dorsais meso-oceânicas são formadas nas zonas de divergência de placas no fundo dos oceanos, pelos “vazamentos” de lava e depósitos que originam rochas magmáticas.
III. A origem da Cordilheira do Himalaia está associada à divergência ou separação das placas Indo-Australiana e Euro-Asiática, em direção ao Leste e Oeste, respectivamente.
IV. A ocorrência de subducção no contato entre placas de Nazca e Sul-Americana, a primeira mergulhando sob a segunda, explica a formação e a contínua elevação da Cordilheira dos Andes.
V. Quando as rochas são maleáveis, as pressões internas dão origem às fraturas ou falhas. Quando as rochas são rígidas levam à formação de dobramentos.
Todas as informações estão corretas em:
I, II e IV
I, II e V
II, III e IV
I, III e V
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
O relevo apresenta formas e feições capazes de individualizar um ambiente. Embora sejam constantemente alteradas, essas formas são promovidas por eventos que ocorrem em escalas espaciais e temporais variadas. Sobre as formas e unidades de relevo assinale a opção correta:
As planícies são terrenos inclinados localizados em formações geológicas cristalinas.
As cuestas são formas de relevos localizadas em terrenos cristalinos, onde inexiste erosão.
Nos planaltos os processos transformadores predominantes são de deposição de sedimentos.
As planícies são áreas submetidas ao predomínio da erosão e não da sedimentação.
As cuestas representam cristas assimétricas que se formam pela inclinação e erosão de uma sequência de camadas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Sobre o assunto, assinale a opção correta:
As rochas são agregados de uma ou mais espécies de minerais.
As rochas sedimentares vieram lentamente do interior da Terra.
As rochas sedimentares foram submetidas a altas pressões e temperaturas.
As rochas metamórficas são imutáveis e isentas da meteorização.
As rochas magmáticas intrusivas são oriundas da sedimentação.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
Vimos em nossos estudos que as elevações e rebaixamentos da superfície da crosta terrestre são denominadas relevo. A formação do relevo se dá, especialmente, pelas pressões exercidas pelo magma na parte inferior da crosta. Observe a imagem:
Fonte: Acervo EAD
Nas regiões aonde o magma vem à superfície submersa da Terra, pelos interstícios, cria extensas formações do relevo, conhecidas como:
Estuda as formas do relevo terrestre e os diferentes processos erosivos e deposicionais.
Avalia as características, a qualidade e quantidade de minerais disponíveis nas rochas.
Pesquisa as diferentes formações vegetais e sua distribuição no espaço.
Analisa as condições de oscilações de temperatura e distribuição das chuvas.
Contribui para a identificação e quantificação dos mananciais de águas subterrâneas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
As rochas expostas à ação do clima e dos seres vivos sofrem intemperismo e erosão. Sobre esse fenômeno e as formações que dele podem resultar, OBSERVE A IMAGEM abaixo e assinale a alternativa QUE SE REFERE A TAL FORMAÇÃO:
Fonte: Acervo EAD.
A maioria dos desertos é formada pela acumulação de areia. Costumam apresentar pouca ou nenhuma vegetação. Nos desertos há importante participação da erosão eólica, ou seja, provocada pelo vento.
Sedimentos clásticos são acumulações de fragmentos de rochas transportados fisicamente, produzidos pelo intemperismo de rochas. No caso da imagem, trata-se de acumulações depositadas por água ou vento.
Os rifts são feições de partes do globo em que houve uma fratura acompanhada de um afastamento, em direções opostas. O resultado são escarpas de falhas, em zonas de graben ou horst.
As falésias são escarpas situadas à beira-mar, originadas da ação erosiva das ondas do mar sobre o litoral, cujas costas são elevadas. Essas elevações estão constantemente sujeitas à ação abrasiva do mar.
Os diques são formações de rochas que se solidificam em uma rocha pré-existente (encaixante). Portanto, se referem à uma formação magmática, sempre mais jovem do que a rocha encaixante.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
A atuação dos agentes internos à crosta é responsável por modificar a superfície do planeta, produzindo soerguimentos e falhas em rochas mais frágeis. Além disso, são as forças que vêm do interior da Terra que provocam os estragos relacionados aos terremotos, vulcanismo e tsunamis. A origem de vários fenômenos percebidos na crosta terrestre é explicada pela Teoria de Placas Tectônicas. Considerando esse fato, avalie os itens seguintes:
I. As zonas de contato de placas são as regiões mais sensíveis e vulneráveis à ocorrência de abalos sísmicos e vulcanismo, bem como aparecimento de dobras e fraturas.
II. As grandes dorsais meso-oceânicas são formadas nas zonas de divergência de placas no fundo dos oceanos, pelos “vazamentos” de lava e depósitos que originam rochas magmáticas.
III. A origem da Cordilheira do Himalaia está associada à divergência ou separação das placas Indo-Australiana e Euro-Asiática, em direção ao Leste e Oeste, respectivamente.
IV. A ocorrência de subducção no contato entre placas de Nazca e Sul-Americana, a primeira mergulhando sob a segunda, explica a formação e a contínua elevação da Cordilheira dos Andes.
V. Quando as rochas são maleáveis, as pressões internas dão origem às fraturas ou falhas. Quando as rochas são rígidas levam à formação de dobramentos.
Todas as informações estão corretas em:
I, II e IV
I, II e V
II, III e IV
I, III e V
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
O relevo apresenta formas e feições capazes de individualizar um ambiente. Embora sejam constantemente alteradas, essas formas são promovidas por eventos que ocorrem em escalas espaciais e temporais variadas. Sobre as formas e unidades de relevo assinale a opção correta:
As planícies são terrenos inclinados localizados em formações geológicas cristalinas.
As cuestas são formas de relevos localizadas em terrenos cristalinos, onde inexiste erosão.
Nos planaltos os processos transformadores predominantes são de deposição de sedimentos.
As planícies são áreas submetidas ao predomínio da erosão e não da sedimentação.
As cuestas representam cristas assimétricas que se formam pela inclinação e erosão de uma sequência de camadas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Sobre o assunto, assinale a opção correta:
As rochas são agregados de uma ou mais espécies de minerais.
As rochas sedimentares vieram lentamente do interior da Terra.
As rochas sedimentares foram submetidas a altas pressões e temperaturas.
As rochas metamórficas são imutáveis e isentas da meteorização.
As rochas magmáticas intrusivas são oriundas da sedimentação.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
Vimos em nossos estudos que as elevações e rebaixamentos da superfície da crosta terrestre são denominadas relevo. A formação do relevo se dá, especialmente, pelas pressões exercidas pelo magma na parte inferior da crosta. Observe a imagem:
Fonte: Acervo EAD
Nas regiões aonde o magma vem à superfície submersa da Terra, pelos interstícios, cria extensas formações do relevo, conhecidas como:
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
As rochas expostas à ação do clima e dos seres vivos sofrem intemperismo e erosão. Sobre esse fenômeno e as formações que dele podem resultar, OBSERVE A IMAGEM abaixo e assinale a alternativa QUE SE REFERE A TAL FORMAÇÃO:
Fonte: Acervo EAD.
A maioria dos desertos é formada pela acumulação de areia. Costumam apresentar pouca ou nenhuma vegetação. Nos desertos há importante participação da erosão eólica, ou seja, provocada pelo vento.
Sedimentos clásticos são acumulações de fragmentos de rochas transportados fisicamente, produzidos pelo intemperismo de rochas. No caso da imagem, trata-se de acumulações depositadas por água ou vento.
Os rifts são feições de partes do globo em que houve uma fratura acompanhada de um afastamento, em direções opostas. O resultado são escarpas de falhas, em zonas de graben ou horst.
As falésias são escarpas situadas à beira-mar, originadas da ação erosiva das ondas do mar sobre o litoral, cujas costas são elevadas. Essas elevações estão constantemente sujeitas à ação abrasiva do mar.
Os diques são formações de rochas que se solidificam em uma rocha pré-existente (encaixante). Portanto, se referem à uma formação magmática, sempre mais jovem do que a rocha encaixante.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
A atuação dos agentes internos à crosta é responsável por modificar a superfície do planeta, produzindo soerguimentos e falhas em rochas mais frágeis. Além disso, são as forças que vêm do interior da Terra que provocam os estragos relacionados aos terremotos, vulcanismo e tsunamis. A origem de vários fenômenos percebidos na crosta terrestre é explicada pela Teoria de Placas Tectônicas. Considerando esse fato, avalie os itens seguintes:
I. As zonas de contato de placas são as regiões mais sensíveis e vulneráveis à ocorrência de abalos sísmicos e vulcanismo, bem como aparecimento de dobras e fraturas.
II. As grandes dorsais meso-oceânicas são formadas nas zonas de divergência de placas no fundo dos oceanos, pelos “vazamentos” de lava e depósitos que originam rochas magmáticas.
III. A origem da Cordilheira do Himalaia está associada à divergência ou separação das placas Indo-Australiana e Euro-Asiática, em direção ao Leste e Oeste, respectivamente.
IV. A ocorrência de subducção no contato entre placas de Nazca e Sul-Americana, a primeira mergulhando sob a segunda, explica a formação e a contínua elevação da Cordilheira dos Andes.
V. Quando as rochas são maleáveis, as pressões internas dão origem às fraturas ou falhas. Quando as rochas são rígidas levam à formação de dobramentos.
Todas as informações estão corretas em:
I, II e IV
I, II e V
II, III e IV
I, III e V
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
O relevo apresenta formas e feições capazes de individualizar um ambiente. Embora sejam constantemente alteradas, essas formas são promovidas por eventos que ocorrem em escalas espaciais e temporais variadas. Sobre as formas e unidades de relevo assinale a opção correta:
As planícies são terrenos inclinados localizados em formações geológicas cristalinas.
As cuestas são formas de relevos localizadas em terrenos cristalinos, onde inexiste erosão.
Nos planaltos os processos transformadores predominantes são de deposição de sedimentos.
As planícies são áreas submetidas ao predomínio da erosão e não da sedimentação.
As cuestas representam cristas assimétricas que se formam pela inclinação e erosão de uma sequência de camadas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Sobre o assunto, assinale a opção correta:
As rochas são agregados de uma ou mais espécies de minerais.
As rochas sedimentares vieram lentamente do interior da Terra.
As rochas sedimentares foram submetidas a altas pressões e temperaturas.
As rochas metamórficas são imutáveis e isentas da meteorização.
As rochas magmáticas intrusivas são oriundas da sedimentação.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
Vimos em nossos estudos que as elevações e rebaixamentos da superfície da crosta terrestre são denominadas relevo. A formação do relevo se dá, especialmente, pelas pressões exercidas pelo magma na parte inferior da crosta. Observe a imagem:
Fonte: Acervo EAD
Nas regiões aonde o magma vem à superfície submersa da Terra, pelos interstícios, cria extensas formações do relevo, conhecidas como:
I, II e IV
I, II e V
II, III e IV
I, III e V
I, III e IV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
O relevo apresenta formas e feições capazes de individualizar um ambiente. Embora sejam constantemente alteradas, essas formas são promovidas por eventos que ocorrem em escalas espaciais e temporais variadas. Sobre as formas e unidades de relevo assinale a opção correta:
As planícies são terrenos inclinados localizados em formações geológicas cristalinas.
As cuestas são formas de relevos localizadas em terrenos cristalinos, onde inexiste erosão.
Nos planaltos os processos transformadores predominantes são de deposição de sedimentos.
As planícies são áreas submetidas ao predomínio da erosão e não da sedimentação.
As cuestas representam cristas assimétricas que se formam pela inclinação e erosão de uma sequência de camadas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Sobre o assunto, assinale a opção correta:
As rochas são agregados de uma ou mais espécies de minerais.
As rochas sedimentares vieram lentamente do interior da Terra.
As rochas sedimentares foram submetidas a altas pressões e temperaturas.
As rochas metamórficas são imutáveis e isentas da meteorização.
As rochas magmáticas intrusivas são oriundas da sedimentação.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
Vimos em nossos estudos que as elevações e rebaixamentos da superfície da crosta terrestre são denominadas relevo. A formação do relevo se dá, especialmente, pelas pressões exercidas pelo magma na parte inferior da crosta. Observe a imagem:
Fonte: Acervo EAD
Nas regiões aonde o magma vem à superfície submersa da Terra, pelos interstícios, cria extensas formações do relevo, conhecidas como:
As planícies são terrenos inclinados localizados em formações geológicas cristalinas.
As cuestas são formas de relevos localizadas em terrenos cristalinos, onde inexiste erosão.
Nos planaltos os processos transformadores predominantes são de deposição de sedimentos.
As planícies são áreas submetidas ao predomínio da erosão e não da sedimentação.
As cuestas representam cristas assimétricas que se formam pela inclinação e erosão de uma sequência de camadas.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.
A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Sobre o assunto, assinale a opção correta:
As rochas são agregados de uma ou mais espécies de minerais.
As rochas sedimentares vieram lentamente do interior da Terra.
As rochas sedimentares foram submetidas a altas pressões e temperaturas.
As rochas metamórficas são imutáveis e isentas da meteorização.
As rochas magmáticas intrusivas são oriundas da sedimentação.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
Vimos em nossos estudos que as elevações e rebaixamentos da superfície da crosta terrestre são denominadas relevo. A formação do relevo se dá, especialmente, pelas pressões exercidas pelo magma na parte inferior da crosta. Observe a imagem:
Fonte: Acervo EAD
Nas regiões aonde o magma vem à superfície submersa da Terra, pelos interstícios, cria extensas formações do relevo, conhecidas como:
As rochas são agregados de uma ou mais espécies de minerais.
As rochas sedimentares vieram lentamente do interior da Terra.
As rochas sedimentares foram submetidas a altas pressões e temperaturas.
As rochas metamórficas são imutáveis e isentas da meteorização.
As rochas magmáticas intrusivas são oriundas da sedimentação.