FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E DE TRÁFEGO


Que navegação comercial ocorre dentro do limite da parte marítima de um porto ou terminal portuário, exclusivamente para atender às necessidades dos navios, outras embarcações e instalações portuárias?


Navegação de interior.
Navegação de cabotagem.
Navegação de apoio marítimo.
Navegação de apoio portuário.
Navegação de travessia.

As divisas territoriais baseadas na industrialização diversificada definem a economia local, regional e nacional. No caso do Brasil, as fronteiras são integradas a partir do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Paraguai e Uruguai, no caso, MERCOSUL, hoje CONE SUL com a entrada do Chile. Devido a extensão territorial brasileira ser expressiva, faz divisa com Países que não contemplam parcerias comerciais e estratégicas, como ocorre com alguns países vizinhos. Qual País contempla quatro estados nacionais como ponto de divisa?


Argentina.
 Bolívia.
Uruguai.
 Paraguai.
Chile. 

O Brasil é o maior país da América do Sul ao se tratar de divisas por território, estende por cerca de 47% da porção Centro-Oriental do continente Sul-Americano. Devido a facilidade de acesso aos países vizinhos, o Brasil contempla com a integração que permite a permuta de bens, informações e tecnologias. Qual região de divisa com acesso direto proporciona a maior integração de comércio e desenvolvimento?


Região do estado do Paraná, estado de produção agrícola com acesso ao Mercosul.
Região do estado de Santa Catarina, estado com grande potencial turístico por meio de praias e culinárias europeias.
Região do Amazonas, maior PIB – Produto Interno Bruto concentrado na cidade de Manaus.
Região de São Paulo, maior produção de tecnologia e desenvolvimento nacional.
Região do estado de Goiás, estado com maior produção de gado para corte.

Os Níveis de serviço são definidos por critérios qualitativos e não por quantitativos, conforme condições de operação da via. Quais são as definições que devemos considerar para obter controle sobre os níveis de serviços?


Expansão da via e velocidade.
Expansão da via.
Tempo e velocidade média da viagem.
Tempo de viagem.
Tempo de viagem e dimensão da via.

O Sinais são utilizados sempre que preciso, seja para chamar a atenção dos usuários, bem como identificação da via para situações potencialmente perigosas e até para indicar um caminho para um usuário. Dentre as funções dos Sinais de Regulamentação, é correto o que se afirma em:
 


Orientação de direção e sentido a ser seguido.  
Cruzamentos em nível  
Estreitamento de pistas.
Chamar a atenção de situações potencialmente perigosas.  
Advertir o usuário referente as suas restrições.  

A via em condições muito próximas ao limite da sua capacidade, com elevado fluxo de veículos, apresenta dificuldade na fluidez e mobilidade, gera atenções para os usuários evitar acidentes, sejam eles graves ou leves. Como definimos um perfeito fluxo ao se tratar de veículos nas vias?


Elevados níveis de controle e características aplicadas.
Verificação quantitativa da via e qualidade da via.
Processamento do transporte e volume de tráfego.
Volumes de tráfego e a qualidade desejada do nível de serviço.
Capacidade da via e nível de controle da via.

Conforme normativa do DNIT, que estabelece veículos utilitários, furgões de eixo simples atingirem a capacidade de 1500 kg, serem classificados como veículos de rodas simples. Para o exato dimensionamento de uma via é necessário conhecer todos os elementos, de acordo com a lei nº 9503, que estabelece o:
 


Código de vias estreitas.
Código de trânsito internacional.
Código de atribuição de vias somente rural.
Código de atribuição de vias somente urbana.
CTB - instituído em 23/09 de 1997.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR – 9649, com a menor vazão admitida em qualquer ponto é possível estimar o menor diâmetro da tubulação como limites mínimos de vazão. Qual sistema é possível a partir da tubulação tornar-se mais vantajoso, melhor custo de operação?


Sistema com tubulação por gravidade.
Sistema com tubulação angular.
Sistema com tubulação dupla.
Sistema com tubulação dupla angular.
Sistema com tubulação por gravidade e por bomba de recalque.

O Transporte utiliza vias tubular para transporte de produtos e derivados, são lançados por pressão ou arraste com infraestruturas aéreas ou subterrâneas. Uma dutovia é composta por quatro elementos: unidade de transporte, unidade de produção, terminais e vias. Julgue as afirmativas a seguir e assinale a falsa:
 

 


Os equipamentos de controle são fundamentais para restringir a velocidade imprimida pelos mecanismos de propulsão. Desta maneira, evita-se que danos sejam causados por alta velocidade, que pode ocasionar erosão no tubo, ou por baixa velocidade, o que acarreta em sedimentação do produto. Controle.
O veículo é o próprio duto bombeado. Cada partícula impulsiona as que a antecedem, assim formando uma corrente contínua, direcionada pela tubulação, que é a via. Veículo. 
São pontos estrategicamente definidos, destinados à armazenagem do produto para que seja redistribuído por redes de dutovias menores ou por outros modais para o consumo ou exportação ou até mesmo para aguardar a demanda de mercado para ser transportado posteriormente. Terminal.
O veículo é a via estática. Cada partícula impulsiona as que a não antecedem, assim formando uma corrente contínua, direcionada pela tubulação, que é a via. Veículo. 
Estrutura circular geralmente metálica, em tempos exige com frequência a necessidade de interromper as vias para bombeamento nas estações propulsoras ou armazenamento em silos. Vias. 

A distribuição da via e sua estrutura de rodagem conforme definições estão distribuídas em sistemas como:


De ligação – Unem as anteriores, numeradas de 101 a 200
Diagonais –  Começam em Brasília,numeradas 1 a 100;
Longitudinais - Sentido Norte-Sul, numeradas de 101 a 200;
Transversais – Sentido Leste-Oeste, numeradas de 101 a 200;
Radiais - Sentido diagonal, numeradas de 1 a 100;
Páginas: 123456789