FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E DE TRÁFEGO


Conforme AREMA – American Railway Engineering Association, são adotados os seguintes parâmetros: peso específico mínimo, resistência de rupturas, solubilidade do material, entre outros. Qual característica deve ser levada em consideração ao se tratar de matérias estranhas na composição do lastro?


Pedra britada, a mais recomendável, resistente, não sofre alterações nas suas características em contato com os agentes atmosféricos, permeável e permite alto nível de nivelamento do lastro.
Escória, material retirado da indústria siderúrgica e metalúrgica, alto nível de dureza e resistência de suporte, geralmente empregado nas proximidades de usinas.
As substâncias nocivas atuantes no material não devem ultrapassar 1%, torrões de argila, conforme método apresentado na ABNT da MB8.  
Absorção do material com uma amostra de 230 gramas (1/2 libras) mergulhada em água por aproximadamente 2 horas com o intuito de aumentar o peso não ultrapassando a 10 gramas/dm³.
O lastro tem o poder de manter a superfície contínua e uniforme por meio dos dormentes, não somente estrutural, mas de drenagem da superestrutura, nivelamento dos trilhos e resistência aos agentes atmosféricos.

Existem navios para suportar diferentes tipos de cargas e demandas. Cada navio é diferenciado pela capacidade de carga e tipos de carga. Qual navio possibilita embarques diretos, sem a necessidade de estruturas para carga e descarga?


Navio-tanque ou tanker ship.
Navio multicargas ou multi purpose ship.
Navio Roll-on Roll-off.
Navio bulk carrier.
Navio porta barcaça.

Os canais de navegação são estruturas construídas para acomodar a passagem de navios de um ponto a outro. São classificados em vários tipos, tanto os canais naturais, quanto rios deslocados para facilitar a navegação e ainda os canais inteiramente construídos artificialmente. O ponto estratégico para a navegação ligando os Portos do Japão aos portos Brasileiros são navegáveis em dois oceanos, quais são?


Mar Mediterrâneo e Golfo Pérsico. 
Inglaterra e Europa Continental. 
Oceano Pacífico e Oceano Atlântico.
Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo. 
Oceano Atlântico e Oceano Pacífico.

A partir do conjunto de atividades é definido um sistema operacional, todos os conjuntos são integrados de modo a atingir um determinado fim. Para o sistema de transportes são distribuídas atividades nas vias, veículos e terminais. Qual o objetivo esperado para este tipo de atividade?

 


Definir novas etapas e linhas de mercado.
Buscar novos fornecedores de produtos e mercadorias.
Interagem de modo a promover deslocamento espacial de pessoas e mercadorias.
Construir novos mecanismos para definição de cadeia de suprimentos.
Classificar etapas que compõem um conjunto de atividades.

Canais artificiais são construídos com o objetivo de articular dois ou mais cursos fluviais e/ou melhorar a curvatura de determinados trechos de rios para que os comboios possam se deslocar com maior facilidade e menor risco de colisão com as margens. São formados por qual infraestrutura?
 


Canais artificiais com rebaixamento para definir calado.
Canais artificiais sem necessidade de rebaixamentos e barragens.
Canais artificias com rebaixamento sem barragens. 
Canais artificiais sem rebaixamento com barragens sem transposição.
Canais artificiais com bacias naturais sem transposição. 

As placas de Trânsito são identificadas por meio de componentes gráficos e código conforme a sua função. Para advertir o usuário referente às suas obrigações, proibições e restrições e não acarretar em infrações conforme o código previsto em lei.

Com base nessas informações qual a função da identificação R-33?
 


Peso em tonelada.
Estacionamento.
Rotatória.
Ciclovia.
Passagem à direita.

De acordo com o Manual de Sinalização Viária do DNIT, a implantação e o posicionamento das placas têm a função de garantir uma perfeita visibilidade ao motorista, posicionamento, segurança e conforto. Como são definidos os sinais suspensos conforme o DNIT?
 


Na horizontal.
Na horizontal, ângulo de 3º a 5º.
Na vertical.
Ângulo de 3º a 5º com a vertical.
Na vertical, ângulo de 3º a 5º. 

Para realizar a projeção de tráfego futuro é necessário o conhecimento de alguns parâmetros.  Tendo em vista tal projeção, quais variáveis estão envolvidas no cálculo do intervalo de tempo necessário para que uma contagem de tráfego no ano (0) dobre no ano (0+n). ?
 


Tráfego no intervalo de tempo, taxa de crescimento e intervalo de tempo no período. 
Tráfego no ano-base, Tráfego no ano futuro (n) e taxa de crescimento, 
Tráfego no ano-base, período base e intervalo de tempo nos dois períodos.
Tráfego no ano-base, taxa de crescimento e intervalo de tempo decorrido.
Tráfego no ano-base, taxa de crescimento, tráfego normal no semestre.

No ano de 2006, Evo Morales declara o Decreto Supremo, como presidente da Bolívia, impõe regras para os hidrocarbonetos, junto os derivados de petróleo extraídos no país. Segundo o documento, conhecido como “O decreto”, transfere a propriedade das reservas para a Bolívia e aumenta os impostos sobre a produção de 50% para 82%, entre outros tópicos. No caso do Brasil, as responsabilidades de definições ficam a cargo dá:

 


CONOMA.
ANTAC.
ANTT.
DNIT.
ANAQ.

Em relação as denominações utilizadas para classificação do sistema rodoviário brasileiro, qual a única afirmativa correta?


Rodovias vicinais são aquelas geralmente sem pavimentação, que são abertas para finalidade de uma obra.
Rodovias abertas são aquelas usadas para escoamento da produção e geralmente não são pavimentadas.
Rodovias comuns são as que tem acessos específicos e permitem tráfego em alta velocidade.
Autoestradas são as que permitem tráfego com alta velocidade e tem acessos específicos.
Rodovias comuns são as que tem passagem por áreas rurais e não pavimentada.
Páginas: 123