FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


A relação entre a reflexão filosófica e o processo educativo é tão íntima que se o processo educativo não estiver contido numa reflexão filosófica, a educação formará, no máximo, reprodutores da ciência, da técnica e dos valores culturais.

 

Sobre a importância da filosofia no processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens a seguir.

 

I A aprendizagem como processo de construção do pensamento pressupõe a reflexão e a busca pela compreensão dos sentidos de forma crítica e criativa.

II A aquisição de conhecimentos pressupõe a incorporação acrítica das ideias que foram produzidas e acumuladas historicamente no campo da filosofia, das ciências e da arte.

III A aquisição de conhecimentos implica a assimilação das diferentes matrizes teóricas da filosofia e o uso correto de seu método.

IV A construção do conhecimento implica uma postura de autonomia do indivíduo na formação do pensamento e do valor reflexivo que ele expressa.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I e III.


II e IV.


III, somente.


I e IV.


I, somente.

Uma educação que ensine a pensar e não só memorizar o que os outros dizem exige, da escola e do professor, a formação de uma postura filosófica que perpassa, fundamentalmente, pelo desenvolvimento da leitura crítica.

 

Sobre as condições para a realização de uma leitura crítica, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

( ) A leitura crítica pressupõe a capacidade de pensar por si mesmo, de formular questões e partir, com autonomia, das próprias premissas.

( ) A primeira condição para uma leitura crítica é deixar-se conduzir pela tradição acadêmica, orientando-se pelas verdades produzidas pela Filosofia.

( ) A leitura crítica implica a afirmação das premissas que orientam um determinado pensamento, o que pressupõe a negação de diferentes pontos de vista.

( ) A leitura crítica se caracteriza pela compreensão e reflexão sobre o que foi lido, e, especialmente, pela construção de relação com outros textos, contextos e situações.

( ) A leitura crítica pressupõe a capacidade de construir diálogos que permitam a interação do leitor, sujeito histórico e social, com o seu tempo e lugar.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, F, V, V, F.


F, V, V, F, V.


V, F, F, V, V.


F, V, V, F, F.


V, F, V, F, F.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

O papel da escola é o de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual. A escola tem como foco apenas a cultura, sendo os problemas sociais resguardados apenas à própria sociedade. Nessa perspectiva, os conteúdos de ensino são aqueles que foram ao longo do tempo acumulados e, nesse momento, são repassados como verdades absolutas, sem possibilidade de questionamentos ou levantamentos de dúvidas em relação a sua veracidade. Nessa concepção não está presente a consideração sobre os conhecimentos prévios do aluno, apenas o que está no currículo é transmitido, sem interferências ou ‘perdas de tempo’. A metodologia de ensino é a exposição verbal por parte do professor e a preparação do aluno. O foco principal é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos. Desta forma, o professor inicialmente realiza a preparação do aluno, em seguida formula a apresentação do conteúdo, correlacionando-o com outros assuntos e, por último, faz-se a generalização e aplicação de exercícios.

 

Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, é CORRETO afirmar que o texto se refere à


tendência libertadora.


tendência tradicional.


tendência libertária.


tendência renovadora progressiva.


tendência histórico-crítica.

Leia, com atenção, o fragmento a seguir.

 

[...] garimpar o que de bom já temos em nossas práticas anteriores, e que ainda são significativas para as necessidades de hoje. Valorizo esse método porque [...] fazer educação não é como fazer um prédio.

 

(PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus, 2002, p. 60)

 

Tendo em conta o texto acima e as reflexões realizadas acerca do papel do professor na transição de paradigmas na educação, avalie as afirmações a seguir.

 

I Em educação, a transformação tem efetivo resultado, quando se abandona o estabelecido no cotidiano escolar.

II Valorizar o cotidiano já vivido pelo aluno é repetir erros de práticas anteriores.

III Inovar é avançar, considerando o que deve ser preservado no contexto do processo educativo.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.


I, somente.


I e II.


II, somente.


III, somente.

Denomina-se visão de mundo “a forma como interpretamos o mundo em que vivemos; é um conjunto de ações voltadas para a compreensão da dinâmica da relação do homem com o meio, com a determinação social e com a evolução histórica dessa relação (PARONETO; VIEIRA, 2010, p. 39). Portanto, seja qual for o tempo/lugar da história, o modo como o homem interpreta a realidade e as questões que lhe cercam diz respeito à visão de ser humano e sociedade que ele constrói na medida de suas experiências e vivências.

 

Isto posto, julgue os itens a seguir.

 

I Nas sociedades primitivas, a visão de mundo era marcada pela relação de proximidade entre o homem e a natureza; pela manifestação do sagrado que se encontrava em todas as dependências da realidade vivida.

II O paradigma teocêntrico marca a visão de mundo na Idade Média: uma sociedade estática, hierarquizada, e, por isso mesmo, convencida de que Deus determinara a cada um o seu lugar.

III A nova visão de homem e de mundo gerada no século XVII não modificou as bases do saber que, profundamente contemplativo, revelou as essências metafísicas como objeto primordial da ciência.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


I e III.


I e II.


II, somente.


III, somente.

Etnocentrismo: s.m. Visão de mundo própria da pessoa que considera a sua sociedade, sua nação, seu país ou grupo étnico superiores aos demais.

 

(Disponível em: < https://www.dicio.com.br/etnocentrismo/>)

 

Sobre o etnocentrismo, é CORRETO inferir que:

 

I a supervalorização da cultura de um determinado grupo social em detrimento da cultura de outros grupos é fundamental para sua afirmação histórica.

II as circunstâncias históricas que produzem a realidade cultural de grupo social determinam a superioridade de uma cultura sobre a outra.

III a ênfase à cultura do Outro como algo menor e sem valor reforça o preconceito com às diferenças e a intolerância com a pluralidade.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


I e II.


III, somente.


II, somente.


I e III.

O cotidiano das sociedades contemporâneas é marcado por um expressivo volume de significados do termo ética que, em grande parte, encontram-se lançados no jargão da mídia e, por isso, acabam constituindo um conjunto de opiniões que retiram do termo ética seu verdadeiro significado, deixando-o ligado a algum tipo de sentimentalismo inócuo que, na realidade, acaba por não significar coisa alguma.

 

 

Relacionando o texto e a charge, é CORRETO afirmar que:


o desafio ético de ser tenciona a retomada do ethos como caráter e redireciona o indivíduo ao cuidado-de-si e do outro.


o relativismo fez da modernidade o espaço-tempo de amplas perspectivas e possibilidades, pois o indivíduo surge como valor máximo e referência absoluta da virtude.


ao contrário das críticas, o isolamento e as perspectivas individualistas ampliam a extensão ética sinalizando para as novas condições de uma vida mais justa.


o relativismo ético tem contribuído para que os indivíduos encontrem um novo espaço para que suas ações interesses particulares sejam atendidos.


o indivíduo é sempre o ponto de partida, e a capacidade de afirmar “eu sou” redefine as relações humanas no âmbito do crescimento interpessoal.

Leia, com atenção, as asserções a seguir.

 

"[...] devo ser considerado responsável por algo que não fiz, e a razão para a minha responsabilidade deve ser o fato de que eu pertenço a um grupo (um coletivo), o que nenhum ato voluntário meu pode dissolver” (ARENDT, 2004, 2016).

PORQUE

A liberdade não pode estar à margem da responsabilidade, pois se nenhum ato voluntário pode dissolver o pertencimento de um indivíduo ao grupo, a responsabilidade passa a ser condição da ação livre.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições falsas.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Leia, com atenção, o trecho do poema a seguir.

 

Uma parte de mim

(Ferreira Gullar)

 

É todo mundo

Outra parte é ninguém

Fundo sem fundo

Uma parte de mim

É multidão;

Outra parte de mim

Pesa, pondera;

Outra parte

Delira,

Uma parte de mim

[...]

 

Relacionando os estudos realizados até o momento ao trecho do poema destacado, julgue os itens a seguir.

 

I O ser humano é o ponto de partida para a construção do conhecimento, da formação de conceitos, da aprendizagem e do desenvolvimento da personalidade, numa atividade relacional constante da teoria e da prática, o que caracteriza a educação como cultura.

II As aptidões humanas são transmitidas por hereditariedade biológica, e, desse modo, as habilidades surgem e se desenrolam como se fossem um novelo. Assim, o ser humano se apropria de sua cultura.

III O ser humano é um ser individual e isolado, o que o torna capaz de desenvolver-se partindo somente do seu potencial biológico, ou seja, de modo independentemente das situações de vida. Assim, ele é sempre uma coisa só, não sofre influências culturais.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.


I, somente.


III, somente.


II e III.


II, somente.

Conforme Ferreira Gullar, intelectual militante em centros populares na década de 1960, “quando se fala em cultura popular, acentua-se a necessidade de pôr a cultura a serviço do povo, isto é, dos interesses afetivos do país”.

 

Considerando a ideia destacada, julgue os itens a seguir.

 

I A cultura popular era apenas a cultura que vinha do povo, e não a que se fazia para o povo, para dar-lhes consciência social e política.

II A cultura popular ligada ao povo é aquela que o obriga a uma opção, que é a de resistir à transformação social.

III A cultura popular tem um sentido de arte do povo, além de ser uma arte revolucionária, de conscientização para a luta pela transformação social.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II,


III, apenas.


I, apenas.


II, apenas.


II e III.