FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Segundo Bock (2000, p. 170), “[...] as modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões”.

 

Partindo das afirmações acima, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

(   ) O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.

(   ) O que a natureza dá ao homem não basta para lhe garantir a vida em sociedade. Ele precisará adequar-se ao meio por um processo de humanização.

(   ) O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.

(   ) O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.

(   ) Ao adquirir várias aptidões e apropriando-se do conhecimento produzido em sociedade, o homem garante sua sobrevivência buscando o bem-estar individual e coletivo.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, V, V, F, V.


V, F, F, V, F.


F, F, V, V, F.


V, V, F, F, V.


F, V, F, F, V.

Leia, com atenção, os textos a seguir.

 

Texto I

O desenvolvimento humano tem merecido a atenção de estudiosos de praticamente todas as épocas da humanidade, considerando que, em última análise, esse processo faz referência ao conjunto das competências manifestadas em um determinado momento da vida do indivíduo e esse desenvolvimento se constitui sempre em um processo dinâmico.

 

Texto II

O desenvolvimento humano diz respeito tanto ao desenvolvimento mental quanto ao crescimento orgânico do indivíduo. E, para que a apropriação das características humanas aconteça, é preciso que ocorra atividade por parte do sujeito através de ações, operações motoras e mentais.

 

Da relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:


o texto II é uma crítica ao texto I.


o texto I complementa o texto II.


os dois textos não se relacionam.


o texto II contradiz o texto I.


o texto I contradiz o texto II.

Segundo Bock (1998), a única aptidão inata do homem é aquela que lhe permite descobrir e aprimorar outras aptidões. Essas outras aptidões serão formadas por meio do contato do homem com o mundo dos objetos e com os fenômenos da realidade objetiva. Isso faz do homem um ser sócio-histórico que se apropria do mundo e constrói a ciência, a arte, os instrumentos, a tecnologia, os conceitos e as ideias. Portanto, o homem precisa adquirir várias aptidões, aprender formas de satisfazer suas necessidades e apropriar-se daquilo que os seres humanos construíram no decorrer do seu desenvolvimento histórico. Dessa forma, pode-se afirmar que “o homem aprende a ser homem”.

 

Partindo dessas considerações, assinale a alternativa CORRETA.


O homem se desenvolve independentemente das situações de vida. Ele é sempre o mesmo, não sofre influências culturais.


As aptidões humanas são transmitidas por hereditariedade biológica; elas vão se desenrolando e assim o homem se apropria de sua cultura.


O que a natureza dá ao homem quando ele nasce basta para garantir sua vida em sociedade.


A concepção de homem sofre modificações e recebe diferentes sentidos segundo os diferentes enfoques culturais.


O homem é um ser individual e isolado. Ele é capaz de desenvolver-se partindo somente do potencial biológico.

Etnocentrismo: s.m. Visão de mundo própria da pessoa que considera a sua sociedade, sua nação, seu país ou grupo étnico superiores aos demais.

 

(Disponível em: < https://www.dicio.com.br/etnocentrismo/>)

 

Sobre o etnocentrismo, é CORRETO inferir que:

 

I a supervalorização da cultura de um determinado grupo social em detrimento da cultura de outros grupos é fundamental para sua afirmação histórica.

II as circunstâncias históricas que produzem a realidade cultural de grupo social determinam a superioridade de uma cultura sobre a outra.

III a ênfase à cultura do Outro como algo menor e sem valor reforça o preconceito com às diferenças e a intolerância com a pluralidade.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.


I e II.


I, somente.


I e III.


III, somente.

A fim de superar o extremismo entre os inatistas e os ambientalistas, os teóricos interacionistas afirmam que o desenvolvimento humano resulta da interação sujeito-objeto. Trata-se, portanto, de um processo envolve os fatores hereditários, genético maturacionais, bioquímicos e de estimulação ambiental e da aprendizagem. Considerando as bases do interacionismo, julgue os itens a seguir.

 

I A concepção interacionista defende a ideia de que o desenvolvimento humano resulta da interação do indivíduo com as outras pessoas e o meio em que ela se encontra inserida.

II É por meio da interação com outras pessoas, adultos e crianças que, desde o nascimento, o indivíduo constrói a suas características: modos de agir, pensar, sentir e perceber o mundo.

III Para os pesquisadores interacionistas o desenvolvimento e a aprendizagem são processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.


III, somente.


I e III.


II, somente.


I, somente.