FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, os textos a seguir.   Texto I Como prática estritamente humana jamais pude entender a educação como uma experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura reacionalista. Nem tampouco jamais compreendi a prática educativa como uma experiência a que faltasse o rigor em que se gera a necessária disciplina intelectual.   (FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 145)   Texto II A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico.    (OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997, p. 38)   Considerando os elementos que permeiam o ambiente social e educativo do sujeito, e tendo em conta a forma plural com que suas experiências pessoais e de aprendizagem são tecidas, julgue os itens a seguir.   I A mediação da afetividade na interação social do indivíduo com os elementos culturais não se relaciona com o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. II A qualidade da relação afetiva professor/aluno implica a forma do aprendizado como troca de experiências e reciprocidade de saberes. III A linguagem oral, o contato físico e a proximidade são elementos indissociáveis e implicam nas relações afetivas um significado maior no processo ensino-aprendizagem.   Está CORRETO o que se afirma em:

III, somente.
I, somente.
I e II.
II, somente.
II e III.
A concepção inatista de desenvolvimento parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento. PORQUE O desenvolvimento é um desdobramento das informações que estão inscritas nas características genéticas do indivíduo.   A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

As duas asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Segundo Serrano (2002, p. 58) “a escola tem que ser, ela própria, um lugar onde se convive na tolerância e na igualdade, contribuindo assim, mais até do que com os conhecimentos, para iniciar a vida social e democrática dos jovens”. Nesse sentido, cabe à escola:

 

( ) desenvolver nos indivíduos as habilidades e competências cognitivas e sociais que lhes permitam compreender e conviver em um mundo complexo e dinâmico.

( ) priorizar, exclusivamente, a transmissão de saberes e conhecimentos técnicos e científicos com vistas à formação profissional dos indivíduos.

( ) organizar a sua prática, de modo que aprender a ser, a aprender, a fazer e a conhecer exprimam a educação escolar como espaço de interação coletiva entre os sujeitos e com o mundo.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, F, V.


V, F, V.


V, V, V.


V, V, F.


F, V, F.

Leia, com atenção, os textos a seguir.

 

Texto I

Como prática estritamente humana jamais pude entender a educação como uma experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura reacionalista. Nem tampouco jamais compreendi a prática educativa como uma experiência a que faltasse o rigor em que se gera a necessária disciplina intelectual.

 

(FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 145)

 

Texto II

O diálogo afetivo que se estabelece com o adulto, caracterizado pelo toque corporal, pelas modulações da voz, por expressões cada vez mais cheias de sentido, constitui-se em espaço privilegiado de aprendizagem.

 

(BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.1998, p. 21)

 

Ao recordar a dimensão afetiva dos processos de ensino-aprendizagem, os textos ressaltam:

 

I As emoções influenciam e diversificam o comportamento, agindo, assim, sobre a capacidade de aprendizagem dos sujeitos.

II A mediação da afetividade na interação social do indivíduo com os elementos culturais não se relaciona com o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

III A qualidade da relação afetiva professor/aluno implica a forma do aprendizado como troca de experiências e reciprocidade de saberes.

IV O processo de ensino-aprendizagem é objetivo e limitado à internalização (memória e repetição) do conteúdo ensino pelo professor.

V A linguagem oral, o contato físico e a proximidade são elementos indissociáveis e implicam nas relações afetivas um significado maior no processo ensino-aprendizagem.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, III e IV.


I, III e V.


III, IV e V.


II, IV e V.


I, II e IV.

Leia, com atenção, a charge a seguir.

Analisar a estrutura lógica, a validade e a verdade de um argumento é um processo, em certa medida, mecânico. Contudo, não somos robôs. E isso indica algo de muito peculiar a nosso respeito: podemos ser levados a aceitar argumentos e suas conclusões sem que avaliemos corretamente a estrutura e validade dos argumentos.

 

Quanto à importância da compreensão discurso como veículo de transmissão do poder entre os sujeitos, a charge chama atenção para:

 

I a carência de recursos tecnológicos.

II a falta de liberdade de expressão.

III a reação ao controle do pensamento coletivo.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


I e II.


III, somente.


I e III.


II, somente.

Denomina-se visão de mundo “a forma como interpretamos o mundo em que vivemos; é um conjunto de ações voltadas para a compreensão da dinâmica da relação do homem com o meio, com a determinação social e com a evolução histórica dessa relação (PARONETO; VIEIRA, 2010, p. 39). Portanto, seja qual for o tempo/lugar da história, o modo como o homem interpreta a realidade e as questões que lhe cercam diz respeito à visão de ser humano e sociedade que ele constrói na medida de suas experiências e vivências.

 

Isto posto, julgue os itens a seguir.

 

I Nas sociedades primitivas, a visão de mundo era marcada pela relação de proximidade entre o homem e a natureza; pela manifestação do sagrado que se encontrava em todas as dependências da realidade vivida.

II O paradigma teocêntrico marca a visão de mundo na Idade Média: uma sociedade estática, hierarquizada, e, por isso mesmo, convencida de que Deus determinara a cada um o seu lugar.

III A nova visão de homem e de mundo gerada no século XVII não modificou as bases do saber que, profundamente contemplativo, revelou as essências metafísicas como objeto primordial da ciência.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.


III, somente.


II, somente.


I e III.


I, somente.

O cotidiano das sociedades contemporâneas é marcado por um expressivo volume de significados do termo ética que, em grande parte, encontram-se lançados no jargão da mídia e, por isso, acabam constituindo um conjunto de opiniões que retiram do termo ética seu verdadeiro significado, deixando-o ligado a algum tipo de sentimentalismo inócuo que, na realidade, acaba por não significar coisa alguma.

 

 

Relacionando o texto e a charge, é CORRETO afirmar que:


o relativismo ético tem contribuído para que os indivíduos encontrem um novo espaço para que suas ações interesses particulares sejam atendidos.


o relativismo fez da modernidade o espaço-tempo de amplas perspectivas e possibilidades, pois o indivíduo surge como valor máximo e referência absoluta da virtude.


ao contrário das críticas, o isolamento e as perspectivas individualistas ampliam a extensão ética sinalizando para as novas condições de uma vida mais justa.


o desafio ético de ser tenciona a retomada do ethos como caráter e redireciona o indivíduo ao cuidado-de-si e do outro.


o indivíduo é sempre o ponto de partida, e a capacidade de afirmar “eu sou” redefine as relações humanas no âmbito do crescimento interpessoal.

Segundo Bleger (1987), há pelo menos três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humanas, transparecendo uma visão simplista do homem e da organização da sociedade. Sobre o mito do homem abstrato, julgue os itens a seguir.

 

I O homem abstrato é estudado como o homem em geral, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.

II O homem abstrato é possuidor de uma essência original que o caracteriza como bom; a bondade é uma qualidade que nele se manifesta naturalmente.

III O homem abstrato é originário, um ser não social que desenvolve gradualmente a necessidade de se relacionar com os outros indivíduos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.


I, somente.


I e III.


III, somente.


I e II.

A imagem acima retrata o famoso Mito de Sísifo. Segundo a mitologia grega, Sísifo, rei da Tessália e de Enarete, era o filho de Éolo e tinha a reputação de ser o mais habilidoso e esperto dos homens e, por esta razão, dizia-se pai de Ulisses. Ao contar a Asopo, deus dos rios, que Zeus havia sequestrado sua filha Egina, Sísifo foi condenado por Zeus, o senhor do Olimpo, a empurrar, pela eternidade, uma grande pedra até o cume de um monte, do qual a pedra cairia invariavelmente sempre que o topo fosse atingido.

 

Sobre o saber mítico, julgue os itens a seguir.

 

(  ) O saber mítico é um tipo de conhecimento filosófico e racional e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.

(  ) Os mitos eram ensinados por tradição oral e tinham como objetivo a formação ética, moral e religiosa dos membros de uma determinada comunidade.

(  ) Os mitos procuravam explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens, bem como os fenômenos físicos e humanos.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, V, V.


V, F, F.


F, V, F.


V, F, V.


V, V, V.

Os estudos em práticas sociais e processos educativos apontam para a necessidade de compreender “como e para que as pessoas se educam [...] em situações escolarizadas ou não, assim como o de apreender a influência desses processos nas aprendizagens escolares” (OLIVEIRA et al., 2009, p. 1).

 

Com base no texto acima, analise as assertivas que seguem:

 

01. A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação escolar é compreendida como instrumento social e ato político

02. A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.

04. Pensando a prática social no contexto escolar, pode-se entender a escola como o espaço onde os grupos sociais estão em constante diálogo e conflito, sob o desafio do respeito à diversidade.

08. A educação escolar é um instrumento social básico e, portanto, não se dirige à formação política dos indivíduos.

16. Enquanto instituição social, a escola continuará existindo como lugar de sistematização de cultura e referência do saber elaborado, com papel relevante nas formas de organização de cada sociedade.

 

Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas CORRETAS.


21.


22.


20.


23.


15.