FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


O ser humano é possuidor de uma natureza biológica, que, em contato com o meio social, possibilita a ele aprender a agir, a estabelecer relações com os outros, adquirir cultura e incorporar os modos de ser de uma sociedade.

Essas construções do ser, como humano, foram possíveis, ao longo do tempo, a partir do momento em que:

I) Sentiu a razão de viver.

II) Descobriu sua capacidade de  reinventar o fogo.

III) Despertou sua consciência de estar e ser no mundo.

IV) Percebeu a necessidade de estabelecer relações.

V) Desenvolveu a linguagem escrita como primeira forma de comunicação.

É(São) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação(ões):


I, II e V, apenas


I e III, apenas


III e IV, apenas


III, apenas


II, IV e V, apenas

Leia atentamente ao texto que segue:

 

O ser humano é vivo, com vida, não apenas vegetativa mas também animal. Possui um corpo, ou seja, é matéria viva complexamente organizada e, como tal, sujeito às mesmas leis que governam outras matérias. É dotado de instintos e impulsos relativos à sua vida não-consciente. É determinado pelo meio físico e cultural em que vive.

 

A partir do texto, é possível concluir que se trata:


Do ser humano como ser material


Do ser humano como ser psíquico


Do ser humano como ser pensante


Do ser humano como ser irracional


Do ser humano como ser racional

As funções biológicas historicamente adquirem uma nova forma de existência, elas são incorporadas na história humana e as transformações que ocorrem no plano da história pessoal, sem deixar de ser singular, fazem parte do plano da história humana.

 

De acordo com a afirmativa acima você pode constatar que o ser humano:

 

I) É um ser histórico que se constroi, por meio de suas relações com o mundo natural e social.

II) Realiza, pelo trabalho de transformação da natureza, um processo privilegiado em que se estabelecem relações homem/mundo, subordinando-o à sua vontade e ao pensamento conceitual.

III) Necessita essencialmente das interações sociais, para seu desenvolvimento.

IV) Precisa suprir muito mais suas necessidades físicas e biológicas, em detrimento das necessidades culturais e sociais, desenvolvendo-se, assim, como ser humano e, consequentemente, promovendo o desenvolvimento da sociedade como um todo.

V) Cria os símbolos, que são frutos da constante intenção do ser humano em olhar para o mundo e atribuir significados, tornar cotidianas as soluções racionalmente pensadas, de significados construídos em conjunto com os outros e com o mundo.

 

Estão CORRETAS as assertivas:


II e IV apenas.


I, II, III e V, apenas.


II, III e V, apenas.


I e IV apenas.


I, II, III e IV apenas.

Você teve a oportunidade de estudar sobre as concepções do desenvolvimento humano e compreenderam que, de modo geral, elas estão presentes nas práticas educativas. Com relação a essa questão, coloque V quando a afirmação for verdadeira e F quando for falsa.

I. Numa concepção inatista, o desenvolvimento humano se faz na interação entre os processos internos do sujeito com o meio ambiente.

II. Numa concepção inatista, as experiências após o nascimento não interferem no desenvolvimento humano. Elas apenas permitem ou impedem que as aptidões se manifestem.

III.  Para os precursores da concepção interacionista, o desenvolvimento humano é resultado de uma complexa interação entre os fatores hereditários e o meio ambiente.

IV. Na concepção ambientalista ou comportamentalista, o homem é concebido como um ser moldável que desenvolve suas características de acordo com as influências que recebe do meio ambiente.

V. Numa concepção inatista, o papel da escola é interferir, o mínimo possível, no processo de desenvolvimento humano.

A sequência CORRETA está contida em:


V, V, F, V, F  


F, V, V, F, V  


F, F, V, V, F  


F, V, F, V, V  


F, V, V, V, V

Paulo Freire, uma grande referência em Educação Popular, defendia elementos norteadores para a fundamentação do efetivo trabalho junto às camadas sociais mais necessitadas.

Com base nas ideias de Paulo Freire, analise as assertivas que seguem:

I) Na Educação Popular há a emergência de uma nova visibilidade em torno do verdadeiro papel do professor, que além de figura simbólica, necessita ser reconhecido como aquele capaz de construir e estimular a construção do conhecimento a partir da realidade, para, conhecendo-a melhor, transformá-la.

II) Uma nova visão para o sujeito em construção surge com a alteração do papel desempenhado: na Educação Popular, o sujeito é autor de sua própria história, ou seja, o protagonismo social é a grande meta que permitirá mobilidade social e econômica.

III) O sujeito excluído deve estar apto a buscar aquilo que lhe é de direito dentro de uma sociedade competitiva e marcada pelas diferenças. Nesse sentido, cabe ao educador popular despertar e promover a inclusão a partir do conhecimento.

A(s) assertiva(s) que condiz(em) com o pensamento de Paulo Freire e a Educação Popular é (são):


II, apenas


I, II e III


III, apenas


I e II, apenas


II e III, apenas

Leia o texto que segue:

Os estudos em práticas sociais e processos educativos apontam para a necessidade de compreender “como e para que as pessoas se educam [...] em situações escolarizadas ou não, assim como o de apreender a influência desses processos nas aprendizagens escolares” (OLIVEIRA et al., 2009, p.1).

Com base no texto, analise as assertivas que seguem:

01. A escola, enquanto instituição social, continuará existindo como lugar de sistematização de cultura, com papel relevante na condução desse novo saber, sem perder de vista as peculiaridades de cada sociedade.

02. A escola, que tem como perspectiva uma educação como prática social, desenvolve um olhar especial para os espaços escolares, com o objetivo de perceber, entender e identificar como as pessoas constroem seu aprendizado, lutam por transformações sociais e se educam, na escola.

04. Pensando a prática social no contexto escolar, pode-se entender a escola como o espaço onde os grupos sociais estão em constante diálogo e conflito, sob o desafio do respeito à diversidade.

08. Compreender a educação é, então, buscar uma educação imediatista, que consiga erradicar o analfabetismo dos países pobres para que toda população mundial possa, pelo menos, escrever o seu nome.

16. A escola, enquanto instituição social, continuará existindo como lugar de sistematização de cultura, de referência de saber elaborado, com papel relevante na condução desse novo saber, porém, a forma de construção deverá estar aberta aos novos tempos, sem perder de vista as peculiaridades de cada sociedade.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas corretas:


31


15


21


23


07

Você estudou sobre a hereditariedade e o desenvolvimento humano. Vamos, agora, em busca do conhecimento por você construído para aplicá-lo à situação de avaliação.

Em conversas de adultos sobre crianças é muito comum ouvirmos comentários sobre o desenvolvimento das mesmas. Muitos são aqueles que dizem:

_____ O quê? Este menino é aquele que “ontem” mesmo vi nascer? Não acredito, já é um homem quase feito!

_____ Pois bem, o ser humano se transforma em cada ciclo de vida, já imaginou se o tempo passasse e permanecêssemos com corpo, falas e modos de crianças?

 

Pensando que o desenvolvimento mental é uma questão complexa e que não pode ser respondida de forma simplista e unilateral, resolva as questões abaixo escrevendo “F” para as falsas e “V” para as verdadeiras.

 

(  ) O ser humano se desenvolve ao longo da vida transformando seu tipo biológico.

(  ) Nossos antepassados deixaram para nossas vidas como herança suas características de seres humanos.

(  ) Ao longo da vida as mudanças no aspecto psicológicos são evidentes no ser humano.

(  ) Estudiosos ainda hoje estão discutindo a questão das transformações no desenvolvimento humano.

(  ) O homem é ser que revela desenvolvimento nos aspectos físico e mental.

 

A sequência CORRETA está contida em:

 


F, V, V, V, V


V, F, V, F, V


V, F, V, V, F


F, V, V, V, F


F, V, V, F, V

Você estudou a relação existente entre visão de mundo, paradigmas e concepções de educação, e percebeu que, ao logo do tempo histórico da humanidade, aconteceu uma mudança de paradigma. Mostre o que você entendeu desse estudo, estabelecendo relações entre as afirmativas abaixo.

Para isso, correlacione as afirmativas 1, 2 e 3 com assertivas que seguem, posteriormente.

(1) Nas comunidades primitivas, a família é a base da organização social; todos os indivíduos compartilham da mesma visão de mundo e dos mesmos valores.

(2) Na antiguidade clássica, o trabalho manual era realizado somente pelos escravos, enquanto os jovens gregos aristocratas se ocupavam de atividades como a música, a arte e a retórica.

(3) Na sociedade moderna, a visão de mundo é marcada pela ênfase no indivíduo; o homem é visto como capaz de moldar o mundo à sua maneira, por meio das ciências e das suas habilidades para exercer o poder.

(   ) A educação é voltada para o ensino de uma linguagem culta e só os aristocratas podem estudar.

(  ) A educação envolve-se no mundo do trabalho e passa a oferecer um ensino profissionalizante para atender os interesses das classes dominantes.

(  ) A educação é exclusivamente informal, não existem escolas e  a tarefa educativa é realizada pela família.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:  


2 – 3 – 1


1 – 2 – 3


3 – 2 – 1


1 – 3 – 2


2 – 1 – 3

Segundo Luckesi, o papel da educação na sociedade pode ser classificado em três grandes tendências teóricas: tendência transformadora, reprodutivista e redentora.

Analise as informações e relacione a primeira coluna com a segunda:

 

COLUNA 1

1) Tendência transformadora

2) Tendência reprodutivista

3) Tendência redentora

 

COLUNA 2

(   ) Neste tipo de tendência há a proposta de uma pedagogia otimista, praticamente ingênua, pois se acredita que a educação tem poderes quase absolutos sobre a sociedade. Os defensores dessa tendência acreditam que a educação por si só é autossuficiente para promover as transformações sociais necessárias na sociedade.

(   ) Essa tendência é caracterizada pelo pensamento de que a sociedade não pode ser transformada e, que nós devemos adaptar-nos a ela. Com essa visão, a escola passa a desempenhar a função de ensinar o "saber fazer" e o "saber comportar-se". Não há o compromisso com a reflexão crítica.

(   ) Nesta tendência, há a procura por uma pedagogia que obtenha a transformação da sociedade. Nessa ótica, propõe-se a formação do sujeito, para construir sua própria história e transformar a sociedade e, crer na capacidade do ser humano de fazê-la.


A sequência numérica CORRETA está contida em:


2, 1, 3.


3, 1, 2.


1, 2, 3.


1, 3, 2.


3, 2, 1.

Victor Valla (1996) afirma que a nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas classes subalternas estão nos dizendo, está relacionado mais com nossa postura do que com questões técnicas como, por exemplo, linguísticas. Refere-se à nossa dificuldade em aceitar que as pessoas “humildes, pobres, moradoras da periferia” são capazes de produzir conhecimento, são capazes de organizar e sistematizar pensamentos sobre a sociedade, e dessa forma, fazer uma interpretação que contribui para a avaliação que nós fazemos da mesma sociedade.

A partir do texto, assinale V para o que for Verdadeiro e F para o que for Falso.

 

(   ) Existe uma crise de interpretação do sujeito em relação ao objeto de conhecimento, que podem ser outros sujeitos, ou ainda, a própria realidade desses sujeitos.

(   ) A comunidade científica não tem razão ao afirmar que a sociedade, em geral, não é produtora de conhecimento.

(   ) Ocorre, na verdade, a universalização do conhecimento, ou seja, o conhecimento científico pode e deve ser considerado como conhecimento válido.

(   ) Existe a tentativa da ciência, de tornar como conhecimento científico, o conhecimento popular.

(   ) Ocorre, na fala das classe subalternas, uma tendência à não compreensão do conhecimento tido como científico.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F, V, V, V, F


V, V, V, F, F


V, F, F, V, F


F, V, F, V, V


V, V, F, V, V

Páginas: 12345678910