FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Leia o texto que segue:
Os estudos em práticas sociais e processos educativos apontam para a necessidade de compreender “como e para que as pessoas se educam [...] em situações escolarizadas ou não, assim como o de apreender a influência desses processos nas aprendizagens escolares” (OLIVEIRA et al., 2009, p.1).
Com base no texto, analise as assertivas que seguem:
01. A escola, enquanto instituição social, continuará existindo como lugar de sistematização de cultura, com papel relevante na condução desse novo saber, sem perder de vista as peculiaridades de cada sociedade.
02. A escola, que tem como perspectiva uma educação como prática social, desenvolve um olhar especial para os espaços escolares, com o objetivo de perceber, entender e identificar como as pessoas constroem seu aprendizado, lutam por transformações sociais e se educam, na escola.
04. Pensando a prática social no contexto escolar, pode-se entender a escola como o espaço onde os grupos sociais estão em constante diálogo e conflito, sob o desafio do respeito à diversidade.
08. Compreender a educação é, então, buscar uma educação a longo prazo que busque a superação dos problemas enfrentados pela sociedade, especialmente aqueles oriundos da intensificação das desigualidades sociais.
16. A escola, enquanto instituição social, continuará existindo como lugar de sistematização de cultura, de referência de saber elaborado, com papel relevante na condução desse novo saber, porém, a forma de transmissão deverá estar aberta aos novos tempos, sem perder de vista as peculiaridades de cada sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas corretas:
23
31
25
03
15
Você teve a oportunidade de estudar as diferentes concepções sobre como o homem aprende e se desenvolve intelectualmente. Alguns professores acreditam no ditado popular: “uma batata podre no meio de um saco de batatas sãs apodrece as outras batatas”. A esse respeito podemos afirmar que:
I. Para explicar o processo de desenvolvimento humano, a concepção ambientalista ou comportamentalista atribui imenso poder aos componentes herdados.
II. O modo de pensar desses professores que acreditam nesse dito popular, demonstra que eles acreditam numa concepção ambientalista do desenvolvimento humano.
III. Numa concepção ambientalista o papel do ambiente não é mais mais importante que a maturação biológica.
IV. A aprendizagem, na visão ambientalista, pode ser entendida como o processo pelo qual o comportamento é modificado como resultado da experiência.
V. Precursores de uma concepção ambientalista concebem ser humano como um ser imutável.
Estão corretas as afirmativas contempladas em:
III, IV e V apenas
I e II apenas
I, II e III apenas
II e IV apenas.
IV e V apenas.
Paradigma é a definição de um modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de aspectos da realidade. É o consenso para explicar os acontecimentos, responder aos questionamentos da época e definir os modos de agir das pessoas. No campo da educação, a expressão mudança de paradigma tem sido usada com muita frequência para designar as mudanças ocorridas no modo de pensar tradicional em comparação com um novo modo de se conceber a ação educativa.
A partir do texto, analise as afirmações que seguem:
I) A aprendizagem deve ser significativa, agradável, criativa, crítica e proporcionar ao educando a autonomia intelectual, social e cidadã.
II) O conhecimento é apresentado de forma contextualizada.
III) O professor traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se passivamente a escutá-lo.
IV) A avaliação é qualitativa e formativa.
V) A aprendizagem e o conhecimento visam um resultado cumulativo por meio de transmissões de ideias e memorizações.
Assinale a alternativa que corresponde que contempla todas as afirmações que fazem referência ao paradigma educacional emergente.
II, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III, IV e V.
Qual é a abordagem do processo de ensino e aprendizagem, cuja relação professor-aluno se caracteriza como cerimoniosa e vertical, em que o professor é a autoridade intelectual e moral, detentor do poder de decisão quanto à metodologia, ao conteúdo, à avaliação e à forma de interpretação, e o aluno é o ouvinte, depositário do conhecimento transmitido pelo professor?
Cognitivista
Tradicional
Progressista
Comportamentalista
Humanista
Para muitos pensadores e filósofos, o ser humano constitui o ponto central de toda reflexão filosófica que também influencia a sua forma de pensar. Na filosofia encontramos diversas correntes filosóficas com ideias semelhantes. Existem, pelo menos, três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humans em geral.
Considerando o texto, faça a associação correta:
Os três mitos filosóficos
(1) Mito do homem abstrato
(2) Mito do homem isolado
(3) Mito do homem natural
A concepção dos mitos
( ) o homem é estudado como o homem em geral, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
( ) o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
( ) o homem é originário, um ser não social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
( ) o homem surge como ser, cujas característiccas independem das situações da vida.
( ) o homem, sem o instinto gregário, não conseguiria relacionar-se com seus semelhantes, e seria impossível a formação da sociedade.
A sequência correta é:
1, 1, 2, 3, 2
3, 2, 1, 3, 2
1, 3, 2, 1, 2
2, 1, 3, 3, 2
1, 2, 3, 1, 2
A educação escolar, por muito tempo, foi tida como reprodutora das desigualdades sociais. Por isso, houve o consenso da necessidade de mudança das práticas pedagógicas e de melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas com vista à concretização de uma escola que atendesse a todos sem distinção, através de uma educação política como prática cotidiana da sociedade. Nessa nova perspectiva, a de educação política como prática social, que constroi uma sociedade mais justa e democrática, é possível afirmar que:
I) A educação escolar precisa preparar o aluno intelectual, científica e profissionalmente para entender ao mercado de trabalho, exclusivamente.
II) O processo educacional deve ser desenvolvido de forma vinculada com a realidade vivida pelos alunos, demandando o conhecimento e ações (saber e fazer).
III) O processo educacional deve ser aquele que cria espaços de diálogo, de participação e de formas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e educativo baseado nos princípios de soberania, em que o professor é o autor e o agente responsável pela construção de todo processo de ensino-aprendizagem.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
II e III.
III, apenas
I, II e III.
I e II.
Ter espírito científico é estar exercendo esta constante crítica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipóteses e teorias e expondo-as à critica intersubjetiva. O oposto ao espírito científico é o dogmático, que impede a crítica por se julgar auto-suficiente e clarividente na sua compreensão da realidade. O conhecimento científico é, pois, o que é construído através de procedimentos que denotem atitude científica e que, por proporcionar condições de experimentação de suas hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva.
Com base no texto, analise as assertivas:
O que distingue o conhecimento científico dos outros, principalmente do senso comum, não é o assunto, o tema ou o problema.
Porque
O que distingue o conhecimento científico dos demais, é a forma especial adotada para investigar os problemas, podendo, por isso, ter ou não um mesmo objeto.
Agora, assinale a alternative correta:
As duas assertivas estão incorretas.
As duas assertivas são corretas mas a segunda não é justificativa da primeira.
As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa da primeira.
A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.
A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.
Leia o texto e observe a figura que segue:
Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez, no ano de 1490, num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda, separada simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. O desenho e o texto também são chamados de Cânone das Proporções. As posições, com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio de que, na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
Homem vitruviano – entenda a obra de Leonardo da Vinci. Disponível em:
<http://www.newsrondonia.com.br/noticias/homem+vitruviano entenda+a+obra+de+leonardo da+vinci/14077#sthash.WItJA473.dpuf>. Acesso em 11 Fev. 2016.
Figura: O homem vitruviano. Desenho de Leonardo da Vinci. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg
Leonardo da Vinci, ao elaborar o desenho “O homem vitruviano” estava pensando o ser humano segundo sua dimensão:
Psíquica
Ética
Estética
Racional
Material
Leia o texto que segue.
O homem é o único animal que ri dos outros. O homem é único animal que passa por outro e finge que não vê.
É o único que fala mais que o papagaio.
É o único que gosta de escargots (fora, claro, o escargot).
É o único que acha que Deus é parecido com ele.
E é o único ...
... que se veste
... que veste os outros
... que despe os outros
... que faz o que gosta escondido
... que muda de cor quando se envergonha
... que se senta e cruza as pernas
... que sabe que vai morrer
... que pensa que é eterno
... que não tem uma linguagem comum a toda a espécie
VERÍSSIMO, Luís Fernando. O marido do Doutor Pompeu. Porto Alegre: L&PM, 1987.
O autor do texto faz referência ao ser humano como um animal, que ri, finge, acredita ser único, que veste, dentre outras características. Mas, como se sabe, o ser humano é um animal que se difere de outros animais por meio, especialmente, de suas dimensões:
23
31
25
03
15
Você teve a oportunidade de estudar as diferentes concepções sobre como o homem aprende e se desenvolve intelectualmente. Alguns professores acreditam no ditado popular: “uma batata podre no meio de um saco de batatas sãs apodrece as outras batatas”. A esse respeito podemos afirmar que:
I. Para explicar o processo de desenvolvimento humano, a concepção ambientalista ou comportamentalista atribui imenso poder aos componentes herdados.
II. O modo de pensar desses professores que acreditam nesse dito popular, demonstra que eles acreditam numa concepção ambientalista do desenvolvimento humano.
III. Numa concepção ambientalista o papel do ambiente não é mais mais importante que a maturação biológica.
IV. A aprendizagem, na visão ambientalista, pode ser entendida como o processo pelo qual o comportamento é modificado como resultado da experiência.
V. Precursores de uma concepção ambientalista concebem ser humano como um ser imutável.
Estão corretas as afirmativas contempladas em:
III, IV e V apenas
I e II apenas
I, II e III apenas
II e IV apenas.
IV e V apenas.
Paradigma é a definição de um modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de aspectos da realidade. É o consenso para explicar os acontecimentos, responder aos questionamentos da época e definir os modos de agir das pessoas. No campo da educação, a expressão mudança de paradigma tem sido usada com muita frequência para designar as mudanças ocorridas no modo de pensar tradicional em comparação com um novo modo de se conceber a ação educativa.
A partir do texto, analise as afirmações que seguem:
I) A aprendizagem deve ser significativa, agradável, criativa, crítica e proporcionar ao educando a autonomia intelectual, social e cidadã.
II) O conhecimento é apresentado de forma contextualizada.
III) O professor traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se passivamente a escutá-lo.
IV) A avaliação é qualitativa e formativa.
V) A aprendizagem e o conhecimento visam um resultado cumulativo por meio de transmissões de ideias e memorizações.
Assinale a alternativa que corresponde que contempla todas as afirmações que fazem referência ao paradigma educacional emergente.
II, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III, IV e V.
Qual é a abordagem do processo de ensino e aprendizagem, cuja relação professor-aluno se caracteriza como cerimoniosa e vertical, em que o professor é a autoridade intelectual e moral, detentor do poder de decisão quanto à metodologia, ao conteúdo, à avaliação e à forma de interpretação, e o aluno é o ouvinte, depositário do conhecimento transmitido pelo professor?
Cognitivista
Tradicional
Progressista
Comportamentalista
Humanista
Para muitos pensadores e filósofos, o ser humano constitui o ponto central de toda reflexão filosófica que também influencia a sua forma de pensar. Na filosofia encontramos diversas correntes filosóficas com ideias semelhantes. Existem, pelo menos, três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humans em geral.
Considerando o texto, faça a associação correta:
Os três mitos filosóficos
(1) Mito do homem abstrato
(2) Mito do homem isolado
(3) Mito do homem natural
A concepção dos mitos
( ) o homem é estudado como o homem em geral, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
( ) o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
( ) o homem é originário, um ser não social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
( ) o homem surge como ser, cujas característiccas independem das situações da vida.
( ) o homem, sem o instinto gregário, não conseguiria relacionar-se com seus semelhantes, e seria impossível a formação da sociedade.
A sequência correta é:
1, 1, 2, 3, 2
3, 2, 1, 3, 2
1, 3, 2, 1, 2
2, 1, 3, 3, 2
1, 2, 3, 1, 2
A educação escolar, por muito tempo, foi tida como reprodutora das desigualdades sociais. Por isso, houve o consenso da necessidade de mudança das práticas pedagógicas e de melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas com vista à concretização de uma escola que atendesse a todos sem distinção, através de uma educação política como prática cotidiana da sociedade. Nessa nova perspectiva, a de educação política como prática social, que constroi uma sociedade mais justa e democrática, é possível afirmar que:
I) A educação escolar precisa preparar o aluno intelectual, científica e profissionalmente para entender ao mercado de trabalho, exclusivamente.
II) O processo educacional deve ser desenvolvido de forma vinculada com a realidade vivida pelos alunos, demandando o conhecimento e ações (saber e fazer).
III) O processo educacional deve ser aquele que cria espaços de diálogo, de participação e de formas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e educativo baseado nos princípios de soberania, em que o professor é o autor e o agente responsável pela construção de todo processo de ensino-aprendizagem.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
II e III.
III, apenas
I, II e III.
I e II.
Ter espírito científico é estar exercendo esta constante crítica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipóteses e teorias e expondo-as à critica intersubjetiva. O oposto ao espírito científico é o dogmático, que impede a crítica por se julgar auto-suficiente e clarividente na sua compreensão da realidade. O conhecimento científico é, pois, o que é construído através de procedimentos que denotem atitude científica e que, por proporcionar condições de experimentação de suas hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva.
Com base no texto, analise as assertivas:
O que distingue o conhecimento científico dos outros, principalmente do senso comum, não é o assunto, o tema ou o problema.
Porque
O que distingue o conhecimento científico dos demais, é a forma especial adotada para investigar os problemas, podendo, por isso, ter ou não um mesmo objeto.
Agora, assinale a alternative correta:
As duas assertivas estão incorretas.
As duas assertivas são corretas mas a segunda não é justificativa da primeira.
As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa da primeira.
A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.
A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.
Leia o texto e observe a figura que segue:
Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez, no ano de 1490, num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda, separada simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. O desenho e o texto também são chamados de Cânone das Proporções. As posições, com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio de que, na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
Homem vitruviano – entenda a obra de Leonardo da Vinci. Disponível em:
<http://www.newsrondonia.com.br/noticias/homem+vitruviano entenda+a+obra+de+leonardo da+vinci/14077#sthash.WItJA473.dpuf>. Acesso em 11 Fev. 2016.
Figura: O homem vitruviano. Desenho de Leonardo da Vinci. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg
Leonardo da Vinci, ao elaborar o desenho “O homem vitruviano” estava pensando o ser humano segundo sua dimensão:
Psíquica
Ética
Estética
Racional
Material
Leia o texto que segue.
O homem é o único animal que ri dos outros. O homem é único animal que passa por outro e finge que não vê.
É o único que fala mais que o papagaio.
É o único que gosta de escargots (fora, claro, o escargot).
É o único que acha que Deus é parecido com ele.
E é o único ...
... que se veste
... que veste os outros
... que despe os outros
... que faz o que gosta escondido
... que muda de cor quando se envergonha
... que se senta e cruza as pernas
... que sabe que vai morrer
... que pensa que é eterno
... que não tem uma linguagem comum a toda a espécie
VERÍSSIMO, Luís Fernando. O marido do Doutor Pompeu. Porto Alegre: L&PM, 1987.
O autor do texto faz referência ao ser humano como um animal, que ri, finge, acredita ser único, que veste, dentre outras características. Mas, como se sabe, o ser humano é um animal que se difere de outros animais por meio, especialmente, de suas dimensões:
III, IV e V apenas
I e II apenas
I, II e III apenas
II e IV apenas.
IV e V apenas.
Paradigma é a definição de um modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de aspectos da realidade. É o consenso para explicar os acontecimentos, responder aos questionamentos da época e definir os modos de agir das pessoas. No campo da educação, a expressão mudança de paradigma tem sido usada com muita frequência para designar as mudanças ocorridas no modo de pensar tradicional em comparação com um novo modo de se conceber a ação educativa.
A partir do texto, analise as afirmações que seguem:
I) A aprendizagem deve ser significativa, agradável, criativa, crítica e proporcionar ao educando a autonomia intelectual, social e cidadã.
II) O conhecimento é apresentado de forma contextualizada.
III) O professor traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se passivamente a escutá-lo.
IV) A avaliação é qualitativa e formativa.
V) A aprendizagem e o conhecimento visam um resultado cumulativo por meio de transmissões de ideias e memorizações.
Assinale a alternativa que corresponde que contempla todas as afirmações que fazem referência ao paradigma educacional emergente.
II, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III, IV e V.
Qual é a abordagem do processo de ensino e aprendizagem, cuja relação professor-aluno se caracteriza como cerimoniosa e vertical, em que o professor é a autoridade intelectual e moral, detentor do poder de decisão quanto à metodologia, ao conteúdo, à avaliação e à forma de interpretação, e o aluno é o ouvinte, depositário do conhecimento transmitido pelo professor?
Cognitivista
Tradicional
Progressista
Comportamentalista
Humanista
Para muitos pensadores e filósofos, o ser humano constitui o ponto central de toda reflexão filosófica que também influencia a sua forma de pensar. Na filosofia encontramos diversas correntes filosóficas com ideias semelhantes. Existem, pelo menos, três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humans em geral.
Considerando o texto, faça a associação correta:
Os três mitos filosóficos
(1) Mito do homem abstrato
(2) Mito do homem isolado
(3) Mito do homem natural
A concepção dos mitos
( ) o homem é estudado como o homem em geral, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
( ) o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
( ) o homem é originário, um ser não social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
( ) o homem surge como ser, cujas característiccas independem das situações da vida.
( ) o homem, sem o instinto gregário, não conseguiria relacionar-se com seus semelhantes, e seria impossível a formação da sociedade.
A sequência correta é:
1, 1, 2, 3, 2
3, 2, 1, 3, 2
1, 3, 2, 1, 2
2, 1, 3, 3, 2
1, 2, 3, 1, 2
A educação escolar, por muito tempo, foi tida como reprodutora das desigualdades sociais. Por isso, houve o consenso da necessidade de mudança das práticas pedagógicas e de melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas com vista à concretização de uma escola que atendesse a todos sem distinção, através de uma educação política como prática cotidiana da sociedade. Nessa nova perspectiva, a de educação política como prática social, que constroi uma sociedade mais justa e democrática, é possível afirmar que:
I) A educação escolar precisa preparar o aluno intelectual, científica e profissionalmente para entender ao mercado de trabalho, exclusivamente.
II) O processo educacional deve ser desenvolvido de forma vinculada com a realidade vivida pelos alunos, demandando o conhecimento e ações (saber e fazer).
III) O processo educacional deve ser aquele que cria espaços de diálogo, de participação e de formas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e educativo baseado nos princípios de soberania, em que o professor é o autor e o agente responsável pela construção de todo processo de ensino-aprendizagem.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
II e III.
III, apenas
I, II e III.
I e II.
Ter espírito científico é estar exercendo esta constante crítica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipóteses e teorias e expondo-as à critica intersubjetiva. O oposto ao espírito científico é o dogmático, que impede a crítica por se julgar auto-suficiente e clarividente na sua compreensão da realidade. O conhecimento científico é, pois, o que é construído através de procedimentos que denotem atitude científica e que, por proporcionar condições de experimentação de suas hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva.
Com base no texto, analise as assertivas:
O que distingue o conhecimento científico dos outros, principalmente do senso comum, não é o assunto, o tema ou o problema.
Porque
O que distingue o conhecimento científico dos demais, é a forma especial adotada para investigar os problemas, podendo, por isso, ter ou não um mesmo objeto.
Agora, assinale a alternative correta:
As duas assertivas estão incorretas.
As duas assertivas são corretas mas a segunda não é justificativa da primeira.
As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa da primeira.
A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.
A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.
Leia o texto e observe a figura que segue:
Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez, no ano de 1490, num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda, separada simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. O desenho e o texto também são chamados de Cânone das Proporções. As posições, com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio de que, na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
Homem vitruviano – entenda a obra de Leonardo da Vinci. Disponível em:
<http://www.newsrondonia.com.br/noticias/homem+vitruviano entenda+a+obra+de+leonardo da+vinci/14077#sthash.WItJA473.dpuf>. Acesso em 11 Fev. 2016.
Figura: O homem vitruviano. Desenho de Leonardo da Vinci. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg
Leonardo da Vinci, ao elaborar o desenho “O homem vitruviano” estava pensando o ser humano segundo sua dimensão:
Psíquica
Ética
Estética
Racional
Material
Leia o texto que segue.
O homem é o único animal que ri dos outros. O homem é único animal que passa por outro e finge que não vê.
É o único que fala mais que o papagaio.
É o único que gosta de escargots (fora, claro, o escargot).
É o único que acha que Deus é parecido com ele.
E é o único ...
... que se veste
... que veste os outros
... que despe os outros
... que faz o que gosta escondido
... que muda de cor quando se envergonha
... que se senta e cruza as pernas
... que sabe que vai morrer
... que pensa que é eterno
... que não tem uma linguagem comum a toda a espécie
VERÍSSIMO, Luís Fernando. O marido do Doutor Pompeu. Porto Alegre: L&PM, 1987.
O autor do texto faz referência ao ser humano como um animal, que ri, finge, acredita ser único, que veste, dentre outras características. Mas, como se sabe, o ser humano é um animal que se difere de outros animais por meio, especialmente, de suas dimensões:
II, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III, IV e V.
Qual é a abordagem do processo de ensino e aprendizagem, cuja relação professor-aluno se caracteriza como cerimoniosa e vertical, em que o professor é a autoridade intelectual e moral, detentor do poder de decisão quanto à metodologia, ao conteúdo, à avaliação e à forma de interpretação, e o aluno é o ouvinte, depositário do conhecimento transmitido pelo professor?
Cognitivista
Tradicional
Progressista
Comportamentalista
Humanista
Para muitos pensadores e filósofos, o ser humano constitui o ponto central de toda reflexão filosófica que também influencia a sua forma de pensar. Na filosofia encontramos diversas correntes filosóficas com ideias semelhantes. Existem, pelo menos, três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humans em geral.
Considerando o texto, faça a associação correta:
Os três mitos filosóficos
(1) Mito do homem abstrato
(2) Mito do homem isolado
(3) Mito do homem natural
A concepção dos mitos
( ) o homem é estudado como o homem em geral, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
( ) o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
( ) o homem é originário, um ser não social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
( ) o homem surge como ser, cujas característiccas independem das situações da vida.
( ) o homem, sem o instinto gregário, não conseguiria relacionar-se com seus semelhantes, e seria impossível a formação da sociedade.
A sequência correta é:
1, 1, 2, 3, 2
3, 2, 1, 3, 2
1, 3, 2, 1, 2
2, 1, 3, 3, 2
1, 2, 3, 1, 2
A educação escolar, por muito tempo, foi tida como reprodutora das desigualdades sociais. Por isso, houve o consenso da necessidade de mudança das práticas pedagógicas e de melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas com vista à concretização de uma escola que atendesse a todos sem distinção, através de uma educação política como prática cotidiana da sociedade. Nessa nova perspectiva, a de educação política como prática social, que constroi uma sociedade mais justa e democrática, é possível afirmar que:
I) A educação escolar precisa preparar o aluno intelectual, científica e profissionalmente para entender ao mercado de trabalho, exclusivamente.
II) O processo educacional deve ser desenvolvido de forma vinculada com a realidade vivida pelos alunos, demandando o conhecimento e ações (saber e fazer).
III) O processo educacional deve ser aquele que cria espaços de diálogo, de participação e de formas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e educativo baseado nos princípios de soberania, em que o professor é o autor e o agente responsável pela construção de todo processo de ensino-aprendizagem.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
II e III.
III, apenas
I, II e III.
I e II.
Ter espírito científico é estar exercendo esta constante crítica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipóteses e teorias e expondo-as à critica intersubjetiva. O oposto ao espírito científico é o dogmático, que impede a crítica por se julgar auto-suficiente e clarividente na sua compreensão da realidade. O conhecimento científico é, pois, o que é construído através de procedimentos que denotem atitude científica e que, por proporcionar condições de experimentação de suas hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva.
Com base no texto, analise as assertivas:
O que distingue o conhecimento científico dos outros, principalmente do senso comum, não é o assunto, o tema ou o problema.
Porque
O que distingue o conhecimento científico dos demais, é a forma especial adotada para investigar os problemas, podendo, por isso, ter ou não um mesmo objeto.
Agora, assinale a alternative correta:
As duas assertivas estão incorretas.
As duas assertivas são corretas mas a segunda não é justificativa da primeira.
As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa da primeira.
A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.
A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.
Leia o texto e observe a figura que segue:
Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez, no ano de 1490, num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda, separada simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. O desenho e o texto também são chamados de Cânone das Proporções. As posições, com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio de que, na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
Homem vitruviano – entenda a obra de Leonardo da Vinci. Disponível em:
<http://www.newsrondonia.com.br/noticias/homem+vitruviano entenda+a+obra+de+leonardo da+vinci/14077#sthash.WItJA473.dpuf>. Acesso em 11 Fev. 2016.
Figura: O homem vitruviano. Desenho de Leonardo da Vinci. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg
Leonardo da Vinci, ao elaborar o desenho “O homem vitruviano” estava pensando o ser humano segundo sua dimensão:
Psíquica
Ética
Estética
Racional
Material
Leia o texto que segue.
O homem é o único animal que ri dos outros. O homem é único animal que passa por outro e finge que não vê.
É o único que fala mais que o papagaio.
É o único que gosta de escargots (fora, claro, o escargot).
É o único que acha que Deus é parecido com ele.
E é o único ...
... que se veste
... que veste os outros
... que despe os outros
... que faz o que gosta escondido
... que muda de cor quando se envergonha
... que se senta e cruza as pernas
... que sabe que vai morrer
... que pensa que é eterno
... que não tem uma linguagem comum a toda a espécie
VERÍSSIMO, Luís Fernando. O marido do Doutor Pompeu. Porto Alegre: L&PM, 1987.
O autor do texto faz referência ao ser humano como um animal, que ri, finge, acredita ser único, que veste, dentre outras características. Mas, como se sabe, o ser humano é um animal que se difere de outros animais por meio, especialmente, de suas dimensões:
Cognitivista
Tradicional
Progressista
Comportamentalista
Humanista
Para muitos pensadores e filósofos, o ser humano constitui o ponto central de toda reflexão filosófica que também influencia a sua forma de pensar. Na filosofia encontramos diversas correntes filosóficas com ideias semelhantes. Existem, pelo menos, três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humans em geral.
Considerando o texto, faça a associação correta:
Os três mitos filosóficos
(1) Mito do homem abstrato
(2) Mito do homem isolado
(3) Mito do homem natural
A concepção dos mitos
( ) o homem é estudado como o homem em geral, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
( ) o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
( ) o homem é originário, um ser não social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
( ) o homem surge como ser, cujas característiccas independem das situações da vida.
( ) o homem, sem o instinto gregário, não conseguiria relacionar-se com seus semelhantes, e seria impossível a formação da sociedade.
A sequência correta é:
1, 1, 2, 3, 2
3, 2, 1, 3, 2
1, 3, 2, 1, 2
2, 1, 3, 3, 2
1, 2, 3, 1, 2
A educação escolar, por muito tempo, foi tida como reprodutora das desigualdades sociais. Por isso, houve o consenso da necessidade de mudança das práticas pedagógicas e de melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas com vista à concretização de uma escola que atendesse a todos sem distinção, através de uma educação política como prática cotidiana da sociedade. Nessa nova perspectiva, a de educação política como prática social, que constroi uma sociedade mais justa e democrática, é possível afirmar que:
I) A educação escolar precisa preparar o aluno intelectual, científica e profissionalmente para entender ao mercado de trabalho, exclusivamente.
II) O processo educacional deve ser desenvolvido de forma vinculada com a realidade vivida pelos alunos, demandando o conhecimento e ações (saber e fazer).
III) O processo educacional deve ser aquele que cria espaços de diálogo, de participação e de formas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e educativo baseado nos princípios de soberania, em que o professor é o autor e o agente responsável pela construção de todo processo de ensino-aprendizagem.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
II e III.
III, apenas
I, II e III.
I e II.
Ter espírito científico é estar exercendo esta constante crítica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipóteses e teorias e expondo-as à critica intersubjetiva. O oposto ao espírito científico é o dogmático, que impede a crítica por se julgar auto-suficiente e clarividente na sua compreensão da realidade. O conhecimento científico é, pois, o que é construído através de procedimentos que denotem atitude científica e que, por proporcionar condições de experimentação de suas hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva.
Com base no texto, analise as assertivas:
O que distingue o conhecimento científico dos outros, principalmente do senso comum, não é o assunto, o tema ou o problema.
Porque
O que distingue o conhecimento científico dos demais, é a forma especial adotada para investigar os problemas, podendo, por isso, ter ou não um mesmo objeto.
Agora, assinale a alternative correta:
As duas assertivas estão incorretas.
As duas assertivas são corretas mas a segunda não é justificativa da primeira.
As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa da primeira.
A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.
A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.
Leia o texto e observe a figura que segue:
Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez, no ano de 1490, num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda, separada simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. O desenho e o texto também são chamados de Cânone das Proporções. As posições, com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio de que, na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
Homem vitruviano – entenda a obra de Leonardo da Vinci. Disponível em:
<http://www.newsrondonia.com.br/noticias/homem+vitruviano entenda+a+obra+de+leonardo da+vinci/14077#sthash.WItJA473.dpuf>. Acesso em 11 Fev. 2016.
Figura: O homem vitruviano. Desenho de Leonardo da Vinci. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg
Leonardo da Vinci, ao elaborar o desenho “O homem vitruviano” estava pensando o ser humano segundo sua dimensão:
Psíquica
Ética
Estética
Racional
Material
Leia o texto que segue.
O homem é o único animal que ri dos outros. O homem é único animal que passa por outro e finge que não vê.
É o único que fala mais que o papagaio.
É o único que gosta de escargots (fora, claro, o escargot).
É o único que acha que Deus é parecido com ele.
E é o único ...
... que se veste
... que veste os outros
... que despe os outros
... que faz o que gosta escondido
... que muda de cor quando se envergonha
... que se senta e cruza as pernas
... que sabe que vai morrer
... que pensa que é eterno
... que não tem uma linguagem comum a toda a espécie
VERÍSSIMO, Luís Fernando. O marido do Doutor Pompeu. Porto Alegre: L&PM, 1987.
O autor do texto faz referência ao ser humano como um animal, que ri, finge, acredita ser único, que veste, dentre outras características. Mas, como se sabe, o ser humano é um animal que se difere de outros animais por meio, especialmente, de suas dimensões:
1, 1, 2, 3, 2
3, 2, 1, 3, 2
1, 3, 2, 1, 2
2, 1, 3, 3, 2
1, 2, 3, 1, 2
A educação escolar, por muito tempo, foi tida como reprodutora das desigualdades sociais. Por isso, houve o consenso da necessidade de mudança das práticas pedagógicas e de melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas com vista à concretização de uma escola que atendesse a todos sem distinção, através de uma educação política como prática cotidiana da sociedade. Nessa nova perspectiva, a de educação política como prática social, que constroi uma sociedade mais justa e democrática, é possível afirmar que:
I) A educação escolar precisa preparar o aluno intelectual, científica e profissionalmente para entender ao mercado de trabalho, exclusivamente.
II) O processo educacional deve ser desenvolvido de forma vinculada com a realidade vivida pelos alunos, demandando o conhecimento e ações (saber e fazer).
III) O processo educacional deve ser aquele que cria espaços de diálogo, de participação e de formas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e educativo baseado nos princípios de soberania, em que o professor é o autor e o agente responsável pela construção de todo processo de ensino-aprendizagem.
São corretas as afirmativas:
II, apenas.
II e III.
III, apenas
I, II e III.
I e II.
Ter espírito científico é estar exercendo esta constante crítica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipóteses e teorias e expondo-as à critica intersubjetiva. O oposto ao espírito científico é o dogmático, que impede a crítica por se julgar auto-suficiente e clarividente na sua compreensão da realidade. O conhecimento científico é, pois, o que é construído através de procedimentos que denotem atitude científica e que, por proporcionar condições de experimentação de suas hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva.
Com base no texto, analise as assertivas:
O que distingue o conhecimento científico dos outros, principalmente do senso comum, não é o assunto, o tema ou o problema.
Porque
O que distingue o conhecimento científico dos demais, é a forma especial adotada para investigar os problemas, podendo, por isso, ter ou não um mesmo objeto.
Agora, assinale a alternative correta:
As duas assertivas estão incorretas.
As duas assertivas são corretas mas a segunda não é justificativa da primeira.
As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa da primeira.
A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.
A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.
Leia o texto e observe a figura que segue:
Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez, no ano de 1490, num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda, separada simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. O desenho e o texto também são chamados de Cânone das Proporções. As posições, com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio de que, na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
Homem vitruviano – entenda a obra de Leonardo da Vinci. Disponível em:
<http://www.newsrondonia.com.br/noticias/homem+vitruviano entenda+a+obra+de+leonardo da+vinci/14077#sthash.WItJA473.dpuf>. Acesso em 11 Fev. 2016.
Figura: O homem vitruviano. Desenho de Leonardo da Vinci. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg
Leonardo da Vinci, ao elaborar o desenho “O homem vitruviano” estava pensando o ser humano segundo sua dimensão:
Psíquica
Ética
Estética
Racional
Material
Leia o texto que segue.
O homem é o único animal que ri dos outros. O homem é único animal que passa por outro e finge que não vê.
É o único que fala mais que o papagaio.
É o único que gosta de escargots (fora, claro, o escargot).
É o único que acha que Deus é parecido com ele.
E é o único ...
... que se veste
... que veste os outros
... que despe os outros
... que faz o que gosta escondido
... que muda de cor quando se envergonha
... que se senta e cruza as pernas
... que sabe que vai morrer
... que pensa que é eterno
... que não tem uma linguagem comum a toda a espécie
VERÍSSIMO, Luís Fernando. O marido do Doutor Pompeu. Porto Alegre: L&PM, 1987.
O autor do texto faz referência ao ser humano como um animal, que ri, finge, acredita ser único, que veste, dentre outras características. Mas, como se sabe, o ser humano é um animal que se difere de outros animais por meio, especialmente, de suas dimensões:
II, apenas.
II e III.
III, apenas
I, II e III.
I e II.
Ter espírito científico é estar exercendo esta constante crítica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipóteses e teorias e expondo-as à critica intersubjetiva. O oposto ao espírito científico é o dogmático, que impede a crítica por se julgar auto-suficiente e clarividente na sua compreensão da realidade. O conhecimento científico é, pois, o que é construído através de procedimentos que denotem atitude científica e que, por proporcionar condições de experimentação de suas hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva.
Com base no texto, analise as assertivas:
O que distingue o conhecimento científico dos outros, principalmente do senso comum, não é o assunto, o tema ou o problema.
Porque
O que distingue o conhecimento científico dos demais, é a forma especial adotada para investigar os problemas, podendo, por isso, ter ou não um mesmo objeto.
Agora, assinale a alternative correta:
As duas assertivas estão incorretas.
As duas assertivas são corretas mas a segunda não é justificativa da primeira.
As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa da primeira.
A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.
A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.
Leia o texto e observe a figura que segue:
Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez, no ano de 1490, num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda, separada simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. O desenho e o texto também são chamados de Cânone das Proporções. As posições, com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio de que, na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
Homem vitruviano – entenda a obra de Leonardo da Vinci. Disponível em:
<http://www.newsrondonia.com.br/noticias/homem+vitruviano entenda+a+obra+de+leonardo da+vinci/14077#sthash.WItJA473.dpuf>. Acesso em 11 Fev. 2016.
Figura: O homem vitruviano. Desenho de Leonardo da Vinci. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg
Leonardo da Vinci, ao elaborar o desenho “O homem vitruviano” estava pensando o ser humano segundo sua dimensão:
Psíquica
Ética
Estética
Racional
Material
Leia o texto que segue.
O homem é o único animal que ri dos outros. O homem é único animal que passa por outro e finge que não vê.
É o único que fala mais que o papagaio.
É o único que gosta de escargots (fora, claro, o escargot).
É o único que acha que Deus é parecido com ele.
E é o único ...
... que se veste
... que veste os outros
... que despe os outros
... que faz o que gosta escondido
... que muda de cor quando se envergonha
... que se senta e cruza as pernas
... que sabe que vai morrer
... que pensa que é eterno
... que não tem uma linguagem comum a toda a espécie
VERÍSSIMO, Luís Fernando. O marido do Doutor Pompeu. Porto Alegre: L&PM, 1987.
O autor do texto faz referência ao ser humano como um animal, que ri, finge, acredita ser único, que veste, dentre outras características. Mas, como se sabe, o ser humano é um animal que se difere de outros animais por meio, especialmente, de suas dimensões:
As duas assertivas estão incorretas.
As duas assertivas são corretas mas a segunda não é justificativa da primeira.
As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa da primeira.
A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.
A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.
Leia o texto e observe a figura que segue:
Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez, no ano de 1490, num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda, separada simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. O desenho e o texto também são chamados de Cânone das Proporções. As posições, com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio de que, na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
Homem vitruviano – entenda a obra de Leonardo da Vinci. Disponível em:
<http://www.newsrondonia.com.br/noticias/homem+vitruviano entenda+a+obra+de+leonardo da+vinci/14077#sthash.WItJA473.dpuf>. Acesso em 11 Fev. 2016.
Figura: O homem vitruviano. Desenho de Leonardo da Vinci. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg
Leonardo da Vinci, ao elaborar o desenho “O homem vitruviano” estava pensando o ser humano segundo sua dimensão:
Psíquica
Ética
Estética
Racional
Material
Leia o texto que segue.
O homem é o único animal que ri dos outros. O homem é único animal que passa por outro e finge que não vê.
É o único que fala mais que o papagaio.
É o único que gosta de escargots (fora, claro, o escargot).
É o único que acha que Deus é parecido com ele.
E é o único ...
... que se veste
... que veste os outros
... que despe os outros
... que faz o que gosta escondido
... que muda de cor quando se envergonha
... que se senta e cruza as pernas
... que sabe que vai morrer
... que pensa que é eterno
... que não tem uma linguagem comum a toda a espécie
VERÍSSIMO, Luís Fernando. O marido do Doutor Pompeu. Porto Alegre: L&PM, 1987.
O autor do texto faz referência ao ser humano como um animal, que ri, finge, acredita ser único, que veste, dentre outras características. Mas, como se sabe, o ser humano é um animal que se difere de outros animais por meio, especialmente, de suas dimensões:
Psíquica
Ética
Estética
Racional
Material