FORMAÇÃO GERAL XXII


Para responder a questão, analise os textos a seguir: 

 

TEXTO 1

Desde 1985, o Brasil reconheceu cerca de 60 mil pessoas como refugiadas, a maioria delas (48.789) proveniente da Venezuela – seguido por pessoas da Síria (3.667), República Democrática do Congo (1.448) e Angola (1.363). Nesta população, cerca de 90% são pessoas entre 18 e 45 anos de idade. E, apenas em 2021, foram confirmados 3.086 pedidos de reconhecimento da condição de refugiados, sendo que pessoas da Venezuela e de Cuba foram as que mais obtiveram esta confirmação. Do total de casos confirmados em 2021, 50,4% deles foram feitos por crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 14 anos.

Estes e outros dados sobre o sistema de proteção internacional de refugiados no Brasil foram atualizados pelo Ministério da Justiça ontem, 20 de junho, data em que é observado o Dia Mundial do Refugiado. A atualização se deu por meio da sétima edição do relatório “Refúgio em Números”, editado pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), e da versão atualizada do Painel Interativo de Decisões sobre Refúgio no Brasil, produzido pelo ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) em parceria com o Conare (Comitê Nacional para Refugiados).

Brasília, 21 de junho de 2022

Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2022/06/21/no-dia-mundial-do-refugiado-brasil-atualiza-dados-sobre-populacao-refugiada-no-pais/

 

TEXTO 2

César e Thais Geografia: Globalização

Com base nos textos, julgue as afirmações: 

 

Está correto o que se afirma em: 


I, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas. 


III, apenas. 


II, apenas. 

Para responder a questão leia o texto a seguir: 

 

Declaração-Universal-dos-Direitos-Humanos-2

 

Como descrito no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. 

Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta.  


A existência dos refugiados relaciona-se diretamente com as violações dos direitos humanos que assolam as nações e atentam contra a vida, a liberdade e a segurança de seus habitantes.   


A existência dos refugiados relaciona-se parcialmente com as violações dos direitos humanos, pois assolam as nações e atentam apenas contra a liberdade de seus habitantes.   


A existência dos refugiados não se relaciona com as violações dos direitos humanos pois não assolam parcialmente as nações.


A existência dos refugiados relaciona-se diretamente com as violações dos direitos humanos que assolam as nações e atentam unicamente contra a população brasileira.


A existência dos refugiados relaciona-se parcialmente com as violações dos direitos humanos, pois assolam as nações e atentam apenas contra a segurança de seus habitantes.

A UNESCO define a globalização como uma das mudanças mais importantes que acontecem nas sociedades do mundo inteiro hoje. “Ainda assim, não é claro que as escolas realinharam seus propósitos para preparar estudantes para serem cidadãos competentes na era da globalização”, acrescenta a organização.

 

Nesse contexto, o conceito de cidadão global surge, para a agência da ONU especializada em educação, ciência e cultura, como central no desenvolvimento das futuras gerações – sendo, inclusive, um pilar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda da Educação de 2030. Ele representa “um encapsulamento poderosamente relevante das muitas dimensões da atual fase da globalização”, conclui a UNESCO.

 

“Conhecer o fenômeno da globalização e o histórico dos deslocamentos populacionais é imprescindível para entender a crise de refugiados que vivenciamos”. Para os autores do texto “REFUGIADOS: DRAMA DA GLOBALIZAÇÃO” Quem é considerado cidadão nos dias atuais e quem pode se beneficiar da globalização? 

 

I- Por cidadão entende-se todos os indivíduos que convivem em sociedade mesmo que o Estado não seja capaz de garantir-lhes seus direitos políticos, sociais e civis. 

II- Por cidadão entende-se o habitante da cidade capaz de desfrutar de seus direitos políticos, sociais e civis ainda que não tenha condições para movimentar a lógica do consumo. 

III- Beneficia-se da globalização todos os indivíduos que habitam um território independente de sua condição social. 

IV - Beneficia-se da globalização todos aqueles que podem consumir e se movimentar de maneira livre. 

 

Está correto o que se afirma em: 


I e IV, apenas. 


IV, apenas. 


I e III, apenas. 


II e III, apenas. 


I, apenas. 

Para responder à questão, analise os dados a seguir. 

 

89,3 milhões de pessoas em todo o mundo foram deslocadas à força 

no final de 2021 como resultado de perseguição, conflito, violência, violação de direitos humanos ou eventos que perturbem gravemente a ordem pública.

 

 https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/

 

Conforme pode ser percebido por meio dos dados acima, pelo menos 89,3 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar suas casas. Entre elas estão quase 27,1 milhões de refugiados, cerca de metade dos quais têm menos de 18 anos. Há também milhões de apátridas, pessoas a quem foi negada a nacionalidade e que não têm acesso a direitos básicos como educação, saúde, emprego e liberdade de movimento.

 

Numa época em que 1 em cada 88 pessoas na Terra foi forçada a se deslocar, o debate sobre os refugiados faz-se essencial quando se busca a garantia dos direitos humanos em escala mundial.  Sobre esta temática, marque a alternativa correta. 


Pode-se afirmar que a globalização contribui para o aumento do número de refugiados no mundo, uma vez que permite a queda das fronteiras e a liberdade de locomoção nas diferentes partes da aldeia global. 


Pode-se afirmar que a globalização contribui para o aumento do número de refugiados no mundo, uma vez que permite o fortalecimento das fronteiras e a restrição de locomoção nas diferentes partes da aldeia global. 


Pode-se afirmar que a globalização contribui para a diminuição do número de refugiados no mundo, uma vez que permite a queda das fronteiras e a liberdade de locomoção nas diferentes partes da aldeia global. 


Pode-se afirmar que a globalização contribui para o aumento do número de refugiados no mundo, uma vez que permite o fortalecimento das fronteiras e a liberdade de locomoção nas diferentes partes da aldeia global.


Pode-se afirmar que a globalização contribui para a diminuição do número de refugiados no mundo, uma vez que permite o fortalecimento das fronteiras e a restrição de locomoção nas diferentes partes da aldeia global. 

As concepções do mundo contemporâneo estão arraigadas com o fenômeno da globalização. Um dos supostos benefícios desse fenômeno é o encurtamento das distâncias geográficas, garantindo uma liberdade de locomoção sem precedentes. Sobre esta temática, analise a imagem abaixo: 

 

https://www.geografianovestibular/photos/a.1824890041116832

 

Esta imagem pode ser relacionada com o conceito de compressão do espaço-tempo, formulado por David Harvey (1999). Na perspetiva do autor  o espaço e o tempo foram “comodificados”. Homogeneizados, por um lado e fragmentados, por outro, convertem-se em mercadorias transacionáveis, constituindo um sustentáculo do capitalismo e da globalização, ao contribuir para a cada vez maior irrelevância do Estado nacional em prol da economia financeira mundial (Löw, 2008). 

 

Considerando as informações acima,  complete as lacunas. 

 

Ao analisar a realidade dos refugiados no mundo, percebe-se que a autonomia de locomoção possibilitada pelo encurtamento das distâncias é de fato, _____________.  A globalização tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente _____________, no qual assiste-se no mundo inteiro a uma _____________ entre os interesses de _____________e a garantia dos diretos humanos para as _____________.


aparente – ideológico – igualdade – minorias – grupos hegemônicos 


aparente – ideológico – disparidade - grupos hegemônicos – minorias


garantida – imparcial – disparidade – grupos hegemônicos – minorias


garantida – ideológico – disparidade - grupos hegemônicos – minorias


garantida – imparcial – igualdade – minorias – grupos hegemônicos 

Páginas: 123