FORMAÇÃO GERAL XI


A variável relevante para promover a conscientização da importância da comunicação e das inter-relações em sala de aula no processo de relação entre professor e aluno, na construção da aprendizagem, é:

 


Individualidade.


Vontade.


Autoeficácia.


Alteridade.    


Motivação extrínseca.

O perfil do eleitor brasileiro está mudando. Há uma tendência de um público mais instruído, com melhor formação. Porém, também há dados preocupantes. A representatividade no país, no caso das mulheres, por exemplo, é baixa. Menor do que os homens, mesmo sendo elas o maior número dos eleitores.

 

Sobre o perfil do eleitorado brasileiro, assinale a alternativa correta:

 


Os idosos diminuíram em relação à eleição de 2014. Eles representam hoje menos de 10% do eleitorado com mais de 70 anos.


As mulheres representam hoje menos da metade dos eleitores brasileiros, 48%. Porém, tiveram um crescimento da representatividade e chegam a 37% dos cargos eletivos.


O que demonstra uma redução populacional típica da menor natalidade do que mortalidade, assistida nos últimos 40 anos.


A população de eleitores no Brasil cresceu 3,14%. Contudo, ela está envelhecendo.


A população brasileira é jovem e com predomínio dos eleitores com menos de 18 anos. Hoje, mais de 15% dos que têm direito ao voto facultativo estão nesta faixa de idade.

Uma sala de aula pode ser reconhecida pela composição de momentos que repercutem na promoção da aprendizagem. Neste sentido, faz-se relevante que o professor esteja envolvido em uma relação com a turma, com os alunos, para que, através da elaboração de hipóteses, acesso à informação e interpretação da informação, ocorra o desenvolvimento e a aquisição de um novo conhecimento pelo aluno, mediado pelas relações promovidas entre conteúdos.

 

Tal afirmação representa qual dos processos a seguir?

 


Inter-relações educacionais e comunicação.


Comunicação reflexiva.


Reflexividade da comunicação pedagógica.


Estilos de aprendizagem.


Motivação extrínseca e intrínseca.

Analise a frase a seguir:

 

"Ao estar em sala de aula, é preciso reconhecer o contexto heterogêneo em que se está presente".

 

A seguir, assinale a alternativa que melhor relacione a interpretação e o significado da mesma em relação à proposta de criar vínculos em sala de aula.

 


A frase equipara a realidade de que, em sala de aula, um professor precisa assumir uma identidade de líder do grupo e padronizar o nível de aprendizagem de todos os alunos.


A afirmação refere-se ao fato de que o professor irá deparar-se com um grupo de alunos que apresentará diferenças que caracterizam o perfil da turma e da dinâmica de ensino.


A afirmação refere-se ao fato de que o professor precisa compreender que a diversidade em sala de aula deve ser nivelada e suprida até a finalização do período de intervenções pedagógicas.


A frase explicita a teorização de que o professor é o único responsável pela dinâmica de aprendizagem em sala de aula.


A frase explicita que o professor tem de assumir o controle da sala de aula e promover a dinâmica da aprendizagem.

O meio ambiente é considerado um espaço multidimensional e dialético. Essa prerrogativa se constituiu na contramão do modelo antropocêntrico e, segundo a Psicologia Ambiental, de acordo com Pinheiro (1997), a crise ambiental deve ser considerada a partir da ótica pessoa-nos-ambientes. A partir dessa proposta, assinale a alternativa correta.

 


A ausência da premissa ambiental ao enfatizar as pessoas pode contribuir para uma visão reducionista dos fenômenos ambientais.


Compreender a crise ambiental, como a crise de pessoas-nos-ambientes, sugere uma similaridade ao modelo antropocêntrico.


A lógica sugerida pelo autor indica um direcionamento ético, porém utópico e dificilmente aplicado.


Ao considerar a relação pessoa-ambiente, entende-se uma colaboração, sendo que as pessoas influenciam o ambiente, e não são influenciadas por ele.


A ótica das crises pessoas-nos-ambientes propõe uma nova ética e responsabilidade humana nesse cenário, aproximando-se de uma visão ecocêntrica.

Mesmo com o avanço significativo do acesso à informação, as questões ambientais continuam emergentes em cenários micro ou macro. A falta de atitudes concretas revelou que apenas a consciência do evento não gera a mudança comportamental esperada. A respeito das variáveis atreladas ao comportamento pró-ambiental, assinale a alternativa correta.

 


As crenças ambientais são importantes variáveis que podem influenciar a escolha de condutas ambientalmente assertivas, dentre elas, para a preservação ambiental, podem-se destacar o egoísmo e o individualismo.


Para estimular o comportamento pró-ambiental, são fundamentais estratégias de conscientização e informação para as pessoas.


A sensibilização ambiental é uma proposta assertiva para estimular o comportamento pró-ambiental, nesse sentido, prioriza-se a informação sobre determinado assunto em virtude do afeto.


Estratégias que visam melhorar a conduta pró-ambiental das pessoas devem ser feitas exclusivamente nas escolas, uma vez que as crianças serão o futuro da comunidade humana.


O comportamento pró-ambiental é um fenômeno complexo que depende de diversas variáveis, dentre elas, as crenças ambientais, que podem ser ecocêntricas ou antropocêntricas.

Tecnologias limpas comumente são consideradas estratégias que minimizam o impacto ambiental e possibilitam a unificação de temas transversais. Com base nas discussões suscitadas na palestra, analise as afirmativas a seguir e, na sequência, faça o que se pede.

 

I – As tecnologias limpas podem sugerir alto desenvolvimento informacional e tecnológico, mas também o uso de estratégias de povos tradicionais.

 

II – As tecnologias limpas são extremamente caras e expansivas, revelando a necessidade de investimentos a longo prazo e a possibilidade de intervenção pública.

 

III – As tecnologias limpas representam um conjunto de ferramentas de ponta, criado apenas em países desenvolvidos.

 

Após análise, é correto o que se afirma em:

 


I e III, somente.


I, somente.


Todas estão corretas.


II e III, somente.


I e II, somente.

Dentre os principais impactos ambientais, considere as afirmativas a seguir e, na sequência, faça o que se pede.

 

I – O aquecimento global é extremamente questionado por cientistas sérios e comprometidos com a sustentabilidade ambiental.

 

II – A desertificação e o derretimento das calotas polares são reflexos do impacto ambiental ocasionado pelo humano, uma vez que a cadeia produtiva não prioriza a sustentabilidade e a vida no planeta, mas sim o lucro imediato.

 

III – A desigualdade social também é considerada ao se questionar sobre a sustentabilidade ambiental, uma vez que se deve abranger aspectos sociais, econômicos e ambientais.

 

Após análise, é correto o que se afirma em:

 


I, II e III são corretas.


I, somente.


I e II, somente.


II e III, somente.


I e III, somente.

Os ambientes positivos, conceito estudado e sistematizado pelo pesquisador Corral-Verdugo, ilustrados na discussão sobre as hortas comunitárias, revelam que a mudança comportamental em prol do meio ambiente não necessariamente surge na imposição de normativas, mas também na renovação de laços afetivos e comunitários. Analise as afirmativas a seguir.

 

I – É possível destacar que o bem-estar subjetivo e a qualidade de vida são variáveis atreladas ao bem-estar ambiental e a atitudes de preservação.

 

II – Memórias afetivas, laços sociais e valoração comunitária indicam vivências que podem culminar em atitudes altruístas e coletivas.

 

III – O poder público tem pouco para contribuir com estratégias transversais, sendo que a participação popular é pouco efetiva.

 

É correto o que se afirma em:

 

 


Todas são corretas.


II e III, somente.


 I e II, somente.


 I e III, somente.


I, somente.

Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que se refere às variáveis relacionadas às mudanças.

 


As mudanças nos subsistemas das organizações tendem a ser anuladas pelo sistema maior.


Mudanças nos padrões organizacionais não interferem na exclusividade dos  grupos especializados, uma vez que elas costumam ocorrer somente nos espaços em que as pessoas não são especializadas.


As regras do grupo não costumam interferir nas mudanças quando os membros realmente querem mudar.


As organizações têm mecanismos internos: “processos e regras formais”, para produzir estabilidade e que favorecem as mudanças.


Quando uma pessoa participa do processo de decisão da mudança, torna-se mais resistente a ela.

Páginas: 12345