FÍSICA


“O raio incidente (RI), o raio refletido (RR) e a reta normal à superfície (N) no ponto de reflexão, P, são coplanares, ou seja, pertencem ao mesmo plano. O ângulo de incidência e o ângulo de reflexão são congruentes, isto é, têm medidas iguais (i = r)”. Segundo esse enunciado estamos nos referindo às:


leis da refração


leis da atração gravitacional


leis da ressonância.


leis da reflexão


leis da dispersão 

Energia cinética é a energia que está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimento. A energia cinética (em Joule) que um carro de massa igual a 9 x 102 adquire ao percorrer 120 metros em 4s é exatamente igual a:


80000 J


405 000 J


78000 J


30000 J


60000 J

A parede de um forno industrial é construída de um tijolo de 0,15 m de espessura, com condutividade térmica de 1,7 W/m.K. As temperaturas nas faces internas e externas da parede são respectivamente 1400 e 1150 K. Qual é a perda de calor no sistema internacional  através de uma parede de 0,5 m por 3 m?


3000


4250


8795


5000


4521

Um guindaste eleva a cada 12 segundos, e à altura de 5 metros, 16 fardos de 1200 kg cada um. A potência desse guindaste em CV é aproximadamente:

Adote g = 10m/s2 ; 1CV = 735W.


70


98


60


80


109

Em dias muito úmidos, é comum os vidros dos carros utilizarem os desembaçadores de vidro que possuem uma certa resistência elétrica. Imagine um circuito elétrico deste carro que está sujeito a uma ddp de 12 V e que consome uma potência de 4 W para seu funcionamento normal.

Determine a intensidade da resistência elétrica deste acessório. 


36 ohm


24 ohm


40 ohm


4 ohm


14 ohm

O gráfico da figura abaixo apresenta em seus eixos a tensão (U) aplicada a um condutor em função da intensidade da corrente (i) que o percorre. Determine o valor da resistência quando a tensão vale 20 V e 60 V.


2,5 e 2,5 ohms respectivamente.


3 e 6 ohms respectivamente.


5 e 10 ohms respectivamente.


10 e 2,5 ohms respectivamente.


2,5 e 5 ohms respectivamente.

Ondas Sonoras são ondas mecânicas que vibram em uma frequência de 20 a 20.000 hertz (Hz), sendo normalmente perceptíveis pelo ouvido humano. O som é a sensação que sentimos, através da audição pela ação desse tipo de onda. Outra característica importante, a onda sonora necessita de uma meio para se propagar, seja gás, líquido ou sólido. Logo não é possível existir som no vácuo.

Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/enem/2015/11/11/noticia-especial-enem,706844/ondas-sonoras-e-a-capacidade-do-homem-em-emitir-sons.shtml

 

Em relalção as ondas sonoras podemos afirmar que:


O infrassom e ultrassom são ondas sonoras cujas frequências estão compreendidas entre a mínima e a máxima percebidas pelo ouvido humano.


A grandeza física que diferencia o som agudo, emitido por uma gaita, do som grave, emitido por uma tuba, é a amplitude da onda.


A qualidade fisiológica do som que permite distinguir entre um piano e um violino, tocando a mesma nota, é chamada de timbre e está relacionada com a forma da onda.


O fato de uma pessoa ouvir a conversa de seus vizinhos através da parede da sala quando o imóvel tem parede comum é um exemplo de reflexão de ondas sonoras.


A propriedade das ondas sonoras que permite aos morcegos localizar obstáculos e suas presas é denominada RVO - refração vibratória de onda.

 

O forno de microondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Uma fonte elétrica emite ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos. Sabemos que a temperatura é um número que expressa o estado de agitação das partículas, logo, aumentando a vibração (ou estado de agitação) das moléculas, aumentamos a temperatura do corpo.

As ondas eletromagnéticas atravessam vidro, cerâmica, plástico, papel e outras estruturas. Mas, as moléculas de água absorvem a energia dessas ondas na freqüência de 2450 MHz, gerando uma vibração na mesma frequência gerada pelo magnetron. Estas ondas penetram até 5 cm na superfície dos alimentos, e o calor então é transmitido por condução.
 

O fenômeno físico que explica o funcionamento do forno de microondas é a:


 ressonância.


interferência.


refração 


 difração.


polarização.

Refração da luz é o fenômeno que consiste na mudança de velocidade de propagação da onda eletromagnética quando essa atravessa meios ópticos diferentes. Durante a refração, o comprimento de onda da luz muda, enquanto a sua frequência permanece constante.

Marque a alternativa correta a respeito do fenômeno da refração da luz.


O índice de refração de um material é obtido pela razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no material, e o seu valor é adimensional (não possui unidade)


A refração é caracterizada pela mudança de meio de propagação da luz, que sempre ocasiona aumento em sua velocidade.


O índice de refração é definido como sendo a razão entre a velocidade da luz em um meio qualquer e a velocidade da luz no vácuo.


A lei de Snell só pode ser aplicada quando a refração ocorre entre o ar e um meio qualquer.


A refração é caracterizada pela mudança de meio de propagação da luz, que sempre ocasiona diminuição  em sua velocidade.

A quantidade de calor que flui por condução entre dois corpos durante certo intervalo de tempo é definida como fluxo de calor, considere a seguinte situação:

Uma sala de estúdio é mantida à temperatura de 20 ºC e encontra-se separada de uma sala vizinha, à temperatura ambiente de 30 ºC, por uma janela retangular de vidro, de 8,0 mm de espessura, 1,0 m de altura por 1,5 m de largura. Sabendo que a condutividade térmica do vidro é 0,80 W/m.K, Determine aproximadamente  o valor do  fluxo de calor em J/ s.


2000


5000


6500


7800


1500