ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO I


Observe a laje abaixo, solicitada por um carregamento distribuído "Q" ( em KN/m²) e a partir da admissão do seu comportamento plástico, podemos calcular as reações de apoio nas vigas de borda de acordo com método das charneiras plásticas (NBR 6118/2014). Utilize as vinculações conforme simbolizadas no croqui abaixo para o que se pede:

Em função das retas inclinadas a partir dos vértices e seus respectivos ângulos, o carregamento "q" (em KN/m) descarregado na V3 pode ser expresso pela seguinte relação:

 


q =lx * Q *1/4
q= 0,15 * Q
q = lx * cos(45) * Q * 1/4 `
q= ly * lx * Q* 1/4
q = Q * lx * (3)^(1/2) * 1/4

Com relação às normas que regulamentam os projetos de edificações de concreto armado, avalie as afirmativas abaixo:

 

I) A NBR 6118, em sua primeira publicação prevalece sobre a NB-1.

II) A NBR 6118, tem, dentre suas atribuições, regulamentar construções de de concreto armado, aço e madeira.

III) A NBR 6120, indica as densidades dos materiais mais utilizados nos projetos de edificações correntes.

 

É correto o que se afirma em:


I e III, apenas.
II, somente.
III, somente.
II e III, apenas.
I e II, apenas.

As barras dispostas para cobrir os momentos negativos devem, obrigatoriamente, envolver o contorno do momento fletor até sua inversão mais o comprimento de ancoragem. Para tanto seria necessário analisar cada gráfico individualmente. Para simplificação razoável utilizada por diversos autores, consiste em levarmos estas barras até uma fração do comprimento menor da laje Lx. Qual seria esta fração?


0,50 * Lx
0,35 * Lx
0,001 * Lx
0,125 * Lx
0,25 * Lx

Segundo a NBR 6118:2014, Quanto a Exigências de durabilidade relacionadas à fissuração e à proteção da armadura, em função das classes de agressividade ambiental, para o Concreto Armado, Qual é a Exigência relativa à fissuração para o Estado Limite de Serviço e Classe de Agressividade II e III?


Wk ≤ 0,5 mm
Não há
Wk ≤ 0,3 mm
Wk ≤ 0,2 mm
Wk ≤ 0,4 mm

No ato da concepção do projeto estrutural, quando se trata do elemento "lajes", algumas recomendações devem ser observadas, haja vista a norma reguladora.

Dentre as afirmativas abaixo, quais são fidedignas as recomendações da NBR 6118/2014, em relação aos furos que atravessam as lajes na direção de sua largura?

 

I - "...as dimensões da abertura devem corresponder a 1/10 do vão menor;"
II - "...De maneira geral os furos têm dimensões pequenas em relação ao elemento estrutural enquanto as aberturas não. Um conjunto de furos muito próximos deve ser tratado como uma abertura."
III - "...Em qualquer caso, a distância mínima de um furo a face mais próxima da viga deve ser no minimo igual á 5 cm e duas vezes o cobrimento previsto para esta face."
IV - "... A distância entre faces de abertura adjacentes deve ser maior que a metade do menor vão."


I e II, apenas.
I, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
II, apenas.

Com relação à espessura de lajes nervuradas, o pode-se dizer segundo a NBR 6118?


a) A espessura da mesa, quando não existirem tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre as faces das nervuras (lo) e não menor que 6 cm. b) O valor mínimo absoluto da espessura da mesa deve ser 7 cm, quando existirem tubulações embutidas de diâmetro menor ou igual a 12 mm. Para tubulações com diâmetro Ø maior que 12 mm, a mesa deve ter a espessura mínima de 6 cm + Ø, ou 6 cm + 2Ø no caso de haver cruzamento destas tubulações. c) A espessura das nervuras não pode ser inferior a 7 cm. Nervuras com espessura menor que 8 cm não podem conter armadura de compressão.
a) A espessura da mesa, quando não existirem tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre as faces das nervuras (lo) e não menor que 7 cm.b) O valor mínimo absoluto da espessura da mesa deve ser 10 cm, quando existirem tubulações embutidas de diâmetro menor ou igual a 15 mm. Para tubulações com diâmetro Ø maior que 15 mm, a mesa deve ter a espessura mínima de 7 cm + Ø, ou 7 cm + 2Ø no caso de haver cruzamento destas tubulações. c) A espessura das nervuras não pode ser inferior a 8 cm. Nervuras com espessura menor que 12 cm não podem conter armadura de compressão.
a) A espessura da mesa, quando não existirem tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre as faces das nervuras (lo) e não menor que 8 cm.b) O valor mínimo absoluto da espessura da mesa deve ser 10 cm, quando existirem tubulações embutidas de diâmetro menor ou igual a 15 mm. Para tubulações com diâmetro Ø maior que 15 mm, a mesa deve ter a espessura mínima de 8 cm + Ø, ou 8 cm + 2Ø no caso de haver cruzamento destas tubulações.c) A espessura das nervuras não pode ser inferior a 8 cm. Nervuras com espessura menor que 12 cm não podem conter armadura de compressão.
a) A espessura da mesa, quando não existirem tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre as faces das nervuras (lo) e não menor que 7 cm. b) O valor mínimo absoluto da espessura da mesa deve ser 8 cm, quando existirem tubulações embutidas de diâmetro menor ou igual a 12 mm. Para tubulações com diâmetro Ø maior que 12 mm, a mesa deve ter a espessura mínima de 7 cm + Ø, ou 7 cm + 2Ø no caso de haver cruzamento destas tubulações.c) A espessura das nervuras não pode ser inferior a 8 cm. Nervuras com espessura menor que 10 cm não podem conter armadura de compressão.
a) A espessura da mesa, quando não existirem tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre as faces das nervuras (lo) e não menor que 4 cm. b) O valor mínimo absoluto da espessura da mesa deve ser 5 cm, quando existirem tubulações embutidas de diâmetro menor ou igual a 10 mm. Para tubulações com diâmetro Ø maior que 10 mm, a mesa deve ter a espessura mínima de 4 cm + Ø, ou 4 cm + 2 Ø no caso de haver cruzamento destas tubulações. c) A espessura das nervuras não pode ser inferior a 5 cm. Nervuras com espessura menor que 8 cm não podem conter armadura de compressão.

Qual é o valor do momento compatibilizado entre a laje 03 e 04 do apartamento tipo representado na figura abaixo, sabe-se que a regularização do piso foi feita com argamassa de areia e cimento com espessura de 5cm; e o reboco do teto foi feito com argamassa de cal areia e cimento com espessura de 4cm; a espessura da laje consta no projeto acima;o tipo de piso consta no projeto acima e a espessura é de 3cm, verifique o tipo de laje segundo Marcus.


-10,15 kN.m/m
- 7,31 kN.m/m
- 9,40 kN.m/m
- 12,22 kN.m/m
- 10,41 kN.m/m

Qual o valor da área de aço máxima permitida para uma viga retangular de base igual a 14 cm e altura útil igual 41,5 cm, solicitada por um momento fletor máximo de MK = 5500 KN.cm. Considere um cobrimento de 2,5 cm, estribos de 5,0 mm e armadura longitudinal de 10 mm. Concreto C-20 e Aço CA-50.


25,20 cm²
20,15 cm²
15,10 cm²
10,02 cm²
5,01 cm²

Calcular a armadura para a viga simplesmente apoiada, de vão l igual a 7,5 m e carregamento total, incluindo peso próprio e carga variável de utilização, de 105 kN/m.

Dados: Aço CA-50; Concreto C- 30; bf = 120 cm; hf = 8 cm; bw = 20 cm; h = 65 cm; d' = 2,5 cm.
 


As = 41,35 cm²
As = 54,36 cm²
As = 46,96 cm²
As = 37,42 cm²
As = 59,64 cm²

Segundo a NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento), nos estados limites de serviço, estruturas com elementos lineares sujeitos a solicitações normais trabalham parcialmente no estádio I e parcialmente no estádio II. A separação entre essas duas partes é definida pelo momento de fissuração (Mr). Esse momento, resguardadas as condições da referida norma e demais elementos de cálculo, é:


inversamente proporcional à tração direta do concreto.
inversamente proporcional ao fator que correlaciona aproximadamente a resistência à tração na flexão com a resistência à tração direta.
inversamente proporcional ao cisalhamento das seções líquidas de concreto.
diretamente proporcional ao momento de inércia da seção bruta de concreto.
diretamente proporcional à distância do centro de gravidade da seção à fibra mais tracionada.