ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO I


Qual é o valor da área de aço entre a laje 01 e 02 do apartamento tipo representado na figura abaixo, sabe-se que a regularização do piso foi feita com argamassa de areia e cimento com espessura de 5cm; e o reboco do teto foi feito com argamassa de cal areia e cimento com espessura de 4cm; a espessura da laje consta no projeto acima;o tipo de piso consta no projeto acima e a espessura é de 3cm, verifique o tipo de laje segundo Marcus.

Para fazer os cálculos considere que: d’= 2cm, concreto C-25 e aço CA-50.


4,64 cm²/m
3,21 cm²/m
1,16 cm²/m
2,14 cm²/m
1,89 cm²/m

Observe o croqui abaixo, onde as medidas já estão de eixo a eixo dos apoios:

 

Considerando o carregamento total (Permanente + acidental) das lajes acima como Q = 5 KN/m², calcule a área de aço da laje 1, L1, em função de uma espessura de 10 cm (h=10 cm) e d’ = 2,0 cm, utilizando a tabela de BARÉS. 
Obs. Ao consultar a tabela, quando o valor não for exato, utilize sempre a razão (λ) superior. Desprezar as áreas de aço mínimas. Considere um concreto de classe C-20 e aço CA-50.
 


As,x = 2,00 cm²/m; As’,x = 2,52 cm²/m e As,y = 0,55 cm²/m
As,x = 2,88 cm²/m; As’,x = 3,02 cm²/m e As,y = 0,76 cm²/m
As,x = 0,97 cm²/m; As’,x = 1,52 cm²/m e As,y = 0,14 cm²/m
As,x = 2,56 cm²/m; As’,x = 5,41 cm²/m e As,y = 1,02 cm²/m
As,x = 1,85 cm²/m; As’,x = 3,77 cm²/m e As,y = 0,49 cm²/m

Para uma viga bi apoiada sob flexão simples composta de estribos verticais, calcule a armadura transversal em cm²/m de acordo com o  modelo I da norma ABNT NBR 6118- 2014.

Dados: - Carga total distribuída e 45 kN/m, já inclusos o peso próprio da estrutura, carga permanente e carga variável,

            - Concreto C-25, Feito com Britas 1 e 2

            - Aço CA-50

           - Seção da Viga 20 cm X 55 cm

           - Altura útil da viga de 50 cm

           - Cobrimento de 2 cm

           - Vão de Cálculo da Viga 6 m

obs. Por simplicidade e a favor da segurança a força cortante no apoio não será reduzida conforme permitido na ABNT 6118


4,65
2,05
6,35
5,75
3,85

As estruturas de concreto armado devem atender aos requisitos mínimos de qualidade, classificados em grupos pela NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento). Dessa forma, os requisitos Capacidade Resistente e Durabilidade, respectivamente, consistem basicamente na:


segurança à ruptura e na capacidade de a estrutura manter-se em condições plenas de utilização.
capacidade de a estrutura manter-se em condições plenas de utilização e na segurança à ruptura.
capacidade de a estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas no início do projeto e na capacidade de a estrutura manter-se em condições plenas de utilização.
capacidade de a estrutura manter-se em condições plenas de utilização e na capacidade de a estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas no início do projeto.
segurança à ruptura e na capacidade de a estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas no início do projeto.

Marque a alternativa que contém a deformação do concreto (Encurtamento) para uma viga de concreto armado de base igual a 14 cm e altura de 50 cm, sabendo que o maior momento fletor que a solicita tem valor igual a MK=2514,24 kgf.m e para o calculo do d’ adotar estribos com diâmetro de 5,0 mm e armadura longitudinal com diâmetro de 10 mm e cobrimento de 2,5 cm.

Considere:fck = 25 MPa; aço CA-50; ץf = 1,40; ץc = 1,40; ץs = 1,15; E AÇO=21000 kN/cm²


0,74 %.
2,25 %.
1,11 %.
1,98 %.
3,45 %.

Assinale a alternativa correta que corresponda a domínio de deformação 3:




Neste nível a deformação de encurtamento da fibra mais comprimida atinge seu valor máximo admitido 3,5 %. para os concretos do grupo 1 de resistência. O alongamento da armadura tracionada varia entre o inicio do escoamento do aço até 10 %..
Neste nível a deformação de encurtamento da fibra mais comprimida está com seu valor máximo admitido. para os concretos do grupo 1 de resistência. Sua armadura tracionada está além do limite de escoamento de 10%.
Neste nível a deformação de encurtamento da fibra mais comprimida entre zero e o máximo admitido 3,5 %. para os concretos do grupo 1 de resistência. O alongamento da armadura tracionada é fixada atingindo o inicio do escoamento do aço até 10 %..
Neste nível a deformação de encurtamento da fibra mais comprimida entre zero e o máximo admitido 3,5 %. para os concretos do grupo 1 de resistência. O alongamento da armadura tracionada varia entre o inicio do escoamento do aço até 10 %..
Neste nível a deformação de encurtamento da fibra mais comprimida está com seu valor máximo admitido. para os concretos do grupo 1 de resistência. Sua armadura tracionada não está escoando pois a tensão aplicada a ela é menor do que o início do escoamento.

Uma viga de seção retangular tem seu comportamento dúctil determinado pela profundidade da linha neutra. Deste modo, o calculista determina, através da altura final da seção, deduzida da área desprezada sob as ações de tração, a profundidade de cálculo da linha neutra, bem como as deformações impostas ao conjunto concreto/aço. Para uma viga bi-apoiada com as características listadas abaixo, determine o máximo carregamento distribuído que a mesma poderá suportar para que a profundidade da linha neutra seja de 14,8 cm (a contar da borda comprimida).

Vão teórico: 5,5 m

Seção transversal: 15 x 40 cm.

Concreto C-25

Cobrimento considerado = 2,0 cm

Diâmetro da armadura longitudinal à flexão = 10,0 mm

Diâmetro dos estribos = 5,0 mm.

Obs: Desprezar o engastamento elástico que possa ocorrer na ligação com os pilares de extremidade.


q =14,22 KN/m
q =16,95 KN/m
q =10,55 KN/m
q =17,30 KN/m
q =15,51 KN/m

Determine a altura da viga para que ela tenha adequado comportamento dúctil e que o posicionamento da linha neutra após o carregamento fique no domínio 3; para o calculo do d' considere um cobrimento de 2,5cm, diâmetro da armadura longitudinal de 20mm  e diâmetro dos estribos de 6,3mm; sabe-se ainda que a viga tem uma largura de 20cm e tem um carregamento total, incluindo o peso próprio da estrutura e a carga de utilização, de 65kN/m, considere ainda que a viga foi feita com concreto de 30 MPa e em sua armadura longitudinal será utilizado aço CA-50 , e que a viga é bi apoiada de vão 6m.


66,50cm
54,67 cm
50 cm
60 cm
62,37cm

Com relação as disposições construtivas, as diferentes espessuras e consequentemente as inércias de duas lajes adjacentes, avalie a metodologia de cálculo que representa uma melhor distribuição dos momentos fletores nas mesmas:

I) Quando uma laje tiver um comprimento"L" muito maior do que a outra convém considerar a mesma apoiada na laje de menor comprimento. A de menor comprimento deverá ser calculada como engastada.

II) Lajes em balanço deverão serem consideradas apoiadas nas lajes adjacentes.

III) Para que uma laje tenha o dobro da inércia da laje adjacente deverá possuir uma altura de cálculo "d" 26 % maior.

IV) Os momentos fletores somente deverão ser compatibilizados conforme a média aritmética entre os mesmos, nas lajes adjacentes.

 

É correto o que se afirma em:


I, II e IV, somente.
I e III, somente.
I, IV, somente.
I, III e IV, somente.
IV, apenas.
Para o cálculo das reações de apoio das lajes maciças retangulares com carga uniforme, podem ser feitas as seguintes aproximações e quando a análise plástica não for efetuada, as charneiras podem ser aproximadas por retas inclinadas, a partir dos vértices, com os seguintes ângulos:

— 90° entre dois apoios do mesmo tipo; — 45° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado; — 60° a partir do apoio, quando a borda vizinha for livre.
— 60° entre dois apoios diferentes; — 45° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado; — 90° a partir do engaste, quando a borda vizinha for apoiada.
— 45° entre dois apoios do mesmo tipo; — 60° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado; — 90° a partir do apoio, quando a borda vizinha for livre.
— 60° entre dois apoios do mesmo tipo; — 90° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado; — 45° a partir do apoio, quando a borda vizinha for livre.
— 90° entre dois apoios diferentes; — 45° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado; — 60° a partir do engaste, quando a borda vizinha for apoiada.
Páginas: 1234567