ESTATÍSTICA DESCRITIVA



d


e


b


c


a

No gráfico a seguir estão representados os percentuais dos casos suspeitos ou confirmados da lista (lista parcial) de distribuição das Doenças de Notificação Compulsória (DNC), notificadas ao Serviço de Epidemiologia do Hospital dos Servidores do Estado (H.S.E.) do Rio de Janeiro, segundo o sexo.

 

 

A partir dos dados fornecidos pelo gráfico, julgue as seguintes proposições:

 

I. Pode-se notar uma maior incidência de casos suspeitos ou confirmados de várias das Doenças de Notificação Compulsória (DNC) no sexo masculino.

II. A rubéola aparece com maior incidência no sexo masculino, com aproximadamente 35%.      

III. Nos casos de intoxicação alimentar e meningite é possível observar que, aproximadamente, em mais de 72% dos casos ocorreram em pessoas do sexo masculino.

IV. A Dengue ocorreu em maior número de casos suspeitos ou confirmados no sexo feminino, em torno de 53,5% aproximadamente.  

V. As doenças H.I.V./AIDS aparecem com menor incidência no sexo masculino, em torno de aproximadamente 40,7%.    

 

Estão corretas APENAS as afirmações contidas nas proposições:


III, IV e V


II, III e V


II, IV e V


I, III e IV


I, II e III

 

Considerando a aplicação da distribuição binomial analise a situação a seguir.

 

Após a implantação de um sistema de controle de qualidade na linha de produção de uma empresa, a meta de apenas 2% dos produtos com alguma imperfeição foi alcançada. Um funcionário diz ter analisado uma amostra de 20 produtos e encontrado pelo menos um produto com defeito. A probabilidade disto ter acontecido é de aproximadamente:


0,5667


0,4775


0,7035


0,7555


0,3324

(Adaptada de McCLAVE, J. T... [et al.]. Estatística para administração e economia. 10ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, cap. 4, p. 193.)

 

Para responder à questão considere as informações:

 

 

Uma máquina que produz peças para serem revendidas para outra indústria está funcionando mal e gerando 8% de produtos defeituosos. As peças defeituosas e não defeituosas saem da máquina de maneira aleatória. Se as próximas 20 peças são testadas qual a probabilidade de que duas sejam defeituosas? Assinale a alternativa CORRETA:

 


27,11%


70,45%


20,55%


42,10%


81,50%

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2005 apresentou as seguintes informações:

Os índices e taxas que medem a capabilidade, ou seja, a capacidade de um dado processo fabricar produtos dentro da faixa de especificação, surgiram dos estudos sobre Controle Estatístico de Processo (CEP), realizados pelo Dr. Walter Shewhart do Bell Laboratories na década de 20. Seu surgimento se confunde com o próprio nascimento da área de qualidade. Assim, o CEP é uma das ferramentas mais clássicas na área de qualidade e com certeza uma das mais comprovadas e empregadas no meio prático. Desde seu surgimento têm sido aplicados aos mais diversos processos situações e regiões em todo o mundo. Há também um grande conhecimento acumulado sobre sua aplicação, principais benefícios e restrições. O objetivo do CEP é aprimorar e controlar o processo produtivo por meio da identificação das diferentes fontes de variabilidade do processo. Utilizando conceitos de estatística procura-se separar os efeitos da variabilidade causada pelas chamadas Causas Comuns,  ou seja, àquelas inerentes à natureza do processo produtivo, das Causas Especiais, ou  àquelas derivadas da atuação de variáveis específicas e controláveis sobre o processo. A técnica é composta de uma ferramenta principal denominada Gráfico de Controle que permite identificar se o processo está sob controle estatístico, situação em que atuariam somente as causas comuns.

Fonte: http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/capabilidadev4.html Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).

A figura a seguir representa um estudo de capabilidade (capability) de um processo, com base em uma amostra de 50 peças não sequenciais, colhida durante um período de produção contínua de uma semana.

Considerando as informações acima, leia atentamente os itens a seguir.  

I. o processo é capaz de atender a tolerância especificada porque a dispersão do processo é menor do que a tolerância, que equivale a oito desvios padrão.

II. o processo é capaz de atender a tolerância especificada porque a dispersão do processo é maior do que a tolerância, que equivale a oito desvios padrão.

III. uma ação adequada para garantir a utilização de peças dentro das especificações seria a centralização do processo (isso implica que a média do processo coincidiria com o centro da tolerância)

IV. para garantir a utilização de peças dentro das especificações uma ação adequada seria fazer com que a média do processo coincidisse com o limite inferior de tolerância.

V. no geral, o conceito de capabilidade de processo refere-se ao potencial de atendimento às especificações (tolerância) que a dispersão de um processo apresenta.

São corretas APENAS as afirmativas contidas em:

Fonte: http://download.inep.gov.br/download/enade/2005/provas/ENGENHARIA_VI.pdf  Acesso em Jul. de 2017 (adaptado).


II e IV


I e V 


I, III e V


I, II e III


II, III e IV

- As letras pH são as iniciais de percentual Hidrogeniônico, uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. Este conceito foi introduzido em 1909 pelo químico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.). A escala compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. Valores abaixo de zero ou superiores a 14 também podem ser verificados em algumas substâncias. As substâncias são consideradas ácidas quando o valor de pH está entre 0 e 7 e alcalinas (ou básicas) entre 7 e 14. Para manter o equilíbrio do pH é importante evitar alimentos com pH baixo (refrigerante, café, etc.) e consumir alimentos alcalinos como vegetais, frutas com pouco açúcar, etc. O pH no interior do estômago é aproximadamente 1,5 a 2, graças à presença do ácido clorídrico.  Fonte: http://www.significados.com.br/ph/ídrico Acesso em Abr. de 2016.

 

Um engenheiro químico ordena o encerramento de processo e o estabelecimento de reajustes sempre que o pH do produto final ficar fora das especificações previstas entre . Supondo que uma amostra é selecionada aleatoriamente e o pH da amostra é distribuído normalmente, com média desconhecida e desvio padrão de 0,10. Considerando que o processo está ligeiramente fora do alvo e o pH médio é de 7,05, qual a probabilidade do engenheiro reajustar a substância?


0,1250


0,1020


0,0080


0,0730


0,0535

 

Dois novos tipos de componentes elétricos são testados quanto à sua vida média, em horas. Duas amostras de 10 componentes dos tipos I e II são apresentadas na Tabela 1.

 

 

A partir das informações apresentadas, considere as seguintes afirmações:

 

I.  Os componentes elétricos do tipo I, em média, têm um tempo de vida de aproximadamente 1082,40 horas.

II. A moda dos tempos de vida médio dos componentes elétricos tipo II é 2.015 horas.

III. O tempo mediano dos componentes elétricos dos tipos I e II é de 1.085,0 e 1.070,5, respectivamente.

IV. Pode-se afirmar que o valor do primeiro quintil para o componente do tipo I é 1065.

 

São corretas APENAS as afirmativas contidas em:


I, III e IV


I, II e III


II, III e IV


III e IV


II e IV

Variável é uma característica ou condição das unidades da população em estudo; a variável pode assumir valores diferentes em diferentes unidades. Com base nesta informação julgue as afirmações a seguir:

 

Quantidade de chuva representa uma variável aleatória contínua

PORQUE

assume qualquer valor num dado intervalo.

 

Assinale a opção CORRETA.

 


as duas afirmações são falsas. 


a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.  


a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 


as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.


as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Michiko Mokoko é proprietário de uma indústria de refrigerantes na cidade de Uberaba, Minas Gerais, e inesperadamente recebeu a visita de alguns fiscais. Estes fiscais informaram Michiko sobre denúncias de irregularidade no volume especificado no rótulo das embalagens e, o real volume encontrado pelos consumidores. Assim o serviço de fiscalização é criado para averiguar se as garrafas desses refrigerantes contém, de fato, o volume especificado pelo fabricante ou não. Para tanto, 10 garrafas do produto é comprada aleatoriamente no varejo, em vários bairros da cidade de Uberaba. Cada uma dessas garrafas é esvaziada e o volume de seu conteúdo é medido. Supondo que estudos na linha de produção do fabricante mostraram que variações sempre ocorrem, mesmo se as especificações forem seguidas. Por essa razão, considera-se o volume das garrafas como seguindo um modelo Normal, com média igual a 300 ml e desvio padrão de  ml. Considere as informações apresentadas sobre o estudo realizado na indústria de refrigerantes para responder a seguinte questão. Qual a probabilidade de que o volume das garrafas seja inferior a 290 ml? Assinale a alternativa CORRETA:


67,45%


10,38%


55,30%


35,50%


20,12%

 

(Aplicação da fórmula da probabilidade condicional em uma tabela de dupla entrada sobre queixas de consumidores). O PROCON de Uberaba, MG realizou uma investigação de queixas de produtos para o consumidor uberabense e, isso gerou muito interesse dos fabricantes a respeito da qualidade de seus produtos. Um fabricante de máquinas de lavar roupas realizou uma análise sobre um grande número de queixas de consumidores e concluiu que elas se resumem em seis categorias conforme apresentadas no quadro a seguir:

 

 

Com base nas informações apresentadas e supondo que a queixa do consumidor é recebida, qual a probabilidade aproximada de que a causa da queixa seja a aparência do produto, dado que foi realizada no período de garantia?


0,63


0,51


0,37


0,32


0,35