ELETRÔNICA INDUSTRIAL


Considere um retificador monofásico de onda completa em ponte, não controlado, alimentando uma carga puramente resistiva. Os dados referentes a esse retificador são os que seguem:

O valor eficaz da tensão no primário do transformador é 110 V em 60 Hz A relação de transformação do transformador é igual a 0,125 A resistência da carga resistiva é 12,5Ω

Para esse arranjo elétrico, avalie as afirmativas que se seguem:

a corrente média na carga é igual 63,32 A. o valor eficaz da tensão na carga é diferente de 440 V. a corrente eficaz nos diodos supera 17 A. a potência média na carga é menor que 12 kW.

 

 

É correto o que se afirma em


3 e 1 apenas
3 e 2 somente
4 e 2 somente
4 e 3 apenas
2 e 1 apenas

Um transformador de núcleo de ferro possui 900 espiras no enrolamento do primário e 600 no enrolamento secundário. Esse transformador alimenta uma ponte retificadora de onda completa em ponte ligada ao seu secundário com 110V.  Em virtude disso, a corrente que circula no secundário do transformador é de 12 A. Para esse dispositivo, determine a tensão e a corrente no primário, e marque a resposta correta entre as alternativas abaixo.


165 V,  8 A
220 V,  4 A
73.3 V,  18 A
165 V,  18 A
73.3 V,  8 A

Um transformador elétrico tem N1 = 200 espiras e N2 = 400 espiras. Aplicando-se uma tensão V1 = 120V. Assinale a alternativa que corresponde  ao valor de V2:


230V
260V
220V
240V
250V

O circuito a seguir representa qual tipo de conversor DC/DC?


Circuito PCM.
Chooper step-down.
Circuito PWM.
Chopper step-up.
N.d.a.

O chopper buck boost (cujo desenho esquemático é ilustrado na figura 1) pode fornecer na saída tensão igual, maior ou menor que a tensão de entrada. Ele é uma combinação dos choppers: buck (step down) e  boost (step  up). Quando a chave S  fecha, o indutor permanece ligado à fonte excitação e armazena energia no campo magnético. Nesta condição, o diodo D está reversamente polarizado e a carga desacoplada da fonte. Quando a chave S abre, a polaridade da tensão no indutor se inverte e o diodo é diretamente polarizado ligando o indutor à carga. A energia armazenada no indutor é transferida para a carga e para o capacitor. A tensão de saída é controlada com a variação do ciclo de trabalho.

 

            

 

Nesse contexto, seja um chopper buck boost, onde R= 2,5 Ω, L = 10 mH, Vi = 220 V, Vo = 110 V, Ton = 3 ms. Para esse arranjo, utilizando as equações do conversor (Livro Eletrônica Industrial), determine: a) a frequência de chaveamento do chopper, b) a corrente máxima, c) a corrente mínima. Depois marque a resposta correta entre as alternativas apresentadas.

 


f= 100,00 Hz, IMAX= 88,37 A, IMIN= 22,34 A
f= 333,33 Hz, IMAX= 98,98 A, IMIN= 32,32 A
f= 555,55 Hz, IMAX= 55,55 A, IMIN= 33,33 A
f= 111,11 Hz, IMAX= 98,98 A, IMIN= 33,33 A
f= 200,00 Hz, IMAX= 78,37 A, IMIN= 12,34 A

Conforme a figura a seguir é dito que o funcionamento do inversor de frequência tem as seguintes etapas:

 

I. Ele é ligado à rede, podendo ser monofásica ou trifásica, e, em sua saída, há uma carga (geralmente, um motor) que necessita de uma frequência variável.

II. O inversor tem como primeiro estágio um circuito retificador, responsável por transformar a tensão alternada em contínua.

III. Um segundo estágio composto de um banco de capacitores eletrolíticos e circuitos de filtragem de alta frequência.

IV. Um terceiro estágio (composto de transistores IGBT) capaz de realizar a operação inversa do retificador, ou seja, de transformar a tensão contínua do barramento de corrente contínua (CC) para alternada e com a frequência desejada pela carga.


I, II, III e IV estão corretas.
Apenas II é correta.
Apenas III é correta.
Apenas I é correta.
Apenas IV é correta.

A velocidade de rotação de um motor de indução depende da frequência da fonte de alimentação.  Assim, quando um motor de indução for alimentado por um inversor de frequência pode-se controlar a velocidade do eixo do motor por meio da variação de frequência das tensões que o  inversor de frequência fornece.  A partir dessas informações, avalie as afirmativas que se seguem, classifique-as em verdadeiras ou falsas e marque a resposta correta entre as alternativas abaixo.

Se um motor de indução de dois polos for alimentado com um inversor com frequência ajustada em 50 Hz, sua velocidade a plena carga será de 3000 rpm, apesar do seu escorregamento. a frequência das tensões de saída de inversor de frequência deve ser ajustada para o valor zero durante a partida de motores de indução acionado por inversor de frequência Quanto maior a frequência maior a rotação de um motor suprido por um inversor de frequência É correto o que se afirma em

somente 2 e 3
somente 1
somente 1 e 2
somente 2
somente 3

O tiristor, família de dispositivos semicondutores, opera em regime chaveado, tendo em comum uma estrutura de 4 camadas semicondutoras em uma sequência p-n-p-n, apresentando um funcionamento biestável. O componente mais comum é o SCR, que significa:


Silício Controlado por Raio.
Silício com Retificador.
N.d.a.
Silício-Carbono-Radio.
Retificador Controlado de Silício.

Seja um retificador monofásico em ponte não controlado alimentando uma carga RL. Os dados para o retificador + carga são: a) valor eficaz da tensão de entrada no retificador é 440 V, b) A resistência é igual 20 Ω e a indutância L >>> R. Para esse retificador com carga RL, avalie as afirmativas que se seguem:

A tensão média na carga é menor que 220 VO valor médio da corrente na carga é maior que 20 Aa corrente média que cada diodo conduz é igual a 14 AA potência fornecida à carga é menor que 10 kW

É correto o que é apresentado em


3 e 4 apenas
 1 e 2 apenas
4 apenas
2 e 3 apenas
1, 2 e 3 apenas

Os transistores podem ser utilizados em três configurações básicas: Base Comum (BC), Emissor Comum (EC) e Coletor Comum (CC), como mostra a figura abaixo. O termo comum significa que o terminal é comum à entrada e à saída do circuito. Relativo ao ganho de tensão para essas configurações, pode-se afirmar corretamente que:


Configuração BC: Ganho de tensão elevado; Configuração CC: Ganho de tensão menor que 1; Configuração EC: Ganho de tensão elevado
Configuração BC: Ganho de tensão elevado; Configuração CC: Ganho de tensão menor que 1; Configuração EC: Ganho de tensão baixo.
Configuração BC: Ganho de tensão baixo; Configuração CC: Ganho de tensão menor que 1; Configuração EC: Ganho de tensão elevado.
Configuração BC: Ganho de tensão elevado; Configuração CC: Ganho de tensão maior que 1; Configuração EC: Ganho de tensão elevado.
Configuração BC: Ganho de tensão mínimo; Configuração CC: Ganho de tensão menor que 0; Configuração EC: Ganho de tensão relativamente baixo
Páginas: 1234