ELABORAÇÃO E ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA


Sobre as formas de determinar o número de horas trabalhadas no Orçamento de Mão de Obra Direta temos:

 

I.     Quem determina a quantidade de horas necessárias à produção sempre são os departamentos produtivos, essas decisões não envolvem a parte executiva da empresa, que apenas acata as decisões tomadas.

II.    Podem ser utilizados vários métodos para determinar o número de horas a serem trabalhadas, tais como: registros de tempo e movimentos, estimativas do supervisor da área e métodos estatísticos.

III.   O método utilizado deve ir de encontro às características da empresa, sempre visando o melhor desempenho da mesma.

IV.   Não há necessidade de mensurar no momento de determinar a horas necessárias as paradas da produção, como por exemplo, descansos, reparos, carregamento de máquinas, manutenção. Estas fazem parte do coeficiente de perda natural do processo.

 

Diante deste cenário identifique quais das afirmativas acima estão corretas.


I e IV 


II e IV


I, II e III


III


II e III

No processo produtivo, vários custos são registrados, cada um deles possui a sua característica, uns envolvidos diretamente ao processo produtivo e outros não, com base nos estudos realizados sobre os custos de produção alinhados ao orçamento de produção, responda dentre as alternativas a seguir como são classificados os custos de produção.


Fixos, gerais e atuais.


Fixos, variáveis e semivariáveis.


Variáveis, atuais e fixos.


Semivariáveis, fixos e atuais.


Fixos, totais e variáveis.

“ORÇAMENTO DE MATÉRIA PRIMA diz respeito a quantidade necessária de matéria prima para a produção no período independente dos níveis de estoques que serão considerados no orçamento de compra”. Para a elaboração do orçamento de matéria prima é necessário seguir algumas fases, classifique as afirmações abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

  • Estabelecer política de estocagem de matéria prima.
  • Elaborar o programa de suprimentos.
  • Determinar custos maiores do que os necessários para a efetiva produção.
  • Determinar as quantidades de matérias primas para a produção.
  • Não fazer nenhum tipo de orçamento e simplesmente comprar e depois analisar como pode pagar.
  • Não há necessidade de fazer orçamento de matéria prima.

V, V, F, V, F, F


V, F, F, V, V, V


F, V, V, V, F, F


F, V, V, V, F, V


V, F, V, F, V, F

“Devem ser objeto de políticas específicas por parte da alta administração, pois em caso contrário não se conseguirá a maximização dos resultados globais da empresa”. De acordo com essa afirmação, assinale a opção correta:


Produção ao nível das vendas


Políticas de estoque


Produção por ciclos


Modelo do Lote Econômico


Produção Constante

Classifique as afirmações abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F) no que diz respeito à preparação do ORÇAMENTO DE VENDAS e assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

  • Orçamento de vendas constitui um plano de marketing para a empresa distribuir sua produção.
  • A responsabilidade pela elaboração do orçamento de vendas cabe ao chefe de departamento de produção.
  • As técnicas de previsão, em sua maioria são de aplicação para períodos de três anos, ou seja, considerado de curto prazo pelas empresas.
  • As restrições externas exigem pouca perspicácia para serem detectadas, pois incluem pouca variedade de fatores sobre o campo de atuação da empresa.
  • As restrições internas precisam ser detectadas para que se possam avaliar as repercussões sobre as vendas da empresa.

V, F, F, F, F


F, V, F, F, V


V, F, V, F, F


F, F, F, F, V


F, F, F, V, V

Durante a elaboração do ORÇAMENTO DE VENDAS, é necessário efetuar uma análise detalhada das restrições internas e externas da empresa. Com relação a esse procedimento, classifique as afirmações abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

  • Os problemas e as limitações referentes ao atendimento da demanda, por parte da empresa, não são importantes na definição do orçamento de vendas.
  • Capacidade produtiva insuficiente, estrutura administrativa inadequada e dificuldades na obtenção de fundos para capital de giro são consideradas fatores de risco externos.
  • As dificuldades relacionadas a não qualificação do quadro de funcionários e às dificuldades destes no exercício de suas funções são considerados fatores de restrição interna.
  • A restrição da mão de obra implica na importação de pessoas a custos altíssimos e custosos e demorados programas de treinamento.
  • Quanto a provável ação dos concorrentes da empresa, atuais e potenciais, chega-se ao extremo de apelar para espionagem industrial.
  • Evolução da política em países em que a empresa se encontra no mercado é um fator a ser considerado.

V, F, F, V, V, F


V, F, V, F, F, V


F, F, V, V, V, V


F, F, V, F, V, V


F, F, V, V, V, F

Assinale a afirmativa abaixo que melhor representa o conceito de planejamento operacional.


Planejamento no qual os recursos da companhia são voltados especialmente para as operações da mesma, deixando de lado outros setores da empresa.  


Planejamento no qual as decisões a serem tomadas dizem respeito principalmente a problemas externos da empresa, mais comumente as linhas de produtos e serviços e aos mercados atendidos.


Planejamento no qual a preocupação volta-se para a melhor estruturação possível dos recursos (humanos, físicos e financeiros).


Planejamento no qual as atividades previstas buscam a utilização dos recursos da empresa de maneira mais eficiente possível em determinado período.


Planejamento no qual a intenção é usar a segmentação essencial à elaboração de planos e orçamentos de curto e longo prazo.

Classifique as afirmações abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F) no que se referente a implantação e utilização do sistema orçamentário e assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

(   )  É indispensável que a alta cúpula administrativa da empresa apoie a utilização do sistema em seus vários aspectos, para formalização dos procedimentos de planejamento e controle das operações anuais.

(   )  Não é preciso que o uso do sistema preveja, através de um roteiro (calendário) apropriado, o envolvimento deliberado, dos administradores responsáveis pelo sucesso das operações da empresa.

(   )  É indispensável que o sistema, gere informações que deem destaque apenas às diferenças significativas entre o desempenho planejado e o desempenho efetivo, como elemento para decisões posteriores.

(   )  O grau de incerteza com que a empresa faz suas estimativas orçamentárias, está relacionado com a sofisticação ou refinamento dos procedimentos de estimação e instabilidade do ambiente externo à empresa.

(   )  Na implantação, é aconselhável iniciar pelas áreas em que estejam concentrados os “entusiastas”; é interessante programar contatos diretos entre os administradores de linha e o gerente de orçamentos.


V, F, V, F, V


V, V, V, V, F


F, V, V, V, F


V, F, F, V, V


V, F, V, V, V

Leia as afirmações abaixo considerando, que o Método de avaliação de proposta é um tipo de análise de custo e benefício. Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

 I.   Custos são representados pelo investimento bruto e os benefícios pelas entradas liquidas.

 II.  Investimento líquido de um projeto é montante dos fundos aplicados em sua execução, relacionada ao capital incremental.

 III. Benefício monetários líquidos inclui os aumentos de entrada de caixa, bem como reduções de saídas de caixa geradas pelo projeto.

 IV. O método do payback de um investimento é o número de anos ou período necessários para que esse investimento seja recuperado.

 V. A relação custo-beneficio é um indicador que relaciona os benefícios de um projeto ou proposta, expressos em termos monetários, e o seus custos, também expressos em termos monetários.


I , II e IV.


I, II e V.


Todas afirmações estão corretas.


I , III e IV.


II , III e IV e V.

Assinale a alternativa correta. Contudo se os planos não forem aceitáveis e a diretoria não os aprovar, o que pode ser feito para melhorar o resultado? O que se faz nesses casos é revisar algumas decisões básicas, para as quais havia diversas alternativas, e verificar a possibilidade de adotar outra alternativa que não a originalmente escolhida. O diretor de orçamento pode auxiliar a administração no replanejamento que se fizer necessário. Segundo Welsch, os principais setores que apresentam diversas alternativas são:


Composição das Vendas, Acréscimos de Investimentos e Estimativa de preços de Vendas.


Formação de preços de Vendas, Políticas de propaganda e Estimativas das Vendas.


Estimativas de custos de Vendas, Políticas de estocagem e Composição das Vendas.


Estimativas de preços de Vendas, Políticas de propaganda, Composição das Vendas e Acréscimos de Capital.


Políticas de propaganda, Composição da Produção e Acréscimos de Capital.

 

Páginas: 12345678