EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Nos estudos sobre: Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiências físicas e mentais; vimos que o aluno com necessidades educacionais especiais tem direito ao atendimento educacional especializado. Com base em seus estudos, em relação ao Decreto nº. 6571/20 que versa sobre esse atendimento, analise as alternativas (SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, p. 190) a seguir:

I – O atendimento educacional especializado é considerado como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.

II - O atendimento educacional especializado não deve integrar a proposta pedagógica da escola, nem envolver a participação social, deve ser realizado em articulação com as escolas públicas.

III - O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e III apenas.


I e II apenas


I, II e III.


II e III apenas.


I apenas.

Nos estudos sobre Educação escolar para todos, vimos que, a autora (SCUSSEL, 2010, p. 280-282) discute as principais tendências ou princípios que orientam a prática da educação especial: normalização, integração e inclusão. Com base nesse estudo, analise as afirmativas abaixo e escolha quais delas referem-se ao princípio da inclusão.

I – Esse princípio defende a ideia de possibilitar não só a inserção dos deficientes, mas de todos os alunos, nas escolas regulares de forma completa e sistemática.

II - Esse princípio defende que a escola deve acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.

III - Esse princípio defende a ideia de acolher crianças de populações distantes de minorias linguísticas, étnicas ou culturais, entre outras.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


II e III apenas


I, II e III.


III apenas.


I e II apenas


I e III apenas.

Nos estudos sobre Educação escolar para todos, vimos que, a autora (SCUSSEL, 2010, p. 280-282) discute as principais tendências ou princípios que orientam a prática da educação especial: normalização, integração e inclusão. Com base nesse estudo, analise as afirmativas abaixo e escolha quais delas referem-se princípio da normalização.

I – Esse princípio defende a ideia de possibilitar aos deficientes, condições de vida normal que se assemelhe a de outros indivíduos considerados não deficientes.

II - Esse princípio tem a intenção de igualar as condições de vida de todos ao modelo padrão daqueles que são considerados normais por representarem a maioria.

III - Esse princípio trata de normatizar as pessoas, mas não o contexto em que se desenvolvem.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e II apenas


I, II e III.


II e III apenas.


I e III apenas.


I apenas.

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

 

Esta nova política educacional visa a inserção não apenas dos deficientes, mas de todos os alunos nas escolas regulares, de forma mais completa e sistemática.  Todos os alunos anteriormente excluídos devem ser inseridos na vida social e educativa, não permitindo que ninguém fique fora do ensino regular, desde o início da escolaridade.   (BORGES, p. 227, 2010).  

 

A nova política educacional, mencionada na citação, refere-se:


Educação étnico-racial


Educação física


Educação de jovens e adultos


Educação do campo


Educação inclusiva

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Segundo Borges (2010, p. 230), para Maria Tereza Mantoan o paradigma da inclusão tem como metáfora o calidoscópio. Por meio dessa metáfora, a autora reconhece a riqueza do trabalho com a diversidade humana. Nesta direção a autora reconhece ainda que a

[...] inclusão se concilia com uma educação para todos e com um ensino especializado no aluno, mas não se consegue implantar uma opção de inserção tão revolucionária sem enfrentar um desafio ainda maior: o que recai sobre o fator humano.  Os recursos físicos e os meios materiais para a efetivação de um processo escolar de qualidade cedem sua prioridade ao desenvolvimento de novas atitudes e formas de interação na escola exigindo mudanças no relacionamento pessoal e social e na maneira de se efetivar os processos de ensino e aprendizagem. (MANTOAN apud BORGES, 2010, p. 230).

Ao ler, cuidadosamente, a citação podemos afirmar que:


Segundo Borges (2010, p.230), a autora (Mantoan) acredita na viabilidade do ideário de inclusão, contanto que não haja uma mudança substancial na formação dos professores, que possam conduzir a novas atitudes e novos relacionamento entre as empresas que cooperam com o processo educativo.


Segundo Borges (2010, p.230), a autora (Mantoan) acredita na viabilidade do ideário de inclusão, contanto que haja uma mudança substancial, apenas, na formação dos gestores escolares, mas que não conduzam às mudanças de relacionamento entre a gestão e as empresas que cooperam com o processo educativo.


Segundo Borges (2010, p.230), a autora (Mantoan) não acredita na viabilidade do ideário de inclusão, pois houve uma mudança substancial na formação dos professores e dos gestores escolares, mas essas mudanças não conduziram a novas atitudes e a novos recursos físicos e materiais.


Segundo Borges (2010, p.230), a autora (Mantoan) acredita na viabilidade do ideário de inclusão, contanto que haja uma mudança substancial na formação dos professores, que conduzirão a novas atitudes, nos recursos físicos e materiais e no relacionamento entre as pessoas.


Segundo Borges (2010, p.230), a autora (Mantoan) não acredita na viabilidade do ideário de inclusão, pois apesar de não haver mudança substancial na formação dos professores, o processo educativo conduziu a novos recursos físicos e materiais e novos relacionamentos entre as pessoas.

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Este tipo de deficiência visual,

“[...] ocorre quando a pessoa apresenta dificuldade visual em ambos os olhos, mesmo após tratamento médico, correção óptica com lentes de contato ou óculos convencionais ou ainda, após intervenção cirúrgica. [...] geralmente o resíduo permite apenas a percepção de luz ou claridade natural que auxilia o processo de orientação e locomoção no espaço, bem como as atividades da vida prática, mas impede ou dificulta a aprendizagem por meio da visão.” (ALMEIDA, 2011, p.134)

O tipo de deficiência visual mencionado trata-se:


da baixa visão ou visão subnormal


da surdez


da cegueira


da deficiência múltipla


da surdocegueira

Nos estudos sobre: Necessidades Educacionais Especiais e as Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das pessoas com deficiências físicas e mentais; vimos que, ”as causas da deficiência mental podem ser inúmeras.” Segundo as autoras, “as ocorrências descritas, a seguir, podem ou não levar o educando a uma deficiência mental.” (SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, p. 186/187).

I - doenças neurológicas;

II - malformações congênitas;

III - asfixia perinatal;

IV - infecções congênitas;

 

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I, III e IV apenas.


II e III apenas.


I e IV apenas.


I, II, III e IV


I e II apenas.

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Possui autoconfiança, autoaceitação, tem motivação intrìnsica, aceita os outros, aceita falhas, tem desejo de saber aprender. É aceito admirado pelos outros devido as suas habilidades. É visto como responsável e capacitado e  é psicologicamente saudável.. (AVELAR, 2012, p. 55).

Na citação acima trata-se das características do aluno com alta habilidade, do tipo:


autônomo.


desistente


escondido.


rótulo duplo 


desafiante

As barreiras da deficiência mental se encontram em como o educando lida com seus conhecimentos, como ele constrói sua bagagem cultural, enfim, a maneira como lida com o saber em geral. (SCUSSEL; ALMEIDA; KIKUICHI, 2011, p. 198). Nesta direção, as autoras advertem que é relevante considerar que, no caso da deficiência mental, o desenvolvimento cognitivo pressupõe a estimulação de algumas funções, são elas:

I - o raciocínio: é fundamental que o aluno se depare com atividades que exijam raciocínio, análise, criatividade e também formação de opinião;

II - a percepção, discriminação e interpretação dos estímulos que o sujeito recebe do meio;

III - a leitura e a escrita: é essencial que o aluno se depare com atividades que exijam o desenvolvimento da escrita, são essas atividades irão determinar sua aprendizagem.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e III apenas.


I apenas.


II e III apenas


I, II e III.


I e II apenas

Nos estudos sobre a inclusão (BORGES, 2010), vimos que, “o princípio da Educação Inclusiva adotou a concepção de que todas as pessoas têm direito à educação e, principalmente, à educação de qualidade”. (BORGES, 2010, p.256) Segundo Borges, esse é também um princípio


Estético 


Ético


Educacional


Profissional


Moral