EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Para Haddad (2006) o regime ditatorial implantou o ensino supletivo, que foi regulamentado pela promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 5.692/1971 que estabeleceu, historicamente, um capítulo dedicado à educação de jovens e adultos. Tratou-se do capítulo IV, que regulamentava a modalidade de ensino supletivo.

 

Dessa forma, sobre o ensino supletivo é correto afirmar que:

 

I. O ensino supletivo teve um estatuto próprio, mas não deu garantia de sua unidade com o ensino regular.

II. O princípio da flexibilidade, premissa do ensino supletivo, fez com que se instaurasse na EJA índices elevados de evasão.

III. A lei reconheceu que a EJA era um direito de todas e todos.

 

 

São corretas as afirmativas:

 


III apenas.


I e II.


II apenas.


I e III.


I, II e III.

O professor Lucas planejou a sua aula a partir do que sabiam seus alunos. Como ele podemos planejar melhor nossas aulas quando conhecemos o que já sabem os alunos em relação ao que será ensinado.

Uma boa forma de iniciar um novo conteúdo é diagnosticando o que já é conhecido sobre ele.

 

Tendo como referência esta prática, é correto afirmar:

 

I. O objetivo das atividades nas quais os alunos e alunas falam sobre o que já sabem em relação ao que será ensinado tem a finalidade de ajudar o (a) professor (a) a planejar as situações de aprendizagem que seguirão.

 

II. Os conhecimentos que os alunos trazem são, muitas vezes, incompletos e cheios de equívocos mas precisamos nos lembrar que nenhum conhecimento é completo e definitivo.

 

III. Na sala de aula, o (a) professor (a) sempre ganha quando consegue estabelecer relações entre os novos conhecimentos e os que os alunos já sabiam.

 

São corretas as afirmativas:


I e III apenas.


II apenas.


III apenas.


I, II e III.


I e II apenas.

Ao analisarmos as políticas públicas vigentes no Brasil nos últimos doze anos é possível compreender que a EJA tem ganhado uma nova identidade e, ao analisarmos o contexto, fica evidente que a trajetória dessa modalidade de educação, no país, é recheada de progressos e estagnações.

Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.

 

(   ) De acordo com Paiva (1973), não é possível considerar a trajetória histórica da EJA no Brasil sem perpassar pelo processo de dominação europeia sobre os nativos brasileiros.

(   ) Embora se considere que na alfabetização indígena esteja a raiz histórica da EJA, sabemos ter se tratado de um processo doloroso, dominador e opressor.

(   ) Desde que ocorreu o domínio das terras brasileiras pelos europeus colonizadores, deu-se início a um processo de catequização e alfabetização.

(   ) Foi fundada em 1854 a primeira escola voltada para a EJA, cujo funcionamento se dava no período noturno, com o objetivo de alfabetizar as pessoas que estavam inseridas no mercado de trabalho.

 

Assinale a sequência CORRETA:


V, F, V, F


F, V, V, V


F, F, F, F


V, V, V, V


V, V, V, F

O termo andragogia foi criado em 1833 pelo professor alemão Alexander Kapp para descrever o método de ensino utilizado por Platão, em seus diálogos. De origem grega, a palavra recorda os termos andros, que significa adulto e agogos, que significa conduzir. Entretanto, foi somente em 1921, com a tese de que a educação dirigida a adultos exigia bases filosóficas e metodológicas distintas da educação de crianças, que o vocábulo andragogia foi inserido ao campo da pesquisa em educação.

 

Dessa forma, em relação ao trecho, é correto afirmar:

I. Como sujeito de experiências, o adulto dispõe de importantes recursos para o desenvolvimento da sua aprendizagem.

II. A andragogia é descrita mais como um modelo de aprendizagem centrado sobre a autonomia do sujeito aprendente.

III. A heutagogia se expõe como um dos princípios da andragogia e o termo heutagogia designa os processos de autoaprendizagem e o conhecimento compartilhado.

 

 

São corretas as afirmativas:


I, II e III.


I e III apenas.


II apenas.


I e II apenas.


III apenas.

Para responder esta questão, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 1 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.

 

Para o filósofo e educador ________________, a escola é, por excelência, o lugar de trabalho, labor intelectual configurado nos processos de ensino e aprendizagem. Por isso, inclusive, deve revelar-se como espaço de uma convivência que permita aos sujeitos uma experiência de pensamento como movimento crítico-criativo.

A palavra que completa corretamente a afirmativa é:


Paulo Freire


Miguel Arroyo


Jean Piaget


Moacir Gadotti


Dermeval Saviani

Epistemologia é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. Também conhecida como teoria do conhecimento, diz respeito ao estudo das racionalidades que encaminham a verdade como crença justificada.

 

Sobre esse conceito, estudado no capítulo 1 do livro de Educação de Jovens e Adultos, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.

 

(   ) A epistemologia é o estudo acerca das premissas, da lógica e do modelo usado para construir um conhecimento e, também, para atestá-lo como ciência.

 

(     ) A epistemologia estuda as singularidades dos elementos que constroem, de fato, o caminho científico que explica uma crença.

 

(   ) Trata-se do estudo dos postulados, métodos e paradigmas que legitimam a produção do conhecimento como saber científico.

 

(   ) É uma palavra que vem do grego e significa ciência, conhecimento

 

Assinale a sequência CORRETA:


F, V, V, V


V, V, V, V


V, F, V, F


V, V, F, F


F, F, F, F

O saber cotidiano por sua própria natureza,  se configura como um saber reflexivo, pois é um saber da vida vivida, saber amadurecido, fruto da experiência, nascido de valores e princípios éticos, morais já formados, anteriormente, fora da escola.

 

Neste sentido, é correto afirmar:

I. O saber cotidiano possui uma concretude, origina-se da produção de soluções que foram criadas pelos seres humanos para os inúmeros desafios que enfrentam na vida.

II. O saber cotidiano caracteriza-se como um saber aprendido e consolidado em modos de pensar originados do dia-a-dia.

III. O saber cotidiano é uma espécie de saber das ruas, frequentemente assentado no “senso comum”. É diferente do elaborado conhecimento formal com que escola lida.

 

 São corretas as afirmativas:


III apenas.


I apenas.


I e II.


II apenas.


I, II e III.

No começo da década de 1960 a alfabetização juntou-se aos movimentos estudantis e sindicais e a questão do analfabetismo passou a ser vista como consequência direta da pobreza e de uma política de manutenção de desigualdades.

 

Dessa forma, é correto afirmar que:

 

I. Foi nesse contexto que as ideias de Paulo Freire ganharam dimensão nacional.

II. No Brasil, as ideias  freireanas estão presentes na educação de jovens e adultos.

III. A educação passou a ser entendida com um ato político.

IV. A proposta inovadora de Paulo Freire, pregava a necessidade de uma alfabetização voltada para a libertação, para a conscientização.

 

São corretas as afirmativas:


I e II.


III apenas


I, II, III e IV.


II apenas.


I, III e IV.

Leia o relato a seguir:

A professora Fátima planejou a sua aula a partir de uma situação vivenciada com os seus alunos a partir de textos da cultura popular.

Ela perguntou aos alunos se lembravam das músicas que eram cantadas para eles dormirem, as músicas que eles cantavam para seus filhos, ou que conheciam por meio de suas experiências. As cantigas de ninar mais lembradas foram: “boi da cara preta” e “Nana nenê”. Alguns alunos citaram as cantigas de roda: “Teresinha de Jesus” e “Ciranda Cirandinha”.

Assim, considerando o relato, avalie as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.

 

I. As conhecidas cantigas de roda e de ninar evidencia o uso prazeroso da linguagem em sua forma lúdica e sonora.

II. Tais cantigas, assim como as parlendas, a trava línguas, as adivinhas e as quadrinhas primam pela expressividade sonora.

III. Elas representam um estímulo à expressão verbal oral e escrita.

IV. A professora trabalhou com a linguagem escrita de forma repetitiva para garantir a escrita correta das palavras.

 

Assinale a sequência CORRETA:


V, V, V, F


F, V, V, V


V, V, F, F


F, F, F, F


V, F, V, F

O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.

 

I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.

II - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.

III - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.

IV - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.

 

Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações

 


I, II, III e IV


I e II


I, II e III


I, II e IV


II e IV

Páginas: 123456789