ECOLOGIA GERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL


“Reunido na cidade mexicana de Guadalajara, o presidente do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, Hoesung Lee, pediu o apoio dos 195 Estados-membros para que este órgão continue as atividades de investigação científica, apesar dos recursos terem diminuído nos últimos anos. O responsável acrescentou que, nesta altura, a ciência é mais "necessária do que nunca para ajudar a entender o risco" que representam as alterações climáticas e aumentar a capacidade de adaptação das sociedades. Lee recordou que 2016 foi classificado como o ano mais quente desde os registos modernos iniciados em 1880, com um aumento de quase 1,1 graus em comparação com a era pré-industrial. Hoesung citou também um relatório da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, que alerta para o aumento do dióxido de carbono (CO2) atmosférico "a uma velocidade recorde" nos últimos quatro anos. Entretanto, na terça-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto para reavaliar as reduções nas emissões de CO2 das centrais térmicas dos Estados Unidos. Trump declarou o fim da "guerra ao carvão" ao prometer o cancelamento de normativas do Governo federal que estão a "destruir empregos" e a anunciou uma "nova era" na produção de energia.”

(Disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/painel-sobre-alteracoes-climaticas-da-onu-rejeita-isolacionismo-de-donald-trump_n991802)

 

A notícia acima, publicada em março de 2017, relata uma preocupação antiga referente às emissões atmosféricas, sobretudo o dióxido de carbono (CO2) e sua relação com as alterações climáticas. Neste contexto, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa correta sobre o ciclo do carbono.

 

I – O ciclo do carbono envolve a troca física de dióxido de carbono entre a atmosfera e os oceanos, visto que o CO2 se dissolve facilmente na água.

II – A respiração dos seres vivos é a principal responsável por lançar CO2 na atmosfera, visto que o CO2 proveniente da queima de combustíveis fósseis é dissolvido no oceano.

III – O carbono penetra no mundo vivo na forma de gás carbono atmosférico ou dissolvido na água, através da fotossíntese.

IV – A utilização excessiva dos combustíveis fósseis e o desmatamento promovem um considerável desequilíbrio no ciclo do carbono.


II, III e IV apenas.


I e III apenas.


III e IV apenas.


I e II apenas.


I, III e IV apenas.

Em um ecossistema, os seres vivos interagem entre si e com os fatores abióticos presentes no ambiente, tal como luz, água, nutrientes, entre outros. Essa interação entre os elementos abióticos e os seres vivos em um ecossistema é fundamental para que ocorra a fotossíntese, por exemplo, que é a base da fonte de energia em uma teia alimentar.

Parte da energia proveniente da fotossíntese é utilizada pela planta em seus processos vitais e outra parte é disponibilizada para os outros níveis tróficos.

 

Em Ecologia, essa energia disponível para os outros níveis, trata-se de:


produtividade primária bruta.            


produtividade primária líquida.


produtividade excedente.


produtividade secundária.     


produtividade trófica.

As cadeias alimentares representam a interdependência dos seres vivos para a obtenção de sua fonte de nutrientes. A seguir, está representada uma cadeia alimentar. Analise-a:

 

 

Fonte: Adaptado de http://www.e24h.com.br//restrito.cfm?url=%2Fsalaaula%2Festudos%2Fbiologia%2Fguanabara%2Fecossistema%2Ehtm%3F&sNivelEduca=efaf&logcolor=32&logsize=1024x768

 

A cobra ocupa nesta cadeia alimentar a posição de:


consumidor terciário, apenas.


consumidor primário, secundário e terciário, apenas.


consumidor secundário e terciário, apenas.


consumidor secundário, apenas.


consumidor secundário, terciário e quaternário, apenas.

A energia pode ser encontrada sob diversas formas no ambiente, e é considerada imprescindível para a sobrevivência dos seres vivos, por participar direta ou indiretamente de processos vitais.

 

A respeito do fluxo de energia nos ecossistemas, julgue os itens a seguir e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso).

 

( ) Os seres heterótrofos são capazes de utilizar a luz solar para sintetizar seu próprio alimento.

( ) Somente os vegetais terrestres realizam fotossíntese, pois possuem cloroplastos e maior capacidade de captação de luz solar.

( ) Toda a energia utilizada pelos organismos vem do sol. Essa energia não pode ser criada e nem destruída, mas pode ser transformada.

( ) Os seres vivos que conseguem sintetizar o próprio alimento podem ser divididos em quimiossintetizantes e fotossintetizantes.

( ) A energia que os seres fotossintetizantes captam do sol é utilizada para a realização de seus processos vitais e parte é armazenada na forma de compostos orgânicos, como a glicose, fonte de energia para toda a cadeia alimentar.

 

A alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas é:


V, V, V, F, F.


F, V, F, V, V.


V, F, F, V, F.


F, F, V, V, V.


V, F, V, F, V.

Todo e qualquer fenômeno que acontece na natureza necessita de energia para ocorrer. A vida requer basicamente matéria e energia. Todos os sistemas ecológicos dependem da transformação da energia. Sobre a energia nos ecossistemas julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa que contem a sequência correta.

 

( ) A sequência de reações tróficas pelas quais a energia passa através do ecossistema é chamada de cadeia alimentar.

( ) Diferentemente da energia, que é cíclica, os nutrientes não são regenerados no sistema, sendo parte perdida para a atmosfera.

( ) A produção primária é a assimilação de energia e produção de matéria orgânica pela fotossíntese.

( ) A energia acumulada nas plantas, e que portanto está disponível para os consumidores, é chamada de produção primária bruta.


FVFV


FFVV


VFVF


VVFV


VVFF

Os ecólogos estudam a natureza, fazendo referência a cinco níveis diferentes de hierarquia dos sistemas ecológicos, que apresentam estruturas e processos únicos. Sabe-se que existem conexões entre essas cinco abordagens.

 

Sobre tais níveis de hierarquia, relacione a primeira coluna com a segunda e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

 

a - Abordagem de organismo

b - Abordagem de população

c - Abordagem de ecossistema

d - Abordagem de biosfera

 

I – Estuda os movimentos da água, do ar, dos elementos químicos e da energia no ambiente.

II – Preocupa-se com os números de indivíduos e suas variações ao longo do tempo, mediante mudanças evolutivas internas.

III – Trabalha com a ciclagem de energia e matéria no meio ambiente, sobre a influência de fatores físicos como o clima.

IV – Busca entender por que a distribuição de cada organismo é limitada a alguns ambientes e não a outros.

                        


a-IV; b-II; c-III; d-I.


a-I; b-III; c-II; d-IV.


a-I; b-II; c-III; d-IV.


a-IV; b-III; c-II; d-I.


a-IV; b-I; c-II; d-III.

Em 1983, Ellen Richards propôs um sentido atual para o termo ecologia. Nele, o homem passou a ser visto como um elo na cadeia trófica, deslocado da sua posição antropocêntrica. Isso quer dizer que:

  


o homem, por ser mais evoluído, não faz parte da cadeia trófica juntamente com os outros animais.


o homem agora é visto como parte integrante da natureza e tem o dever de preservá-la.


o homem passou a desconsiderar o meio natural como fundamental a vida e, por isso, passou a destruí-lo.


o homem passou a ser visto como o centro das atenções e, por isso, sente-se no direito de usufruir de seu habitat.            


o homem perdeu suas características de humanidade para viver mais profundamente em meio natural.   

As interações entre os organismos e seus ambientes são processos de mão dupla. Os organismos tanto influenciam quanto são influenciados por seus ambientes. Neste contexto, encontra-se os fatores abióticos que atuam sobre os seres vivos de diversas maneiras. Sobre este assunto assinale a alternativa correta.

 

( ) Os fatores ecológicos influenciam na distribuição geográfica de certas espécies, cujas características climáticas não lhes convêm.

( ) Os fatores ecológicos modificam as taxas de fecundidade e de mortalidade das diversas espécies, provocando migrações.

( ) Os fatores ecológicos favorecem o aparecimento de modificações adaptativas como a diapausa, a hibernação, a estivação.


FVF


VVV


FFF


VFV


VVF

Com a eclosão dos movimentos ambientalistas, principalmente a partir das décadas de 1960/1970, foi dada uma maior atenção aos problemas ambientais. Entretanto, o processo de industrialização/urbanização aprofunda esta problemática por intermédio do surgimento de novos problemas ambientais oriundos a partir desse processo. Podemos afirmar, conforme nossos estudos, que o binômio industrialização/urbanização traz graves problemas ambientais. Assinale a afirmativa que exemplifica corretamente um desses problemas.


Resfriamento da Terra.


Soluções para as emissões de gases que são nocivos a atmosfera minimizando por completo esse problema.


Aumento da pobreza. 


Diminuição significativa da poluição dos recursos hídricos.


Aumento da corrupção.

O município de Pinheiral, no Rio de Janeiro, teve como primeira forma de uso de suas terras o extrativismo de madeira, posteriormente substituído pela cafeicultura que, com sua decadência, deu lugar à pecuária extensiva, predominante até os dias atuais A recuperação dessas áreas degradadas foi realizada com leguminosas arbóreas devido ao fato de fixarem nitrogênio atmosférico, conseguindo se estabelecer e crescer rapidamente em solos muito pobres em fertilidade e com baixíssimo teor de matéria orgânica (RODRIGUES et al, 2016).

 

(Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/22736/13420. Acesso em: 06 fev. 2017)

 

O processo de recuperação das áreas degradas por meio das leguminosas arbóreas é chamado de:


Reflorestamento.


Sucessão ecológica secundária.


Sucessão ecológica primária.


Biocenose.


Regeneração natural.

Páginas: 12345678