ECOLOGIA GERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Para Ricklefs (2009) as espécies sucessionais iniciais às vezes modificam os ambientes de forma a permitir que as espécies dos estágios tardios se estabeleçam. Sobre esse processo, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

 

( ) Os habitantes iniciais e tardios usam diferentes estratégias de crescimento e reprodução, sendo que as espécies do estágio inicial capitalizam a sua capacidade de dispersão para colonizar rapidamente os habitats perturbados.

( ) Para intensificar sua capacidade colonizadora, as espécies serais primárias precisam produzir mais sementes pequenas, aladas e que podem permanecer dormentes no solo.

( ) A capacidade dos brotos em sobreviver às condições sombreadas do habitat de clímax está inversamente relacionada com a sua capacidade em crescer rapidamente na luz direta do Sol.


F, F, F


V, V, V


F, V, F


F, V, V


V, F, V

A produtividade dentro de um ecossistema depende de vários fatores, dentre eles a presença de água, luz, disponibilidade de nutrientes e gás carbônico. A produtividade primária é separada em bruta e líquida. A produtividade primária líquida pode ser definida como:


transferência de energia e de matéria que ocorre entre o meio abiótico e os seres vivos em um determinado ambiente.


toda e qualquer relação de troca de energia entre os seres vivos de um ecossistema.


total de biomassa produzida pelas plantas por unidade de área por unidade de tempo.


a biomassa disponível para os níveis tróficos, após subtração da energia consumida na respiração das plantas da produtividade primária bruta.


produtividade que opera a nível de consumidores secundários, terciários e quaternários e dos decompositores.

A compreensão do contexto da biodiversidade no conceito de ecossistema consiste na complexa interação entre os seres vivos com as entidades não vivas, isto é, abióticas, onde as espécies ocorrem (ALHO, 2012).

 

Sobre a Biodiversidade, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

 

( ) O sistema é dinâmico, porque se relaciona ao movimento de energia dentro dele, sendo as plantas a fonte primária de energia para os animais.

( ) O sistema é complexo, porque envolve múltiplas partes interconectadas: espécies, seus habitats e nichos, além de outras variáveis.

( ) A estrutura ecossistêmica compreende a heterogeneidade

( ) A função ecossistêmica engloba os processos do ecossistema, isto é, as interações entre os elementos do sistema natural, com destaque para a biodiversidade.

                   

 


V - V - F – F


V - V - V - V


V - F - V - F


F - V - F - V


F - F - V - V

De acordo com os seus conhecimentos sobre as Organizações Não Governamentais (ONGs) assinale a opção que retrata corretamente as características dessas organizações. 


Infelizmente, as OGNs não podem contribuir em nada para a implementação de políticas públicas. 
As ONGs atuam em colaboração com o governo federal, estados e municípios. 
Para o funcionamento em território nacional as ONGs recebem do governo federal uma verba, não sendo, portanto necessário gerar seus próprios recursos.
Os projetos a serem desenvolvidos pelas ONGs devem ser submetidos aos órgãos competentes do Estado, a fim de obter a permissão para a sua execução. Mesmo que o Estado não dê permissão, tais projetos podem ser executados, se houver o consentimento da comunidade envolvida. 
No território brasileiro não se pode ter a atuação de ONGs estrangeiras. Portanto, só temos atuando em nosso país ONGs nacionais.

Analise o trecho do poema de Manuel Bandeira. 

O BICHO
Manuel Bandeira


Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

De acordo com os estudos sobre a importância das políticas na educação socioambiental indique qual a instância do governo mais próxima da comunidade e de seus problemas.


Governo Estadual.
O Supremo Tribunal Federal.
Governo Federal.
Governo Municipal.
Exclusiva do Presidente da República.

Se todos os seres vivos têm o direito de exercer suas atividades, chegando até a modificar o ambiente em que vivem, para garantirem a sua sobrevivência, o homem não poderia fazer a mesma coisa? Certamente sim, desde que certas regras básicas sejam respeitadas e assim, o ser humano possa exercer seus direitos sem comprometer a sobrevivênvia das outras espécies. A exagerada atividade humana na superfície do planeta vem aumentando a concentração de gás carbônico na atmosfera desde meados do século XIX.

 

Qual dos fatores a seguir é o principal responsável por esse aumento?


Contaminação dos cursos d'água.
Expansão da pecuária extensiva.
Extinção de espécies vegetais.
Queima de combustíveis fósseis.
Extração de minérios.

A palavra Ecologia se refere à nossa circunvizinhança imediata, ou ambiente. Assim, o objeto de estudo da ecologia é a interação entre os organismos (animais, plantas e micróbios) e como eles interagem com o mundo natural. Um sistema ecológico pode ser um organismo, uma população, uma comunidade, um ecossistema ou a biosfera inteira da Terra. A partir destas informações e com bases em seus estudos, pode ser definida como população:


O conjunto entre a interação de fatores bióticos e abióticos de uma determinada área.
O conjunto de indivíduos da mesma espécie vivendo em uma determinada área ao mesmo tempo.
Toda a biodiversidade de espécies presentes em uma determinada área geográfica.
Posição funcional de um organismo dentro de seu habitat.
O conjunto de todas as vegetações e animais de espécies diferentes, presentes em uma grande área geográfica.

Um ecossistema é formado por fatores bióticos e abióticos que interagem entre si. Os elementos bióticos de um ecossistema podem ser classificados em produtores, consumidores e decompositores.

 

A respeito destes componentes estruturais de um ecossistema, é possível afirmar que:

 

I – Os produtores são seres autótrofos, ou seja, são aqueles que sintetizam o próprio alimento a partir da energia solar e utilizando como matéria-prima o dióxido de carbono. Por tal característica, podemos dizer que esses organismos são totalmente independentes dos seres heterótrofos em um ecossistema.

II – A energia solar é indispensável para os organismos autótrofos fotossintetizantes, mas não é diretamente necessária a certas bactérias, capazes de obter o seu alimento pelo processo de quimiossíntese.

III – Alguns fungos assumem o papel de decompositores em um ecossistema. Isso quer dizer que assim como os animais, eles são seres heterótrofos, porém, obtêm o seu alimento pela absorção de matéria orgânica degradada.

 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

                        


I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
II, apenas.

Leia o seguinte texto sobre o bicho-preguiça.

 

A preguiça é um mamífero de pelos e garras longas pelas quais se pendura aos galhos das árvores. Seu nome está associado ao metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. Possui hábitos solitários e hábitos alimentares restritos, alimentando-se, principalmente dos frutos da Embaúba. Por possuir o metabolismo muito lento, dorme cerca de 10 horas por dia, pendurada nas árvores. Na reprodução dá apenas uma cria, e apenas a fêmea cuida do filhote. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas. O seu principal predador é a onça-pintada. (Adaptado de: . Acesso em: 20 maio 2016).

 

A descrição feita no texto refere-se ao(à):


comunidade da preguiça.
organismo da preguiça.
habitat da preguiça.
população da preguiça.
nicho ecológico da preguiça.

Os tucanos-toco (Ramphastos toco) são aves incrivelmente habilidosas apesar do enorme bico. Alimentam-se de pequenos artrópodes, frutos e sementes. Sua maturidade sexual é atingida a partir dos dois anos de idade e do acasalamento pode originar 2 a 4 filhotes. De acordo com o IBAMA não são aves ameaçadas de extinção apesar do intenso comércio ilegal desta espécie. (SILVA et al, 2010).

 

O trecho acima refere-se ao:


Habitat do tucano-toco.
População de tucano-toco.
Predadores do tucano-toco.
Importância ecológica do tucano-toco.
Nicho ecológico do tucano-toco.
Páginas: 12345678