ECOLOGIA GERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Em visita a um parque nacional, alunos de Biologia analisaram os elementos presentes em uma árvore e registraram a existência de alguns macacos-prego vivendo sob ela. Repararam também que esses macacos eram portadores de alguns ectoparasitas. Considerando os elementos observados pelos alunos foi possível montar uma pequena cadeia alimentar.

 

O vídeo, disponível no link a seguir, fornece informações sobre as pirâmides ecológicas, que podem auxiliá-lo a resolver a questão. A mídia disponibiliza informações sobre a importância das pirâmides, bem como a sua utilidade no ecossistema, além de como e onde podem ser aplicadas.

 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13152

 

Com base na cadeia alimentar, foi possível montar uma pirâmide alimentar, esquematizada da seguinte forma:

 

 

Os números 1, 2 e 3 na pirâmide, correspondem respectivamente à:


ectoparasitas, árvores e macacos-prego.
árvores, macacos-prego e ectoparasitas.
árvores, ectoparasitas e macacos-prego.
macacos-prego, árvore e ectoparasitas.
ectoparasitas, macacos-prego e árvore.

Uma das questões que sempre intrigou o ser humano é a origem da vida. Perguntas como “De onde viemos?” e “Como ocorreu a evolução humana?” ainda são uma lacuna para o conhecimento científico. Na tentativa de explicar como os seres vivos se originaram, um famoso experimento proposto por Francesco Redi, consistia em colocar alimentos em frascos tampados e destampados e observar durante um período de tempo o que acontecia em cada um deles. O experimento proposto por Redi teve como objetivo provar que:


o aquecimento dos alimentos elimina microrganismos.
a vida não se origina espontaneamente.
a matéria inanimada pode gerar vida.
as bactérias foram os primeiros seres a habitar o planeta.
matéria e energia podem ser transformadas.

As comunidades existem num estado de fluxo contínuo. Uns organismos morrem e outros nascem para tomar seus lugares, a energia e os nutrientes passam através da comunidade. Porém, quando um habitat é perturbado (desmatamento, incêndio) a comunidade lentamente se reconstrói. A sequência de mudança iniciada pela perturbação é chamada de _A_, e a associação última de espécies atingida é _B_ (RICKLEFS, 2009).

 

Os termos que substituem corretamente as letras A e B na citação acima são, respectivamente:


Sucessão primária e comunidade pioneira.
Sucessão primária e comunidade clímax.
Sucessão secundária e comunidade pioneira.
Sucessão secundária e comunidade clímax.
Sucessão primária e secundária e comunidade pioneira.

O oxigênio é um dos átomos mais importantes presentes na natureza. Ele é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, uma vez que os processos energéticos que ocorrem nas mitocôndrias dos seres aeróbios ocorrem na presença de oxigênio. A respeito do ciclo do oxigênio, analise as afirmativas a seguir.

 

I – O oxigênio é obtido pelos seres vivos principalmente na forma de molécula de água, que por este motivo, deve ser ingerida regularmente.

II – O principal processo de fornecimento de O2 para a atmosfera é a fotossíntese, onde o CO2 atmosférico é fixado pelos produtores e como subproduto, o oxigênio é liberado.

III – As principais fontes de oxigênio são a água, o dióxido de carbono e o oxigênio molecular.

 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):


I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.

Vários processos são importantes para a regulação da biodiversidade, cada um com uma escala característica diferente de tempo e espaço. Assinale a alternativa que apresenta um fator referente à escala de tempo.


Expansão e contração das abrangências geográficas das populações.
Movimentos individuais relacionados ao comportamento das espécimes.
Dispersão ecológica das espécimes.
Dispersão geográfica das espécimes.
Abrangência das atividades das espécimes.
As pirâmides ecológicas ou também conhecidas como pirâmides tróficas, representam na forma de gráficos, o fluxo de energia das cadeias alimentares de um ecossistema.  Nesta representação gráfica, os retângulos representam os parâmetros que estão sendo analisados.  A partir de seus conhecimentos sobre os diferentes tipos de pirâmides ecológicas, pode-se afirmar que a ilustração a seguir representa uma pirâmide de:

unidade.
número invertida.
número.
biomassa.
biomassa invertida.
“Os fertilizantes nitrogenados, que contêm o elemento nitrogênio num formato assimilável pelos vegetais, são importantes para a formação das proteínas indispensáveis à saúde do caule e da raiz das plantas, mas seu uso indiscriminado aumenta as emissões de óxido nitroso, um potente causador do efeito estufa. O equilíbrio dessa relação será um dos temas estudados naSchool of Advanced Science on nitrogen cycling, environmental sustainability and climate change, que o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP) e o Inter-American Institute for Global Change Research realizam de 31 de julho a 10 de agosto, em São Pedro (SP). O evento, que tem apoio da FAPESP na modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), é promovido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Universidade de Brasília (UnB) e a International Nitrogen Initiative (INI) e evidencia o importante papel que o nitrogênio exerce na vida no planeta, especialmente na produção de alimentos. Entre os diversos setores para os quais o nitrogênio é importante está a agricultura, que é também o que mais interfere no ciclo do elemento na Terra em função do amplo uso de fertilizantes.”   (Disponível em: http://www.redenoticia.com.br/noticia/2016/impacto-de-fertilizantes-nitrogenados-no-meio-ambiente/84585)   A notícia acima relata o impacto do uso de fertilizantes nas alterações climáticas, devido à interferência no ciclo do nitrogênio. Sobre este ciclo e com base na notícia assinale a alternativa correta.

O óxido nitroso mencionado na notícia é produzido na etapa de amonificação.
O óxido nitroso é responsável pela eutrofização de águas superficiais, problema descrito na notícia.
O óxido nitroso mencionado na notícia é produzido na etapa de nitrificação.
O óxido nitroso mencionado na notícia é produzido na etapa de desnitrificação.
O óxido nitroso mencionado na notícia é produzido na etapa de fixação do nitrogênio atmosférico.
Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), realizando um estudo com a espécie de peixe Acará-bandeira, descobriram que para reduzir perdas decorrentes do estresse na criação desses peixes, a salinidade da água deve ficar em torno de 7,5 caso contrário os peixes começam a morrer.   O caso citado, em Ecologia, considera que a quantidade de sal na água é:

fator anaeróbio.
fator determinante.
fator biótico.
fator limitante.
fator quimiotático.
Leia o trecho da reportagem a seguir:   Projeto usa formigas para monitoramento da biodiversidade na Amazônia   As formigas podem prover informações valiosas para o monitoramento da biodiversidade e têm sido usadas, por exemplo, na avaliação de ações de manejo como desmatamentos, proteção dos recursos naturais, impactos de incêndios florestais, instalação de hidrelétricas e os causados pelas mudanças do clima. Uma pesquisa científica apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) buscou definir, um protocolo de identificação, que fosse eficiente e economicamente viável, para substituir a identificação de espécies de formigas no monitoramento da biodiversidade na Amazônia. O projeto “Uso de abordagem taxonômica, ecológica e funcional foi desenvolvido para validar o uso de substitutos de espécies de formigas em monitoramentos da biodiversidade na Amazônia” foi desenvolvido pelo pesquisador Jorge Souza, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e demonstrou que a utilização de gêneros de formigas como substitutos de espécies é uma ferramenta vantajosa, com um custo benefício favorável, para o monitoramento da biodiversidade e capaz de fornecer as mesmas informações que as espécies. No mundo existem cerca de 15.500 espécies de formigas, e identificar todas as espécies para o monitoramento ambiental leva muito tempo. Por isso, os pesquisadores resolveram criar mecanismos mais simples para a classificação desses insetos, e que resultassem na escolha, avaliação ou monitoramento mais rápido de áreas de reserva ambiental. Por meio desse controle foi possível verificar que dentro das Reservas os eventos climáticos naturais como a seca, o El Niño e a La Niña, não afetaram as espécies de formigas de maneira drástica, mudam as espécies, mas as funções ecossistêmicas têm se mantido [...].   Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/07/27/projeto-usa-formigas-para-monitoramento-da-biodiversidade-na-amazonia.ghtml. Acesso em: 30 jul. 2019.   Considerando o contexto apresentado e tomando como base a preservação da biodiversidade, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.   I - A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e ocupa uma região de aproximadamente 6,7 milhões de km2.   PORQUE   II - Devido a intensas trocas de gases e vapor d’água, a Amazônia tem um papel chave para a estabilidade climática do planeta.   A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A biodiversidade da Terra é um recurso renovável vital encontrado na variedade de genes, espécies, ecossistemas e processos ecológicos. A diversidade biológica, ou biodiversidade é um dos recursos renováveis mais importantes. É formada por quatro componentes, sendo eles: componentes abióticos, produtores, consumidores e decompositores. Sobre a biodiversidade, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.   ( ) Os padrões de macroescala da diversidade refletem a latitude, a heterogeneidade de habitat e a produtividade. ( ) As explicações para a alta diversidade de espécies arbóreas nos trópicos concentram-se na dinâmica das florestas. ( ) O grau em que os nichos de duas espécies se sobrepõem determina quão fortemente as espécies poderiam competir uma com a outra. ( ) A diversidade é baixa onde os habitats são heterogêneos e a entrada de energia no ambiente é maior.

F, F, V, V
F, V, F, V
V, F, V, F
V, V, F, F
V, V, V, F
Páginas: 123456