DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE


“Uma nova compreensão de determinantes da saúde só poderá emergir, se houver um diálogo entre as ciências humanas e as ciências da vida. Este diálogo não poderia deixar de ser perturbador e incômodo, pois supõe que os pesquisadores de cada disciplina repensem os fundamentos de seus trabalhos, que aceitem trabalhar com outros métodos, que encarem horizontes temporais diferentes e, consequentemente, modifiquem a maneira de conceber os fenômenos que estudam” (Contandriopoulos ,1998).
 

Os conhecimentos multidisciplinares são utilizados para a compreensão do fenômeno saúde-doença, o qual perpassou por diferentes definições no decorrer histórico, desde aspectos mágicos à dicotomia advinda do “saudável e patológico”, bem como conceituações mais complexas envolvendo o determinismo sócio-ambiental-cultural. Considerando os diversos modelos explicativos do processo saúde-doença, assinale abaixo a alternativa que relaciona adequadamente o modelo explicativo às suas caraterísticas definidoras.
 
I.    Modelo biomédico 
II.   Modelo da história natural da doença
III.  Modelo da determinação social da doença
 
A.  Esse modelo insere a perspectiva do processo saúde/doença de forma mais ampla, considerando os comportamentos culturais que possam relacionar-se à saúde de uma população. Considera, dessa forma, o perfil epidemiológico como fator importante.
B.  Apresenta uma compreensão do processo saúde e doença a partir das ciências biológicas. Uma caraterística desse modelo é aceitar a lógica linear do adoecimento e a absorção, pelo senso comum, de que a doença é causada por um agente patológico específico.
C.  O processo saúde-doença ocorre devido à interação entre a tríade ecológica agente, hospedeiro e meio, apresentando, portanto, dois períodos sequenciados: o epidemiológico e o patológico.
 


I-B; II-A; III-C
I-B; II-C; III-A
I-A; II-C; III-B
I-C; II-A; III-B
I-C; II-B; III-A

A Epidemiologia afirma que: “a grande maioria das doenças advém de uma combinação de fatores que interagem entre si e acabam desempenhando importante papel na determinação das mesmas”. Esta afirmação se refere à teoria da:
 


Multicausalidade
Plausibilidade 
Suscetibilidade
Temporalidade
Determinalidade 

Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os fatores que influenciam a ocorrência de problemas de saúde, ou seja os determinantes sociais da saúde são:
 


habitacionais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e educacionais
sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais
habitacionais, econômicos, ambientais, étnicos/raciais, psicológicos e educacionais
sociais, ambientais, culturais, étnicos/raciais, ergométricos e educacionais
sociais, econômicos, ambientais, étnicos/raciais, ergométricos e comportamentais

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), voltada para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS, é compreendida como:


uma proposta de ação capaz de contribuir para a necessária transformação dos processos formativos e das práticas pedagógicas e de saúde, abarcando também a organização dos serviços
um conjunto de ações de qualificação formal dos profissionais de saúde baseados em fundamentos teóricos
atividades educativas voltadas à formação de profissionais capacitados para atuar junto a grupos específicos da população como hipertensos, diabéticos e gestantes
uma atividade que visa desenvolver grupos de educação continuada nos serviços de saúde
uma nova atribuição do profissional de nível superior, das equipes de atenção à saúde, para trabalhar em saúde junto à população

Com relação ao trabalho em equipes multidisciplinares na educação em saúde e na promoção da saúde, analise os itens a seguir:

I.    Na organização da equipe multidisciplinar em saúde, mais importante que o empoderamento dos membros da equipe é o empoderamento da própria comunidade, que depende fundamentalmente do respeito à sua concepção de saúde, assim como às suas singularidades e capacidades.
 
II.    A equipe multiprofissional do Programa de Saúde da Família (PSF) não deve resumir sua ação à vigilância à saúde, mas integrar-se ao modelo de assistência caracterizado como produtor de procedimentos para reverter o modelo médico hegemônico que se caracteriza pela produção de cuidado.
 
III.    Na constituição de uma equipe multidisciplinar, a afinidade entre os membros é o principal parâmetro a ser utilizado para avaliar a adequação do trabalho em equipe. 

Considerando os três itens acima, pode-se afirmar que estão corretas: 
 


a afirmativa  I, apenas
a afirmativa  III, apenas
as afirmativas  I e III, apenas
as afirmativas  II e III, apenas
as afirmativas I e II, apenas

Marque a alternativa que representa o modelo considerado o marco original da assistência médica suplementar privada no Brasil.

 


medicinas de grupo
convênio-empresa
saúde coletiva
cooperativas de grupos
seguro saúde

A descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo, é um princípio do SUS com ênfase no(a): 


regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde
direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde
participação das comunidades
integração em nível executivo das ações de saúde
capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência
Páginas: 1234