DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


No estudo sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem na infância,  você aprendeu sobre as funções mentais relacionadas com a aprendizagem. Acerca deste assunto, coloque V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas, nas afirmativas abaixo:

(   ) As funções de percepção são funções mentais relacionadas com o reconhecimento e a interpretação dos estímulos sensoriais, auditivos, gustativos, olfativos, visuais, táteis.

(   ) As funções da memória são funções mentais de registro e armazenamento de informações e sua recuperação, quando necessário.

(   ) As funções mentais da linguagem são funções relacionadas com o componente ideativo da mente. Inclui o fluxo, a forma, o controle e o conteúdo das ideias.

(   ) As funções de atenção estão relacionadas com a concentração num estímulo externo ou numa experiência interna pelo período de tempo necessário.

(     ) A Consciência se caracteriza pelo estado de alerta, incluindo clareza e continuidade do estado de vigília.

(   ) O pensamento está relacionado com as funções que capacitam para o reconhecimento e utilização de sinais, símbolos e outros componentes.

 

A sequência correta está contida em:

 


V, V, F, V, V, F .


V, F, V, F, F, F. 


F, F, V, F, V, V. 


V, V, V, F, F, F. 


V, F, F, F, V, V.

“Do ponto de vista da neurociência, uma aprendizagem somente ocorre porque o cérebro tem a plasticidade necessária para se modificar e se reorganizar frente a estímulos e se adaptar” (OLIVEIRA, 2014, p. 21).

Com base nesta afirmação analise as assertivas abaixo e classifique-as em V para verdadeiras e F para falsas.

(  ) A plasticidade cerebral é a capacidade que o cérebro tem em se remodelar em função das experiências do sujeito, reformulando as suas conexões em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente.

(  ) A aprendizagem da matemática, da leitura e da escrita estão estreitamente ligadas à aprendizagem da música, do ritmo. Esse processo decorre da “interdisciplinaridade” do cérebro.

(   ) Na infância o ser humano possui uma capacidade de armazenamento de informações menor, isto porque, naturalmente seu organismo está voltado para um processo intenso de crescimento e desenvolvimento.

(   ) A plasticidade do cérebro implica em desenvolver várias formas de comportamento, aprender várias línguas, utilizar diferentes recursos e estratégias para inserir no meio, agir sobre ele, avaliar, tomar decisões.

(  ) O cérebro humano não finaliza seu desenvolvimento, mas reestrutura-se e reorganiza-se constantemente.

 

A sequência correta é:


V, V, V, F e F.


V, V, V, V e V.


V, V, F, V e V.


V, F, F, V e V.


V, V, F, V e F.

Vygotsky, erudito bielo-russo, tem como um dos aspectos centrais de seus estudos e pesquisas a questão da constituição das funções psicológicas superiores, as tipicamente humanas, vinculada à linguagem, aos conceitos de ação internalizada e zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Assim, avalie as assertivas abaixo, sobre a relevância do social para a formação humana, segundo Vygotsky:

I- O desenvolvimento dos seres humanos é indissociado da dimensão sociocultural em que os homens encontram-se inseridos.

II- Defende a importância do outro social para a própria humanização do homem.

III- Sem a convivência com outros da mesma espécie, os seres humanos, nem sequer se humanizariam.

IV- Sem a convivência, os sujeitos não desenvolveriam sua característica essencial, que é a capacidade de abstrair, quantificar, representar, operar com símbolos e signos, construir a consciência.

V-  A formação da consciência só é possível por meio da participação ativa em práticas socioculturais.

 

Estão corretas as assertivas:


I, III e V apenas.


I, II, III, IV e V.


II, III e IV apenas.


II, IV e V apenas.


I, II e III apenas.

É importante compreender a relevância do contexto social e da cultura para o desenvolvimento humano, sendo fundamental desde a construção da identidade até a humanização. Desta forma, avalie as assertivas abaixo, sobre o papel social para o desenvolvimento dos indivíduos sob a ótica de Piaget:

I- Defende a questão da interação entre fatores biológicos e meio como sendo fundamental para a aprendizagem.

II- O conhecimento é uma construção efetiva e contínua proveniente das trocas na relação indivíduo e meio ambiente.

III- O conhecimento não se encontra pré-determinado nas estruturas internas do indivíduo nem nas características externas dos objetos.

IV- Reconhece o aspecto social como condição para o desenvolvimento humano.

 

Estão corretas as assertivas:


II e IV apenas.


II, III e IV apenas.


I, II, III e IV.


I, II e III apenas.


I e III apenas.

A criança por si só já representa a ação em movimento. Dessa forma, precisamos nos preocupar constantemente com as diferentes estratégias que contribuem para o seu desenvolvimento, sem atropelar as especificidades que lhes são próprias. E assim, compreender a relação entre a prática pedagógica e a psicomotricidade.

 

Considerando o fragmento acima apresentado analise o seguinte enunciado.

 

É importante desenvolvermos atividades psicomotoras para as crianças em idade pré-escolar a partir de exercícios repetitivos em folhas xerocadas com curvas, retas, bolinhas, ondinhas, etc.

 

PORQUE

 

o conjunto de movimentos realizados pela criança contribui para a estruturação do seu desenvolvimento integral, ou seja, corpo, linguagem e socialização.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. 


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

O equilíbrio é a capacidade que o ser humano possui de manter-se sobre uma base reduzida de sustentação do corpo, utilizando uma combinação adequada de ações musculares, parado ou em movimento. Sobre este elemento básico da motricidade, o equilíbrio, leia as afirmativas abaixo e assinale V para verdadeiras ou F para falsas:

(  ) O equilíbrio dinâmico exige uma orientação controlada do corpo em situações de deslocamento no espaço.

(    ) Um exemplo de equilíbrio recuperado é caminhar sobre uma prancha ou sobre uma linha traçada no chão.

(   ) O equilíbrio estático é a capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da gravidade.

(      ) O equilíbrio recuperado é a retomada do equilíbrio após o corpo ter estado em movimento.

(    ) As dificuldades da criança em relação ao equilíbrio dizem respeito somente ao aspecto motor, não influenciando em seu comportamento.

 

A sequência correta está contida em:


V, V, V, V, V.


F, V, F, V, F. 


F, V, F, F, V.


V, F, V, V, F.


F, F, V, V, F.

Uma teoria que contribuiu para o avanço da neurociência e abriu novas possibilidades de analise do tema é a teoria das inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner na década de 80. Essa teoria ampliou a visão da inteligência e relativizou a importância dada aos testes psicométricos. Propondo que a inteligência humana não é única, mas múltipla, apontou inicialmente sete tipos de inteligência, e depois ampliou para nove. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:

I - A  inteligência lógico-matemática se caracteriza pela capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações.

II- A inteligência linguística se caracteriza pela  capacidade de dominar idiomas.

III- A inteligência espacial se caracteriza pela  capacidade de compreender o mundo visual.

IV - A inteligência cinestésica-corporal se caracteriza pela  capacidade de controlar e organizar os movimentos corporais.

V- A inteligência interpessoal se caracteriza pela capacidade de se conhecer.

VI - A inteligência intrapessoal se caracteriza pela  capacidade de entender as intenções, motivos e se relacionar.

 

As  afirmativas corretas estão contidas em:


II e IV, apenas.


V e VI, apenas.


I, II, III e IV, apenas.


I, II, III, IV, V  e VI.


I , III , VI,  apenas.

Em seu material de estudos sobre os processos pedagógicos e a prática da psicomotricidade, a autora do texto proposto ressalta que: Brincando também se aprende! Sobre essa afirmação analise as assertivas abaixo:

1 - É importante que os educadores propiciem atividades diferenciadas, interdisciplinares e criativas que vislumbrem o desenvolvimento psicomotor da criança.

2 - Por meio dos diferentes movimentos do brincar intencional, o desenvolvimento psicomotor estará atuando como mediador no processo de aprendizagem da criança  e contribuindo para a organização das suas habilidades perceptivas, intelectuais e emocionais.

3 - A influência do brincar no processo de desenvolvimento psicomotor está justamente em não deixar que o recrear-se seja algo que apenas ocupe o tempo e sim que possibilite ao professor estar atento às conquistas e dificuldades que cada criança poderá apresentar em dada ocasião, ou fase de seu desenvolvimento.

4 - As atividades no âmbito escolar devem ir além do divertimento englobando o sistema sócio-emocional e cognitivo da criança que se desenvolve ao brincar, pois, nesse momento, a criança precisa pensar para que possa ocorrer a referência daquilo que está reproduzindo, ou seja, utilizando ou mudando as ideias surgidas no grupo.

- As brincadeiras são uma importante oportunidade para o saber fazer do professor em relação ao desenvolvimento psicomotor da criança. Existem brincadeiras que são espontâneas e brincadeiras que são intencionais e ambas possuem os mesmos fins.

 

Agora, escolha a alternativa que represente o conjunto das respostas.


1, 3 e 4 são falsas, 2 e 5 são verdadeiras.


2, 3, 4 e 5 são verdadeiras, e 1 é falsa.


1, 2, 3 e 4 são verdadeiras, e 5 é falsa.


5 é verdadeira, 1, 2, 3 e 4 são falsas.


1 e 2 são verdadeiras, 3, 4 e 5 são falsas.

Você realizou leituras, estudou sobre o desenvolvimento psicomotor da criança, os diferentes aspectos desse desenvolvimento e que existem elementos psicomotores que são constantemente utilizados durante o processo de aprendizagem. Pensando nisso, analise as afirmativas a seguir:

I – Um educador, a partir de um bom conhecimento sobre o desenvolvimento do aluno, poderá estimulá-lo de maneira que todas as áreas como psicomotricidade, cognição, afetividade e linguagem estejam interligadas.

II - O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.

III - A lateralidade representa o domínio que a criança tem para utilizar um lado do corpo mais do que o outro nos níveis: mão, olho e pé.

IV - A orientação temporal diz respeito à capacidade da criança de se situar no tempo.

V - A Psicomotricidade estuda exclusivamente os problemas motores da criança. Fica a cargo de outra ciência a questão relacionada com a lateralidade, estruturação espacial, estruturação temporal e esquema corporal.

 

As afirmativas corretas estão contempladas em:


III e IV apenas.


I, II, III e V apenas.


II, III e IV apenas.


I, II e V apenas.


I, II, III e IV apenas.

Segundo Vygotsky “o aprendizado sistematizado, formal, produz algo fundamentalmente novo no desenvolvimento da criança. Por meio dele, os conceitos espontâneos que a criança elaborou em contato com o mundo e com seus pares são transformados em conceitos científicos, estes últimos, frutos da aprendizagem escolar".

 

Com base nos estudos e contribuições de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir:

I) São evidentes as transformações cognitivas pelas quais as crianças passam durante a vida escolar.

II) Um exemplo de conceito científico é quando uma criança de quatro anos atribui funções biológicas básicas somente aos seres humanos ou a seres inanimados.

III) Durante a vida escolar as estratégias tornam-se cada vez mais complexas e abstratas e os conceitos espontâneos se transformam em conceitos científicos.

IV) Um exemplo de conceito espontâneo é quando uma criança de dez anos é capaz de atribuir funções biológicas básicas a todos os animais, por serem funções gerais de todos os seres vivos, ou seja, todos eles comem, respiram, dormem, possuem órgãos internos.

V) Os conceitos espontâneos são de fundamental importância para o desenvolvimento da criança, pois estes se transformam em conceitos científicos.

 

Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:


I, II, III, IV e V.


III, IV e V apenas.


I, II e III apenas.


II, III e IV apenas.


I, III, IV e V apenas.

Páginas: 123