DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


Para Gardner, as pessoas possuem capacidades diferentes, das quais se valem para criar algo, resolver problemas e produzir bens sociais e culturais, dentro de seu contexto. Sobre a teoria das inteligências múltiplas, proposta por Gardner, analise as assertivas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

(  ) As Inteligências podem ser estimuladas: o contexto social, a escola, a oportunidade de explorar e realizar atividades diferentes, são fatores que podem interferir no desenvolvimento das inteligências.

(   ) Há mais de uma inteligência e o indivíduo tem pelo menos uma dessas capacidades desenvolvida.

(   ) As inteligências não se combinam, trabalham de forma independente e se desenvolvem de forma pura e elaborada em cada pessoa.

(   ) As inteligências trabalham em conjunto para resolver um problema, mesmo sendo independentes, como por exemplo para dançar é necessário as inteligências corporal e musical.

 

A sequência correta é:


V, V, F, F.


V, V, V, V.


V, V, F, V.


F, F, V, V.


F, F, F, F.

Compreender sobre o desenvolvimento humano no que diz respeito à construção moral contribui para refletir sobre a nossa relação com o mundo e com os outros, sobre o papel da família e da escola, bem como para lidar com a questão da moralidade no âmbito da esfera escolar.
Considerando o estudo que aborda a construção da moralidade e a construção da moral infantil na perspectiva de Jean Piaget, avalie as asserções que se seguem e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

I - É importante reconhecer que o processo de construção da moralidade deve ser discutido e vivenciado fora do contexto escolar, pois em uma perspectiva pedagógica a construção moral é desconsiderada do currículo escolar, considerando que é na relação familiar que essa construção acontece.
II - A construção da moralidade e a construção da moral infantil na perspectiva de Jean Piaget, pode auxiliar o educador a compreender e a desenvolver, junto a seus alunos, um trabalho consistente de formação da moralidade. Pode, ainda, gerar a reflexão sobre sua prática ao reconhecer e respeitar a criança como sujeito inteligente, porém, em formação.
III - A construção da moralidade é uma construção inata à espécie humana e a mesma para todas as culturas e indivíduos. Dessa forma, é importante que o professor evite desenvolver atividades sobre a construção moral com seus alunos em sala aula, dado que já chegam a escola com esta construção formada.
IV - O professor pode contribuir de forma efetiva para a construção da moralidade infantil e ao mesmo tempo cumprir os objetivos da sua prática pedagógica, pois pode desenvolver atividades de forma interdisciplinar buscando abordar os conteúdos e, também, as questões morais e éticas na sala de aula.

A alternativa CORRETA está contida em:

Apenas as sentenças II e III são verdadeiras.
Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.
Apenas as sentenças II e IV são verdadeiras.
No que se refere ao desenvolvimento humano no período escolar, o professor precisa compreender que aspectos importantes do desenvolvimento físico, emocional, motor, cognitivo e social podem ser determinados tanto pelo biológico no desenvolvimento humano, como também podem depender de aprendizagem.
Considerando os estudos sobre o desenvolvimento humano no período escolar, avalie as asserções abaixo e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

I - O ser humano, quando adulto, apresenta uma plasticidade muito grande no cérebro que permite desenvolver várias formas de comportamento e utilizar de diversos recursos e estratégias para se inserir no meio.
II - Antes mesmo de se inserir na escola, a criança já construiu muitos conhecimentos na relação com os adultos, com as outras crianças, com os objetos, ao explorar o mundo por meio do jogo de faz de conta, das imitações e das vivências.
III - A escola só conseguirá promover o desenvolvimento humano ao considerar apenas o que poderá propor pelo conhecimento formal ou sistematizado, pois o o que a criança desenvolve por si mesma ? o conhecimento não sistematizado - não contribui para o desenvolvimento humano.
IV - Crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de necessidade educativa especial precisam dos mesmos cuidados e atenção que crianças e adolescentes que não apresentam nenhuma necessidade educativa especial, salvo os casos em que é necessário o acompanhamento de um profissional da saúde ou área específica.

A alternativa CORRETA está contida em:


Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas a sentença I é falsa.
Todas as sentenças são verdadeiras.
Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras.
Apenas as sentenças II e IV são verdadeiras.

Durante longo tempo, a concepção dominante da inteligência foi – e em muitos casos ainda é – a de algo que podia ser medido, principalmente pelos testes de QI. Sobre este assunto, os testes de inteligência, analise as assertivas abaixo:

I. Foram criados com base em questões lógico-matemáticas e linguísticas, tinham por função medir quantas inteligências uma pessoa possuía, ou seja, o quociente de inteligência – o conhecido QI – que identificaria sua capacidade intelectual.
II. Foram elaborados e utilizados com as mais variadas finalidades – explicar o fracasso escolar, avaliar candidatos a empregos, justificar determinados comportamentos etc.
III. Foram utilizados de forma coerente e perspicaz para conhecer as pessoas em sua totalidade e ressaltar suas qualidades intelectuais, afirma Stephen Gould sobre esse instrumento.
IV. Foram utilizados de maneira estigmatizadora, para rotular e classificar pessoas, além de gerar julgamentos a respeito das limitações dos indivíduos.


Estão corretas as assertivas:


I, II, III e IV.


II e III apenas.


I, II e III apenas.


I, II e IV apenas.


III e IV apenas.

Howard Gardner, psicólogo norte-americano, ressalta que a capacidade que o indivíduo possui para resolver problemas ou elaborar produtos é definida por um conjunto diversificado de capacidades mentais que, combinadas entre si, explicam como os seres humanos assumem papéis sociais diversos. A partir do estudo sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, analise as alternativas a seguir:

I- A inteligência espacial refere-se à capacidade do indivíduo em estar apto para reconhecer flora e fauna, fazendo distinções relativas ao mundo natural.

II- A inteligência lógico-matemática está relacionada à capacidade lógica e matemática, assim como a capacidade de raciocínio científico ou indutivo.

III- Enquanto a inteligência musical baseia-se no reconhecimento de padrões tonais e na sensibilidade para ritmos e batidas, a inteligência intrapessoal está relacionada aos estados interiores do ser, à autorreflexão e à metacognição.

IV- Enquanto a Inteligência linguística é manifestada por meio da linguagem escrita ou falada, cinestésico-corporal baseia-se na capacidade de formar modelos mentais e operar com tais imagens.

V- Enquanto a inteligência interpessoal baseia-se no relacionamento interpessoal e na comunicação, a inteligência intrapessoal está relacionada aos estados interiores do ser, à autoreflexão e à metacognição.

 

Estão corretas as afirmativas:


III, IV e V apenas.


II, III, IV e V apenas.


IV e V apenas.


II, III e V apenas.


I, II, III e V apenas.

Os distúrbios emocionais na infância precisam ser tratados para não influenciarem negativamente no desenvolvimento da criança em relação aos aspectos emocionais, sociais e cognitivos. A esse respeito marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

 

1. (   ) O comportamento exibicionista é definido por Papalia e Dols (1998) como um comportamento inadequado estimulado pelas dificuldades emocionais, por exemplo, mentir ou roubar;

2. (    ) Os distúrbios de ansiedade podem estar relacionados a uma condição de ansiedade que persiste por, no mínimo, duas semanas, devido à separação da criança em relação a uma pessoa ou animal de estimação. Pode causar mal-estar físico, como vômito, dor de cabeça e dor no estômago;

3. (    ) A depressão infantil é um distúrbio afetivo caracterizado pela ausência de reações emocionais normais. Geralmente as crianças estão sempre cansadas, tristes, choram muito, dormem muito ou muito pouco, perdem o apetite e vão mal  nos estudos. Quatro desses sintomas já caracterizam um quadro depressivo e a presença de qualquer um deles já indica a necessidade de auxílio psicológico;

4. (   ) Os distúrbios emocionais na infância são decorrentes das fases de desenvolvimento e não precisam de tratamento, desaparecem com o tempo.

 

Assinale a alternativa correta: 


1V; 2V; 3V; 4V.


1V; 2V; 3V; 4F.


1F; 2F; 3V; 4V.


1F; 2F; 3F; 4F.


1V; 2F; 3F; 4V.

No estudo sobre a avaliação do processo de desenvolvimento psicomotor, a autora nos apresenta a escala de Wintsch (1935, apud FONSECA; MENDES, 1978, p.120), como possibilidade para que o professor possa acompanhar e intervir no processo de desenvolvimento motor da criança. Assim, nos leva a refletir sobre a importância de analisar o desenho da criança como uma das formas de demonstração do seu desenvolvimento psicomotor.

Com base nos estudos realizados a respeito da escala de Wintsch, analise as afirmativas a seguir:

I – Aos 3 anos, a criança demonstra em seus primeiros desenhos do corpo uma forma oval com dois apêndices.

II – Aos 5 anos, a criança é capaz de representar fatores sociais com desenvolvimento e esboço de movimento.

III – Aos 7 anos, já é capaz de desenhar os membros de duplo contorno e diferenciar a sexualidade por meio da demonstração de vestuário.

IV – Aos 9 anos, os pormenores são cada vez mais numerosos e perfeitos apresentando melhor proporção.

V – Aos 6 anos, seu desenho apresenta membros mal articulados.

 

Agora, escolha a alternativa que represente o conjunto das respostas.


I e II são verdadeiras, III, IV e V são falsas.


I, II, III e IV são verdadeiras, e V é falsa.


I, III e IV são falsas, II e V são verdadeiras.


V é verdadeira, I, II, III e IV são falsas.


I, III, IV e V são verdadeiras, e II é falsa.

No que se refere ao desenvolvimento humano no período escolar, o professor precisa compreender que aspectos importantes do desenvolvimento físico, emocional, motor, cognitivo e social podem ser determinados tanto pelo biológico no desenvolvimento humano, como também podem depender de aprendizagem.
Considerando os estudos sobre o desenvolvimento humano no período escolar, avalie as asserções abaixo e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

I - O ser humano, desde o nascimento, apresenta uma plasticidade muito grande no cérebro que permite desenvolver várias formas de comportamento e utilizar de diversos recursos e estratégias para se inserir no meio.
II - Antes mesmo de se inserir na escola, a criança já construiu muitos conhecimentos na relação com os adultos, com as outras crianças, com os objetos, ao explorar o mundo por meio do jogo de faz de conta, das imitações e das vivências.
III - A escola só conseguirá promover o desenvolvimento humano ao considerar o que a criança desenvolve por si mesma ? o conhecimento não sistematizado, bem como ao propor novas aprendizagens ? conhecimento formal ou sistematizado.
IV - Crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de necessidade educativa especial precisam de cuidados e atenção especial, diferentemente das crianças e adolescentes que não apresentam nenhuma necessidade educativa especial.

A alternativa CORRETA está contida em:


Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas a sentença IV é falsa.
Apenas a sentença IV é verdadeira.

Para auxiliar o educador a compreender e a desenvolver, junto a seus alunos, um trabalho consistente de formação da moralidade, pensemos a construção da moralidade e a construção da moralidade infantil na perspectiva de Jean Piaget. Sobre os estudos desse pesquisador analise as afirmativas abaixo:

I - Formulou a hipótese de que a convivência em um meio social que favoreça a cooperação, a troca de pontos de vista, a flexibilidade de pensamento poderá conquistar a autonomia moral.

II - Foi pesquisando sobre o jogo de regras que Piaget iniciou suas considerações a respeito da construção da moralidade.

III - Piaget defende que a respeito da construção do juízo moral relacionam a afetividade à cognição.

IV - O desenvolvimento moral, bem como o cognitivo, é resultado de um processo de construção, de uma contínua auto-organização.

V - Para Piaget “Toda moral consiste em um sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras”.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:


II, III, IV e V.


II, IV e V.


I, II, III, IV e V.


I, II e IV.


III e IV.

Dado o alcance que a questão motora assume nas atividades das crianças, é muito importante que, ao lado das situações planejadas especialmente para trabalhar o movimento em suas várias dimensões, as instituições de ensino reflitam sobre o espaço dado ao movimento em todos os momentos da rotina diária, incorporando os diferentes significados que lhe são atribuídos pelos familiares e pela comunidade. Dessa forma, é importante que as atividades motoras planejadas:


Incorporem a expressividade e a mobilidade próprias às crianças.


Contenham exercícios repetitivos e mecânicos.


Contenham sequências de exercícios que a cada dia trabalhem uma parte do corpo, como por exemplo: um dia trabalha pernas, no outro trabalha braços etc.


Apresentem sequências de exercícios em que a criança deve mexer seu corpo, mas em estrita conformidade a determinadas orientações.


Obedeçam sempre ao mesmo padrão.

Páginas: 1234567