DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL


Por que o memorável historiador grego Herodoto se referia ao Egito como sendo uma dádiva do Nilo? Assinale a alternativa correta.

O Nilo era um rio místico que emanava poderes incompreenssíveis para o gênio humana, mas que garantiam a força do Egito.
A fertilidade das margens do Nilo é que possbilitavam a prosperidade do Estado egípcio.
O Egito se tornou uma nação intelectualizada  com escolas de inspiração grega às margens do rio Nilo.
O Egito mantinha um exército muito forte que se notabilizou pelo uso das embarcações sobre o Nilio para proteger sua população. 
As águas do Nilo apresentavam propriedades medicinais que garantiam saúde para toda a apopulação egípcia. 
Grande importância teve o povo Hebreu para o mundo moderno. Aponte a alternativa mais completa em relação a esse povo.

De seu interior saiu o substrato das três religiões com maior número de adeptos – Cristianismo, Islamismo e Seicho-no-ie
De seu interior saiu o substrato das três religiões com maior número de adeptos – Cristianismo, Judaísmo e islamismo
De seu interior saiu o substrato das três religiões com maior número de adeptos – Islamismo, Seicho-no-ie e judaísmo
De seu interior saiu o substrato das três religiões com maior número de adeptos – Cristianismo, Islamismo e hinduísmo
De seu interior saiu o substrato das três religiões com maior número de adeptos – Islamismo, judaísmo e Taoísmo
O continente africano é um território vasto que a milênios tem sido o berço de civilizações notáveis. Muitas dessas civilizações foram deliberadamente negligenciadas pelo ensino de História durante décadas. Só recentemente a escola brasileira passou a valorizar esse conteúdo e se debruçar sobre o continente africano, dando-lhe mais atenção. Considerando o panorama cultural que caracteriza a vida das sociedades africanas e a visão que o ensino de cultura africana tem ofertado ao aluno brasileiro. Assinale a alternativa correta.

A África é um verdadeiro mosaico de crenças e valores culturais. Uma diversidade enorme de línguas, costumes e hábitos milenares. 
Na antiguidade as tribos africanas, com sua grande variedade de idiomas, decidiram se unir em um projeto pan-africano que tentava mostrar a inutilidade de tantas línguas.
A África que conhecemos, com toda a diversidade cultural que a caracteriza, é obra do período contemporâneo. Na Antiguidade a África era um grande território comandado pelo Egito
A África da Antiguidade era território integrado a um grande império (romano), por isso, não havia espaço para manifestações culturais distintas entre as tribos
A África é um continente de fácil compreensão, pois, quem estudou uma cultura, estudou todas as outras. 
O processo de organização dos Estados nacionais na Europa, marcou o advento de profundas transformações no panorama político desse continente. Considerando os elementos históricos que articularam a Formação dos Estados Nacionais europeus, marque V verdadeiro ou F falso para as seguintes afirmativas referentes à Formação dos Estados Nacionais. (  ) A Formação dos Estados Modernos na Europa criou condições para que se efetivasse seu processo de Renascimento Urbano. (  ) A Formação dos Estados nacionais europeus, implicou na centralização do poder político e surgimento da monarquia fortalecida. (  ) Com a organização dos Estados nacionais, a burguesia europeia passou a usufruir de melhor infraestrtura urbana. (  ) Foi a ascenção da burguesia ao poder o que possibilitou a centralização da autoridade política em torno dos grandes artesãos e comerciantes. (  ) Ao Clero sempre interessou a centralização política nas mãos da burguesia, visto que a nobreza não atendia mais aos ditames da Igreja.   Agora assinale a alternativa que apresenta a sequencia correspondente àss afirmativas corretas:

V V V V V
F V V F F
F F F F F
F F V V F
V F V F V
Com as invasões bárbaras o Império Romano do ocidente se fragmentou, um único organismo se manteve unificado e determinando a hierarquia do poder. A ordem social foi justificada como sendo de ordem divina. Qual foi esse organismo de tamanha força?

O Estado
O Senado Romano
As tribos bárbaras
O Conselho dos Anciãos 
A Igreja
Vimos que no período feudal algumas características socioeconômicas, políticas e culturais se destacaram. Assinale a afirmativa que se apresenta mais correta em relação ao período feudal:

cultura clericalizada, economia auto-suficiente e Estado monárquico forte
regime de trabalho servil, fragmentação política e economia agrária.
economia monetarizada, laços de vassalagem e exploração burguesa da terra
 intensa mobilidade social, economia agrária e Estado centralizado. 
sociedade estamental, economia urbana e mentalidade fortemente religiosa

As narrações históricas tiveram lugar de destaque na Grécia antiga.

 

De acordo com nosso livro (2010, p. 120):

 

Alexandre da Macedônia, convencido da importância do relato dos fatos para a posteridade, levava consigo historiadores que estavam sempre de prontidão com a finalidade de relatar e difundir seus feitos ao longo da expansão imperial. 

 

Dentre os gregos antigos, citados abaixo, assinale a opção que indica o nome daquele que mais se destacou pelas narrações míticas de um passado glorioso:


Sócrates


Platão


Heródoto


Homero


Tucídides

As informações sobre as questões africanas, na maioria das vezes, apresentam as dificuldades pelas quais alguns países passam. No entanto, esse continente possui muitos outros aspectos relevantes e pouco divulgados. A África pode ser vista como num caleidoscópio, de várias formas, tudo dependendo do olhar que se lança sobre sua história. De posse dessa informação, aponte a alternativa que expressa como a antiguidade africana, historicamente, tem sido vista e ensinada pela educação brasileira. 


A antiguidade africana sempre foi bem vista e valorizada nos currículos escolares pelos educadores brasileiros. 


Existia uma postura de profunda indiferença em relação à antiguidade africana. 


Os educadores sempre se insubordinaram contra as determinações institucionais que determinavam a proibição do ensino sobre a cultura africana, visto que valorizavam essa cultura.


A educação brasileira sempre foi comprometida com o ensino de culturas menores, ágrafas e sem expressão. 


O Egito, por si só, encarna o que chamamos de antiguidade africana, sendo ele altamente valorizado pela educação brasileira. 

Os Estados nacionais surgiram e se consolidaram na Europa moderna e foram importantes no processo de constituição da civilização capitalista ocidental.

PORQUE

A centralização do poder nas mãos dos monarcas garantiu, em certa medida, um sentimento de comunidade e estabilidade, bem como a aliança com o grupo social em ascensão, a burguesia, que intensificou o comércio.

 

Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:


A primeira afirmação é falsa, e a segunda, é verdadeira


As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas afirmações são falsas.


A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.


As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.

As Cruzadas foram originalmente expedições organizadas pela Igreja, contando com o apoio dos dirigentes políticos das principais monarquias feudais. Podemos afirmar que as Cruzadas organizadas para combater no Ocidente tinham como objetivo:


libertar do domínio muçulmano o Sacro Império Romano Germânico do Ocidente através da união dos reis, Ricardo Coração de Leão, Felipe Augusto e Frederico Barba Ruiva.


libertar as cidades de Gênova e Veneza do domínio islâmico e expulsar os mouros da região de Flandres, reabrindo as rotas comerciais


conquistar Jerusalém, organizar na região o sistema feudal e criar ordens monásticas como a dos Templários e dos Hospitalários.


expulsar os muçulmanos da Península Ibérica, promover a expansão cristã nas terras eslavas e combater os hereges albigenses na França


reconquistar os territórios sagrados do cristianismo na Palestina e reunificar o mundo cristão abalado com o Cisma do Ocidente.

Páginas: 12345678910