DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS À ANTIGUIDADE


Sabe-se que os fósseis provenientes de organismos com menos de 50 mil anos possuem átomos de Carbono 14, que é radioativo. Diante de tal conhecimento, e das leituras realizadas sobre o tema, é correto afirmar que:


A menor quantidade desses átomos, indica que maior é a idade do fóssil.
O estudo dos fósseis só é possível de ser realizado pelos arqueólogos
A maior quantidade desses átomos, indica que maior é a idade do fóssil.
Os estudos da química têm pouca contribuição para o estudo dos fósseis.
A menor quantidade desses átomos, indica que menor é a idade do fóssil.

Vimos que durante milhões de anos o homem vem passando por mudanças físicas e evoluindo de acordo com as regiões do globo onde foram se instalando. Criou técnicas para ajudá-lo na adaptação ao meio ambiente. Todas as transformações operadas para atendimento das necessidades humanas tiveram um custo. Sobre esse assunto analise as assertivas seguintes:

 

I - Infelizmente o que vemos hoje é uma total indiferença da maioria dos seres humanos com relação ao cuidado com a natureza e o meio ambiente.

II - Se não usarmos nossa capacidade intelectual para reverter o processo de degradação dos recursos naturais logo estaremos de volta ao estado de necessidade física, pois de nada adiantarão os recursos tecnológicos.

III - Somente o homem dentre todos os animais possui o cérebro desenvolvido para o raciocínio, por outro lado é o menos equipado para viver na natureza em estado natural.

 

É possível dizer que estão corretas as afirmativas:


I e III apenas
I apenas
I e II apenas
I, II e III
II e III apenas

Pelo conteúdo do fragmento bíblico seguinte constata-se que Moisés ostentava a prestigiosa posição de mediador entre o povo hebreu e a divindade Iavé.

 

"E disse o SENHOR a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR.” (ÊXODO 19:09)

 

Analisando Moisés no contexto da história judaica, o que é possível afirmar sobre sua importância sócio-cultural?

 

I - Moisés organizou uma tradição legislativa que provocou mudanças profundas na feição religiosa e cultural do povo Judeu. 

II - É com Moisés que a comunidade hebraica estabelece os rudimentos de uma organização estatal em função do desenvolvimento de um sistema legislativo.

III - Moisés se auto elegeu ditador do povo hebreu estabelecendo um Estado teocrático


Estão corretas as afirmativas contidas em:


III apenas
I, II e III
I apenas
I e II apenas
I e III apenas

As civilizações pioneiras da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e certas peculiaridades culturais. Os egípcios, por exemplo, promoviam o embalsamamento dos corpos de reis, buscando mumificar os mesmos. Qual a lógica religiosa desse procedimento funerário egípcio?


Em relação ao exposto, assinale a alternativa correta


Acreditava-se que o corpo de um rei era sagrado, se devidamente conservado poderia curar as doenças dos vivos. 
Era uma forma de manifestar gratidão pelo corpo que abrigou o espírito do morto durante a vida transcorrida. 
Uma crença reencarnacionista afirmava que o espírito do rei poderia retornar ao corpo, por isso, era necessário conservá-lo. 
O corpo era consagrado ao deus Osíris como uma oferenda, portanto, precisava ser conservado e decorado para o funeral. 
Apenas acreditava-se que conservar o corpo do monarca era uma maneira de manifestar apreço pela figura em questão. 

É inegável a contribuição dos povos africanos na construção do mundo atlântico. Milhões de indivíduos vieram para a América para serem utilizados como força de trabalho na exploração do Novo Mundo. Por esse motivo é importante o estudo da História da África para:

 

I - Conhecer as sociedades africanas, a maneira como se organizaram, como seus habitantes pensaram e viveram, conhecer o seu passado e as suas tradições, pode levar à superação de alguns preconceitos.

II - Perceber a variedade das sociedades africanas pode nos ensinar a conviver com a pluralidade que nos compõe, sem atribuir hierarquias aos diferentes grupos culturais.

III - Pode nos ajudar a vencer preconceitos herdados de tempos passados e construir um futuro no qual existam condições de vida mais igualitárias .


II apenas
II e III apenas
I e III apenas
I, II e III
I e II apenas 

O lixo não pode ser simplesmente abandonado. Reciclar é a solução.

 

Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo

 

I. Enterrar lixo que não foi triado ajuda na fertilização do solo.

II. A triagem do lixo é fundamental para sua reciclagem.

III. Os biodigestores processam a degradação da fração orgânica do lixo, gerando metano.

IV. Os resíduos sólidos resultantes da biodigestão da fração orgânica do lixo podem ser utilizados como fertilizantes do solo.

V. O homem ainda não encontrou utilidade para o metano, gás altamente tóxico resultante da biodigestão da fração orgânica do lixo.

 

Assinale a alternativa correta


I e IV
II, III e IV
I, II, III, IV, V
I e V
III e V

Em sua obra História, Heródoto (484-425 a.C.) narra as Guerras Médicas e menciona as inóspitas e longínquas terras da Cítia, atual Ucrânia. Segundo Heródoto...

“A leste (...) chega-se ao território dos citas nômades, que nada semeiam e não lavram terra alguma. Todo aquele território (...) é desprovido de árvores. (...) O inverno é tão rigoroso que durante oito meses do ano o frio é insuportável;(...) o mar congela (...) e os citas (...) passam por cima do gelo e irrompem com seus carros no território dos sindos. (...) [Nos] quatro meses restantes ainda faz frio. Esse inverno é de uma 

espécie diferente daquele de todas as outras terras; nessa estação, normalmente chuvosa em outras regiões, as chuvas lá são insignificantes, mas durante todo o verão chove ininterruptamente. (...)

(Heródoto, História. Brasília: UnB, 1988, IV, 19-30.)

 

A partir da citação acima, pode-se identificar algumas estratégias usadas pelo historiador grego para narrar o “outro”. No caso da caracterização das citações, Heródoto:


Conjugava vida comunitária, engenhosidade e isolamento
Valorizava o nomadismo como pressuposto para o exercício da liberdade. 
Dissociava a descrição dos costumes da influência dos fatores naturais. 
Relacionava o espaço natural e social à condição de selvageria. 
Reconhecia a diversidade e a fundamentava em termos étnicos. 

Os historiadores gregos Heródoto e Tucídides narraram os acontecimentos envolvendo as guerras entre gregos e persas e entre Atenas e Esparta. Essas guerras entraram para a história, respectivamente, com as seguintes nomenclaturas:


Guerra do Peloponeso e Guerra de Tróia.
Guerras Médicas e Invasões Macedônicas.
Guerras Médicas e Guerra do Peloponeso
Guerra do Peloponeso e Guerras Médicas. 
Guerra de Tróia e Invasões Macedônicas

Os pré-socráticos são filósofos que viveram na Gréci Antiga e nas suas colônias. Sobre eles é possível afirmar:


Existem ainda bem preservados os escritos desses filósofos, uma vez que sua obra foi colocada em livro.
Muitos filósofos pré-socráticos permaneceram pesquisando mesmo depois que a revolução monetária se instalou e institucionalizou a racionalidade.
São tratados em bloco como pré-socráticos pelo fato de pesquisarem as mesmas coisas. Não havia originalidade.
Assim são chamados, pois são os que vieram antes de Sócrates, considerado um divisor de águas na filosofia.
Alguns desses filósofos se negavam a crer nas mudanças da natureza.

Leia a afirmativa que se segue e em seguida, identifique que alternativa melhor responde à questão. O continente africano pode ser dividido em regiões conforme característica semelhantes. Regiões conhecidas pela qualidade de suas porções de terra, sendo que, na primeira, desenvolveram as primeiras aglomerações sedentárias e, na segunda, ainda obrigam seus habitantes ao nomadismo. Essas regiões são, respectivamente:


Sul do Rio Congo e Vale do Rio Nilo.
Vale do Rio Nilo e Deserto do Saara.
Costa Africana do Oceano Índico e Sul do Rio Congo.
Zimbábue e Vale do Níger.
Deserto do Saara e Vale do Níger.
Páginas: 123456