DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS


Assinale os acontecimentos históricos que compreendem a evolução histórica do balé clássico.

 

I – Teve início nas danças de corte, mais especificamente na corte Francesa, quando a Rainha italiana, já casada com o rei da França Henrique II, realizou seu primeiro espetáculo conhecido como o Balé Cômico da Rainha.

II – Os balés de corte, fez a dança abandonar seu caráter puramente religioso e agregou um caráter de entretenimento, também político e econômico, uma vez que, só os ricos poderiam participar.

III – Durante o reinado de Luís XIV a dança ficou sobre o domínio do povo, estes frequentavam e contribuíam para a formação e disseminação da Academia Real de Dança.

IV – Pierre Bouchamps criou as 5 posições dos pés e as regras do port de bras para os bailarinos.

V – O balé Russo, embora os esforços de Marius Petipa, não ficou mundialmente reconhecido.

 

 


Apenas V e IV são corretas.


Apenas II, III e IV são corretas.


Todas são corretas.


Apenas I, II, III são corretas.


Apenas I, II e IV são corretas.

A Ginástica Rítmica (GR) é uma das ginásticas de competição, conforme classificação feita por Souza (1997), praticada apenas por mulheres, na qual possuí uma variedade de características e particularidade que a difere das outras Ginásticas de Competição. Com base nessa afirmativa, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) É fundamentada na expressividade artística, unindo elementos do esporte com a arte,

( ) Requer do atleta um alto nível de desenvolvimento de algumas qualidades físicas e expressivas, como a flexibilidade, força, agilidade, equilíbrio, coordenação, dentre outros.

( ) Tem como objetivo à perfeição técnica na execução dos movimentos complexos realizados com o corpo em união com os aparelhos, baqueta, bola, arco, cestas e fitas.

( ) Os elementos corporais englobam movimentos de saltos, equilíbrios, giros, flexibilidade, ondas, deslocamentos, circunduções, voleios, lançamentos, passos rítmicos, dentre outros.

( ) As rotinas de exercícios são realizadas ao som de uma música apenas instrumental ao som do piano e podem ser apresentadas de forma individual ou em grupo de cinco atletas.

 


F V F V V


V V F V F     


V V F F F


F V F F F


V F V V V

A atividade “trem do movimento” promove o processo de improvisação em grupo, atuando a consciência corporal, na medida em que obriga o participante a observar o movimento do corpo do outro e tentar repeti-lo em seu corpo – estimulando movimentos novos, e também estimulando o entrosamento do grupo e a aceitação de movimentos diferentes daqueles que os alunos estão habituados a realizar individualmente. Com base nas informações apresentadas, essa brincadeira pode ser desenvolvida com qual faixa etária. Marque a resposta correta.

 

 


Apenas adultos.


Adolescentes e crianças.


Todas as faixas etárias (idosos, crianças, adolescentes e adultos).


Apenas crianças.


Apenas idosos.

Laban atribuiu ao movimento algumas caraterísticas, uma delas foi dirigida a expressividade do movimento, das ações corporais. Os fatores expressivos do movimento constituem 4 formas de se trabalhar a expressividade, estes são: o peso, o tempo, o espaço e o fluxo. Estes fatores possuem algumas qualidades. Pensando nas qualidades, relacione uma coluna com a outra, marque o fator referente a sua qualidade.

 

1- Tempo.                           ( ) Reto/Curvilíneo                                         

2- Peso.                              ( ) Não é considerado um fator do movimento                           

3- Espaço.                          ( ) Livre/Controlado

4- Fluxo.                             ( ) Rápido/Lento                          

5- Ritmo.                             ( ) Pesado/Leve

 

 


4 3 2 1 5


3 2 4 5 1


5 4 3 2 1


2 3 5 4 1


3 5 4 1 2

Em relação a dança na educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.   

 

( ) Quando a expressão corporal na dança se liga ao aspecto educacional é importante que esta seja trabalhada na condução do aluno externar seus sentimentos, a superar suas limitações, a sua timidez, tudo o que lhe promova dificuldade de se comunicar.

( ) Para a nossa sociedade racional não é fundamental o seu trabalho no processo educativo, uma vez que a expressão é desnecessária.

( ) Rinaldi et al (2009, p.) afirma que a expressão pode ser trabalhada por meio de jogos esportivos, competições, no desempenho das manifestações artísticas. 

( ) Ao dançar, a sensação de alegria se estabelece, com isso o universo pedagógico tem muito o que se encontrar na dança, pois esta possui uma importante ligação com o desenvolvimento do aluno.

( )  Para Tannús (2018) a dança não é uma forte aliada da educação, pois as disciplinas que sobrepõe o conhecimento intelectual a expressão, são mais necessárias para o desenvolvimento integral do aluno.

 

 


V V V F F


V F F V F   


F V F V F


V V F F V


F F V V F

A dança brasileira sofreu forte influência da miscigenação dos povos nativos brasileiros (índios) e os imigrantes vindos de todas as partes do mundo. As danças folclóricas surgiram pelo entrelaçamento da cultura entre esses povos, podendo ser observadas em todas as regiões do Brasil. Relacione a dança folclórica e sua respectiva região de atuação.

 

 

1 – Norte                           (   ) Orixás e Maculelê

2 – Nordeste                     (   ) Catira e Congado

3 – Sudeste                       (  ) Fandango

4 – Centro Oeste               (  ) Polcas e Chamamé

5 – Sul                               (  ) Carimbó e Boi Bumbá

 

 


1 2 3 4 5


5 3 4 2 1


2 3 5 4 1


3 2 1 4 5


2 4 5 3 1

Os mitos, as lendas, as brincadeiras, as danças, as festas, as comidas típicas e os demais costumes que são passados de geração para geração, são exemplos do folclore brasileiro. Possui um entrelaçamento das culturas dos povos portugueses, africanos e indígenas, que povoaram o país no início da sua descoberta. Quais exemplos danças folclóricas podemos citar? Marque a alternativa correta.

 

 


Carnaval, Congado, Folia de Reis e Corpus Christi.


Iara, Curupira, Saci Pererê e Boto cor-de-rosa.


Maracatu, Frevo, Catira, Quadrilha, Samba de Roda e Baião.


Soltar Pipa, Pega-Pega, Estilingue, Bolas de Gude e Soltar Pião.


Cordel, Provérbios, Trava-línguas, Piadas e Anedotas.

De acordo com as ideias de dança livre desenvolvida por Rudolf Von Laban, é certo afirmarmos.

 

I- A dança livre busca extrapolar as padronizações do movimento e as cópias de repertório.

II– Laban ensinava a criticidade por meio da dança, os alunos aprendiam fazendo, experimentando, e não copiando o professor.

III- Apesar de apoiar a dança livre, Laban criticava o “deixar-fazer”, as danças caoticamente livres.

IV– Segundo Laban a técnica é importante, desde que essa priorize formas que ajudem o indivíduo a se manifestar e se expressar coporalmente, atualizando suas significações sensíveis e símbolicas do movimento.

V- Pensando nas práticas e ensino de dança, é compreensível dizermos que a técnica é necessária para a aquisição e trasmissão do conhecimento do movimento expressivo.

 

 


IV e V, estão corretas.


II, III, IV e V, estão corretas.


I, II e III, estão corretas.


Todas estão corretas.


I, III e V, estão corretas.

Quais foram as duas figuras da dança que negaram os padrões e moldes de movimento do balé clássico, sendo consideradas as precursoras da dança moderna.

 

 


Pina Baush e Merce Cunningham


Isadora Duncan e Ruth St. Denis.


Marta Graham e Dorys Humphrey


Ana Botafogo e Cecília Kerche


Cecília Kerche e Isadora Duncan

Em relação ao movimento Hip Hop, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

 

( ) A manifestação da cultura Hip Hop surgiu nas festas de rua ocorridas nos bairros do subúrbio, nas quais os MCs incentivavam os participantes a se divertirem pacificamente.

( ) O DJ Afrika Bambaata, inseriu na cultura das gangues a dança breakin, up rockin, poppin e lockin, assim como também as artes plásticas como o grafite, a discotecagem com os DJs, e as rimas improvisadas pelos MCs e compostas pelos rappers.

( ) O movimento Hip-Hop tornou-se uma maneira de ser, de viver e se mostrar em sociedade, uma forma de dizer que a luta contra as desigualdades sociais e econômicas continuam e não serão esquecidas por aqueles que sofrem e vivem nela.

( ) Os denominados bailes Black, onde se ouviam soul e funk, foram uma das principais portas de disseminação e adesão das danças e da cultura Hip-Hop no Brasil.

( ) No nosso país, a princípio, a cultura Hip Hop era construída nas favelas dos grandes centros urbanos como o Rio de Janeiro e São Paulo, porém atualmente podemos observar que a cultura não vive só as margens das cidades, mas também nos centros e bairros mais abastados, assim como em outras cidades do Brasil.

 


V V V V V                


V F V F V


V V F F V


V F V F F


V F V V F

Páginas: 12345678