DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS


As danças folclóricas brasileiras são oriundas do entrelaçamento da cultura de diversos povos, como por exemplo, os índios nativos, os negros e os europeus. Pensando nas influências destes povos na construção de nossa cultura e consequentemente nossas danças, qual povo influenciou diretamente as danças populares em relação aos estados do Brasil. Marque as alternativas que apresentam as afirmativas corretas.

I- As danças da região Norte sofreram influências dos índios (cultura ritualística) e dos negros (ritmo e som dos tambores).  

II – As danças da região Nordeste sofreram influências do negro (ritmo dos tambores e outros elementos) e europeus (minueto).

III – As danças da região Centro-oeste sofreram influências dos povos nativos (flautas dos nativos) e europeus (religião cristã).

IV – As danças da região Sudeste sofreram influências dos povos negros, nativos e europeus.

V – As danças da região Sul são as mais sofreram influências dos povos europeus.

 

 


I, II e III, estão corretas.


I, III e V, estão corretas.


II, III, IV e V, estão corretas.


IV e V, estão corretas.


Todas estão corretas.

Para a autora Souza (2011) as danças folclóricas são? Marque a questão correta.

 

 


É uma dança que traduz a religiosidade de um povo, passada de geração em geração. São conhecidas como danças religiosas.


Uma forma tradicional de dança recreativa do povo, tendo origens anônimas, passadas de geração em geração ao longo dos tempos.


São trazidas ao Brasil pelos europeus, onde o entrelaçamento com a nossa cultura, promoveu o academicismo e a indústria da dança que conhecemos hoje.


Um forma de dança popular tirada dos livros de lendas e brincadeiras.


São danças puramente profanas, dançadas em comemoração a vida cotidiana de um povo, de uma comunidade.

A expressão corporal como manifestação do homem surgiu na era primitiva e caminhou junto a este ao longo da história, adquirindo novas e diferentes características, sendo assim podemos afirmar que foi diretamente influenciada:

 

 


pela sua forma de viver e espontaneidade.


pelas características de objetos e o corpo integrado.


pelo amor a dança e o movimentos.


pela política, economia, religião, cultura, a forma de vida em sociedade.


pelos fatores sociológicos e seus ideais.

A improvisação é uma técnica de dança utilizada nos processos de arte-educação, tanto pela Dança, quanto pela Educação Física, por ser capaz dê?

 

 


Serve apenas para o teatro, a Dança e a Educação Física, não possuem conteúdo para lidar com esse tema.  


Permitir o espontaneísmo, o “deixar fazer”, muito utilizado nas escolas.


Contribuir na formação de um ser humano integral, mais sensível, criativo e consciente de si mesmo e de suas potencialidades.


Trabalhar o virtuosismo e o enquadramento do balé.


Não possui utilidade nos processos educativos, pois não se assemelha as disciplinas racionais.

A música, assim como a dança, é um fenômeno da vida, originada da experiência do corpo que se arrisca a vivê-la. A música participa do desenvolvimento sensível do homem integral, do corpo fenomenológico. Ligada ao seu componente rítmico pode atuar expressivamente no desenvolvimento psicomotor do ser humano. O ritmo, a melodia e a harmonia são componentes da música, marque as alternativas que se referem a estes componentes.

 

1- A melodia é uma sucessão de sons musicais combinados.

2- A melodia compreende a capacidade do som ser mais forte ou fraco.

3- A harmonia é a combinação dos sons simultâneos.

4- O ritmo é a duração e acentuação dos sons e das pausas.

5- A propriedade do som ser grave, médio ou agudo, é ditada pelo ritmo.

 

 


Todas as afirmativas são verdadeiras.


Nenhuma afirmativa é verdadeira.


O número 5 e 2, são verdadeiros.


O número 2, 5 e 4, são verdadeiros.


O número 1, 3 e 4, são verdadeiros.

Pensando nas concepções de corpo apresentada, qual concepção podemos aferir a está afirmação? “Permite abordar o corpo dançante a partir da experiência dos bailarinos e dos coreógrafos. Refletir sobre o corpo dançante nos faz pensar sobre as relações que os bailarinos estabelecem com seu corpo, mas, também, no modo como eles vivem seu corpo”. 

 

 


Corpo Objeto


Corpo Moderno


Corpo Social


Corpo Fenomenológico


Corpo Dionisíaco

Em relação a terminologia correta a respeito da deficiência apresentada no capítulo, marque a alternativa que contempla a resposta correta.

 


Pessoas especiais.


Deficientes.


Pessoas com deficiência.


Pessoas deficientes.


Portadores de deficiência.

Rudolf Von Laban coreógrafo e teórico do movimento, apresentou um estudo minucioso do movimento baseado no teatro, na mímica e na dança. Qual é o nome desse estudo?

 

 


A arte do movimento.


A arte da dança.


A arte de fazer arte.


O estudo das manifestações artísticas.


A arte da teatral.

Para a autora Souza (2011) as danças folclóricas são? Marque a questão correta.

 

 


São danças puramente profanas, dançadas em comemoração a vida cotidiana de um povo, de uma comunidade.


Uma forma tradicional de dança recreativa do povo, tendo origens anônimas, passadas de geração em geração ao longo dos tempos.


São trazidas ao Brasil pelos europeus, onde o entrelaçamento com a nossa cultura, promoveu o academicismo e a indústria da dança que conhecemos hoje.


Um forma de dança popular tirada dos livros de lendas e brincadeiras.


É uma dança que traduz a religiosidade de um povo, passada de geração em geração. São conhecidas como danças religiosas.

A expressão corporal como manifestação do homem surgiu na era primitiva e caminhou junto a este ao longo da história, adquirindo novas e diferentes características, sendo assim podemos afirmar que foi diretamente influenciada:

 

 


pela sua forma de viver e espontaneidade.


pelos fatores sociológicos e seus ideais.


pelo amor a dança e o movimentos.


pela política, economia, religião, cultura, a forma de vida em sociedade.


pelas características de objetos e o corpo integrado.

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