DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS


De acordo com os registros sobre a dança, ela se originou quando? 

 


Quando Luís XIV criou a Academia Real de Dança.


Todas as alternativas estão corretas


Quando o homem da pré-história se comunicou por meio de expressões corporais ritmadas.


Quando a dança moderna questionou os padrões sociais do corpo no balé clássico.


Quando os filósofos gregos pregaram a sua importância na construção do homem completo, o homem belo.

Segundo classificação feita por Souza (1997) a Ginástica pode ser dividida em cinco categorias, com base nos seus campos de atuação. Pensando na Ginástica Rítmica, em qual categoria ela se enquadra? Marque a resposta correta.

 


Ginástica de Demonstração.


Ginástica Fisioterápica.


Ginástica de Condicionamento Físico.


Ginástica de Competição.


Ginástica de Conscientização Corporal.

Em relação ao histórico de improvisação na dança, enumere a segunda coluna, que traz as danças e seu período histórico, de acordo com a primeira, que apresenta alguns pontos que caracterizam o ato de improvisar na dança ao longo da história.

 

1- Tem a improvisação como forma de criação dos movimentos dançados. A linguagem da dança se originou da experimentação e improvisação. Utilizaram os movimentos improvisados

2 – O seu academicismo e rigor técnico não permite espaço para a improvisação.

3 – Utilizado de forma discreta. Muito apreciado no seu início, mas com o tempo não se fez foco principal da dança.

4 – Quando alguns bailarinos e coréografos como Merce Cunningham e Ana Halprin passaram a estudar novas formas de movimentação que não se enquandravam dentro da dança moderna.

5 - Tanto a fruição quanto o fazer artístico tornam-se mais democratizados, ficando ao alcance de qualquer pessoa que esteja presente naquele local e naquele momento presente.

 

( ) Dança na pós modernidade.

( ) Dança no período primitivo.

( ) Dança na contemporaneidade/performers.

( ) Dança no período moderno.

( ) Dança no período clássico.

 


1 2 3 4 5


3 2 4 5 1


2 3 5 4 1


4 1 5 3 2   


4 5 3 2 1

A ato de improvisar pode ser usado em qualquer linguagem artística. O corpo do artista que se põe a improvisar é ao mesmo tempo agente do ato improvisado e suporte artístico, ou seja, ele é ao mesmo tempo o bailarino e o criador. Para que o corpo que dança consiga criar com o seu próprio corpo, é necessário que? Marque a alternativa correta.

 

 


Ele não precisa ter nenhum conhecimento prévio, qualquer um pode dançar. É só colocar a música e improvisar.


Que ele tenha experiência prática em alguma dança moderna e/ou contemporânea.


Que ele tenha alguns conhecimentos prévios, de movimentação, de vivência na dança, de técnicas de improviso e expressão corporal


Que ele tenha conhecimentos sobre o balé clássico, tanto práticos quanto teóricos.


Que ele tenha força de vontade em entregar ao movimento improvisado.

A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta. A palavra diversidade significa variedade, pluralidade e diferença, engloba tudo o que é diverso, que possui multiplicidade. Com base no capítulo quais são as vertentes de diversidade que foram descritas no texto? Marque a resposta correta.

 


Diversidade humana, religiosa e étnica.


Diversidade cultural, biológica e étnica.


Diversidade cultural, ecológica e universal.


Diversidade da dança, humana e cultural.


Diversidade biológica, da dança e das manifestações artísticas.

A inclusão escolar compreende-se pela ideia de que todos os cidadãos tenham direito ao acesso no sistema de ensino, sem segregação e discriminação, baseados nas diferenças humanas de gênero, religião, classe social, condições físicas, psicológicas e mentais, dentre outras. Com base nas afirmativas apresentadas a respeito da educação inclusiva, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) A educação inclusiva visa o desenvolvimento de valores educacionais e humanos, assim como metodologias que permitam o desenvolvimento das diferenças através do aprender em conjunto.

( ) O ensino inclusivo deve incluir todos. Os alunos irão ter acesso ao conhecimento, seus espaços e ferramentas, mas cada um irá aprender de conjunta e unificada, todos devem aprender no mesmo ritmo e da mesma forma.

( ) A escola não tem a responsabilidade de atender as diversidades humanas. Deve existir para cada diversidade um local de aprendizado específico.

( ) A sociedade em que vivemos contribui na formação de pessoas livres, críticas e reflexivas, onde a especialização não comumente empregada.

( ) Os alunos que possuem contato com um ensino mais inclusivo, desenvolvem sentimentos de respeito às diferenças, de solidariedade, de cooperação e respeito.

 


V F V F F


V F F F V  


V V V V V


V F V V V


F V F V V

Em relação ao movimento improvisado na dança, marque a alternativa que contempla a resposta correta.

 

I – O ato improvisado na dança se faz visível por meio do movimento, seja pela ampla movimentação ou nas pequenas movimentações.

II - Quando o corpo se encontra em pausa os movimentos internos não existem, por isso a pausa não pode compor uma cena improvisada.

III - O movimento improvisado não tem interesse pela técnica mecânica e nem pela estética, mas sim pelas possibilidades expressivas do movimento, por quem e pelo o que o movimento acontece.

IV - No improviso não é só o corpo físico que se movimenta, mas um corpo unidade, um corpo que acessa outros campos de seu ser.

V - O movimento improvisado surge de forças que extrapolam a materialidade, ele é gerado no acesso aos mecanismos da memória, da técnica de dança já vivida por ele, dos pensamentos, da imaginação, da criação, da percepção, dentre outros.

 

 


As afirmativas I, IV e V estão corretas.


As afirmativas II, III e IV estão corretas.


Todas as afirmativas estão corretas.


As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.


As afirmativas IV e V estão corretas.

Em relação aos jogos de improviso da dança, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

 

(  ) O jogo é uma manifestação que está presente na vida de todos nós, nas nossas organizações humanas e da natureza, na forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo.

(  ) O jogo é uma manifestação que está presente nos corpos de quem dança, daqueles que possuem uma vivência prévia na dança. Só se pode participar do jogos de improvisação quem já dançou.

(  ) Jogar dançando, ou dançar jogando, sugere continuar a conceber a improvisação como sequências de passos codificados e de movimentos já sabidos e experimentados.

(  ) Jogar dançando é se entregar ao jogo sem medos, deixar o corpo se definir no espaço e tempo, encontrar o seu lugar, se integrar do momento presente.

(  ) Os jogos de improviso não são importantes na dança, pois permitem uma liberdade que a dança não admite.      

 

 


V F F V F  


F F V F F


F V F V F


F F V V F


V F V F V

A catira é uma dança folclórica que resgata as raízes caipiras do povo mineiro e das regiões onde é dançada. Em Uberaba-MG a catira é praticada por muitas pessoas e existem grupos que se apresentam pela cidade. Com base nas características da catira, marque as alternativas corretas.

I – É praticada na sua maioria nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

II – É conhecida desde os tempos coloniais e teria sido introduzida a nossa cultura, através do padre José de Anchieta.

III – A catira ainda continua sendo praticada apenas por homens.

IV – As danças são realizadas em formato de roda.

V – Os violeiros tocam, cantam e fazem os palmeados, os catireiros sapateiam, palmeiam e cantam.

 

 


As afirmativas I e II estão corretas.


As afirmativas II, III e IV estão corretas.


As afirmativas IV e V estão corretas.


As afirmativas I, IV e V estão corretas.


Todas as afirmativas estão corretas.

A improvisação é uma técnica de dança utilizada nos processos de arte-educação, tanto pela Dança, quanto pela Educação Física, por ser capaz dê?

 

 


Trabalhar o virtuosismo e o enquadramento do balé.


Serve apenas para o teatro, a Dança e a Educação Física, não possuem conteúdo para lidar com esse tema.  


Não possui utilidade nos processos educativos, pois não se assemelha as disciplinas racionais.


Permitir o espontaneísmo, o “deixar fazer”, muito utilizado nas escolas.


Contribuir na formação de um ser humano integral, mais sensível, criativo e consciente de si mesmo e de suas potencialidades.

Páginas: 1234