DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS


Quando o homem saiu de seu estado primitivo e passa a se construir em comunidade (começa a plantar e criar animais), a dança possui um papel importante na sua comunicação e expressão. Marque V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmações que comtemplam especificamente as características desse período na evolução da dança.

 

( ) A dança acadêmica surge com o intuito de ensinar os homens a dançar.

( ) Se faz presente nos teatros como diversão e entretenimento da comunidade.

( ) Possui um caráter religioso quando os homens passam a ter noção da vida e da morte, e a se preocupar com suas colheitas e criação de animais. Ex: dança para a fertilidade e colheita.

( ) Se liga ao modo de vida da comunidade, se fazendo presente nas organizações do trabalho, como por exemplo, nos movimentos da construção de moradias e trituração de grãos e raízes.

( ) É utilizada para se comunicar com a natureza, na contemplação do céu, nas relação com os animais, nos rituais de caça. 

 

 


F V V F V
V F V F V
F F V V V 
V V F V V
F F V F F

Com base nas informações sobre os precursores da GR apresentadas no capítulo 8, complete a segunda coluna de acordo com as informações apresentadas na coluna 1.

 

1 – J. George Noverre.

2 – Delsarte.

3 – Rudolf Laban e Isadora Duncan.

4 – Dalcroze.

5 – Rudolf Bode e Henrich Medau.

 

( ) Contribuíram unindo elementos da dança, do teatro e da música, além do uso de aparelhos.

( ) Contribuiu com o estudo da expressividade do movimento e a composição coreográfica.

( ) Contribuiu com os estudos dos movimentos naturais.

( )  Contribuiu com o estudo do movimento expressivo.

( ) Contribuiu com os estudos musicais e rítmicos.

 


4 3 5 2 1
3 4 5 2 1
2 3 4 5 1
1 2 3 4 5
5 3 1 2 4   

Com base nas informações disponibilizadas a respeito do aparecimento da GR no Brasil, marque a resposta que apresentam as alternativas corretas. 

 

I – A GR no Brasil teve seu início com a ida da professora Margareth Frohlich para a Europa.

II – O III e IV curso de Aperfeiçoamento Técnico e Pedagógico realizado nos anos de 1990 e 1991 na cidade do Rio de Janeiro, foi o local que a professora Margareth Frohlich apresentou a GR para o Brasil.

III - Ilona Peuker se tornou a principal divulgadora da GR no país.

IV – Ilona Peuker promoveu cursos e demonstrações de GR de norte a sul do país.

V – Ilona Peuker é brasileira e em uma viagem a Europa conheceu a GR e a trouxe para o Brasil, através de seus cursos.

 


Todas as alternativas estão corretas.
As alternativas II, III e IV, estão corretas.
As alternativas III e V, estão corretas.
As alternativas, III, IV e V, estão corretas.
As alternativas III e IV estão corretas.

Complete o texto com as palavras que estão faltando, marcando a opção que contemple a sequência correta das palavras.

 

“O Hip Hop enquanto capacitador de _______, dá oportunidade para as pessoas, tanto para o ________ quanto para ______ e ______, proporciona conhecimentos e promove encontros entre culturas e entre pessoas do mesmo convívio social e de outros locais da cidade. Abre um campo de possibilidades para que os jovens sejam ________do próprio local onde vivem ou saiam das ________ para ocupar os grandes centros. Ele oportuniza, dá suporte e poder de escolha, para que o jovem decida onde___________”.

 


inclusão social, mercado de trabalho, reconhecimento pessoal, crescimento, transformadores, periferias, construir sua vida.
inclusão social, mercado de trabalho, crescimento, reconhecimento pessoal, transformadores, periferias, construir sua vida.
exclusão social, campo de trabalho, desenvolvimento, reconhecimento, agentes, subúrbios, morar.
vida, crescimento, desenvolvimento, discernimento, portadores, ruas, ficar.
cultura, mercado de trabalho, desenvolvimento, reconhecimento, construtores, margens, construir sua vida.

O movimento Hip Hop surgiu nos anos 1970 na cidade de Nova Iorque, EUA, especificamente nos bairros do subúrbio americano, como o Bronx, Brooklyn e Queens. Se difundiu a través dos meios de comunicação em massa e ficou conhecido por englobar quatro elementos que abrangem o mundo da música, da dança e das artes plásticas. Quais são estes elementos? Marque a alternativa correta.

 


O Breakin, o Up Rockin, o Poppin e o Lockin.
O MC, o Rapper, o Funk, o DJ.
O Grafite, o Lockin, o MC e o Funk.
O DJ, o Break, o MC e o Grafite.
O Rapper, o Dançarino, o Grafiteiro e o B-boy.

Em relação ao método de improvisação na dança, denominado Contato-Improvisação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.   

 

( ) Criou-se o Contato-Improvisação como um sistema de movimento, geralmente  desenvolvido em duplas, embora possa ser realizado com mais pessoas.

( ) Baseia-se nos jogos relacionais e no encontro desses corpos, através do toque, do contato anatômico das regiões corporais, dos impulsos, dos apoios, da alavancas de movimento, dentre outros.

( ) Paxton, viu neste sistema um caminho para livrar a dança dos rótulos dos estilos, libertando-a da necessidade de criar uma técnica de dança rígida, promovendo a ela um caráter social, atemporal e transcultural, sem estilo definido.

( ) É um método em que todos podem dançar, conforme suas vivências particulares, entretando existem alguns conhecimentos que ajudam as pessoas a terem mais segurança e conhecimento na hora do improviso e do contato com o outro corpo.

( ) O estudo do método acontece em encontros denominados de jam session, que significa sessão de improvisação.

 


V F V F V
F F V V F
V V V V V    
V V F V V
V V F F V

Em relação aos conceitos sobre Ginástica apresentado no texto, marque a alternativa que contempla a resposta correta.

 

I – Significa a arte ou o ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade.

II - Denominação dada a um conjunto de exercícios físicos que tem por objetivo melhorar o corpo humano.

III – Denominada como uma referência a todo tipo de atividade física sistematizada: como os jogos, o atletismo, entre outros.

IV - Área de campo bem diversificada, adquirindo em 1800, com a criação dos métodos ginásticos, uma conotação voltada basicamente a prática do exercício físico.

V – Modalidade puramente competitiva com história datada desde os primórdios da humanidade. 

 


As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

Com base nas informações aparelhos da GR apresentadas no capítulo 8, complete a segunda coluna de acordo com as informações apresentadas na coluna 1.

 

1 – Bola.

2 – Arco.

3 – Fita.

4 – Maça.

5 – Corda.

 

( ) Feito de plástico e oficialmente deve pesar não menos que 300 mg e possuir entre 80 e 90 de diâmetro interno.

( ) Pode ser feito de qualquer material sintético e o seu tamanho é proporcional à altura da ginasta, ele também apresenta um nó nas duas extremidades.

( ) O “estilete” é feito de fibra de vidro, medindo 1 cm de diâmetro e 50 a 60 cm de comprimento e o aparelho é feito de tecido cetim, com peso que não deve ultrapassar 35 mg, largura de 5 cm e comprimento de 6 metros.

( ) Feita de plástico ou borracha, com peso de 400mg e diâmetro de 18 a 20 cm.

( ) Feita de plástico, com comprimento entre 40 e 50 cm e peso de no mínimo 150 mg cada uma.

 


5 3 1 2 4   
4 3 5 2 1
3 4 5 2 1
2 5 3 1 4    
1 2 3 4 5

Em relação a dança como caminho de inclusão no contexto da educação, marque a alternativa que contempla a resposta correta.

 

I – A dança é uma excelente alternativa a ser adotada pelos processos educacionais, de inclusão e de transformação social.

II – A dança como manifestação artística se faz rica em possibilidades de trabalho com a expressão corporal, conhecimento de corpo e consciência corporal e na construção crítica e reflexiva do ambiente quem vivemos.

III – O indivíduo que experimenta a dança na sua totalidade nos processos educacionais, se torna mais consciente e apto a trabalhar como um agente de transformação e construção social.

IV – Ao analisar a dança por uma perspectiva inclusiva e não formal podemos quebrar alguns padrões sociais impostos, trabalhando a dança na escola de uma forma espontânea, aberta às experiências individuais e coletivas dos alunos.

V – A prática da dança não proporciona o resgate e a ampliação da percepção das pessoas, a partir da ampliação da consciência corporal.

 


As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo com os estudos sobre a dança para pessoas com deficiência, marque a resposta que apresentam as alternativas corretas. 

 

I – A dança relacionada à pessoa com deficiência surge na área do desporto adaptado, com enfoque na reabilitação destas pessoas, promovendo estudos e práticas voltadas ao corpo funcional, um corpo apto a conseguir se reintegrar no espaço social.

II - Os primeiros processos de treinamento com a dança aconteceram, em sua maioria, com a dança de salão realizada com pessoas em cadeiras de rodas.

III – A dança como terapêutica para pessoas com deficiência é muito utilizada nos programas de reabilitação em todo mundo, oferecidos em hospitais, clubes, instituições de ensino e de saúde, dentre outros.

IV - As técnicas somáticas, os métodos de consciência corporal e as terapias corporais desenvolvidas na dança, proporcionaram um amplo leque de estudos e conhecimentos que permitiram a prática de dança por uma grande diversidade de corpos, incluindo as pessoas com deficiência.

V – “DanceAbility” é um método de dança que faz uso da improvisação dos movimentos como busca de promover a expressão e as trocas artísticas entre as pessoas com diversas habilidades, idades e origens, com e sem deficiência, com ou sem experiência em dança.

 


Todas as alternativas estão corretas.
As alternativas, III, IV e V, estão corretas.
As alternativas I, II e V, estão corretas.
As alternativas II, III e V, estão corretas.
As alternativas II, III e IV, estão corretas.
Páginas: 12