CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS II
QUESTÃO CONCURSO
Marilda faz questão de exercer o seu direito ao voto nas próximas eleições. Porém, ela possui determinada deficiência que a impede de votar sem o auxílio de outra pessoa. Nesse caso, de acordo com a Lei n2 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Marilda.
Nesse caso, de acordo com a Lei n2 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Marilda
tem em seu favor a facultatividade do voto, não podendo ser auxiliada na votação por nenhuma outra pessoa, devendo ser instaladas seções eleitorais exclusivas para pessoa com deficiência, com equipamentos e materiais adequados.
poderá pedir permissão para que seja auxiliada na votação por pessoa de sua escolha, sendo vedada a instalação de seções eleitorais exclusivas para a pessoa com deficiência.
não poderá ser auxiliada na votação por nenhuma pessoa, tendo em vista que o voto é secreto, mas poderá justificar sua ausência, ficando isenta do pagamento de multa.
poderá ser auxiliada na votação por pessoa a ser escolhida pelo Presidente da Mesa da Seção Eleitoral respectiva, se este assim considerar necessário, tratando-se de ato exclusivo e unilateral do Presidente.
poderá pedir permissão para que seja auxiliada na votação por pessoa de sua escolha, devendo ser instaladas seções exclusivas para pessoas com deficiência.
QUESTÃO CONCURSO
Fernanda é deficiente visual. Solteira, com trinta e cinco anos de idade, pretende realizar o sonho de ser mãe por meio da fertilização in vitro. Já sua amiga, Daiani, também deficiente visual, casada com Fabio, deficiente auditivo, pretende adotar uma criança.
Nesses casos, de acordo com a Lei nº 13.146/2015,
é expressamente proibido apenas o exercício do direito à adoção, em razão das deficiências visual e auditiva narradas.
a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, sendo permitido o exercício dos direitos reprodutivos, bem como o exercício do direito à adoção.
é proibido apenas o exercício dos direitos reprodutivos, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.
é expressamente proibido apenas o exercício do direito à adoção, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.
é proibido o exercício dos direitos reprodutivos, bem como o exercício do direito à adoção, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.
QUESTÃO ENADE
Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo “Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira quando se comemora o dia Internacional da Mulher.
Segundo o trabalho, embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividade econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os rendimentos recebidos por homens e mulheres. Pelo contrário, a diferença acentua-se. No caso do comércio, por exemplo, a diferença de rendimento para profissionais com escolaridade de onze anos ou mais de estudo é de R$ 616,80 a mais para os homens. Quando a comparação é feita para o nível superior, a diferença é de R$ 1653,70 para eles.
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2010/03/08>. Acesso em: 19 out. 2010 (com adaptações).
Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações seguintes:
I Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gênero, maior será a possibilidade de identificação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho e da busca por uma política igualitária capaz de superar os desafios das representações de gênero.
II Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho e na vida cotidiana, é suficiente para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não está apena circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-cultural.
IV Desde a aprovação da Constituição de 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro.
É correto o que se afirma em
I e II.
III e IV.
I, II e III.
II e IV.
I, III e IV.
QUESTÃO ENADE
Os biomas são conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria. Por suas dimensões continentais, o Brasil abriga biomas tão distintos entre si, como florestas tropicais até a vegetação cerrada.
O Cerrado, que ocupa mais de 20% do território nacional, é o segundo maior bioma brasileiro, menor apenas que a Amazônia. Representa um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial e é considerado uma das mais importantes fronteiras agrícolas do planeta.
Considerando a conservação da biodiversidade e a expansão da fronteira agrícola no Cerrado, avalie as afirmações a seguir.
I. O Cerrado apresenta taxas mais baixas de desmatamento e percentuais mais altos de áreas protegidas que os demais biomas brasileiros.
II. O uso do fogo é, ainda hoje, uma das práticas de conservação do solo recomendáveis para controle de pragas e estímulo à rebrota de capim em áreas de pastagens naturais ou artificiais do Cerrado.
III. Exploração excessiva, redução progressiva do habitat e presença de espécies invasoras estão entre os fatores que mais provocam o aumento da probabilidade de extinção das populações naturais do Cerrado.
IV. Elevação da renda, diversificação das economias e o consequente aumento da oferta de produtos agrícolas e da melhoria social das comunidades envolvidas estão entre os benefícios associados à expansão da agricultura no Cerrado.
I.
III e IV.
II e IV
I e III.
II.
QUESTÃO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) traz em sua base o conceito ampliado de saúde e o referencial teórico da promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saude (RAS), buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social.
(Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt2446_11_11_2014.html>)
Dentre os princípios adotados pela PNPS, constam:
I a participação social, de forma a garantir o envolvimento dos setores atuando como corresponsáveis no processo de planejamento, de execução e de avaliação das ações;
II a sustentabilidade, visando a continuidade das ações, de acordo com as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental;
III o cuidado com relação à intersetoriedade para que cada setor garanta a sua forma específica de agir e atinja os objetivos que foram estabelecidos por ele.
IV a garantia da intrassetorialidade, tendo em vista que as ações não sejam fragmentadas, e possam atuar de forma a construir e articular redes cooperativas e resolutivas.
V o empoderamento, que possibilita aos sujeitos e coletivos o controle das decisões e das escolhas de modos de vida adequado às suas condições sócio-econômico-culturais.
É correto apenas o que se afirma em
I e IV.
II e III.
I, II, IV e V.
II, III e IV.
I e V.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
QUESTÃO CONCURSO (ADAPTADA)
Nos termos da Lei no 13.146/2015, é finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho.
Indique a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo:
Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo,
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, não admitem a participação da pessoa com deficiência, em razão da natureza e atividades inerentes a tais programas, sem que implique em qualquer contrariedade às normas que regem o direito ao trabalho da pessoa com deficiência.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
QUESTÃO
De acordo com a PORTARIA Nº 2.446, de 11 de novembro de 2014 são temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
Assinale a afirmativa CORRETA:
Participação e controle social, que compreende a ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos.
Formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores para o desenvolvimento de ações e educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente.
Comunicação social e mídia, enquanto uso das diversas expressões comunicacionais, formais e populares, para favorecer a escuta e a vocalização dos distintos grupos envolvidos, contemplando informações sobre o planejamento, execução, resultados, impactos, eficiência, eficácia, efetividade e benefícios das ações.
Gestão, entendida como a necessidade de priorizar os processos democráticos e participativos de regulação e controle, planejamento, monitoramento, avaliação, financiamento e comunicação.
Vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso de múltiplas abordagens na geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e grupos populacionais, visando subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de promoção da saúde.
QUESTÃO ENEM
No final do séc. XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação.
Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
QUESTÃO
Em 28 de outubro de 2014, foi lançada, a nova Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que visou deter o desenvolvimento das doenças crônicas no Brasil, com planejamento de ações voltadas para prevenção dos fatores de risco (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e investimentos na qualificação da atenção e da assistência aos pacientes. Essa política reforça o empenho do Ministério da Saúde em assegurar o acesso da população, sobretudo às mais vulneráveis, à educação em saúde, à melhoria da qualidade de vida e ao envelhecimento saudável”.
Disponível em:
https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-lanca-politica-nacional-de-promocao-da-saude)
Assinale a afirmativa CORRETA referente ao objetivo da Política Nacional de Promoção da Saúde:
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Norte e Nordeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Sul e no Sudeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas em toda América Latina.
Deter o desenvolvimento do analfabetismo no território nacional.
tem em seu favor a facultatividade do voto, não podendo ser auxiliada na votação por nenhuma outra pessoa, devendo ser instaladas seções eleitorais exclusivas para pessoa com deficiência, com equipamentos e materiais adequados.
poderá pedir permissão para que seja auxiliada na votação por pessoa de sua escolha, sendo vedada a instalação de seções eleitorais exclusivas para a pessoa com deficiência.
não poderá ser auxiliada na votação por nenhuma pessoa, tendo em vista que o voto é secreto, mas poderá justificar sua ausência, ficando isenta do pagamento de multa.
poderá ser auxiliada na votação por pessoa a ser escolhida pelo Presidente da Mesa da Seção Eleitoral respectiva, se este assim considerar necessário, tratando-se de ato exclusivo e unilateral do Presidente.
poderá pedir permissão para que seja auxiliada na votação por pessoa de sua escolha, devendo ser instaladas seções exclusivas para pessoas com deficiência.
QUESTÃO CONCURSO
Fernanda é deficiente visual. Solteira, com trinta e cinco anos de idade, pretende realizar o sonho de ser mãe por meio da fertilização in vitro. Já sua amiga, Daiani, também deficiente visual, casada com Fabio, deficiente auditivo, pretende adotar uma criança.
Nesses casos, de acordo com a Lei nº 13.146/2015,
é expressamente proibido apenas o exercício do direito à adoção, em razão das deficiências visual e auditiva narradas.
a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, sendo permitido o exercício dos direitos reprodutivos, bem como o exercício do direito à adoção.
é proibido apenas o exercício dos direitos reprodutivos, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.
é expressamente proibido apenas o exercício do direito à adoção, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.
é proibido o exercício dos direitos reprodutivos, bem como o exercício do direito à adoção, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.
QUESTÃO ENADE
Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo “Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira quando se comemora o dia Internacional da Mulher.
Segundo o trabalho, embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividade econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os rendimentos recebidos por homens e mulheres. Pelo contrário, a diferença acentua-se. No caso do comércio, por exemplo, a diferença de rendimento para profissionais com escolaridade de onze anos ou mais de estudo é de R$ 616,80 a mais para os homens. Quando a comparação é feita para o nível superior, a diferença é de R$ 1653,70 para eles.
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2010/03/08>. Acesso em: 19 out. 2010 (com adaptações).
Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações seguintes:
I Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gênero, maior será a possibilidade de identificação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho e da busca por uma política igualitária capaz de superar os desafios das representações de gênero.
II Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho e na vida cotidiana, é suficiente para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não está apena circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-cultural.
IV Desde a aprovação da Constituição de 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro.
É correto o que se afirma em
I e II.
III e IV.
I, II e III.
II e IV.
I, III e IV.
QUESTÃO ENADE
Os biomas são conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria. Por suas dimensões continentais, o Brasil abriga biomas tão distintos entre si, como florestas tropicais até a vegetação cerrada.
O Cerrado, que ocupa mais de 20% do território nacional, é o segundo maior bioma brasileiro, menor apenas que a Amazônia. Representa um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial e é considerado uma das mais importantes fronteiras agrícolas do planeta.
Considerando a conservação da biodiversidade e a expansão da fronteira agrícola no Cerrado, avalie as afirmações a seguir.
I. O Cerrado apresenta taxas mais baixas de desmatamento e percentuais mais altos de áreas protegidas que os demais biomas brasileiros.
II. O uso do fogo é, ainda hoje, uma das práticas de conservação do solo recomendáveis para controle de pragas e estímulo à rebrota de capim em áreas de pastagens naturais ou artificiais do Cerrado.
III. Exploração excessiva, redução progressiva do habitat e presença de espécies invasoras estão entre os fatores que mais provocam o aumento da probabilidade de extinção das populações naturais do Cerrado.
IV. Elevação da renda, diversificação das economias e o consequente aumento da oferta de produtos agrícolas e da melhoria social das comunidades envolvidas estão entre os benefícios associados à expansão da agricultura no Cerrado.
I.
III e IV.
II e IV
I e III.
II.
QUESTÃO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) traz em sua base o conceito ampliado de saúde e o referencial teórico da promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saude (RAS), buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social.
(Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt2446_11_11_2014.html>)
Dentre os princípios adotados pela PNPS, constam:
I a participação social, de forma a garantir o envolvimento dos setores atuando como corresponsáveis no processo de planejamento, de execução e de avaliação das ações;
II a sustentabilidade, visando a continuidade das ações, de acordo com as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental;
III o cuidado com relação à intersetoriedade para que cada setor garanta a sua forma específica de agir e atinja os objetivos que foram estabelecidos por ele.
IV a garantia da intrassetorialidade, tendo em vista que as ações não sejam fragmentadas, e possam atuar de forma a construir e articular redes cooperativas e resolutivas.
V o empoderamento, que possibilita aos sujeitos e coletivos o controle das decisões e das escolhas de modos de vida adequado às suas condições sócio-econômico-culturais.
É correto apenas o que se afirma em
I e IV.
II e III.
I, II, IV e V.
II, III e IV.
I e V.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
QUESTÃO CONCURSO (ADAPTADA)
Nos termos da Lei no 13.146/2015, é finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho.
Indique a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo:
Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo,
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, não admitem a participação da pessoa com deficiência, em razão da natureza e atividades inerentes a tais programas, sem que implique em qualquer contrariedade às normas que regem o direito ao trabalho da pessoa com deficiência.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
QUESTÃO
De acordo com a PORTARIA Nº 2.446, de 11 de novembro de 2014 são temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
Assinale a afirmativa CORRETA:
Participação e controle social, que compreende a ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos.
Formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores para o desenvolvimento de ações e educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente.
Comunicação social e mídia, enquanto uso das diversas expressões comunicacionais, formais e populares, para favorecer a escuta e a vocalização dos distintos grupos envolvidos, contemplando informações sobre o planejamento, execução, resultados, impactos, eficiência, eficácia, efetividade e benefícios das ações.
Gestão, entendida como a necessidade de priorizar os processos democráticos e participativos de regulação e controle, planejamento, monitoramento, avaliação, financiamento e comunicação.
Vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso de múltiplas abordagens na geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e grupos populacionais, visando subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de promoção da saúde.
QUESTÃO ENEM
No final do séc. XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação.
Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
QUESTÃO
Em 28 de outubro de 2014, foi lançada, a nova Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que visou deter o desenvolvimento das doenças crônicas no Brasil, com planejamento de ações voltadas para prevenção dos fatores de risco (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e investimentos na qualificação da atenção e da assistência aos pacientes. Essa política reforça o empenho do Ministério da Saúde em assegurar o acesso da população, sobretudo às mais vulneráveis, à educação em saúde, à melhoria da qualidade de vida e ao envelhecimento saudável”.
Disponível em:
https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-lanca-politica-nacional-de-promocao-da-saude)
Assinale a afirmativa CORRETA referente ao objetivo da Política Nacional de Promoção da Saúde:
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Norte e Nordeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Sul e no Sudeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas em toda América Latina.
Deter o desenvolvimento do analfabetismo no território nacional.
é expressamente proibido apenas o exercício do direito à adoção, em razão das deficiências visual e auditiva narradas.
a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, sendo permitido o exercício dos direitos reprodutivos, bem como o exercício do direito à adoção.
é proibido apenas o exercício dos direitos reprodutivos, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.
é expressamente proibido apenas o exercício do direito à adoção, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.
é proibido o exercício dos direitos reprodutivos, bem como o exercício do direito à adoção, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.
QUESTÃO ENADE
Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo “Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira quando se comemora o dia Internacional da Mulher.
Segundo o trabalho, embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividade econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os rendimentos recebidos por homens e mulheres. Pelo contrário, a diferença acentua-se. No caso do comércio, por exemplo, a diferença de rendimento para profissionais com escolaridade de onze anos ou mais de estudo é de R$ 616,80 a mais para os homens. Quando a comparação é feita para o nível superior, a diferença é de R$ 1653,70 para eles.
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2010/03/08>. Acesso em: 19 out. 2010 (com adaptações).
Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações seguintes:
I Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gênero, maior será a possibilidade de identificação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho e da busca por uma política igualitária capaz de superar os desafios das representações de gênero.
II Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho e na vida cotidiana, é suficiente para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não está apena circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-cultural.
IV Desde a aprovação da Constituição de 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro.
É correto o que se afirma em
I e II.
III e IV.
I, II e III.
II e IV.
I, III e IV.
QUESTÃO ENADE
Os biomas são conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria. Por suas dimensões continentais, o Brasil abriga biomas tão distintos entre si, como florestas tropicais até a vegetação cerrada.
O Cerrado, que ocupa mais de 20% do território nacional, é o segundo maior bioma brasileiro, menor apenas que a Amazônia. Representa um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial e é considerado uma das mais importantes fronteiras agrícolas do planeta.
Considerando a conservação da biodiversidade e a expansão da fronteira agrícola no Cerrado, avalie as afirmações a seguir.
I. O Cerrado apresenta taxas mais baixas de desmatamento e percentuais mais altos de áreas protegidas que os demais biomas brasileiros.
II. O uso do fogo é, ainda hoje, uma das práticas de conservação do solo recomendáveis para controle de pragas e estímulo à rebrota de capim em áreas de pastagens naturais ou artificiais do Cerrado.
III. Exploração excessiva, redução progressiva do habitat e presença de espécies invasoras estão entre os fatores que mais provocam o aumento da probabilidade de extinção das populações naturais do Cerrado.
IV. Elevação da renda, diversificação das economias e o consequente aumento da oferta de produtos agrícolas e da melhoria social das comunidades envolvidas estão entre os benefícios associados à expansão da agricultura no Cerrado.
I.
III e IV.
II e IV
I e III.
II.
QUESTÃO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) traz em sua base o conceito ampliado de saúde e o referencial teórico da promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saude (RAS), buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social.
(Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt2446_11_11_2014.html>)
Dentre os princípios adotados pela PNPS, constam:
I a participação social, de forma a garantir o envolvimento dos setores atuando como corresponsáveis no processo de planejamento, de execução e de avaliação das ações;
II a sustentabilidade, visando a continuidade das ações, de acordo com as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental;
III o cuidado com relação à intersetoriedade para que cada setor garanta a sua forma específica de agir e atinja os objetivos que foram estabelecidos por ele.
IV a garantia da intrassetorialidade, tendo em vista que as ações não sejam fragmentadas, e possam atuar de forma a construir e articular redes cooperativas e resolutivas.
V o empoderamento, que possibilita aos sujeitos e coletivos o controle das decisões e das escolhas de modos de vida adequado às suas condições sócio-econômico-culturais.
É correto apenas o que se afirma em
I e IV.
II e III.
I, II, IV e V.
II, III e IV.
I e V.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
QUESTÃO CONCURSO (ADAPTADA)
Nos termos da Lei no 13.146/2015, é finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho.
Indique a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo:
Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo,
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, não admitem a participação da pessoa com deficiência, em razão da natureza e atividades inerentes a tais programas, sem que implique em qualquer contrariedade às normas que regem o direito ao trabalho da pessoa com deficiência.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
QUESTÃO
De acordo com a PORTARIA Nº 2.446, de 11 de novembro de 2014 são temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
Assinale a afirmativa CORRETA:
Participação e controle social, que compreende a ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos.
Formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores para o desenvolvimento de ações e educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente.
Comunicação social e mídia, enquanto uso das diversas expressões comunicacionais, formais e populares, para favorecer a escuta e a vocalização dos distintos grupos envolvidos, contemplando informações sobre o planejamento, execução, resultados, impactos, eficiência, eficácia, efetividade e benefícios das ações.
Gestão, entendida como a necessidade de priorizar os processos democráticos e participativos de regulação e controle, planejamento, monitoramento, avaliação, financiamento e comunicação.
Vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso de múltiplas abordagens na geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e grupos populacionais, visando subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de promoção da saúde.
QUESTÃO ENEM
No final do séc. XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação.
Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
QUESTÃO
Em 28 de outubro de 2014, foi lançada, a nova Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que visou deter o desenvolvimento das doenças crônicas no Brasil, com planejamento de ações voltadas para prevenção dos fatores de risco (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e investimentos na qualificação da atenção e da assistência aos pacientes. Essa política reforça o empenho do Ministério da Saúde em assegurar o acesso da população, sobretudo às mais vulneráveis, à educação em saúde, à melhoria da qualidade de vida e ao envelhecimento saudável”.
Disponível em:
https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-lanca-politica-nacional-de-promocao-da-saude)
Assinale a afirmativa CORRETA referente ao objetivo da Política Nacional de Promoção da Saúde:
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Norte e Nordeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Sul e no Sudeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas em toda América Latina.
Deter o desenvolvimento do analfabetismo no território nacional.
I e II.
III e IV.
I, II e III.
II e IV.
I, III e IV.
QUESTÃO ENADE
Os biomas são conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria. Por suas dimensões continentais, o Brasil abriga biomas tão distintos entre si, como florestas tropicais até a vegetação cerrada.
O Cerrado, que ocupa mais de 20% do território nacional, é o segundo maior bioma brasileiro, menor apenas que a Amazônia. Representa um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial e é considerado uma das mais importantes fronteiras agrícolas do planeta.
Considerando a conservação da biodiversidade e a expansão da fronteira agrícola no Cerrado, avalie as afirmações a seguir.
I. O Cerrado apresenta taxas mais baixas de desmatamento e percentuais mais altos de áreas protegidas que os demais biomas brasileiros.
II. O uso do fogo é, ainda hoje, uma das práticas de conservação do solo recomendáveis para controle de pragas e estímulo à rebrota de capim em áreas de pastagens naturais ou artificiais do Cerrado.
III. Exploração excessiva, redução progressiva do habitat e presença de espécies invasoras estão entre os fatores que mais provocam o aumento da probabilidade de extinção das populações naturais do Cerrado.
IV. Elevação da renda, diversificação das economias e o consequente aumento da oferta de produtos agrícolas e da melhoria social das comunidades envolvidas estão entre os benefícios associados à expansão da agricultura no Cerrado.
I.
III e IV.
II e IV
I e III.
II.
QUESTÃO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) traz em sua base o conceito ampliado de saúde e o referencial teórico da promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saude (RAS), buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social.
(Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt2446_11_11_2014.html>)
Dentre os princípios adotados pela PNPS, constam:
I a participação social, de forma a garantir o envolvimento dos setores atuando como corresponsáveis no processo de planejamento, de execução e de avaliação das ações;
II a sustentabilidade, visando a continuidade das ações, de acordo com as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental;
III o cuidado com relação à intersetoriedade para que cada setor garanta a sua forma específica de agir e atinja os objetivos que foram estabelecidos por ele.
IV a garantia da intrassetorialidade, tendo em vista que as ações não sejam fragmentadas, e possam atuar de forma a construir e articular redes cooperativas e resolutivas.
V o empoderamento, que possibilita aos sujeitos e coletivos o controle das decisões e das escolhas de modos de vida adequado às suas condições sócio-econômico-culturais.
É correto apenas o que se afirma em
I e IV.
II e III.
I, II, IV e V.
II, III e IV.
I e V.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
QUESTÃO CONCURSO (ADAPTADA)
Nos termos da Lei no 13.146/2015, é finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho.
Indique a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo:
Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo,
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, não admitem a participação da pessoa com deficiência, em razão da natureza e atividades inerentes a tais programas, sem que implique em qualquer contrariedade às normas que regem o direito ao trabalho da pessoa com deficiência.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
QUESTÃO
De acordo com a PORTARIA Nº 2.446, de 11 de novembro de 2014 são temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
Assinale a afirmativa CORRETA:
Participação e controle social, que compreende a ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos.
Formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores para o desenvolvimento de ações e educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente.
Comunicação social e mídia, enquanto uso das diversas expressões comunicacionais, formais e populares, para favorecer a escuta e a vocalização dos distintos grupos envolvidos, contemplando informações sobre o planejamento, execução, resultados, impactos, eficiência, eficácia, efetividade e benefícios das ações.
Gestão, entendida como a necessidade de priorizar os processos democráticos e participativos de regulação e controle, planejamento, monitoramento, avaliação, financiamento e comunicação.
Vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso de múltiplas abordagens na geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e grupos populacionais, visando subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de promoção da saúde.
QUESTÃO ENEM
No final do séc. XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação.
Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
QUESTÃO
Em 28 de outubro de 2014, foi lançada, a nova Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que visou deter o desenvolvimento das doenças crônicas no Brasil, com planejamento de ações voltadas para prevenção dos fatores de risco (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e investimentos na qualificação da atenção e da assistência aos pacientes. Essa política reforça o empenho do Ministério da Saúde em assegurar o acesso da população, sobretudo às mais vulneráveis, à educação em saúde, à melhoria da qualidade de vida e ao envelhecimento saudável”.
Disponível em:
https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-lanca-politica-nacional-de-promocao-da-saude)
Assinale a afirmativa CORRETA referente ao objetivo da Política Nacional de Promoção da Saúde:
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Norte e Nordeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Sul e no Sudeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas em toda América Latina.
Deter o desenvolvimento do analfabetismo no território nacional.
I.
III e IV.
II e IV
I e III.
II.
QUESTÃO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) traz em sua base o conceito ampliado de saúde e o referencial teórico da promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saude (RAS), buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social.
(Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt2446_11_11_2014.html>)
Dentre os princípios adotados pela PNPS, constam:
I a participação social, de forma a garantir o envolvimento dos setores atuando como corresponsáveis no processo de planejamento, de execução e de avaliação das ações;
II a sustentabilidade, visando a continuidade das ações, de acordo com as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental;
III o cuidado com relação à intersetoriedade para que cada setor garanta a sua forma específica de agir e atinja os objetivos que foram estabelecidos por ele.
IV a garantia da intrassetorialidade, tendo em vista que as ações não sejam fragmentadas, e possam atuar de forma a construir e articular redes cooperativas e resolutivas.
V o empoderamento, que possibilita aos sujeitos e coletivos o controle das decisões e das escolhas de modos de vida adequado às suas condições sócio-econômico-culturais.
É correto apenas o que se afirma em
I e IV.
II e III.
I, II, IV e V.
II, III e IV.
I e V.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
QUESTÃO CONCURSO (ADAPTADA)
Nos termos da Lei no 13.146/2015, é finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho.
Indique a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo:
Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo,
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, não admitem a participação da pessoa com deficiência, em razão da natureza e atividades inerentes a tais programas, sem que implique em qualquer contrariedade às normas que regem o direito ao trabalho da pessoa com deficiência.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
QUESTÃO
De acordo com a PORTARIA Nº 2.446, de 11 de novembro de 2014 são temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
Assinale a afirmativa CORRETA:
Participação e controle social, que compreende a ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos.
Formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores para o desenvolvimento de ações e educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente.
Comunicação social e mídia, enquanto uso das diversas expressões comunicacionais, formais e populares, para favorecer a escuta e a vocalização dos distintos grupos envolvidos, contemplando informações sobre o planejamento, execução, resultados, impactos, eficiência, eficácia, efetividade e benefícios das ações.
Gestão, entendida como a necessidade de priorizar os processos democráticos e participativos de regulação e controle, planejamento, monitoramento, avaliação, financiamento e comunicação.
Vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso de múltiplas abordagens na geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e grupos populacionais, visando subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de promoção da saúde.
QUESTÃO ENEM
No final do séc. XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação.
Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
QUESTÃO
Em 28 de outubro de 2014, foi lançada, a nova Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que visou deter o desenvolvimento das doenças crônicas no Brasil, com planejamento de ações voltadas para prevenção dos fatores de risco (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e investimentos na qualificação da atenção e da assistência aos pacientes. Essa política reforça o empenho do Ministério da Saúde em assegurar o acesso da população, sobretudo às mais vulneráveis, à educação em saúde, à melhoria da qualidade de vida e ao envelhecimento saudável”.
Disponível em:
https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-lanca-politica-nacional-de-promocao-da-saude)
Assinale a afirmativa CORRETA referente ao objetivo da Política Nacional de Promoção da Saúde:
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Norte e Nordeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Sul e no Sudeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas em toda América Latina.
Deter o desenvolvimento do analfabetismo no território nacional.
I e IV.
II e III.
I, II, IV e V.
II, III e IV.
I e V.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
QUESTÃO CONCURSO (ADAPTADA)
Nos termos da Lei no 13.146/2015, é finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho.
Indique a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo:
Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo,
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, não admitem a participação da pessoa com deficiência, em razão da natureza e atividades inerentes a tais programas, sem que implique em qualquer contrariedade às normas que regem o direito ao trabalho da pessoa com deficiência.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
QUESTÃO
De acordo com a PORTARIA Nº 2.446, de 11 de novembro de 2014 são temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
Assinale a afirmativa CORRETA:
Participação e controle social, que compreende a ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos.
Formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores para o desenvolvimento de ações e educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente.
Comunicação social e mídia, enquanto uso das diversas expressões comunicacionais, formais e populares, para favorecer a escuta e a vocalização dos distintos grupos envolvidos, contemplando informações sobre o planejamento, execução, resultados, impactos, eficiência, eficácia, efetividade e benefícios das ações.
Gestão, entendida como a necessidade de priorizar os processos democráticos e participativos de regulação e controle, planejamento, monitoramento, avaliação, financiamento e comunicação.
Vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso de múltiplas abordagens na geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e grupos populacionais, visando subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de promoção da saúde.
QUESTÃO ENEM
No final do séc. XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação.
Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
QUESTÃO
Em 28 de outubro de 2014, foi lançada, a nova Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que visou deter o desenvolvimento das doenças crônicas no Brasil, com planejamento de ações voltadas para prevenção dos fatores de risco (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e investimentos na qualificação da atenção e da assistência aos pacientes. Essa política reforça o empenho do Ministério da Saúde em assegurar o acesso da população, sobretudo às mais vulneráveis, à educação em saúde, à melhoria da qualidade de vida e ao envelhecimento saudável”.
Disponível em:
https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-lanca-politica-nacional-de-promocao-da-saude)
Assinale a afirmativa CORRETA referente ao objetivo da Política Nacional de Promoção da Saúde:
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Norte e Nordeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Sul e no Sudeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas em toda América Latina.
Deter o desenvolvimento do analfabetismo no território nacional.
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
QUESTÃO CONCURSO (ADAPTADA)
Nos termos da Lei no 13.146/2015, é finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho.
Indique a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo:
Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo,
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, não admitem a participação da pessoa com deficiência, em razão da natureza e atividades inerentes a tais programas, sem que implique em qualquer contrariedade às normas que regem o direito ao trabalho da pessoa com deficiência.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
QUESTÃO
De acordo com a PORTARIA Nº 2.446, de 11 de novembro de 2014 são temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
Assinale a afirmativa CORRETA:
Participação e controle social, que compreende a ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos.
Formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores para o desenvolvimento de ações e educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente.
Comunicação social e mídia, enquanto uso das diversas expressões comunicacionais, formais e populares, para favorecer a escuta e a vocalização dos distintos grupos envolvidos, contemplando informações sobre o planejamento, execução, resultados, impactos, eficiência, eficácia, efetividade e benefícios das ações.
Gestão, entendida como a necessidade de priorizar os processos democráticos e participativos de regulação e controle, planejamento, monitoramento, avaliação, financiamento e comunicação.
Vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso de múltiplas abordagens na geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e grupos populacionais, visando subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de promoção da saúde.
QUESTÃO ENEM
No final do séc. XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação.
Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
QUESTÃO
Em 28 de outubro de 2014, foi lançada, a nova Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que visou deter o desenvolvimento das doenças crônicas no Brasil, com planejamento de ações voltadas para prevenção dos fatores de risco (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e investimentos na qualificação da atenção e da assistência aos pacientes. Essa política reforça o empenho do Ministério da Saúde em assegurar o acesso da população, sobretudo às mais vulneráveis, à educação em saúde, à melhoria da qualidade de vida e ao envelhecimento saudável”.
Disponível em:
https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-lanca-politica-nacional-de-promocao-da-saude)
Assinale a afirmativa CORRETA referente ao objetivo da Política Nacional de Promoção da Saúde:
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Norte e Nordeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Sul e no Sudeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas em toda América Latina.
Deter o desenvolvimento do analfabetismo no território nacional.
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, não admitem a participação da pessoa com deficiência, em razão da natureza e atividades inerentes a tais programas, sem que implique em qualquer contrariedade às normas que regem o direito ao trabalho da pessoa com deficiência.
excluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização de linhas de crédito.
QUESTÃO
De acordo com a PORTARIA Nº 2.446, de 11 de novembro de 2014 são temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:
Assinale a afirmativa CORRETA:
Participação e controle social, que compreende a ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos.
Formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores para o desenvolvimento de ações e educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente.
Comunicação social e mídia, enquanto uso das diversas expressões comunicacionais, formais e populares, para favorecer a escuta e a vocalização dos distintos grupos envolvidos, contemplando informações sobre o planejamento, execução, resultados, impactos, eficiência, eficácia, efetividade e benefícios das ações.
Gestão, entendida como a necessidade de priorizar os processos democráticos e participativos de regulação e controle, planejamento, monitoramento, avaliação, financiamento e comunicação.
Vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso de múltiplas abordagens na geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e grupos populacionais, visando subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de promoção da saúde.
QUESTÃO ENEM
No final do séc. XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação.
Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
QUESTÃO
Em 28 de outubro de 2014, foi lançada, a nova Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que visou deter o desenvolvimento das doenças crônicas no Brasil, com planejamento de ações voltadas para prevenção dos fatores de risco (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e investimentos na qualificação da atenção e da assistência aos pacientes. Essa política reforça o empenho do Ministério da Saúde em assegurar o acesso da população, sobretudo às mais vulneráveis, à educação em saúde, à melhoria da qualidade de vida e ao envelhecimento saudável”.
Disponível em:
https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-lanca-politica-nacional-de-promocao-da-saude)
Assinale a afirmativa CORRETA referente ao objetivo da Política Nacional de Promoção da Saúde:
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Norte e Nordeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Sul e no Sudeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas em toda América Latina.
Deter o desenvolvimento do analfabetismo no território nacional.
Participação e controle social, que compreende a ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos.
Formação e educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores para o desenvolvimento de ações e educação em promoção da saúde e incluí-la nos espaços de educação permanente.
Comunicação social e mídia, enquanto uso das diversas expressões comunicacionais, formais e populares, para favorecer a escuta e a vocalização dos distintos grupos envolvidos, contemplando informações sobre o planejamento, execução, resultados, impactos, eficiência, eficácia, efetividade e benefícios das ações.
Gestão, entendida como a necessidade de priorizar os processos democráticos e participativos de regulação e controle, planejamento, monitoramento, avaliação, financiamento e comunicação.
Vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso de múltiplas abordagens na geração e análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e grupos populacionais, visando subsidiar decisões, intervenções e implantar políticas públicas de promoção da saúde.
QUESTÃO ENEM
No final do séc. XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação.
Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
QUESTÃO
Em 28 de outubro de 2014, foi lançada, a nova Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que visou deter o desenvolvimento das doenças crônicas no Brasil, com planejamento de ações voltadas para prevenção dos fatores de risco (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e investimentos na qualificação da atenção e da assistência aos pacientes. Essa política reforça o empenho do Ministério da Saúde em assegurar o acesso da população, sobretudo às mais vulneráveis, à educação em saúde, à melhoria da qualidade de vida e ao envelhecimento saudável”.
Disponível em:
https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-lanca-politica-nacional-de-promocao-da-saude)
Assinale a afirmativa CORRETA referente ao objetivo da Política Nacional de Promoção da Saúde:
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Norte e Nordeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Sul e no Sudeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas em toda América Latina.
Deter o desenvolvimento do analfabetismo no território nacional.
Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação.
Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
QUESTÃO
Em 28 de outubro de 2014, foi lançada, a nova Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que visou deter o desenvolvimento das doenças crônicas no Brasil, com planejamento de ações voltadas para prevenção dos fatores de risco (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e investimentos na qualificação da atenção e da assistência aos pacientes. Essa política reforça o empenho do Ministério da Saúde em assegurar o acesso da população, sobretudo às mais vulneráveis, à educação em saúde, à melhoria da qualidade de vida e ao envelhecimento saudável”.
Disponível em:
https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-lanca-politica-nacional-de-promocao-da-saude)
Assinale a afirmativa CORRETA referente ao objetivo da Política Nacional de Promoção da Saúde:
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Norte e Nordeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Sul e no Sudeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas em toda América Latina.
Deter o desenvolvimento do analfabetismo no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Norte e Nordeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no Sul e no Sudeste.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas no território nacional.
Deter o desenvolvimento de doenças crônicas em toda América Latina.
Deter o desenvolvimento do analfabetismo no território nacional.