COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO


Considere as afirmativas abaixo extraídas da cartilha “ASSOCIATIVISMO” (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2012). (material apensado).

Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente. Faça a escolha da alternativa correta:

(___) As associações rurais, geralmente, são formadas por grupos de vizinhos que, pela proximidade e conhecimento, se agrupam para discutir problemas comuns. Ao buscarem soluções em conjunto, evoluem para decisões mais definitivas, aperfeiçoando a parceira, inicialmente informal, para uma forma de união organizada e associativa, onde terão maiores chances de sucesso.

(___) Para tanto, a participação democrática e a ajuda mútua são os princípios fundamentais, sem os quais as associações perdem sua razão de existir, já que defendem os interesses e anseios da maioria.

(___) O mutirão - que antes ocorria como uma ação eventual de colaboração entre amigos – se transforma num método, os membros da associação passam a trabalhar juntos e/ou de forma complementar, tanto na fase produtiva como na comercial.

(___) As associações que se organizam e garantem um processo participativo, tendo como principal objetivo o permanente interesse do grupo, tendem a prosperar. Ao atingirem suas metas, novos horizontes se estabelecem, impulsionando suas atividades.

(___) Os produtores organizados em associações possuem mais força para reivindicar junto à prefeitura de seus municípios, vereadores e deputados, melhorias para sua região, como estradas, escolas, postos de saúde, etc. Ao mesmo tempo, pelo fato de serem formadas por grupos produtivos que geram emprego e renda, são organizações de interesse público, tendo o direito de usufruir dos programas governamentais, através dos quais podem obter cooperação para o aperfeiçoamento da produção.


V, V, V, V, F.


F, F, V, F, V.


V, V, V, V, V.


F, V, F, V, F.


V, V, F, V, V.

Considere as afirmativas abaixo sobre o ASSOCIATIVISMO NO CONTEXTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente. Faça a escolha da alternativa correta:

 

(___) Uma associação é uma sociedade civil que não possui fins lucrativos, onde os indivíduos se organizam para atender aos seus interesses de forma democrática. Ela existe porque os associados possuem um objetivo comum e trabalham em grupo para a realização desse objetivo.

(___) No meio rural, o associativismo pode ser entendido, como um instrumento de luta dos pequenos produtores, proporcionando a permanência na terra, elevação do nível de renda e de participação como cidadãos. Uma associação não é somente uma organização de pessoas com objetivos comuns para proporcionar uma melhor reprodução econômica de seus sócios, mas, sim, uma organização mais complexa com objetivos também de caráter social, desempenhando importantes e complexas funções por meio de estatutos e regimentos.

(___) Especificamente em relação às associações de pequenos produtores, observamos que o uso de práticas solidárias, isto é, o agrupamento de produtores com interesses comuns, tendo como finalidade resolver os seus problemas, quer sejam de produção, comercialização ou de serviços, viabilizando a sustentação de suas propriedades, superando entraves produtivos e logísticos, de forma coletiva, representa uma importante opção estratégica capaz de transformar ou modificar uma realidade, ou mesmo, proporcionar aos diferentes atores sociais, meios para se adaptarem a essa realidade.

(___) As associações de pequenos produtores e trabalhadores rurais mostram-se como novas formas de agregação social, com uma função de socialização e se constituem, hoje, como novos canais de participação e de representação. Prevalece no nosso entendimento de que se trata de organizações voluntárias, surgindo, portanto, da vontade e da decisão de um grupo ou de um segmento de classe, com objetivos pré-definidos e relacionados às necessidades sociais numa dada realidade.

(___) A ausência e a falta de reconhecimento do trabalho ocasionam a vulnerabilidade social, comprometendo a permanência dos elos sociais, porque o trabalho continua sociabilidade humana, a identidade pessoal e a coletiva, o reconhecimento pelo outro e a possibilidade de integração social.

 


F, F, V, F, V.


V, V, F, V, V.


F, V, F, V, F.


V, V, V, V, F.


V, V, V, V, V.

Sobre o capital social das cooperativas é correto afirmar:


Na condição de empresário, cada associado deve retirar recursos financeiros na empresa que lhe pertence. Deve investir e garantir o capital necessário para honrar os compromissos e subsidiar o desenvolvimento da cooperativa.


Ao constituir ou ingressar numa cooperativa, a pessoa esta isenta de uma obrigação financeira estabelecida pelo estatuto social.


O capital social integralizado é transferível a terceiros.


Uma cooperativa, para participar do mercado, deve garantir financeiramente suas atividades empresariais.


O desenvolvimento dos serviços a serem prestados a seus associados e, em especial, a seus clientes, independe do desempenho financeiro da sociedade.

Quanto aos princípios do cooperativismo é correto afirmar:


Os princípios do cooperativismo constituem um conjunto de normas que norteiam a constituição, porém o funcionamento das cooperativas é livre.


A adesão ao cooperativismo é voluntária e livre.


Quando da fundação da 1ª cooperativa do mundo, em 1944, os princípios básicos do cooperativismo foram aprovados e colocados em prática.


Com o passar do tempo e diante das transformações econômicas e sociais do mundo, os princípios foram preservados, porém não foram revistos e adaptados às exigências da sociedade atual.


A última revisão aconteceu durante a realização do Congresso do Centenário da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, na cidade de Manchester (Inglaterra), em 2005.

A Assembleia Geral Extraordinária realizar-se-á sempre que necessário e poderá deliberar sobre qualquer assunto de interesse da sociedade, desde que mencionado no edital de convocação. É da competência exclusiva da Assembleia Geral Extraordinária deliberar sobre os seguintes assuntos, para os quais são necessários os votos de 2/3 (dois terços) dos associados presentes, para tornar válidas as deliberações, exceto:


Reforma do estatuto.


Dissolução voluntária da sociedade e nomeação de liquidantes.


Fusão, incorporação ou desmembramento e mudança do objeto da sociedade.


Outros assuntos.


Contas do liquidante e alienação de bens imóveis. 

O Capítulo X da Lei nº 5.764 de 16 de dezembro de 1971 define as providências acerca de Fusão, Incorporação e Desmembramento. Acerca desse tema, é correto o que se relata na seguinte alternativa:

 


As sociedades cooperativas poderão desmembrar-se em até duas para atender as exigências da Receita Federal, podendo uma das novas entidades ser constituída como cooperativa central ou federação de cooperativas.


A fusão determina a perpetuidade das sociedades que se unem para formar mais uma nova sociedade que existirá com os mesmos direitos e obrigações.


Pela fusão, uma sociedade cooperativa absorve o patrimônio, recebe os associados, assume as obrigações e se investe nos direitos de outra ou outras cooperativas.


A fusão determina a extinção das sociedades que se unem para formar a nova sociedade que lhe sucederá nos direitos e obrigações.


Pela incorporação, uma sociedade cooperativa absorve o patrimônio, assume apenas as obrigações trabalhistas e se investe nos direitos de outra ou outras cooperativas.

Considere as afirmativas abaixo extraídas do artigo �GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DAS COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA� dos autores ALVES, Adilson Francelino; REINEHR, Claudia Lais; XAVIER, Cinthia Hillmann; BORILLE, Luiz Claudio; LUCAS, Ivone Belon e FAUSTINO, Kassiana. (Aluno_6_Sustentabilidade).

Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente. Faça a escolha da alternativa correta:

(___) As especificidades da agricultura familiar, sua fragmentação em diversas tipologias e sua irregular organização política e produtiva são um desafio a ser enfrentados pelos próprios agricultores, pelas políticas públicas e também pela Universidade que precisa se aproximar desta realidade para poder colaborar na construção de práticas sustentáveis.

(___) De modo geral, se de um lado, a universidade tem produzido excelentes reflexões sobre as diversas modalidades de agricultura familiar, com enfoque na sua constituição e nas suas especificidades adotando um tom bastante crítico para o fenômeno da Revolução Verde focando, na maioria das vezes, suas análises sobre os aspectos negativos desta. De outro, ela tem se mantido longe das experiências sustentáveis (ou potencialmente sustentáveis) desenvolvidas pelos agricultores em muitas localidades.

(___) Constata-se que o modelo de desenvolvimento econômico construído a partir dos anos 50 com a adoção de pacote tecnológico foi pautado em uma ATER homogeneizadora que, por muitos anos, solapou a capacidade de organização dos agricultores retirando-os das arenas de decisão e colocando-os como meros receptores de tecnologias e políticas. Embora este processo tenha efetivamente, aumentado a produtividade agrícola, trouxe como um dos desdobramentos sociais mais evidentes a redução da capacidade dos agricultores de organizarem e administrarem sua produção provocando ainda mais a marginalização de suas iniciativas.

(___) Contudo, é necessário salientar que o fenômeno da Revolução Verde não foi pacificamente absorvido pelos agricultores. Diversos processos de resistência e construção de alternativas foram construídos ao longo do tempo.

(__) Alguns, mais ou menos eficazes que os outros. Em todos, no entanto, o que se observa, é a menor ou maior capacidade das lideranças e agricultores em analisar a realidade e construir respostas adequadas ao modelo de desenvolvimento vigente, principalmente frente a necessidade de incorporar os aspectos positivos das novas técnicas e acessos aos mercados e, ao mesmo tempo, encontrar mecanismos de resistência e recusa de processos negativos.

 

 


F, V, V, F, V.


V, V, V, F, F.


V, V, V, V, V.


F, F, F, F, F.


F, F, V, V, V.

Considere as afirmativas abaixo extraídas do artigo “COOPERATIVISMO E AGRICULTURA FAMILIAR”, do autor Roque Lauschner, 1994. (Aluno_3_Cooperativismo_Agricultura_Familiar).

Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente. Faça a escolha da alternativa correta:

(___) A difusão do capitalismo a nível urbano parecia universalizar-se também a nível rural, de forma a desaparecer a estrutura familiar de exploração rural e generalizar-se a grande exploração com crescente número de assalariados. Há contudo razões estruturais e evidências empíricas que acenam para o contrário.

(___) O capitalismo penetra sempre mais no campo não através das explorações rurais, mas através de outros segmentos do complexo rural (ou “agribusiness”), antes e após a produção rural propriamente dita.

(___) “Complexo rural é o conjunto de todas as operações que abarcam a produção e distribuição dos insumos rurais; as operações a nível da exploração rural; e o armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e de seus subprodutos (Davis e Goldberg, 1957, p.85)”.

(___) Uma análise estrutural da renda gerada por cada investimento nas explorações rurais, em todas as economias, frente a outras alternativas de investimento no complexo rural, mostra que o futuro está reservado à agricultura familiar. A

(___) Parece ser evidente que o produtor rural não pode centrar o problema de sua manutenção e desenvolvimento a nível das explorações rurais mas deve participar da organização do complexo rural como um todo. Por outro lado, existe a tendência de o capital, em busca do rendimento máximo, evitar os investimentos no setor de produção agropecuária e canalizar-se para os setores anteriores e posteriores à produção, deixando a produção agropecuária preponderantemente à agricultura familiar.

 


F, F, F, F, F.


V, V, V, V, V.


V, V, V, F, F.


F, V, V, F, V.


F, F, V, V, V.

Considere as colunas a e b sobre associativismo e faça as correlações corretas. Escolha a alternativa correta:


1a; 2b; 3c; 4d; 5e; 6f; 7g; 8h.


1a; 2b; 3c; 4e; 5d; 6f; 7g; 8h.


1b; 2a; 3c; 4d; 5e; 6f; 7g; 8h.


1a; 2h; 3c; 4d; 5e; 6f; 7g; 8b.


1a; 2b; 3c; 4d; 5f; 6e; 7g; 8h.

Considere as afirmativas abaixo, sobre os direitos dos associados, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta correspondente:

(___) Decidir pelo voto, em assembléia geral, assuntos de interesse da cooperativa.

(___) Votar e ser votado para cargos administrativos, fiscais ou outras funções.

(___) Participar das atividades econômicas, sociais e educativas.

(___) Ser consumidor e usuário dos serviços oferecidos pela cooperativa.

(___) Receber retorno proporcional das sobras de capital.


V, V, F, F, V.


V, V, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, V, V, F, V.


V, F, V, V, V.

Páginas: 123