CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


Leia com atenção as afirmativas a seguir:

I – A interdisciplinaridade é um fator adjacente na construção do conhecimento sociológico.

II – A sociologia pode ser tema transversal importante no processo pedagógico da escola.

III – Ensinar sociologia no ensino médio é fundamental para o processo de formação de pessoas críticas e profissionais capacitados.

É correto o que se afirma em:


I, II e III.


II e III apenas.


I e II apenas.


I e III apenas.


II, apenas.

No Brasil e em outros países vêm ganhando corpo a ideia de aplicação da justiça restaurativa pelo poder Judiciário, que consiste na busca de uma solução para o conflito que vai além da aplicação de uma sanção jurídica. Busca-se a composição do conflito de forma que as partes envolvidas tenham ciência da extensão dos danos causados e sejam capazes de compreender a verdadeira necessidade de reparação dos danos. Aqui no Brasil o foco está no agressor. O objetivo da justiça restaurativa está em fazer com que o agressor possa entender a justiça na aplicação da pena a ele imposta, além de, verdadeiramente, responsabilizar-se por sua conduta. Com base nesta informação, assinale a alternativa correta:


A interação entre os indivíduos em sociedade tem na solução de conflitos pelo poder Judiciário, uma cooperação, visto que mesmo sendo possível considerar que as partes estão em disputa para resolver uma controvérsia, todas concordaram que a decisão proferida é capaz atender os interesses em comum.


A forma de acomodação que pode decorrer de uma decisão judicial consiste na composição amigável do conflito, uma vez que a decisão tomada pelo juiz em beneficiar uma das partes somente reforça a competição existente entre elas para a obtenção de um resultado favorável em detrimento da outra parte.


O Poder Judiciário se caracteriza por lidar com interesses opostos em questões dos mais vários tipos. Assim, o máximo que se pode almejar com a iniciativa da justiça restaurativa é uma acomodação entre as partes envolvidas.


A justiça restaurativa, como aponta o texto, busca resolver uma situação de conflito sem ter que apelar necessariamente para as sanções como conhecemos. No entanto, ao apresentar uma solução só potencializa o conflito.


Conflito é a luta entre dois indivíduos ou grupos, em que cada um dos contendores almeja uma solução que excluí a solução desejada pelo adversário. Dessa forma, não há que se falar em justiça restaurativa.

Analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas:

I – A revolução industrial ocorreu da mesma forma em todos os países e continentes

PORQUE

II – Atingiu todas as esferas da estrutura social alterando o funcionamento das cidades.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:


A primeira assertiva está errada e a segunda está correta.


Ambas as afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.


Ambas as afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.


Ambas as afirmativas estão incorretas.


A primeira assertiva está correta e a segunda está errada.

Sobre o pensamento da sociologia como ciência é possível considerar que


tem como base principal a preocupação de todos os pensadores no restabelecimento da ordem vigente anteriormente, já que os indivíduos possuíam melhores condições de desenvolvimento pessoal e econômico quando trabalhava o uso da terra de forma artesanal.


leva em consideração a mudança de paradigma da vida do indivíduo no campo para as cidades e as leituras que devem ser feitas da nova realidade que se apresenta.


decorre de uma necessidade de garantia de ordem social vigente ao fornecer as respostas aos questionamentos formulados pelo indivíduo integrado numa nova dinâmica social.


é englobada pelo estudo da filosofia, numa relação de espécie e gênero, já que os estudos filosóficos por serem mais antigos, permitem uma maior compreensão do indivíduo e das suas necessidades de convívio social.


é referendada pelas alterações nas estruturas familiares ocorridas com a revolução industrial. As pessoas passam a considerar o casamento como uma ligação entre as famílias na manutenção de interesses comuns.

Leia o fragmento a seguir de Gilles Deleuze e Felix Guatari:

“Pedimos somente um pouco de ordem para nos proteger do caos. Nada é mais doloroso, mais angustiante do que um pensamento que escapa a si mesmo, ideias que fogem, que desaparecem apenas esboçadas, já corroídas pelo esquecimento ou precipitadas em outras, que também não dominamos. Perdemos sem cessar nossas ideias. É por isso que queremos tanto agarrar-nos a opiniões prontas”. (DELEUZE, Gilles; GUATARI, Felix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2010. p. 259-261).

Com base no exposto, fica claro que a busca pelo conhecimento não é algo simples, ou que se dá de maneira imediatista. Trata-se de um processo que leva tempo e exige amadurecimento de quem busca. Entretanto, é possível resumir esse processo em:


Caos; Angústia; Escapa; Ideia; Agarrar.


Sensibilidade; Capacidade; Superação; Opinião.


Ordem; Angústia; Pensamento; Corroídas.


Caos; Dor; Instabilidade; Questionar.


Proteção; Pensamento; Ideias; Fuga.

O mito, tradição oral com características simbólicas, era utilizado como meio, ou forma, para se explicar a natureza e a origem da vida na Grécia antiga. Com o advento da Filosofia, essa realidade deu lugar à razão crítica, fundada sobre o hábito:

 


De reaprender.


De questionar.


Da realidade.


Da simplicidade.


De afirmar.

Em busca de uma explicação para modo de funcionamento da Filosofia, não é raro que respostas se apresentem fundadas em teorias diversas. Entretanto, como é próprio dessa disciplina, não há doutrina, sistema ou método único; pelo contrário, ela se inicia com a simples prática do:

 


Separar.


Ser.


Definir.


Espantar.


Agir.

A cultura, como processo oriundo da interação humana, nem sempre se estabelece como necessária consideração para a compreensão da realidade antropológica e social. Entretanto, ela exerce influência direta no comportamento coletivo e individual, caracterizando o indivíduo e o coletivo. Assim, a cultura melhor expressa em:


Conjunto de situações particulares que influenciam o coletivo.


Realização consciente que promove ações de mudança.


Conjunto de escolhas influenciadas pelo comportamento.


Prática coletiva para a garantia de direitos fundamentais.


Conjunto de hábitos e costumes que caracterizam a sociedade.

O processo de aprendizado é marcado por inúmeras limitações. Uma vez superadas essas limitações que impedem o alcance do conhecimento, passa-se a lidar com a prática, os modos, para se conhecer. Inicialmente, e de maneira direita, o meio comum para essa finalidade é a coordenação das ideias e a submissão delas ao crivo:


Dos sábios.


Da lei.


Dos juízos.


Da fé.


Da razão.

O humano como um ser múltiplo e em constante transformação busca, a todo momento, significar a sua existência com a conquista de aspectos subjetivos e objetivos. Um dos maiores aspectos conquistados por esse humano é a liberdade; que pode ser concebida como:

 


Plena, pois o humano é completo.


Limitada, pois o humano não a conhece.


Garantida, pois a lei a protege.


Convencionada, a partir do consenso.


Satisfatória, o humano não precisa de toda liberdade.

Páginas: 123456