CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


[...] ao iniciar o Ensino Fundamental, os alunos possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural e tecnológico que devem ser valorizados e mobilizados. Esse deve ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências, oferecendo-lhes elementos para que compreendam desde fenômenos de seu ambiente imediato até temáticas mais amplas.

Nesse sentido, não basta que os conhecimentos científicos sejam apresentados aos alunos. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza.

É necessário destacar que, em especial nos dois primeiros anos da escolaridade básica, em que se investe prioritariamente no processo de alfabetização das crianças, as habilidades de Ciências buscam propiciar um contexto adequado para a ampliação dos contextos de letramento (BNCC, 2017, p. 329).

 

Sobre os objetos do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

 

A sequência correta se afirma em:
 


II, I, IV, V e III


II, III, IV, I e V


III, V, II, IV e I


I, IV, II, V e III


II, V, I, IV e III

Coleta Seletiva

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente. 

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.


Por que  separar os resíduos sólidos urbanos?

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão. 

 

Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.
 


Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.

 

Quando esta coleta mínima existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários (Ministério do Meio Ambiente. Coleta Seletiva. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html. Acesso em: 22 mar. 2019).

 

Sobre a coleta seletiva temo que:

 

I- A coleta seletiva tem como objetivo encaminhar os materiais selecionados às usinas de reciclagem.

II- A coleta seletiva consiste na seleção do lixo em sacos separados para cada tipo de material.

III- Após a coleta seletiva o lixo recolhido é colocado veículos especiais.

IV- Os materiais, após serem coletados são separados e avaliados e em seguida encaminhados para as usinas de reciclagem.

V- Os materiais dos produtos recicláveis passam por transformações para poderem ser aproveitados na fabricação de novos produtos

 

Assinale a alternativa com a sequência correta.


I, II, IV e V.


I, III, IV e V.


I, II, III, IV e V.


II, IV e V.


II, III, IV e V.

O Caule é a espinha dorsal da planta, mantendo-a ereta. O caule tem várias denominações. Nas árvores, chama-se tronco; haste nas plantas rasteiras e tenras; estipe, nos coqueiros e palmeiras; e colmo, quando dividido em nós e entre-nós. O caule pode, ainda, ser chamado estolão, nas suculentas e trepadeiras e, quando modificado, é conhecido por rizoma, bulbo, gavinha ou espinho. (PORTAL DA EDUCAÇÃO. Partes da Planta. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/partes-da-planta/6335. Acesso em: 08 mar. 2019)

 

Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I - O caule além de exercer o papel importante de sustentação das folhas, flores e frutos, exerce um papel importante no transporte de seivas no armazenamento de substâncias nutritivas.

 

 Porque

 

II - O caule forte e lenhoso com ramificações é comum em árvores do grupo Angiospermas (produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto) e Gimnospermas (raízes, caule e folhas), como por exemplo a mangueira, carvalho, figueiras dentre outras.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

A ilustração representa a imagem de uma Ariranha. Esse animal está em extinção.

 

Ariranha. Disponível em: https://bracketsmackdown.com/ariranha-desenho.html. Acesso em: 08 mar. 2019.

 

A Ariranha (Pteronura brasiliensis) é um mamífero da família Mustelidae, a mesma das lontras. No entanto, a ariranha é bem maior, podendo medir 1,8 metros, e pesar até 34 quilos. É encontrada em várias regiões da América do Sul. No Brasil, é encontrada principalmente nas bacias: Amazônia, Alta Bacia do Paraguai, do São Francisco e na Bacia do Paraná.

 

A pelagem da ariranha é curta e tem cor castanha, ficando mais escura quando molhada. Em seu queixo, peito e garganta, a ariranha apresenta manchas amareladas. A ponta do focinho da ariranha é coberta de pelos. A cauda da ariranha é musculosa e achatada do meio até a ponta, fazendo dela uma espécie de leme para o deslocamento na água. Além da cauda, os pés largos e com membranas entre os dedos fazem da ariranha uma excelente nadadora.

 

As ariranhas são monogâmicas (tem apenas uma parceiro). A reprodução ocorre na estação das chuvas, geralmente entre janeiro e março, sendo que a gestação dura aproximadamente 70 dias. De cada gestação nascem entre 1 e 5 filhotes. Durante os três primeiros meses, os filhotes não saem da toca, onde recebem o alimento da mãe.

 

Após esse período, se unem ao grupo, que defendem os filhotes em conjunto. Com um ano, os filhotes começam a se tornar independentes. Entre 2 e 3 anos, as ariranhas alcançam a maturidade sexual.

 

A destruição do habitat natural das ariranhas somada a caça desses animas durante décadas - por causa de sua pele macia e sedosa – fazem com que essa espécie seja considerada vulnerável e ameaçada de extinção.

(MMA/SINIMA. AriranhaPteronura brasiliensis. Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/mamiferos/ariranha_%28pteronura_brasiliensis%29.html. Acesso em 04 fev. 2011.Disponível em: https://www.infoescola.com/animais/ariranha/. Acesso em: 08 mar. 2019).

 

 

Analise as afirmações relacionadas a esse animal.

 

I - É um mamífero.

II - É vertebrado.

III - Presença de pelos.

IV - Fecundação interma

V - São animais ovíparos

 

Estão corretas:


I, II, III, IV, apenas.


I, II e III, apenas.


II, IV e V, apenas.


I, II, III, IV e V.


I, III, IV e V, apenas.

O ser humano retira da natureza tudo o que precisa para alimentar, vestir, construir sua casa e fabricar seus objetos. Todas essas coisas são feitas de diferentes materiais, como: madeira, plástico, papel, couro e vidro.

 

Os materiais podem ser classificados em naturais: naturais manufaturados, naturais não faturados e sintéticos.

 

 

A imagem acima, apresenta alguns tipos de materiais. Com base nesta visualização, assinale a sequência com a classificação de cada um desses materiais.


Natural manufaturado, sintético, sintético e natural não faturado.


Natural manufaturado, sintético, natural manufaturado e natural não faturado.


Natural manufaturado, sintético, natural não manufaturado e natural não faturado.


Natural não manufaturado, sintético, sintético e natural não faturado.


Natural não manufaturado, sintético, natural manufaturado e natural não faturado.

 

De quantas maneiras diferentes podemos perceber o ambiente em que vivemos? Qual a importância dos cinco sentidos para nossa vida? O sistema sensorial é o sistema do corpo humano responsável por enviar as informações recebidas pelos órgãos (tato, olfato, paladar e visão) ao sistema nervoso, que decodifica essas informações e envia-as para todo o corpo.

 

Sobre os órgãos dos sentidos e suas respectivas atuações, julgue os itens a seguir:

 

I) O tato é o sentido que nos possibilita reconhecer os odores, que se encontram dispersos no ar que respiramos. O principal órgão do corpo humano responsável pelo tato é o nariz.  

II) O paladar é o sentido no qual é possível sentirmos o sabor dos alimentos. O principal órgão relacionado ao paladar é a língua. Esse órgão apresenta estruturas denominadas botões gustativos que são responsáveis pela percepção dos sabores.

III) Por meio da visão, captamos a energia luminosa que, enviam esse estímulo luminoso até o cérebro. No cérebro esse estímulo é convertido em imagens. O órgão responsável pela visão são os olhos. O olho é recoberto por três membranas: esclera, coroide e retina  

IV) Na audição, os estímulos sonoros vindos do meio externo são maiores que os estímulos da visão. Os sons nos alertam sobre a aproximação dos riscos que corremos e, também, por meio deles podemos perceber a sensação de tranquilidade. O som é uma vibração do ar que é captada pela orelha externa.

V) O olfato é o sentido que possibilita percebermos texturas e a forma de objetos, bem como a diferença de temperatura (calor e frio), por meio da pele. Além disso, algumas partes do corpo apresentam maior sensibilidade, como a pele presente na ponta dos dedos e que recobre os lábios.

 

Estão CORRETOS os itens contidos em:


I e IV, apenas.


II e IV, apenas.


I e III, apenas.


I, II, III e V.


II, III e IV apenas.

Os mamíferos constituem o grupo "mais desenvolvido" do Reino Animal, devido aos processos evolutivos que possibilitaram a esses animais a aquisição de algumas características como: locomoção e coordenação motora, cérebro mais desenvolvido entre os animais, estratégia reprodutiva especial e o cuidado com a prole.


Porque


Esses processos evolutivos possibilitaram aos mamíferos a coordenação por meio das mudanças em todos os sistemas de órgãos que estão intimamente relacionados ao aumento de atividades e agilidade que são refletidos no sistema esquelético, muitos padrões especializados de locomoção se desenvolveram durante a radiação e adaptação dos mamíferos, de acordo com os diferentes modos de vida.

Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/65ra/resumos/resumos/9144.htm. adaptado. Acesso em: 19 abr.2019.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

 


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

 

Quando falamos em metamorfose estamos nos referindo às mudanças que ocorrem na estrutura, na forma do corpo de alguns organismos durante seu desenvolvimento. Os anfíbios anuros, e a maioria dos insetos, passam por metamorfose, ou seja, passam por uma mudança intensa de larva para a fase adulta. A metamorfose pode ser completa ou incompleta. Na metamorfose completa, diferente da metamorfose incompleta, o animal que sai do ovo é totalmente diferente do animal, da fase adulta, como o caso das borboletas.

 

Assim, a metamorfose completa compreende quatro fases distintas, são elas:

 

É correto apenas o que se afirma em:


Casulo, ovo, larva (lagarta),  e inseto.


Ovo, larva (lagarta), pupa e imago (borboleta).


Ovo, larva (lagarta),  imago (borboleta) e inseto.


Casulo, larva (lagarta), pupa e imago (borboleta).


Casulo, ovo, larva (lagarta),  e imago (borboleta).

Na avaliação tradicional, os resultados pertencem somente ao professor, pois ela acontece fora do processo de aprendizagem e tem como objetivo classificar os alunos e certificar patamares da escolarização. Assim, surgiu o portfólio, uma forma de avaliação que:


Certifica a passagem de uma etapa ou a conclusão de um curso escolar.


Prioriza o resultado final, não se atentando para os caminhos percorridos durante a aprendizagem.


Permite avaliar o processo de ensino-aprendizagem do aluno.


É baseada no cumprimento de uma série de requisitos estabelecidos pela burocracia institucional.


Não evidencia as habilidades e competências individuais que desenvolve o estudante.

Cientistas fazem afirmações baseadas em justificativas razoáveis. A abordagem científica perfeita é a demonstração. Uma demonstração é um argumento claro e completo. Em ciência, uma demonstração pode ser também algo prático como um experimento de laboratório, mostrando um fenômeno e estabelecendo causa e efeito. Uma demonstração mostra resultados certeiros e torna possíveis as generalizações, levando a previsões. Assim é a ciência moderna, em oposição à ciência antiga que, com sua proximidade da religião, usava a autoridade para combater argumentos e questionamentos sobre o “porquê” das coisas.

Disponível em: http://www.wfsj.org/course/pt/pdf/mod_5.pdf. Acesso em:24 ago.2017.

 

De acordo com a afirmação acima, é correto o que se afirma em:


Uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo por meio da história, compreender exclusivamente o mundo natural que o rodeia. 


Uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo por meio da história, para compreender a si mesmo e o mundo natural e material que o rodeia.


Uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo por meio da história, compreender exclusivamente a natureza que o rodeia.


Uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo por meio da história, compreender exclusivamente o mundo material que o rodeia.


Uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo por meio da história, compreender exclusivamente o mundo material que o rodeia.

Páginas: 12345678910