COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR


Vários estudos são realizados a fim de entender quem são e como pensam os empreendedores. Trata-se de mais uma tentativa de decifrar o DNA do empreendedor de sucesso. As conclusões trazem informações interessantes e que podem servir de referência aos que estão engajados ou pensam em empreender o próprio negócio. A respeito dos empreendedores podemos afirmar que:


Planejamento é uma tarefa que cabe ao gestor da empresa, não ao empreendedor.


Saber trabalhar em equipe não é uma qualidade necessária aos empreendedores, pois são eles próprios que fazem a diferença.


O empreendedor não precisa ser criativo, basta que reconheça oportunidades de negócios para empreender.


O empreendedor é motivado por sua criatividade, o que o impede de se comprometer com um projeto.


Ter iniciativa é uma prerrogativa do empreendedor, pois ele deve se antecipar aos acontecimentos para aproveitar oportunidades.

O empreendedorismo, ainda que presente em toda a história econômica contemporânea, é hoje um fenômeno global, dadas as profundas mudanças nas relações internacionais entre países e empresas, no modo de produção, nos mercados de trabalho e na formação profissional. O Brasil é apontado como um dos países mais empreendedores do mundo, mas há muito a melhorar no que se relaciona às condições de consolidação das milhares de iniciativas de novas empresas.

 No que se refere à história do empreendedorismo, analise as seguintes afirmativas como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:

I - O uso do termo empreendedor tem origem no Brasil em meados de 1700, para descrever os proprietários de empresas familiares.

II - Joseph Shumpeter define empreendedores como os inovadores que dirigem o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo.

III - Na Idade Média, empreendedores eram definidos como indivíduos que gerenciavam grandes projetos de produção, sem assumir seus riscos, apenas administrando os mesmos, utilizando recursos disponíveis de terceiros.


I ( V ) II ( F ) III  ( V )


I ( F ) II ( V ) III  ( V )


I ( V ) II ( V ) III  ( F )


I ( V ) II ( V ) III  ( V )


I ( F ) II ( F ) III  ( F )

Ser criativo é uma habilidade dos seres humanos, cada pessoa pode contribuir de uma forma diferenciada, enxergar as coisas de um jeito muito mais simples e então potencializar o uso das informações que são comuns a todas as pessoas e áreas.

Leia as seguintes afirmações e identifique-as como F (Falsa) ou V (Verdadeira):

I - As novas oportunidades exigem uma reação imediata, o ambiente é altamente competitivo e as estratégias devem ser implementadas com consistência e rapidez.

II - Nas empresas onde são observadas muitas restrições, normas, hierarquia rígida, políticas e regulamentos, provavelmente o fluxo de ideia e de  criatividade é muito maior.

III - As empresas, mesmo quando são líderes de mercado, devem investir em inovação, uma vez que, para se manterem nesta posição têm que se adequar às novas necessidades dos clientes.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:


I - (F), II - (V), III - (F)


I - (V), II - (V), III - (V)


I - (F), II - (F), III - (V)


I - (V), II - (F), III - (V)


I - (V), II - (V), III - (F)

Segundo Robert D. Hisrich, “empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”. A respeito de empreendedorismo e suas características, assinale a opção correta.


Embora não gere impactos sociais, o empreendedorismo promove mudanças nas empresas e no ambiente de negócios. 


O empreendedor está associado à promoção de inovações por meio do aproveitamento de oportunidades empreendedoras.


Devido à crise econômica e ao pequeno número de empresas de empreendedores, o empreendedorismo está em baixa no Brasil. 


O empreendedor é um indivíduo que corre altos riscos e não necessita de planejamento para saber que um novo negócio dará certo.


O empreendedor é um indivíduo promotor de mudanças, de comportamento inato, portador de traços que não se aprendem. 

Uma das habilidades mais importantes de um empreendedor é a criatividade. Pensando nesse tema, leia as sentenças abaixo e avalie se é verdadeira (V) ou falsa (F):

(     ) A criatividade é inata e não pode ser desenvolvida por quem não a tem.

(     ) Pessoas criativas são pessoas curiosas.

(   ) A criatividade é uma ferramenta que ajuda a inovar e a obter melhores resultados.

(     ) Pessoas criativas são ativas e persistentes.

Agora marque a alternativa CORRETA:


V, V, V, V.


F, F, F, F.


F, V, V, F


F, V, V, V.


V, V, F, F.

De acordo com o Sebrae, o comportamento empreendedor pode ser moldado em três momentos distintos: analisando as realizações; quando está planejando; e agindo como líder. Quando o empreendedor age com ações específicas de líder, suas ações buscam?

Marque a alternativa correta.


Planeja e monitora sistematicamente as ações.


Persuasão e rede de contatos.


Estabelece metas.


Busca oportunidades e tem iniciativa.


Tem persistência e comprometimento.

As pessoas criativas possuem habilidades que as auxiliam, na resolução de problemas e na redução de riscos. Sobre as habilidades de uma pessoa que desenvolveu a criatividade, leia a afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F paras as falsas:

I – pessoas criativas são capazes de propor soluções novas e melhores a velhos problemas: para construir uma solução inovadora é necessário conhecer bem o problema, analisa-lo sob todos os ângulos e persistir até encontrar a solução adequada. 

II – pessoas criativas tem ousadia e disposição para assumir os riscos na busca de soluções criativas.

III – pessoas criativas exploram ao máximo a imaginação: o grande desafio e transformar as ideias em produtos ou serviços de utilidade no mercado.

Marque a alternativa que contém a sequência correta é:


V - F - V


F - F - V


V - V - V


F - V - F


F - F - F

De acordo com o Sebrae, o comportamento empreendedor pode ser moldado em três momentos distintos: analisando as suas realizações; quando está planejando; e agindo como líder. No que se refere às realizações do empreendedor, podemos afirmar que ele é identificado como uma pessoa que:


Corre riscos calculados e tem persistência e comprometimento.


Planeja e monitora sistematicamente suas ações.


Independência e autoconfiança.


Estabelece metas e busca informações.


Autodeterminação e motivação de seus parceiros.

O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. Antigamente, imaginava-se que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje já se sabe que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada. A respeito de empreendedorismo e suas características, assinale a opção correta.


O empreendedor é um indivíduo promotor de mudanças, de comportamento inato, portador de traços que não se aprendem.


As características empreendedoras são dádivas de Deus, quem não nasce com elas não conseguirá desenvolvê-las.


O empreendedor está associado à promoção de inovações por meio do aproveitamento de oportunidades empreendedoras.


Embora não gere impactos sociais, o empreendedorismo promove mudanças nas empresas e no ambiente de negócios.


Devido à crise econômica e ao pequeno número de empresas de empreendedores, o empreendedorismo está em baixa no Brasil.

De modo geral, poucas são as pessoas que param para refletir sobre o planejamento de sua vida, pois traçar metas significa assumir compromisso consigo mesmo. O PEP – planejamento estratégico pessoal é uma excelente ferramenta para desenvolver esse trabalho considerado muito difícil para muitas pessoas.

Sobre esta interessante ferramenta e sua aplicabilidade no planejamento de vida pessoal.

Marque a alternativa correta:


Dificilmente alguém conceberia a ideia de uma empresa funcionar com planejamento formal, que leve ao seu desenvolvimento.


O PEP reduz hábitos positivos e de desenvolvimento de habilidades pessoais.


A aplicação do PEP possibilita uma menor organização pessoal.


A aplicabilidade do PEP possibilita a organização pessoal, melhor utilização do tempo, e a redução de hábitos negativos.


O PEP é um método de organização que engloba técnicas de mudanças exteriores, posturas e hábitos relacionados ao gerenciamento de uma carreira profissional, exclusivamente.