COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR


O tema “inovação” foi e ainda é estudado por vários autores. Dentre esses, alguns tornaram-se clássicos e grandes referências sobre o assunto como, por exemplo, Joseph Schumpeter e Peter Drucker. Pensando nesses autores, avalie as sentenças abaixo:

 

              I. Para Peter Drucker uma empresa precisa criar um cliente e desempenhar duas funções básicas, que são: marketing e inovação.

             II. A ideia de “ciclos econômicos”, proposta por Schumpeter, está ligada ao próprio sistema capitalista que destrói incessantemente velhos modelos e os substitui por novos.

          III. A ideia de “destruição criativa”, proposta por Schumpeter, relaciona-se a um movimento contínuo do    capitalismo, composto por ondas de prosperidade e vales de estagnação e recessão.

 

Agora marque a alternativa CORRETA:

 


Todas são falsas.


Apenas I é verdadeira.


I e II são verdadeiras.


Apenas III é verdadeira.


Todas são verdadeiras.

A escolha entre todos os potenciais negócios que um candidato a empreendedor pode iniciar é uma decisão muito difícil, considerando as várias oportunidades de negócio existentes. Degen (2009, p.42) em seu livro "O empreendedor" aponta dez setores empresariais mais populares entre empreendedores. Tendo em vista esses setores, assinale a alternativa CORRETA:


A franquia é uma opção para aqueles empreendedores que querem correr riscos.


A agricultura ou agronegócio não é uma opção para o candidato a empreendedor, pois o Brasil tem poucas oportunidades para a exportação nesse setor.


A consultoria não é escolhida por muitos empreendedores por exigir um alto investimento em estrutura física e cursos técnicos.


O setor de construção é uma boa escolha para empreendedores, visto que há relativa facilidade em adquirir conhecimentos e treinamentos necessários para abrir o próprio negócio.


A escolha pela consultoria não é muito comum entre executivos que perdem o emprego ou se aposentam.

A cultura organizacional é a maneira de ser de cada organização e de seus participantes. São sistemas de crenças e valores de interações sociais típicos de cada organização; não são estáticos e permanentes, mas sofrem alterações ao longo do tempo. Para identificar a cultura organizacional de uma empresa, precisamos observar:

I – o ambiente físico

II – como o líder gerencia as pessoas

III – os concorrentes

IV – como são as relações humanas na organização.

Assinale a alternativa que apresenta as respostas corretas:


apenas III e IV


apenas II, III e IV


apenas I, II e IV


apenas II e IV


apenas I, III e IV

Quanto às características das pessoas empreendedoras, podemos afirmar que uma das alternativas não condiz com a realidade estudada:

Planejar e organizar.


Correr riscos sem limites.


Buscar informações e estabelecer metas.


Criar e inovar.


Agir com foco e positivamente.

Existem vários tipos de empreendedores.  Um deles é aquele apaixonado não apenas pelas empresas que cria, mas principalmente pelo ato de empreender.  Geralmente é uma pessoa dinâmica, prefere os desafios e a adrenalina envolvidos na criação de algo novo a assumir uma postura de executivo que lidera grandes equipes. Sua habilidade maior é acreditar nas oportunidades e não descansar enquanto não as vir implementadas. Ao concluir um desafio, precisa de outros para se manter motivado. Às vezes se envolve em vários negócios ao mesmo tempo e não é incomum ter várias histórias de fracasso. Mas estas servem de estímulo para a superação do próximo desafio. Podemos afirmar que a descrição acima é referente ao empreendedor


inesperado


serial


interno


social


herdeiro

A análise FOFA (SWOT) é uma ferramenta de gestão bastante difundida nas organizações. Apesar de sua simples execução, esse método se mostra bastante eficaz na identificação dos fatores que influenciam no funcionamento da organização fornecendo informações bastante úteis no processo do planejamento. No que se refere a matriz FOFA, é correto afirmar que através desta ferramenta


é avaliado, exclusivamente, o ambiente externo que envolve a instituição, traçando-se os cenários otimista, pessimista e intermediário.


são estabelecidos os objetivos da instituição e definidos os indicadores de resultado e as metas correspondente


são traçados os objetivos de curto, médio e longo prazo e definidas as ações necessárias.


são definidas a visão e a missão da organização, que traduzem o consenso dos seus membros sobre o futuro que se deseja.


são identificados os pontos fortes e fracos da instituição, bem como as ameaças e oportunidades.

O plano de negócios é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases realistas. Um plano de negócios bem feito deverá estar em condições de ser implantado e de sensibilizar parceiros e investidores. Com relação ao plano de negócios,  assinale a afirmativa correta: 


O plano de negócios é uma importante ferramenta no auxílio à tomada de decisão quanto à implementação do negócio.  


Durante a elaboração do plano de negócios, o empreendedor tem uma oportunidade única de olhar para o negócio de maneira superficial e sem a preocupação com a parte financeira do negócio.


O plano de negócios, por conter questões operacionais, não serve de ferramenta para a tomada de decisões. 


O plano de negócios auxilia na tomada de decisões, mas não demonstra a viabilidade do empreendimento.

 


O relatório final do plano de negócios traz apenas a definição dos objetivos pretendidos com o negócio.

A demanda por profissionais éticos tem crescido a cada ano. Todas as atividades e atitudes devem ser regidas por princípios éticos, que indicam se o tipo de comportamento praticado é aceitável ou não. A ética pode ser definida como:


a conduta dos colaboradores observada apenas no ambiente de trabalho.


conjunto de valores e regras que definem a conduta dos indivíduos como certa ou errada.


conjunto de proibições particularmente referentes ao convívio em família.


um conjunto de valores genéticos que são passados de geração em geração.


a boa vontade dos colaboradores para ajudar os colegas de trabalho.

Durante muito tempo acreditou-se que os empreendedores já nasciam prontos, mas estudiosos do comportamento humano começaram a mapear comportamentos empreendedores e identificaram que era possível sim desenvolver uma atitude empreendedora. Em um estudo encomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) foram definidas as 10 CCEs – Características de Comportamento Empreendedor.

Assinale abaixo a característica que se refere à capacidade de influenciar as pessoas, manter relações comerciais e utilizar pessoas chave como parceiras no alcance de seus objetivos.


busca de informação


comprometimento


independência e autoconfiança


persuasão e rede de contatos


planejamento e monitoramento sistemáticos

Páginas: 12345678910
1112