CLIMATOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.

Os fatores geográficos do clima são responsáveis pela diferença climática da Terra. Eles proporcionam irregularidades na distribuição dos elementos climáticos, como pressão e temperatura. Os elementos climáticos que se destacam na formação do clima são: a latitude, a altitude, a continentalidade, a vegetação e as atividades humanas.

De acordo com nossos estudos sobre esse assunto assinale a ALTERNATIVA CORRETA:


A quantidade total de radiação solar recebida pela superfície terrestre depende da duração do dia, que é a mesma ao longo do ano para cada latitude, mas não é a mesma em todas as latitudes. 


O comportamento térmico das rochas, solos e água é diferente. O albedo da água é bem menor do que das rochas e solo. Assim, água se aquece e resfria mais lentamente do que os continentes. 


A temperatura se altera com a altitude. Assim, na troposfera, quanto mais alto se está, maiores são as temperaturas que se sente. Isso acontece devido à proximidade com o Sol.


As correntes marítimas se comportam como corpos individualizados de água, que se diferenciam por sua densidade e temperatura aquecendo todos os climas dos lugares por onde circulam. 


A latitude é o fator climático que explica a razão de os raios solares atingirem a superfície terrestre de forma desigual. Quanto maior a latitude, menor a inclinação dos raios solares na Terra.   

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.

Anticiclones, furacões, tufões, ciclones e tornados são tempestades atmosféricas que se diferenciam, especialmente, pelo tamanho, intensidade e origem. Leia a descrição a seguir e assinale a alternativa que se encontra em acordo com tais características:

São áreas de alta pressão em torno das quais o vento sopra no sentido do movimento dos ponteiros do relógio, no Hemisfério Norte, e no sentido oposto no Hemisfério Sul. Trata-se dos:


Ciclones. 


Furacões.


Tufões.


Anticiclones.


Tornados.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.

A radiação solar varia espacial e temporalmente. Desta forma, ao longo do planeta, varia de com a latitude, especialmente, mas também de acordo com a altitude e o material que recobre a superfície (se vegetação, geleira, construções, etc.). Em relação ao tempo, como a Terra apresenta movimento anual em torno do Sol, em função de sua inclinação, a radiação que incide em determinada região não será a mesma ao longo de todo o ano. 

De acordo com nossos estudos sobre variação espacial e temporal da radiação solar, analise as assertivas abaixo e julgue-as como verdadeiras e falsas:

(  ) Cada estação do ano apresenta características diferentes no que se refere ao tempo atmosférico. Isso acontece graças à variação de energia solar incidente em cada uma das estações.

(  )  Existem dois dias do ano em que a Terra recebe igual insolação. Estes momentos são denominados equinócios, e acontecem no outono e na primavera.

(  ) A região da linha do Equador é a que recebe insolação com maiores flutuações ao longo do ano. Isso acontece em função da grande variação na duração dos dias e das noites.

(  ) Considerando os polos Norte e Sul é correto afirmar que tratam-se das duas localidades da Terra onde há maior insolação durante os verões dos Hemisfério Norte e Sul, respectivamente.

(  ) O dia do ano em que o Hemisfério Sul recebe maior insolação é denominado solstício de verão e ocorre no mês de dezembro, quando inicia o inverno para o Hemisfério Norte. 

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


VVFFF


FFVVF


VFFFV


VVFFV


FVVFV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.

Ao longo de nossos estudos vimos que as massas de ar são grandes volumes de ar que apresentam características físicas uniformes em sua extensão, as quais variam conforme o lugar onde se originam. Com base nas massas de ar que influenciam os climas do Brasil, assinale a alternativa correta:


A massa de ar tropical atlântica influencia diretamente o clima da Região Norte do país, dificilmente atingindo outras regiões. 


A massa de ar equatorial marítima é úmida por se formar sobre o mar, e desenvolve precipitações constantes.


A massa de ar equatorial continental é seca, como todas as massas de ar formadas sobre os continentes.


A massa de ar polar antártica é úmida e quente, pois se desloca sobre o cálido continente sul-americano. 


A massa de ar tropical continental se forma sobre a Bacia Amazônica brasileira, sendo bastante estável. 

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.

 

Sabe-se que o ar atmosférico é constituído por vários gases que formam uma mistura transparente, incolor e inodora. Além dos gases, o ar também é composto por vapor de água, partículas de pó, cinzas vulcânicas, micro-organismos e sais. Nessa perspectiva, leia as assertivas abaixo e classifique-as como verdadeiras ou falsas.

 

(    ) As partículas do ar se distribuem homogeneamente por toda a atmosfera terrestre, fazendo com que o ar de uma grande cidade apresente a mesma composição que o ar de uma floresta tropical.

(    ) O ar atmosférico é quente e úmido na região equatorial do planeta Terra e frio e seco nas regiões polares.

(    ) Considerando a composição do ar atmosférico, pode-se afirmar que quanto maior a quantidade de monóxido de carbono (CO) e de dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico (CO2), menor o índice de poluição atmosférica.

(   ) As massas de ar são entendidas como grandes volumes de ar, cujas características físicas (temperatura, densidade, umidade, etc.) podem ser consideradas relativamente uniformes em sua extensão.

(   ) A alta emissão de dióxido de carbono (CO2) pelas indústrias automobilísticas é a única responsável pelo agravamento do aquecimento global no nosso planeta.

 

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


FVFVF


FVVVF


FVVVV


VVVVF


FFVVV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.

As nuvens são formadas no processo denominado ciclo da água. Trata-se de água em seu estado gasoso e/ou sólido, em suspensão na atmosfera. São fundamentais para a dinâmica natural do planeta Terra, sendo importante para o efeito estufa e espalhamento da luz solar sobre a superfície terrestre, entre outros. Com base no assunto em questão, verifique quais assertivas estão corretas e quais estão incorretas:

(  ) Geralmente, as nuvens se formam pela condensação do vapor d'água, isto é, o vapor se liquefaz em gotículas de água que se formam em torno de uma partícula higroscópica.

(  ) As nuvens são importantes para a vida na Terra, pois, além de garantirem água para reabastecimento dos corpos hídricos, permitem que a radiação chegue, integralmente, à superfície do planeta.

(  ) A cobertura de nuvens no Brasil se apresenta significativa, habitualmente, graças às altas temperaturas que predominam no país, além da presença volumosa de água disponível para evaporação.

(  ) A energia fornecida pelo Sol é capaz de originar massas de ar em movimento ou, simplesmente, vento. A ação do calor forma massas de ar ascendentes, gerando vazios que serão ocupados por células de ar de alta pressão.

(  ) A Terra permanece completamente circundada por nuvens, o tempo inteiro. Graças a esse fenômeno o céu se apresenta na cor azul, em dias ensolarados. 

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


IICCI.


 CIICI.


CICCI.


IIICI.


CICII.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.

Ao contrário do que a ciência defendeu, majoritariamente, até o início de 2012, agora a comunidade científica começa a proclamar o “mito do aquecimento global”, justificando que a atividade solar é a grande responsável pelas mudanças climáticas, e não o ser humano. No entanto, empiricamente se percebe mudanças no clima em nosso cotidiano: quando se sente a diferença de umidade quando se está próximo a uma mata, ou longe dela, por exemplo.

A respeito da poluição atmosférica assinale a alternativa CORRETA:


O dióxido de carbono, o metano e o vapor d’água são exemplos de gases que reduzem o efeito estufa, por reagirem contra os mesmos.


O principal agente responsável pelas alterações climáticas ao longo da história geológica do planeta é o ser humano.


O desmatamento para liberação de áreas (para agricultura, por exemplo) e o próprio consumo do produto contribui para as alterações locais do clima.


A queima de combustíveis fósseis e as queimadas de florestas não contribuem para a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.


Uma das formas de reduzir a poluição atmosférica se dá através do reflorestamento, pois as árvores consomem oxigênio.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.

A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera, resultando em:


Inversões térmicas.


Fotossíntese. 


Camada de ozônio.


Chuvas ácidas.


Efeito estufa.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.

Os fenômenos atmosféricos podem ser sentidos pelos seres humanos, e são comumente traduzidos por características como calor, frio, úmido, seco, entre outros. Sobre a dinâmica do sistema atmosférico terrestre assinale a alternativa CORRETA:


As isóbaras são variações na pressão atmosférica, caracterizadas pela rápida elevação da pressão, devido a entrada de frentes frias.


A diferença de pressão atmosférica entre lugares distintos propicia o deslocamento do ar da zona de baixa pressão para a de alta pressão.


A temperatura está relacionada à velocidade do movimento das partículas que constituem a matéria: quanto menos veloz o movimento, maior a temperatura.


O ar atmosférico exerce uma força sobre todos os corpos, devido à ação da gravidade, denominada pressão atmosférica.


Pressão e temperatura são duas características variáveis da atmosfera, que não apresentam relação direta entre si.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.

A Terra possui uma inclinação de 23° 27’ em seu eixo, com relação ao plano de órbita em torno do Sol. Tal inclinação, associada ao seu movimento de rotação e translação, propicia a incidência dos raios solares de maneira desigual sobre o globo terrestre.


 Disponível em: http://esec-arouca.pt/joomla/documentos/astronomia/site7d/translacao.jpg, acesso em Jul. 2016.

 

Sobre o movimento de translação identificado no esboço acima, julgue as assertivas:

 

I)                    Por volta do dia 21 de março ocorre o equinócio de primavera no Hemisfério Sul e o equinócio de outono no Hemisfério Norte.

II)                  Por volta do dia 21 de junho ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte e o solstício de inverno no Hemisfério Sul.

III)                Por volta do dia 21 de junho e 21 de dezembro ocorrem os dias de solstícios, ou seja, quando há igualdade na distribuição de luz e calor entre os hemisférios.

IV)               Os dias 21 de março e 23 de setembro, também conhecidos como equinócios, são os dias do ano em que os raios solares estão distribuindo de forma equitativa, luz e calor para os hemisférios Norte e Sul.

V)                 No solstício de inverno ocorre o dia mais curto e a noite mais longa do ano, enquanto no solstício de verão acontece o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

 

Pode-se dizer que estão corretas as afirmativas:

 


I, II e III.


I, III e V.


II, III e IV.


II, IV e V.


III, IV e V.

Páginas: 123456