CISCO PACKET TRACER - LABORATÓRIO DE REDES


A figura abaixo representa os elementos de uma rede IoT. No Packet Tracer podemos visualizar tais elementos selecionando as respectivas opções na barra de componentes:


Componentes e End Devices
Network Devices e Home Devices
End Devices e Home
End Devices e Smart City
Home e End Devices

Para conectar dispositivos sem fio à uma rede doméstica inteligente faz-se necessário:


Através da guia CONFIG, alterar a interface Wireless modificando o SSID de padrão para Home Gateway e em seguida um endereço IP será atribuído automaticamente pelo DHCP
Através da guia DESKTOP, alterar a interface Wireless modificando o SSID de padrão para Wi-Fi e em seguida um endereço IP será atribuído automaticamente pelo Home Gateway
Através da guia SSID, alterar a interface Wireless modificando o DHCP de padrão para Home Gateway e em seguida um endereço IP será atribuído automaticamente pelo Home Gateway
Através da guia CONFIG, alterar a interface Wireless modificando o DHCP de padrão para Home Gateway e em seguida um endereço IP será atribuído automaticamente pelo SSID
Através da guia CONFIG, alterar a interface Wireless modificando o SSID de padrão para DHCP e em seguida um endereço IP será atribuído automaticamente pelo Home Gateway

Todo tipo de rede necessita de uma certa infraestrutura, no caso da rede doméstica inteligente faz-se necessário um Home Gateway. O que é e para que serve um Home Gateway ?


Dispositivo capaz de interligar duas ou mais redes, serve como ponto de gerenciamento dos elementos conectados em uma rede.
Dispositivo capaz de gerenciar uma única rede distribuindo regras de acesso para cada elemento da rede
Dispositivo responsável em localizar e traduzir os endereços de sites para números IPs
Dispositivo capaz de identificar ataques ou transações suspeitas entre elementos de uma rede
Dispositivo que analisa o tráfego de rede e determina quais operações de transmissão e recepção de dados podem ser executadas

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Após inserir os dispositivos no projeto que você está criando no Packet Tracer os mesmos precisam ser configurados. Para dispositivos intermediários, como roteadores e comutadores como isso pode ser feito ?


Através de uma barra de "Propriedades" exibida junto à barra de dispositivos que contém todas as especificações dos elementos de uma rede
Através da interface de desktop que fornece acesso à configuração de IP, configuração sem fio, prompt de comando, navegador da Web e muito mais.
Através da guia "Serviços" que permite configurar servidor Web, servidor DHCP, servidor DNS ou vários outros servidores
Os dispositivos podem ser configurados ou investigados por uma guia "Config" ou através de linha de comando, Lembrando que a guia "Config" não existe nos equipamentos físicos é apenas para aprendizado.
Basta interligar os dispositivos de maneira correta, que então, as configurações necessárias para que os mesmos se comuniquem acontecemde forma automática no Packet Tracer

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. No Packet Tracert existe a barra de dispositivos, onde podemos encontrar o botão . Qual a finalidade deste botão?


Trata-se de um botão indicativo de interrupções na rede, impossibilitando que os pacotes de dados possam trafegar naquele ponto.
É utilizado para conexões exclusivas entre computadores e servidores, não sendo possível sua utilização em outros dispositivos
Simboliza a conexão com a Internet possibilitando que o Packet Tracert possa ser operado remotamente através de outro computador
É o botão que indica se estamos conectados ao servidor da cisco ou se o Packet Tracer está rodando de forma local (somente no seu computador)
Trata-se do botão de conexões, que exibe uma barra com diversas opções de tipos de cabeamentos que podem ser utilizados para ligar um dispositivo à outro no Packet Tracer.

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. Ao utilizar qualquer tipo de software, é possível notar que alguns comandos são comuns, como "Abrir", "Salvar",  "Salvar como" e "Sair". No Packet Tracert você também encontrará esses comandos e alguns outros que são específicos dele, como por exemplo o comando "Open Samples", que tem como função:


Permitir a exibição de outras barras de ferramentas no Packet Tracert
Interligar dispositivos de rede com dispositivos de IOT através da abertura de portas especiais
Enviar pacotes de dados pela rede para provar a sua funcionalidade
Exibir um diretório (pasta) de exemplos pré-construídos de recursos e configurações de vários dispositivos de rede e Internet das Coisas.
Remover as informações de registro do Packet Tracer e obrigar o próximo usuário a fazer o procedimento de login novamente.

No Packet Tracer os botões "Realtime" e "Simulation" possuem funções específicas. Considerando a figura abaixo, podemos dizer que o usuário está realizando qual tarefa ?

i344036v1n3_344036.PNG

 


Criando uma nova rede
Definindo uma área para posicionamento dos componentes de uma rede
Testando a conectividade usando PDUs simples ou complexas
Comparando o desempenho de duas redes distintas
Apagando componentes de uma rede

Quado o modo de visualização física é exibido no Packet Tracer um esquema organizacional deve ser seguido conforme os elementos que se apresentam. a ordem corrreta destes elementos é:

 

 


Cidade, Intercidades, Armário de fiação, Construção
Cidade, Intercidades, Construção, Armário de fiação
Construção, Armário de fiação, Intercidades, Cidade
Armário de fiação, Construção, Cidade, Intercidades
Intercidades, Cidade, Construção, Armário de fiação
Páginas: 12