CIRCUITOS ELÉTRICOS IV


O sistema da figura abaixo fechado em estrela não-aterrado, está desequilibrado. Utilizando as componentes simétricas, calcule a potência complexa total trifásica do circuito.


3645 – j2264 VA


1050 – j1250 VA


6480 – j2156 VA


6260 – j4652 VA


7550 – j1865 VA

 

 


V0 = 40 < 120° [V]; V1 = 260 < 120° [V]; V2 = 180 < 180° [V] 


V0 = 80 < 90° [V]; V1 =  320 < 0° [V]; V2 = 160 < 45° [V]


V0 = 40 < 0° [V]; V1 = 260 < 0° [V]; V2 = 180 < 180° [V] 


V0 = 80 < 45° [V]; V1 =  320 < 60° [V]; V2 = 160 < 90° [V] 


V0 = 80 < 0° [V]; V1 =  320 < 30° [V]; V2 = 160 < 90° [V] 

O que representa o inverso da matriz transformação?


É composta pelo conjunto de operadores que possibilitam a conversão de um sistema trifásico simétrico e equilibrado em um sistema trifásico assimétrico e desequilibrado, sem alteração de ângulo entre as fases.


A distribuição de potência ativa nos barramentos.


É composta pelo conjunto de operadores que possibilitam a conversão de três sistemas trifásico simétricos e equilibrados em um sistema trifásico assimétrico e desequilibrado.


É composta pelo conjunto de operadores que possibilitam a conversão de um sistema trifásico assimétrico e desequilibrado em vetores de referência do mesmo sistema.


A distribuição de potência reativa nos barramentos.

O que representa a matriz transformação?


É composta pelo conjunto de operadores que possibilitam a conversão de um sistema trifásico simétrico e equilibrado em um sistema trifásico assimétrico e desequilibrado, sem alteração de ângulo entre as fases.


É composta pelo conjunto de operadores que possibilitam a conversão de um sistema trifásico assimétrico e desequilibrado em um sistema trifásico simétrico e equilibrado.


É composta pelo conjunto de operadores que possibilitam a conversão de um sistema trifásico assimétrico e desequilibrado em vetores de referência do mesmo sistema.


É composta pelo conjunto de operadores que possibilitam a conversão de um sistema trifásico assimétrico e desequilibrado em um sistema trifásico simétrico e equilibrado sem alteração de ângulos entre as fases.


É composta pelo conjunto de operadores que possibilitam a conversão de um sistema trifásico simétrico e equilibrado em um sistema trifásico assimétrico e desequilibrado.

Utilizando as componentes simétricas, calcule a potência ativa total absorvida pela carga fechada em triângulo mostrado na figura abaixo.


2,45 kW


3,36 kW


1,65 kW


4,84 kW


5,65 kW

A carga conectada em estrela desequilibrada da figura abaixo tem tensões de fase equilibradas e simétricas de 100 V e a sequência de fase acb. Calcule a potência ativa trifásica consumida pelo circuito. Adote ZA = 15 Ω, ZB = 10 + j5 Ω e ZC = 6 - j8 Ω.


2405,83 W


4168,92 W


850,52 W


3202,65 W


1562,25 W

Em relação aos fechamentos tipo: ∆ e Y, assinale a afirmativa correta.


Um circuito ligado em Y, dispor de caminho de retorno, oferece uma impedância infinita às correntes de linha de sequência zero.


Se o neutro de um circuito em Y estiver aterrado através de uma impedância não nula, coloca-se uma ligação de impedância zero entre o neutro e a barra de referência.


Um sistema trifásico funciona como monofásico, no tocante às correntes de sequência inversa (negativa), uma vez que essas são as mesmas em módulo e fase em qualquer ponto das três fases do sistema.


Um circuito ligado em ∆, por não dispor de caminho de retorno, oferece uma impedância infinita às correntes de linha de sequência zero.


Se um circuito está ligado em Y, com ligação do neutro para a terra ou para outro ponto neutro, a soma das correntes que vão para o neutro, nas três fases, é sempre igual a zero.

O teorema de Fortescue afirma que um sistema desequilibrado de n fasores relacionados pode ser resolvido em n sistemas de fasores balanceados, chamados de componentes simétricos dos fasores originais. Dentro desse contexto, o que representa o operador α (alfa)?


Este operador é o responsável pela rotação de 120° da componente, fazendo com que fique assimétrica em relação ao sistema trifásico.


Este operador é o responsável pela rotação de 90° da componente, fazendo com que fique simétrica em relação ao sistema trifásico.


Este operador é o responsável pela rotação de 90° da componente, fazendo com que fique assimétrica em relação ao sistema trifásico.


Este operador é o responsável pela rotação de 120° da componente, fazendo com que fique simétrica em relação ao sistema trifásico.

 


Este operador é o responsável pela rotação de 120° da componente em relação ao sistema trifásico.

Sobre sistemas trifásicos desbalanceados, é correto afirmar que:


Os sistemas trifásicos desbalanceados ou desequilibrados são causados exclusivamente por fontes de tensão que têm magnitudes diferentes entre si.


O cálculo da potência de sistemas desequilibrados exige o cálculo da potência de cada fase, já que não se pode considerar que a potência trifásica equivalente ao triplo da potência de uma fase, desconsiderando sempre o fator de potência neste caso.


Quando conectados em estrela os sistemas desequilibrados produzem uma corrente na linha neutra igual a zero.


Os sistemas trifásicos desbalanceados são aqueles que têm impedâncias de cargas desiguais entre as fases quando alimentados por uma fonte de tesão também trifásica.


Os sistemas trifásicos desbalanceados ou desequilibrados são causados exclusivamente por fontes de tensão que têm ângulos diferentes entre si.

Sobre componentes simétricos, é correto afirmar que:


Estes propõem a representação de sistemas trifásicos desbalanceados por meio de três sistemas desequilibrados de fasores.


Estes propõem a representação de sistemas trifásicos balanceados por meio de três sistemas equilibrados de fasores.


Estes propõem a representação de sistemas trifásicos balanceados por meio de três sistemas desequilibrados de fasores.


Estes propõem a representação de sistemas trifásicos desbalanceados por meio de três sistemas equilibrados de fasores.


Estes são amplamente utilizados para estudos em sistemas de distribuição.

Páginas: 123