BOTÂNICA


A manutenção da rigidez de uma célula vegetal ocorre graças a certos componentes celulares e à presença de água nos vacúolos. Caso uma célula vegetal seja colocada em uma solução salina, é provável que:

 

 I. A pressão de turgor diminua devido à saída de água do vacúolo celular.

II. Ocorra um processo denominado plasmólise, já que o meio é hipotônico em relação à célula.

III. A membrana celular se distenda e a parede celular se rompa devido ao acúmulo de água.

 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):


I e II, apenas.


I, II e III.


I, apenas.


I e III, apenas.


II, apenas.

Para se sustentarem, as células vegetais mantêm no interior de seus vacúolos soluções salinas que formam um meio intracelular hipertônico em relação ao meio externo. Isso faz com que a água penetre na planta por meio de osmose e se acumule em seu interior, pressionando a parede celular.

Tal processo, que garante a sustentação de partes não lenhosas dos vegetais é chamado de:


gutação.


turgor.


crivação.


transpiração.


respiração.

A polinização é um fenômeno em que os grãos de pólen são transferidos das anteras para o estigma, facilitando a fecundação e dando origem aos frutos e sementes. A respeito da polinização e da fecundação, analise as afirmativas e, em seguida, marque a resposta CORRETA.

I. Quando a transferência de pólen ocorre das anteras de uma flor para os estigmas de uma outra flor, damos o nome de polinização cruzada.

II. A polinização pode ocorrer por meio de fatores bióticos e abióticos. Um exemplo de polinização por fator biótico é a entomofilia e por fator abiótico é a anemofilia.

III. A polinização é um evento importante, uma vez que só após a sua ocorrência é que o endosperma se formará.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):


I e II, apenas.


I, II e III.


III, apenas.


II, apenas.


II e III, apenas.

Em grupos como as gimnospermas e nas angiospermas que possuem dois cotilédones, a estrutura primária do caule é substituída por uma estrutura secundária. Durante o crescimento secundário do caule, um tecido é formado pelo felogênio na face interna deste órgão.

 

A esse tecido damos o nome de:


alburno.


cerne.


feloderme.


câmbio fascicular.


súber.

Um dos objetivos do estudo da histologia vegetal é diferenciar os tecidos vegetais, relacionando a morfologia de suas células com a função que elas desempenham. Sobre esses tecidos e suas funções, relacione a primeira coluna (Estrutura) com a segunda (Função) e assinale a alternativa correta:

 

Estrutura:

  I. Meristema

 II. Periderme

III. Floema

IV. Colênquima

 V. Esclerênquima.

 

Função:

 

A-(  ) Sistema de condução responsável pelo transporte de seiva elaborada do local de produção paratodas as partes da planta.

B-( ) Tecido cujas células possuem características embrionárias, mantendo sua potencialidade dedivisão celular mesmo após o término da fase de embriogênese.

C-(  ) Tecido formado por células mortas devido a deposição de parede celular e lignina, que temcomo função dar rigidez às estruturas.

D-(  ) Tecido rico em súber, presente em plantas com crescimento secundário e formado pelofelogênio, feloderme e felema.

E-(  ) Tecido simples, formado por um único tipo de células vivas, que tem como função darresistência aos dobramentos em caules flexíveis, folhas e pecíolo.

 

A sequência que preenche corretamente as lacunas é:


A – IV, B – I, C – V, D – III, E – II.


A – III, B – I, C – II, D – V, E – IV.


A – III, B – I, C – V, D – II, E – IV.


A – V, B – IV, C – III, D – II, E – I.


A – I, B – II, C – IV, D – V, E – III.

Grupos mais simples como as briófitas e pteridófitas ainda possuem uma total dependência da água, pois sem este recurso sua reprodução não seria possível. Já as Angiospermas e Gimnospermas apresentam-se como os grupos mais complexos fazendo parte do grupo denominado vegetais superiores (fanerógamas).

O quadro a seguir apresenta as principais estruturas presentes nos diferentes grupos vegetais:

Analisando o quadro, pode-se afirmar que as Gimnospermas são representadas pela coluna de algarismo:


 


I.


IV.


V. 


II.


III.

A imagem abaixo esquematiza um lírio, uma flor que apresenta pétalas e sépalas semelhantes entre si e ligadas ao receptáculo abaixo do ovário. Na imagem, a função da estrutura apontada pela seta A é:

 

Fonte: Adaptado de Portal Biologia.


Permitir que o grão de pólen inicie a germinação do tubo polínico para a fecundação do óvulo.


Produção de óvulos.


Fazer a inserção dos verticilos florais.


Produção e armazenamento dos grãos de pólen.


Proteção do receptáculo floral.

A transpiração é um importante mecanismo que auxilia o movimento da seiva bruta pelo xilema. Ela é responsável por criar uma pressão hidrostática negativa nas partes mais altas da planta, que suga a seiva até o topo do vegetal.

 

Sobre os vasos lenhosos e outros tecidos vegetais, analise as afirmativas a seguir:

 

I - Os vasos lenhosos apresentam células mortas alongadas e com paredes reforçadas de celulose e lignina.

II – Se analisarmos os vasos liberianos e colênquima de uma planta, podemos dizer que eles exercem respectivamente a mesma função que aos capilares sanguíneos e tecido cartilaginoso dos animais.

III - Epiderme e meristema são tecidos de revestimento dos vegetais.

IV - A transpiração na folha ocorre através de uma estrutura denominada estômato, que se trata de um anexo epidérmico localizado principalmente na parte inferior da folha.

 

As alternativas CORRETAS são:


I, II e IV, apenas.


I, II, III e IV.


II, III e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.

Ao pegar um roteiro de aula prática, um aluno do curso de Ciências Biológicas realizou um experimento que consistia em preparar diferentes soluções utilizando como materiais: 3 copos plásticos, folha de alface, sal e água. O aluno preparou uma solução para cada copo d’água, da seguinte forma:

Copo 1 – apenas água.

Copo 2 – água com uma pitada de sal.

Copo 3 – água com aproximadamente 2 colheres de sal.

 Em seguida, acrescentou uma folha de alface em cada copo. O que o aluno pode ter observado com o experimento foi:


a folha de alface encontra-se em estado plasmolisado apenas no copo 1, pois em meio hipotônico aumenta-se a pressão de turgor na célula.


a folha de alface encontra-se em estado plasmolisado mais rapidamente no copo 3, uma vez que o meio se encontra em estado hipotônico.


a folha de alface encontra-se em estado plasmolisado apenas no copo 1, pois em meio hipertônico aumenta-se a pressão de turgor na célula.


a folha de alface se encontra em estado plasmolisado mais rapidamente no copo 3,uma vez que o meio encontra-se em estado hipertônico.


nos copos 2 e 3, pode-se observar que a célula encontra-se em processo de deplasmólise, uma vez que em meio hipertônico ocorre a turgescência total da célula.

Os vegetais, desde os mais primitivos aos grupos mais evoluídos, apresentam características reprodutivas adaptadas às condições fisiológicas, morfológicas e ecológicas. “Uma característica marcante na reprodução das plantas está relacionada

à forma com que o gameta masculino (anterozoide ou células espermáticas) chegam até o gameta feminino (oosfera)”. (KOMORI, 2011).

 

Considerando as características reprodutivas das gimnospermas e de outros grupos de vegetais, assinale F para falso e V para verdadeiro. Em seguida, assinale a alternativa correta.

 

( ) As estruturas envolvidas com a reprodução sexuada das gimnospermas são os estróbilos. Neste grupo, surgiu pela primeira vez uma estrutura reprodutiva com possibilidade de dispersão, contendo um embrião em seu interior.

( ) Nas pteridófitas, uma forma de reprodução assexuada envolve a produção e liberação de esporos.

( ) Nas briófitas, a fase esporofítica, ou seja, aquela que permanece no ambiente e é visualizada, é dominante.

( ) As gimnospermas, as angiospermas e as pteridófitas são plantas sifonógamas, ou seja, são plantas que formam o tubo polínico.


V – V – V – F.


V – V – F – V.


V – V – F – F.


F – V – F – V.


V – F – V – V.

Páginas: 123456