BIOLOGIA EVOLUTIVA


Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Darwin, que encomendou a outros o trabalho taxonômico sobre o material coletado na viagem de Beagle, terminou em dez anos os trabalhos aos quais se dedicara desde o retorno. Só faltava tratar de um minúsculo animal, um pequeno crustáceo que recolhera ao longo das costas chilenas em 1835. Tratava-se de um cirrípede de espécie desconhecida. Até então, os estudos sobre o grupo de animais marinhos e fixos (de que fazem parte os bálanos) só apresentavam resultados insatisfatórios. Era para Darwin a oportunidade ideal de adquirir, no domínio da sistemática, uma reputação capaz de colocá-lo ao abrigo dos ataques sobre suas reais competências.

É CORRETO afirmar que os cirrípedes são uma:


Ordem de crustáceos de pequeno porte na qual se enquadram as tamarutacas.


Ordem de crustáceos de pequeno porte na qual se enquadram os lagostins. 


Ordem de crustáceos de pequeno porte na qual se enquadram os camarões.


Ordem de crustáceos de pequeno porte na qual se enquadram as cracas.


Ordem de crustáceos de pequeno porte na qual se enquadram as pulgas-d'água (Daphnia).

“O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.”

A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista:


Teoria de Darwin


Teoria de Malthus


Teoria de Wallace


Teoria de Lamarck


Teoria de Mendel

A evolução por meio da seleção natural, a concepção fundamental de toda a obra de Charles Darwin, é uma teoria sobre a origem da adaptação, complexidade e diversidade dos seres na Terra.

A respeito dessa temática, avalie as assertivas a seguir.

I)  Não apenas uma, mas duas grandes ideias estão no centro da teoria da evolução darwiniana: (i) uma, é a evolução de todas as espécies, um fenômeno histórico; (ii) a outra, é a seleção natural, o principal mecanismo desse fenômeno.

II)  Para Darwin, a seleção sexual que ocorre, por exemplo, nos tigres, ilustra a luta pela sobrevivência, que inclui uma luta constante pela posse das fêmeas.

III) A seleção natural é um fenômeno admitido primeiramente por Jean Baptiste Lamarck, como uma consequência da luta pela vida, através do qual a natureza faria a seleção de alguns tipos, os mais adaptados às condições ambientais (clima, forma de vida, hábitos alimentares, maneira de reprodução), em detrimento de outros, que tenderiam à extinção.

É correto o que se afirma em:


I, II e III.


III, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.


I e II, apenas.

Purves et al. (2005) afirmam que muitos registros fósseis são uma coleção de organismos mortos transportados pelo vento ou água. Ocasionalmente, organismos, ou impressões deles, são preservados onde viveram. Nesses casos, especialmente se o ambiente em questão é frio, anaeróbio e com condições de preservação excelentes, podemos obter um retrato das comunidades de organismos que viveram juntos.

A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.

I)   Os fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, vegetais ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas.

II)  A maioria dos fósseis é constituída apenas pelas partes duras do corpo — dentes, ossos ou conchas. Mesmo estas, para se manterem, terão que se encontrar de algum modo envoltas por um sedimento, o que ocasionalmente poderá ocorrer em terra — numa duna ou numa caverna — mas normalmente se verifica no fundo de um pântano, de um lago ou no mar.

III) O ramo das Ciências da Terra e da vida que se dedica ao estudo dos fósseis chama-se Paleontologia e os cientistas que fazem o papel de "detetives" de fósseis são chamados de paleontólogos.

Está correto o que se afirma em:


I, II e III.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.

Leia o texto abaixo.

A teoria darwiniana da evolução orgânica baseia-se em um modelo variacional de mudança" (LEWONTIN, 2000, p. 9), no qual o fenômeno evolutivo não pode, nem necessita, ser explicado por agregação de narrativas de processos individuais de transformação. Segundo essa teoria, uma população "modifica-se, não porque cada indivíduo passe por desenvolvimentos paralelos durante a vida, e sim porque existe variação entre os indivíduos e algumas variantes produzem mais descendentes do que outras" (LEWONTIN, 2000, p. 9); e, por isso, pode afirmar-se que, segundo tal ponto de vista, o organismo, como diz Lewontin (1985, p. 85), aparece "como objeto, e não como sujeito, das forças evolutivas". Assim, se os insetos estão ficando mais resistentes aos inseticidas não é porque cada indivíduo adquira níveis cada vez mais altos de resistência durante sua vida, mas sim porque as variantes resistentes sobrevivem e se reproduzem, enquanto os organismos suscetíveis morrem (LEWONTIN, 2000, p. 9).

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662005000200004. Acesso em: 23 nov.2016.

Considerando as informações acima e as evidências da evolução das espécies, analise o questionamento a seguir:

Lei do uso e desuso: segundo essa lei, o uso frequente e contínuo de qualquer órgão o desenvolve e aumenta, ao passo que seu desuso permanente o enfraquece até, finalmente desaparecer; todas as aquisições ou perdas são causadas por influência do ambiente e, a partir daí, pelo uso ou desuso, são conservadas pela reprodução.

Diante desses contextos, pode-se afirmar que o questionamento acima baseia-se na teoria geral da evolução proposta por:


Louis Pasteur.


Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck.


Godfrey H. Hardy e Wilhen Weinberg.


Gregor Michael Mendel O.S.A. 


Charles Robert Darwin.

Leia o texto a seguir.

[...] Desde a sua apresentação inicial em A origem das espécies (Darwin, 1859), a teoria darwinista da evolução sofreu diversas modificações. Apesar de tais mudanças, uma série de legados dos trabalhos de Darwin permanece central no pensamento evolutivo até hoje, tais como: (1) os argumentos convincentes sobre a realidade da transformação das espécies ao longo do tempo, ou seja, sobre a ideia de evolução que Darwin reuniu em seu livro; (2) a proposta da seleção natural como mecanismo da mudança evolutiva, cuja autoria ele compartilha com o naturalista Alfred Russel Wallace; e (3) a ideia de ancestralidade comum e, logo, a narrativa da evolução como um processo aberto, contingente, sem meta ou objetivo definido, que se mostrou uma das contribuições de Darwin de apreensão mais difícil. É esse último processo que Darwin representava por meio de uma árvore, sem qualquer tronco principal, em franca oposição à ideia de uma grande cadeia dos seres, que, remontando ao pensamento platônico e aristotélico, situava as coisas naturais em uma linha única de progresso, desde as coisas inanimadas mais simples até os animais mais complexos e perfeitos, culminando em nossa espécie. Após um período de controvérsias na década de 1860, Darwin e seus seguidores conseguiram convencer grande parte dos naturalistas contemporâneos de que diversas características dos seres vivos podem ser explicadas pela transformação das espécies por um processo de descendência com modificação. A partir da década de 1870, a ideia de evolução gozou, ao menos na comunidade científica, de grande aceitação. No caso da teoria da seleção natural, contudo, a história foi mais conturbada. Para muitos cientistas do final do século XIX, restavam dúvidas sobre o papel da seleção natural (BOWLER, 1983, 2003). Entre as décadas de 1890 e 1920, várias teorias evolucionistas explicitamente antidarwinistas, porque negavam o papel da seleção natural no processo evolutivo, foram populares entre os cientistas. Nesse período, a aceitação da teoria darwinista diminuiu tanto que o historiador da biologia Peter Bowler o denomina "eclipse do darwinismo" (mas cf. Largent, 2009). O darwinismo ressurgiu das cinzas, entretanto, com a síntese evolutiva dos anos 1930 e 1940, construída a partir de sua fusão com o mendelismo, na esteira de contribuições da genética de populações e dos estudos de naturalistas de campo. Desde a década de 1940, a teoria sintética da evolução tem sido dominante na biologia evolutiva. Mas, a partir dos anos 1980, ela tem sido também objeto de crescente debate [...].

Considerando o texto, a abordagem e os estudos sobre as evidências da evolução, julgue as asserções a seguir.

I)  A evolução por meio da seleção natural, a concepção fundamental de toda a obra de Charles Darwin, é uma teoria sobre a origem da adaptação, complexidade e diversidade dos seres na Terra.

II)  Para Darwin, as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.

III) A seleção natural é um fenômeno admitido primeiramente por Lamarck, como uma consequência da luta pela vida, através do qual a natureza faria a seleção de alguns tipos, os mais adaptados às condições ambientais, que tenderiam à extinção.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.


Somente as asserções I e II estão corretas.


Somente a asserção I está correta.


Somente a asserção III está correta.


Somente as asserções II e III estão corretas.


Somente as asserções I e III estão corretas.

Seleção sexual

A seleção sexual teve um papel importante e coerente para a teoria na sua globalidade. Mostrando os limites de ação da seleção natural, abria-se uma interpretação mais ampla do mecanismo seletivo em geral: a evolução não seleciona tanto uma espécie por sua capacidade de sobreviver quanto por seu sucesso reprodutivo. Quanto mais descendência tem um macho, mais chances ele terá de transmitir seu patrimônio genético.

Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações:

I) A seleção sexual, segundo Darwin, não depende da luta pela sobrevivência, mas da luta entre os indivíduos de um sexo, geralmente os machos, para assegurarem-se da posse do outro sexo. Essa luta não termina pela morte do vencido, mas pela privação ou pela pequena quantidade de descendentes.

II) A seleção sexual é menos rigorosa do que a seleção natural. Geralmente, os machos mais vigorosos, ou seja, aqueles que são mais aptos a ocupar seu lugar na natureza, deixam maior número de descendentes.

III) Para Darwin, a seleção sexual que ocorre, por exemplo, nos tigres, ilustra a luta pela sobrevivência, que inclui uma luta constante pela posse dos machos.

IV) As espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações, ou adaptações, ao longo do tempo, ou seja, Darwin afirmou que a evolução é um fato histórico. O agente que produz as modificações é a seleção natural.

As afirmações CORRETAS estão contidas em:


I, II e IV, apenas.


II e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I, II e III, apenas.


I e IV, apenas.

A primeira teoria geral da evolução foi proposta por Jean Baptiste de Lamarck (1744 – 1829), anatomista e estudante da sistemática. Sua teoria baseou-se em duas suposições. A primeira suposição é conhecida por Lei do uso e desuso: segundo essa lei, o uso frequente e contínuo de qualquer órgão o desenvolve e aumenta, ao passo que seu desuso permanente o enfraquece até, finalmente desaparecer; todas as aquisições ou perdas são causadas por influência do ambiente e, a partir daí, pelo uso ou desuso, são conservadas pela reprodução. Na segunda, conhecida como Lei da herança dos caracteres adquiridos, Lamarck postula que:


as alterações provocadas num órgão pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes. 


as alterações provocadas num órgão pelo uso ou desuso nunca são transmitidas aos descendentes. 


as alterações provocadas num órgão pelo uso ou desuso somente são transmitidas aos descendentes da primeira geração. 


somente as alterações provocadas num órgão pelo uso são transmitidas aos descendentes. 


somente as alterações provocadas num órgão pelo desuso são transmitidas aos descendentes. 

Quais as características presentes nos indivíduos de uma espécie afim de que possamos afirmar que os mesmos são mais adaptados em comparação a outros indivíduos da mesma espécie:


apresentam mais membros como pernas ou patas.


comem mais e apresentam cores vibrantes.


são maiores e solitários.


vivem mais e reproduzem mais.


são mais fortes.

Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.

Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.


Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.


Lei do uso e desuso e lei da necessidade.


Seleção natural e mutação.


Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.


Lei do uso e desuso e seleção natural.

Páginas: 12345678910