AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II


É um tipo de parâmetro que expressa o quanto a sua curva característica se desvia da curva de calibração. Essa afirmação descreve a:


Linearidade. 


Faixa dinâmica.


Histerese.


Faixa.


Resolução.

Quando o disco sofre um deslocamento angular interrompe a passagem de luz, gerando um pulso. Este pulso representa um certo ângulo mínimo, que define a resolução do sistema. Esses pulsos gerados podem ser usados para determinar algumas variáveis. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas variáveis:

 


Capacitância.


Aceleração.


Velocidade.


Nenhuma das alternativas.


Distância.

A maneira de transmissão de potência se dá por meio do atrito que pode ser simples, quando existe somente uma polia motora. Quando a rotação do motor estiver baixa, na medida em que a razão de transmissão diminui, a velocidade e o torque do eixo da polia movida irão, respectivamente:


Permanecer igual, diminuir. 


 Aumentar, diminuir.


Diminuir, permanecer igual.


Aumentar, aumentar.


Diminuir, aumentar.

É o maior valor de um mensurando e não causa variação perceptível na indicação correspondente. Assim como na resolução, o seu valor pode depender, por exemplo, de ruído ou atrito. A qual característica a afirmação anterior se refere?


Estabilidade.


Resolução.


Sensibilidade.


Limiar. 


Deriva.

Analisando a figura, verifique as assertivas:

 

 

I) O máximo sobrenível é definido como a máxima diferença entre a saída e a entrada durante o período transitório.

II) O tempo de subida é um indicativo do quão rápido reage o sistema à aplicação de um salto em sua entrada.

III) A estabilização independe do tempo necessário para que a resposta entre e continue dentro de uma faixa percentual.


I e III são falsas.


I e II são verdadeiras.


I, II e III são verdadeiras.


Apenas a III é verdadeira.


Apenas a I é verdadeira.

O tiristor de uso mais difundido é o SCR (Retificador Controlado de Silício), usualmente chamado simplesmente de tiristor. Outros componentes, no entanto, possuem basicamente a mesma estrutura: LASCR (SCR ativado por luz), TRIAC (tiristor triodo bidirecional), DIAC (tiristor diodo bidirecional), GTO (tiristor comutável pela porta), MCT (tiristor controlado por MOS).

(Disponível em:. Acesso em: 09 ago. 2016.)

 

Sobre o funcionamento dos tiristores base da eletrônica de potência nos retificadores, é correto afirmar:


 O tiristor é composto por uma Junção p-n, pode ser considerado um dos mais simples e dos mais importantes elementos eletrônicos.


O tiristor é um dispositivo semicondutor de quatro camadas, de estrutura PNPN, com três junções PN. Ele possui três terminais denominados de: ânodo, cátodo e gatilho.


O efeito do tiristor ocorre quando a junção coletor-base é polarizada reversamente e a junção base-emissor é polarizada diretamente. Uma pequena corrente de base é suficiente para estabelecer uma corrente entre os terminais de coletor-emissor.


Polarizando diretamente o tiristor tem a junção base-emissor e inversamente a junção base-coletor, a corrente de coletor passa a ser controlada pela corrente de base.


Os tiristores são componentes passivos, cuja função é armazenar certa quantidade de energia elétrica no campo magnético formado pela corrente alternada (CA).

Nos modernos controladores de velocidade, todas as funções são controladas por um microprocessador, onde as funções são controladas por meio de algoritmos de controle eficientes. Com relação às assertivas a seguir, marque verdadeiro (V) ou falso (F):

(   ) Uma das aplicações dos variadores eletrônicos é o controle de rotação e torque de motores de corrente alternada e contínua.

(   ) O PRT fornece um CC com diferença de potencial (DDP) variável a partir de uma DDP alternada. 

(   ) Uma vantagem do chopper é a função regenerativa do motor. Em seu processo de frenagem, a energia cinética (movimento) é convertida em energia elétrica.

(   ) A finalidade do inversor de frequência é apenas regular a velocidade do motor. 


 F, F, V, V.


V, V, F, F.


V, V, V, F.


V, V, V, V.


F, V, V, V.

Os sensores capacitivos foram projetados para operar gerando um campo eletrostático e detectando mudanças nesse campo, que acontece quando um alvo se aproxima da face ativa. Esse tipo de sensor pode ser utilizado para algumas aplicações. Assinale a alternativa que melhor representa uma das aplicações principais do sensor capacitivo:


Controle indutivo.


Detectar materiais metálicos e não metálicos.


Contagem de objetos ou peças.


Controle de ausência ou fim de curso.


Detecção de passagem, de posicionamento.

Retificação de meia-onda é, no entanto, uma maneira muito simples para reduzir a energia para uma carga resistiva. Qual seria a tensão média contínua que passa em um circuito, com tensão de pico de 24 V?


4,5 V.
18 V.
12 V.
6,4 V.
7,6 V.

 Em determinadas aplicações, há necessidade de uma rápida desaceleração do motor e da carga. Ao ser desligado, o motor da linha de alimentação utiliza um dispositivo de inversão de rotação com o motor ainda rodando. A parada ou desligamento do motor da rede efetua-se por meio de um dispositivo. Assinale a alternativa que representa este dispositivo:


Potenciômetro.
Contator.
Relé.
Seletor.
Fusível.
Páginas: 123456