AUDITORIA CONTÁBIL


Procedimentos de auditoria são técnicas utilizadas pelos auditores para levantar evidencias e assim certificar-se sobre a veracidade das demonstrações contábeis apresentadas. Dessa maneira, qual o procedimento utilizado para confirmar contas de terceiros junto a empresa?

Conferência de cálculos 
Inspeção de documentos 
Contagem 
Circularização 
Inspeção 
“ ______________é o produto final do trabalho do auditor, que constitui um conjunto de informações para subsidiar os usuários internos e externos na tomada de decisão. Este documento expressa uma opinião prudente e imparcial do auditor “. Assinale a alternativa que contenha o termo que completa corretamente a lacuna:

Estratégia de auditoria
Relatório da auditória 
Teste de auditoria 
Planejamento da auditoria
Avaliação de auditoria externa 
Na afirmação “É um procedimento planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles internos na prevenção, detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmação” estamos falando de:

teste de recálculos 
teste de observação 
teste de controle 
teste de inspeção
teste de confirmação 
Qual tipo de auditória reúne em uma só ação a auditoria contábil e a operacional?

Subsequente
Interna
Integrada
Mista
Prévia

Aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante, de maneira que todas as unidades tenham a mesma chance de ser selecionadas, para proporcionar uma base razoável que possibilite ao auditor concluir sobre toda a população. Esse conceito define:


princípios contábeis


Amostragem


estrutura organizacional


consultoria


auditoria

O que é auditória?


A auditória busca aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Essa confiança e expressada mediante a opinião do auditor que deve dizer se as demonstrações estão conformes. É preciso ressaltar que o auditor deve ser contador ou técnico em contabilidade desde que tenha mais de 7 anos de experiência


É uma técnica contábil aplicada ao exame dos registros, das demonstrações, para que o auditor possa emitir opiniões, conclusões, críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza de uma determinada entidade, utilizando-se para isso de testes.



A auditória é uma técnica contábil que deve ser aplicada a empresa somente após denúncias e tem como objetivo visualizar os erros contábeis 


A auditoria serve somente para analisar os documentos da empresa e passar ao órgão responsável caso haja alguma regularidade


A auditória é a técnica que contabiliza os lançamentos da empresa segundo as normas e requisitos da SOX

Para se certificar que os bens da empresa estavam devidamente corretos o auditor examinou todos os registros e documentos internos e externos da entidade. Levando em consideração que esse procedimento tem um grau de confiabilidade variável, já que depende de quais os documentos foram avaliados. Podemos afirmar que o procedimento escolhido pelo auditor foi o:


Análise 


Inspeção


Observação 


Investigação


Confirmação 

No caso de uma primeira auditória ou quando as demonstrações contábeis anteriores foram analisadas por outro auditor, as normas brasileira de auditória estabelecem cuidados especiais, entre eles está:


plano de amostra


relatório de auditoria


análise do saldo de abertura


rotinas internas


amarrações do sistema

Qual o objetivo do auditor ao executar testes nos demonstrativos contábeis?


Apurar o resultado da empresa auditada.


Testar o conhecimento do contador responsável.


Publicar o resultado da empresa auditada.


Produzir os demonstrativos contábeis.


Colher evidências ou provas suficientes que suportem sua opinião no relatório independente de auditoria.

Entre os objetivos da auditoria contábil, podemos citar:


Produzir e auditar as demonstrações contábeis.


Aumentar a confiabilidade nas demonstrações contábeis e atender a legislações específicas.


Treinar a equipe contábil nos assuntos pertinentes às demonstrações contábeis


Publicar as demonstrações contábeis.


Apresentar as demonstrações contábeis à diretoria e acionistas da empresa.

Páginas: 123456