ATIVIDADE PRÁTICA DE JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS


Complete a lacuna:

I. A “Amarelinha Africana” que realizamos juntos é uma atividade destinada à__________________.

Assinale a alternativa que complementa corretamente a lacuna.


crianças de 3 a 4 anos.


crianças de 6 a 8 anos.


crianças a partir de 9 anos.


crianças de 4 a 5 anos.


crianças de 7 a 8 anos.

A "Batata Quente" é uma brincadeira que dá certo com crianças pequenas até 10 anos, onde será trabalhado as habilidades de coordenação motora e a atenção das crianças. De acordo com o video aula, quais são as variações que podem ser trabalhadas nessa brincadeira? Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

 

I - Pode trabalhar com a exclusão, onde o aluno sairá da brincadeira.

II - A bola tem que ser jogada para o colega.

III - A bola não pode ser jogada, tem que passar em mão em mão.

IV - Pode trabalhar com a inclusão, onde terá uma troca de lugar de alunos.

V - Tem que ter duas bolas.

 


Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas II,III e V estão corretas
As afirmativas V e III estão corretas 
Apenas a afirmativa II está correta.
As afirmativas I e IV esão corretas.

Assinale a alternativa que conceitua corretamente o que são jogos populares.

 

I. Aqueles que entram e saem da moda.

II. Aqueles que não contem uma especificidade e representatividade cultural de seu ambiente.

III. Não necessariamente são tradicionais.

IV. Criados pelas pessoas ao longo do tempo.

 

A asserção correta é:

 


II – III e IV, apenas
II e IV, apenas
I e III, apenas
I – II- III e IV
I – II e III, apenas

As brincadeiras cantadas são manifestações coletivas elaboradas a partir da cultura. Analise as afirmativas:

I. A corrida do saco é uma brincadeira cantada e popular.

II. O jogo “alerta” é uma brincadeira tradicional.

III. Pular corda pode ser também, uma brincadeira cantada.

IV. A batata quente é uma brincadeira cantada e tradicional.

 

Assinale a alternativa correta:

 


I e II, apenas.
II, apenas.
III e IV, apenas.
I, apenas.
III, apenas.

Na brincadeira do “Gato e o Rato”, se as portas se abraçam, diminuindo a área do círculo a ser protegido; essa ação dos participantes estará:

I. Dificultando a atividade.

II. Ajustando o nível de dificuldade ao nível dos participantes.

III. Facilitando a atividade.

IV. Bagunçando o raciocínio dos participantes.

Assinale a alternativa correta

 


I e IV, apenas.
I- II- III e IV.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.

Após vivenciar as duas práticas corporais você está apto a responder o que está em “jogo” nestas atividades.

 

I. Aspecto cognitivo (atenção e raciocínio rápido).

II. Aspecto motor (deslocamentos em velocidades).

III. Habilidades manipulativas (chutar, defender, etc).

IV. Aspecto sócio afetivo (respeitar o espaço do jogo).

 

Assinale a alternativa correta

 


I, II, III e IV
I e II, apenas
I e III, apenas
I, II e III, apenas
III e IV, apenas

A brincadeira “corre-cutia” pode ser realizada com um lenço ou uma bola. Com crianças de 3 a 5 anos não é recomendado utilizar o lançamento da bola para acertar a criança que corre, por quê?

Assinale a alternativa correta.

 


A criança não tem força para arremessar.
Exige a coordenação viso motora.
Vira bagunça.
É perigoso.
Exige o domínio sócio afetivo.

O “Passarás, Passarás” é uma brincadeira cantada e popular que desenvolve:

I. Ordem e sequencia

II. Estruturação espacial

III. Velocidade

IV. Resistência cardiorrespiratória

Assinale a alternativa correta:

 


I – II e IV
II e III, apenas
I – II – III e IV
I – II e III
II – III e IV

No jogo “Cometa Halley” apesar de ser um jogo competitivo também envolve a cooperação entre os integrantes da equipe. Considerando os domínios do comportamento humano esse jogo também desenvolve:

 


Força
Ritmo
Discriminação auditiva
Raciocínio
Individualismo

A brincadeira do “Gato e o Rato” é uma atividade que exige muito do participante, em dois aspectos do comportamento humano. Quais são eles?

Assinale a alternativa correta

 


Afetivo social e motor.
Motor e social.
Cognitivo e afetivo.
Cognitivo e motor.
Sócio afetivo e cognitivo.
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